como os guitarristas profissionais trocam de afinação ao vivo?

Autor Mensagem
archersunter18
Membro Novato
# out/15


vejo que alguns guitarristas fazem um show com apenas uma guitarra como o kiko loureiro por exemplo, mas como eles trocam de afinação sem mexer nas tarraxas?, pedal de pitch serve para mudar a afinação?

GuilhBuchanan
Membro Novato
# out/15
· votar


Tem um pedal, que muda a afinação meio tom, por meio tom. Tem pedais afinadores também, e tem guitarras já afinadas em uma afinação diferente da standart, que eles podem trocar na virada de uma música pra outra. Enfim, muitos fatores.

Rachmaninoff
Veterano
# out/15
· votar


archersunter18
fazem um show com apenas uma guitarra como o kiko loureiro por exemplo

De jeito nenhum. O Kiko sempre tem, no mínimo, três. O que acontece é que muitas vezes as guitarras são iguais. No Rock in Rio deste ano, por exemplo, ele tinha duas Ibanez vermelhas (idênticas) e uma verde.


como eles trocam de afinação sem mexer nas tarraxas?

Isso não existe. Se trocaram a afinação, o roadie estava lá atrás com outra guitarra já afinada, e entregou rapidinho pro cara entre uma música e outra.


pedal de pitch serve para mudar a afinação?

Serve, mas fica uma bosta em 100% dos casos. Nunca tive notícia de um guitarrista profissional que usasse em show.

Lelo Mig
Membro
# out/15
· votar


archersunter18

Nosso amigo Rachmaninoff já explicou de forma correta. Não é uma guitarra só e se em um "raro caso" for, e o cara mudar a afinação ele estará usando um automatic tunner, como o do video que postarei abaixo (mas não é comum).

Pedal de pitch não é para mudar afinação ele utiliza a "desafinação" ou mudança de uma nota padrão para mais ou menos tons como um EFEITO, não tem nada a ver com mudar a afinação inteira de uma guitarra para outra.



Cosmogenesis
Membro Novato
# out/15
· votar


Cada um é cada um.

O Richie Kotzen, ex-Mr. Big e atual Winery Dogs, por exemplo, instalou um knob na guitarra signature dele que na verdade é um afinador e funciona naquele esquema das luzinhas. Ele diz se tem que subir ou descer o tom, e a luz fica verde quando a corda está afinada. E como ele toca bastante coisa em Drop D, ele instalou um D-Tuner na cravelha do mizão dele. É tipo uma alavanca que quando você puxa, vai direto pra ré. E quando você empurra, ela volta pra mi. Bem foda.

Enfim... Trocar a afinação inteira é algo meio complicado. Os profissionais mesmo nem perdem o tempo com isso, por isso usam múltiplas guitarras.

kiki
Moderador
# out/15
· votar


outra opção que alguns poucos usam é guitarras midi, tipo as variax. aí voce aperta um botão e põe qualquer afinação com qualidade.

mas 98% dos casos ele tem varias guitarras e um roadie guitar tech no fundo.

Lelo Mig
isso daí até onde ouvi falar não é muito funcional na pratica.

Lelo Mig
Membro
# out/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kiki

Sim... Mas como tudo em tecnologia, se começar a pegar, evolui...

- A primeira geração foi bem cara e bem fraquinha...
- A segunda, cara como a primeira, mas melhorou muito, contudo ainda longe do ideal.
- Agora, já vieram como item de série em algumas guitas da coleção Gibson 2015... e de uma qualidade bem melhorada.

Não me espantarei se em futuro próximo ficarem perfeitas e com preço acessível!

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Lelo Mig
Na verdade não... Tem sim pitchers muito bons, o da POD é um exemplo. Não é o mesmo que tocar numa guitarra de afinação diferente.

Dificilmente se usa esse automatic tuner (Gibson ETune), pelo simples fato das oitavas ainda estarem desreguladas!

Cosmogenesis

Mas geralmente é por marketing. Não conheço um artista internacional, mesmo os meia boca, que afine suas guitarras. Ou é o roadie, ou o guitar tech. Sem falar que alguns nem sabem o que estão usando, porque quem compra, monta e liga é também o roadie/técnico.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Ismah

Mas geralmente é por marketing. Não conheço um artista internacional, mesmo os meia boca, que afine suas guitarras. Ou é o roadie ou o guitar tech.

É verdade, mas em boa parte das situações do cara nem afinar o instrumento no palco me parece pura frescura típica do universo pop. Na música erudita, um Joshua Bell ou um Vengerov (só pra citar dois grandes) afinam seus próprios instrumentos em apresentações sempre, não tem essa de técnico afinar pra eles. Acho um tanto ridículo um guitarrista quem nem se dignifique a afinar a droga do próprio instrumento...haha!

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Se o cara troca de afinação ao vivo sem trocar de guitarra ou tem tarraxa automática ou é o Frank Zappa.

archersunter18
Membro Novato
# out/15
· votar


eu vi um show do megadeth no youtube no qual o chris bodrick so usa uma ibanez de 7 cordas e um do angra no qual o kiko so usa uma tagima e na turne do the number of the beast o adrian smith usou apenas uma ibanez destroyer por isso a minha duvida.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


makumbator

Pois é, mas nunca compare um erudito a um popular... No primeiro se visa a música ainda (até o Andre Rieu, faz um show pop erudito, com foco na música), no segundo mais vale a performance, isto é, o show como um todo, onde a música é apenas mais um elemento.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Não é apenas uma, são várias idênticas. Já falaram isso.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


archersunter18

Nunca usam um instrumento. No mínimo 2, sendo um o oficial e outro de stand by back up. É por isso que se usa também dois amps. Se um parar, troca-se uma chave e segue o show.

Lembre-se o show nunca pode parar!

Aqui somos uma banda pequena, e em shows mais ou menos, viajam 4 guitarras, e 2 violões pra 2 músicos apenas usarem e às vezes dá pane ainda.

Lelo Mig
Membro
# out/15
· votar


Ismah

"Tem sim pitchers muito bons, o da POD é um exemplo."

Cara, eu não estou falando em pitchs bons ou ruins, tô falando em utilização. Eles não foram feitos para mudar afinações, são apenas para serem utilizados como efeitos. É outra aplicação. É como "oitavadores", ninguém os usa realmente para aumentar ou abaixar oitavas, usa pelo efeito sonoro que produzem.

Tanto é que se você digitar na internet algo como "Trocar afinação automaticamente", você só encontrará "automatic tunners" como os que eu postei, ou virtual (midi e etc).

Não irá aparecer nenhum pedal de pitch para esse propósito.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


Lelo Mig
Tanto é que se você digitar na internet algo como "Trocar afinação automaticamente", você só encontrará "automatic tunners" como os que eu postei, ou virtual (midi e etc).

Não irá aparecer nenhum pedal de pitch para esse propósito.


Concordo com o que o Lelo disse, mas não é essa idéia que os anúncios desses pedais tentam passar. Justamente o contrário, de que é um pedal "abaixador/aumentador" de afinação, embora saibamos que na prática, soam como plástico... ou limitamos a utilização apenas como um efeito mesmo, como ele disse.

makumbator
Moderador
# out/15 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Até tem equipamentos pensados pra isso, como o Morpheus ou o
DigiTech Polyphonic Drop Tune

Já usei um Behringer US600 pra baixar a afinação de guitarra com floyd só pra brincar e tocar junto com a base umas músicas.

Mas é óbvio que ter o instrumento realmente na nova afinação permite melhores resultados sonoros.

thmenezes_RJ
Veterano
# out/15
· votar


Dá pra mudar a afinação do "som" da guitarra usando captador midi. A GP10 faz isso, mas é tudo sintetizado, inclusive a afinação. Com a tecnologia atual, soa perfeito, tão bom como se estivesse com uma guitarra em outra afinação.

Lelo Mig
Membro
# out/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sandroguiraldo
makumbator
thmenezes_RJ

Exato!! é justamente este ponto que estou "reforçando" para neguinho não confundir as coisas.

Por exemplo, estou com uma Telescaster, tocando um Blues em afinação padrão e coisa e tal, vou tocar "Jump Jack Flash", clico num "pedal pitch" e ele muda para Open G, sem alterar o som da guita.... Isso "non exziste"*!!

(*) Se já inventaram não conheço... e reconheço minha ignorância sobre tal equipo.


makumbator

"Até tem equipamentos pensados pra isso, como o Morpheus ou o
DigiTech Polyphonic Drop Tune"


Confesso ignorância sobre tal... vou pesquisar.

Adler3x3
Veterano
# out/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


E dá para fazer o normal, claro mexendo nas tarraxas.
Dar uma nova afinação na mesma guitarra, nos pequenos intervalos, enquanto o cantor conversa com a plateia tem músico que esta afinando a guitarra, e por ter experiência faz isto rapidamente, entre 15 e 20 segundos.
Eu mesmo vi o Sergio Batista, guitarrista dos Mutantes fazer isto, mesmo ele tendo outras guitarras, mas eram outros tempos, hoje existem "n' recursos, mas basicamente as melhores guitarras são as mesmas, e ai depende da competência musical.

Lelo Mig
Membro
# out/15
· votar


Adler3x3

"mas eram outros tempos"

As coisas eram bem mais simples e amadoras, coisas que hoje achamos absurdos eram absolutamente normais.

Pegue qualquer bootleg das bandas 70 (Lives não editados) e cansará de ouvir Hendrix, Jimmy Page, etc, afinando a guitarra entre canções...

Jimmy Page, por exemplo, mudava afinação toda hora, ao vivo mesmo... a galera não ligava.

Adler3x3
Veterano
# out/15
· votar


Lelomig

As coisas eram bem mais simples e amadoras, coisas que hoje achamos absurdos eram absolutamente normais.
Eu vi também o Ritchie Blackmore a poucos metros de distância fazer isto corda por corda, as vezes mudava uma só, normalmente o bordão, e não ficava desafinado, bastavam poucos segundos.
Claro hoje além de outros recursos técnicos tem toda uma infraestrutura de pessoal para entregar e trocar as guitarras.
O Teclado em geral é o que preserva melhor a afinação durante os concertos, e as vezes nos intervalos o músico gera alguns sons para os companheiros afinarem os seus instrumentos, tudo rápido em função da qualidade dos músicos, mas eventuais problemas podem acontecer, o próprio Hendrix reconheceu num show gravado que a sua guitarra estava desafinada.

Lelo Mig
Membro
# out/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Adler3x3

Esse conceito de "técnico de palco" como temos hoje, o cara que afina, corre levar a guitarra intacta em segundos, dá de mama, limpa a bunda e troca a fralda do guitarrista é totalmente novo, muito recente mesmo!

Tem guitarrista que nem efeito aciona mais.... é o "guitar tech" uiii!

Daqui a pouco você vai pagar mil doletas prá ver o show do guitar hero preferido e ele vai ficar com um par de batutas regendo um "guitar tech".

Afinar uma banda inteira, sem afinadores eletrônicos, principalmente se houver metais e teclados junto, era difícil nos 70.

Ar ar livre, exposto a calor e umidade, um monte de instrumentos, retorno péssimo, sem roadies suficientes, mais chapado até o fio de cabelo, tudo doidão, obrigava o músico a buscar as notas na raça, na orelha!

Este é um clássico da "guitarra maravilhosamente desafinada"....rs.



thmenezes_RJ
Veterano
# out/15 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Lelo Mig
Por exemplo, estou com uma Telescaster, tocando um Blues em afinação padrão e coisa e tal, vou tocar "Jump Jack Flash", clico num "pedal pitch" e ele muda para Open G, sem alterar o som da guita....

Opa. Só ressaltando, pode não ter ficado claro pra quem leu, que na GP-10, GR-55 e afins, utilizando captação gk-3, isso é possível sim. Você não muda a tensão de nenhuma corda, obviamente, mas com essa tecnologia é possível mudar de afinação perfeitamente, sem qualquer prejuízo ao som da guitarra em relação à afinação original.

O pessoal falou aí do Morpheus Drop Tune, eu conheço esse pedal, ele é bacana e até certo ponto, em certas situações, ele funciona digamos "à 90%", dá pra usar. Já vi usos legais pra afinações barítonas principalmente. Mas não acho que ele seja uma coisa profissional, não dá pra pular pra um open G, e na minha opinião ele embola um pouco o som. Tem uns outros pedais similares no mercado, parece que saiu até um Whammy assim.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Lelo Mig
Confesso ignorância sobre tal... vou pesquisar.

Aqui um vídeo do Digitech (em 1/2 tom e tom abaixo fica bastante bom):

https://www.youtube.com/watch?v=NHtCCPbVjOI



Morpheus:

https://www.youtube.com/watch?v=38kqFishyr0


Lelo Mig
Membro
# out/15
· votar


thmenezes_RJ

"utilizando captação gk-3"

Eu sei....mas o GK-3 é um "captador MIDI"... já havíamos falado que em MIDI era possível, não me referia a "virtuais" e sim a pitchs eletrônicos à partir de sinal elétrico e não dados.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Lelo Mig

É Lelo... bons tempos aqueles devem ter sido...

Como disse, a música hoje é só um elemento da performance (Transiberiam Orchestra que o diga)...

Eu não acho mal nenhum nisso, a galera que é macaco velho, afina no power chord (não é difícil, mas exige ter ouvido pra achar a intermodulação), o único contra mesmo é que vc consegue afinar, mas às vezes se afina "tudo errado", porque a referência estava fora do tuner

Mas sobre os gold years., tem um vídeo de um Live do Gratefull Dead (deve conhecer o The Wall deles) que mostra tudo o que vc explanou:



archersunter18
Membro Novato
# out/15
· votar


e o que acham disso http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_96863_1526_Afinado r-N-tune-Embutido-No-Knob-True-Bypass-p-Guitarras-estilo-Strato

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


A questão hoje já não é praticidade, mas é logística.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


archersunter18
Isso é apenas um afinador eletrônico "on board", com várias afinações distintas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como os guitarristas profissionais trocam de afinação ao vivo?