O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.

Autor Mensagem
WendellMP
Veterano
# mai/15
· votar


Filippo14
Não me entenda mal, eu também quero que as empresas nacionais dominem, que eu tenha 50 opções boas no mercado, que o mercado brasileiro se desenvolva. Quando vc diz que o governo tem que fazer algo para ajudar eu penso que a melhor ajuda que ele pode dar é sair da frente, diminuindo a carga tributária, simplificando leis, etc. É um absurdo o que pagamos de impostos hoje, tanto o cidadão como as empresas, para um estado que não para de gastar e querer mais impostos. E a troco de nada. É um tanto utópico querer isso, se vc me perguntar se isso vai ocorrer e como, não sei te dizer...

Também não disse que não é possível crescer, mas os preços acompanham o crescimento, vide o Suhr que vc citou que é mais caro que os produtos feitos em série das outras marcas.

Com relação ao protecionismo, acho que a tendência é pagarmos mais por produtos inferiores, pois sem concorrência que incentivo os produtores teriam para produzir com qualidade melhor? Há exceções, sempre, mas acredito que a tendência seja essa. Se o ambiente de negócios melhorar para os produtores locais, acho que não temos que preocupar com protecionismos, os melhores sobressairão.

Abçs...

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Drinho

tirando alguns poucos (poucos mesmo) fabricantes daqui dos quais andam produzindo á nível internacional você consegue enxergar a possibilidade de acesso do músico brasileiro a diversidade de produtos que o mundo oferece assim como cidadao de qualquer país melhor estruturado consegue?

De certa forma sim. O problema é que você quer comparar com Estados Unidos e não é nossa realidade, por uma série de razões. Nosso IDH é 85, empatado com a Jamaica, atrás de Peru, Irã e um pouco a frente de Equador, Tunísia, Algéria. É muita pretensão querer se comparar com terceiro maior IDH do mundo (EUA).

Mas nem quero discutir, só falei que o mercado na minha opinião não está falido e sem a menor chance de evoluir. Sim, estamos numa crise e a coisa ainda vai afundar mais antes que alguma reação aconteça. Mas existem sinais claros de reação no mercado de instrumentos, afinal a crise sempre foi um momento de oportunidade historicamente. Tem gente se mexendo...

Snakepit

É fácil culpar a loja não é? Mas se eles trabalham com margem de lucro de 200%, pq voce não abre uma importadora e entra no negocio pra ficar rico rapidinho?

Esse é o ponto.

As lojas não trabalham com margem de 200% de forma nenhuma. É só ver as grandes lojas daqui de São Paulo que nos últimos anos faliram, na ordem: Gang, Hendrix, Playtech... Com uma margem dessas, ninguém consegue falir, é proeza demais. Já importadora falindo não teve, só a Condortech que foi fechada por coisas erradas (é beeeeem diferente). Quero dizer com isso é que quem faz festa de aniversário e contrata o Jota Quest para tocar não são os lojistas, são os donos de importadoras (nem vou falar do cachê pago porque dá para imaginar).

Mas as importadoras sabem muito bem que estão com os dias contados. Não é para sempre! Eles só estão dando suas braçadinhas enquanto ainda podem, mas também andam buscando novas formas de negócios e maneiras de se adaptar.

Nanten
Veterano
# mai/15
· votar


Tiso
É justamente esse tipo de conversa desenvolvimentista da década de 50 que impera na Unicamp e na UFRJ e é endossada pelo nosso governo atual que avacalha o país.

Pro pessoal que acha que subsídios, câmbio desvalorizado e impostos aduaneiros fortalecem nossa indústria, geram empregos e etc, recomendo procurarem o livro "O Futuro da Indústria no Brasil", que dá um insight bem interessante sobre o impacto real dessas políticas industriais.

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


MMI
Uma duvida sobre as importadoras! Elas recebe os produtos com preços diferenciados. Sendo claro, aqui no Brasil as importadoras recebem , uma Fender por exemplo com o valor mais barato que o de mercado nos EUA??
Ou ela "literalmente" compra a guitarra lá pelo preço normal?
Uma *Standard custa mil dolares na Guitar Center. Por quanto a *Pride recebe essa guita aqui!?

*( HIPOTETICAMENTE ) usando os nomes e marcas apenas pra ilustrar.

Drinho
Veterano
# mai/15 · Editado por: Drinho
· votar


Mas as importadoras sabem muito bem que estão com os dias contados. Não é para sempre!

Como assim? Se isso for verdade, é uma grande notícia.

Drinho
Veterano
# mai/15 · Editado por: Drinho
· votar


Pride
nao gosto desses caras, prestam um mal serviço com sortimento insuficiente e preços ruins, além de um atendimento mal educado no telefone.

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


ogner

Sendo claro, aqui no Brasil as importadoras recebem , uma Fender por exemplo com o valor mais barato que o de mercado nos EUA??

É praticamente o mesmo preço de custo que a Guitar Center recebe (coloquei praticamente porque me falaram que era o mesmo, mas como não posso jurar...). Para um cálculo rápido, pode considerar que o preço para o lojista é próximo de 100% do que foi pago lá mais impostos e custos. o.O

Drinho

Como assim? Se isso for verdade, é uma grande notícia.

Não tem novidade nisso. Não sei quantos anos, mas vai acontecer e isso é fato, nem lojistas e nem importadoras negam o fato. É meio como os comerciantes de linhas telefônicas que existiam na década de 80 e 90, vai acabar. E eles há bastante tempo tem se mobilizado para encontrar alternativas, alguns com projetos em andamento e bem adiantados.

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


MMI
Saquei!
Nao vejo entao como os caras se sustentarem tb.
Eles nao conseguem margens gigante...

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


Snakepit

Foi mais ou menos isso que me referi quando citei as "entrelinhas", mas não quis aprofundar por falta de tempo e por que a maioria não entenderia, gerando discussão sem necessidade e que não leva a nada, mas, vc demostrou ser "bem esclarecido" e captou a intenção.

Já vi aqui no fórum muitos falarem que querem uma loja com cabines isoladas, para poder testar os "equipo" a vontade, que tem-se que parcelar em 500 vezes sem juros, e blá blá blá. Comparam as lojas dos EUA com as daqui, e só reclamam e tal.

Se eu fizesse um esquema desses aqui na loja, lógico, que teria que embutir os gastos nos preços. Alguém pagaria a mais por isso ? ? ? Nunca. Isso sem contar os gastos - além dos que vc já citou - com energia que está cada vez mais cara. Como deixar os clientes testando 10 guitarras, 5 amps e 1 dúzia de pedais por 1 hora, todos os dias, sabendo que 90% não tem interesse em adquirir ? ? ?

Daí se fala que será um futuro cliente, que vai fidelizar. Sabe de nada inocente. Hoje em dia os "caras" chegam na loja querendo botar preço na tua mercadoria por que viram "tantos" no ML ou eBay. E a procedência, garantia, custo com frete, dólar, imposto ? ? ?

Isso que pratico preços baixos se comparado a maioria das grandes lojas, que cobram até o cafezinho.

Outro detalhe são as licenças e fiscalização periódica por parte dos bombeiros. Por exemplo: Para poder testar equipamentos com som razoavelmente alto tem mais uma taxa de 65 pratas, e por aí vai.

Quem dera que tivesse lucro de 50% - Seria um sonho. Hoje em dia é no máximo 20%.

Abç ! ! !

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Filippo14
Precisa ter um maior incentivo para que esse protecionismo faça sentido, mas afirmar que o protecionismo por sí só não funciona, é besteira. Ressalto, precisar ser temporário, com objetivos e metas, de forma que haja um incentivo por parte do governo, esse mercado se desenvolveria.

De vez em quando nos chamam de tiozões... mas a gente aprende algumas coisas por experiência nesta vida. Uma dessas coisas que eu vivi - e muito de perto, porque é a minha área de atuação - foi a reserva de mercado de informática, mais ou menos ali na primeira metade dos anos 80. Várias empresas floresceram. Conseguíamos fazer tudo aqui, dos chips ao produto completo (99% clonado, é verdade, mas fazíamos). Itautec, MicroDigital, Prológica, Microtec são algumas empresas que lembro de cabeça, mas tinha muitas outras. Grandes receitas, muitos empregos, tecnologia praticamente de ponta. Anos e anos de reserva, com as empresas se ampliando e vendendo MUITO.

Acabou a reserva.

Cadê as empresas?

Nada. Zero. Niente. Lhufas... Aqui, não funciona assim. E chegamos à frase lapidar do colega abaixo:

ogner
Enfim..somos um povo bem ruim sim

[modo complexo-de-vira-lata ON]
Infelizmente, eu sou obrigado a concordar. Somos o resultado de uma mistura que não deu liga. Um bolo que solou.

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


BrunoRodrigues

O problema é que é o lojista que dá a cara a tapa e fala que o preço é "x", 5 vezes o que o cara viu no site da Guitar Center pelo menos. E o ganancioso e o culpado pelas frustrações do sujeito cai em cima do lojista, não tenha dúvidas. Esquecem que a realidade dos EUA é bem diferente daqui, não se compara.

O amigo Del Rei acabou de voltar da California e se encantou com muita coisa. Mas pessoal, o PIB da California é maior que o do Brasil inteiro. E eles não exportam commodities unicamente, vale lembrar que Apple e Microsoft são de lá...

Se eu fizesse um esquema desses aqui na loja, lógico, que teria que embutir os gastos nos preços. Alguém pagaria a mais por isso ? ? ? Nunca. Isso sem contar os gastos - além dos que vc já citou - com energia que está cada vez mais cara. Como deixar os clientes testando 10 guitarras, 5 amps e 1 dúzia de pedais por 1 hora, todos os dias, sabendo que 90% não tem interesse em adquirir ? ? ?

E quem paga as guitarras e amplis avariados nessa brincadeira?

Eu te digo... Não pagaria mais por isso, nem me interessaria em brincar na sua loja hipotética. Não dividiria os preços, como não costumo fazer. E respeito o lojista para ser respeitado, brincar de tocar na casa dos outros não é meu hábito.

f14gomes
Membro
# mai/15
· votar


Estamos em crise, mas o governo quer arrecadar mais e mais em vez de estimular a geração de empregos e o comércio.
Exemplo: "União gastou mais do que arrecadou em 2014 e fechou o ano no vermelho. Agora, tenta aprovar medidas no Congresso para ajustar contas públicas." (matéria do G1 em 22/05/15)

Reduziram os benefícios para exportadores de produtos manufaturados;
Reduziram a desoneração da folha de pagamento das empresas;
IPI dos automóveis voltou a " aliquota cheia". ( O mesmo que aumentou);
Aumentou o IOF;

Como isso pode ser bom para a economia?!?

Os fabricantes nacionais nunca vão ser do tamanho dos gringos renomados.
Eles podem saber fazer, mas o custo de uma empresa no Brasil inviabiliza qualquer crescimento, mesmo se não entrar mais nada importado aqui.

Pra começo de conversa, a maior parte do material que compõe um equipamento de qualidade vem de fora.
Quais são os captadores, ponte, tarraxas, potenciômetros, das guitarras handmade BR de nível top?!?

E se falarmos de algo baixo custo então, lembramos da China, que inviabiliza qualquer fábrica por aqui.
Ai entram as empresas, que se dizem fabricantes nacionais, mas na verdade encomendam da China as guitarras, pedais, etc...

Enfim, enquanto Brasília continuar sendo o buraco negro que suga os recursos do nosso país a tendência é só piorar.

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


MMI

"o ganancioso e o culpado pelas frustrações do sujeito cai em cima do lojista, não tenha dúvidas. Esquecem que a realidade dos EUA é bem diferente daqui, não se compara"

Isso acontece e muito. Ainda bem que não são a maioria. O mesmo vale para os lojistas. Citaram "acima" que os lojistas sempre querem "meter a faca", que não deixam passar a oportunidade de ganhar mais. Nunca devemos generalizar. Sei que tem desses tipos - e foi uma das razões que me levou a abrir a loja - mas "aqui" não é assim que funciona, estou mantendo e pretendo prosseguir com o meu lema: "Qualidade, Bom Atendimento e Preço Justo ! ! !"


"E quem paga as guitarras e amplis avariados nessa brincadeira?"

Outro detalhe que os clientes - e o pessoal do fórum - não levam em consideração.


"Eu te digo... Não pagaria mais por isso, nem me interessaria em brincar na sua loja hipotética. Não dividiria os preços, como não costumo fazer. E respeito o lojista para ser respeitado, brincar de tocar na casa dos outros não é meu hábito"

Por que hipotética ? ? ? Vai que o governo resolve dar um incentivo e faço as "salas" com ar, café, cerveja, assistentes, etc - kkkkkk...

Sim, mas nós já somos um pouco mais vividos e sabemos a importância do respeito mútuo e consideração, afinal não sabemos o dia de amanhã. Mesmo assim, quando vier aqui pra SC e quiser fazer uma visita será muito bem recebido.

Abç ! ! !

secol
Veterano
# mai/15
· votar


Drinho
Taca-le pau Evandrinho!

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


MMI
O amigo Del Rei acabou de voltar da California e se encantou com muita coisa. Mas pessoal, o PIB da California é maior que o do Brasil inteiro. E eles não exportam commodities unicamente, vale lembrar que Apple e Microsoft são de lá...

Tá certo. Comparar o Brasil com os EUA é covardia (embora sejam duas nações que "começaram" praticamente ao mesmo tempo, com tamanho similar, como colônias de países europeus, ambos com escravatura, etc, etc, etc e tal...). Mas você que é um cara viajado, nobre colega, me diga, então, considerando apenas o "terceiro mundo": onde se cobra tanto quanto aqui? Será que as regras de importação e os preços são tão salgados nos demais países "em desenvolvimento"?

Eu estou perguntando na boa, porque não sei os preços na Argentina, no Chile, na Índia, na Africa do Sul ou no Cudumundistão (no Paraguai eu sei, mas, tá, vamos fingir que o Paraguai não existe...). Acho difícil alguém superar o nosso brasil-sil-sil, hein?... Suponho que levamos o "ouro" nessa modalidade...

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Filippo14
as marcas consagradas e importadas, que de qualidade alta só tem história?

Tradição é um problema muito difícil de ser tratado. Muita gente se resume à dizer que faz assim porque sempre foi assim. Tem um nome isso, vou ver se acho o vídeo que trata disso.

Acredito que isso deveria ser algo temporário, apenas para o mercado se desenvolver, que foi o que aconteceu nos EUA um pouco antes da primeira guerra mundial. Eles eram uma economia fechada, que se desenvolveu absurdos e depois se abriu, de forma competitiva e soube ganhar uma grande parcela do mercado. O Brasil tem que saber fazer isso, mas concordo que o governo não ajuda.

Já foi feito. No fim do governo Figueiredo (ao menos se credita à ele), já se divulgava a ideia de evoluir as indústrias para manter o mercado interno com qualidade.

ogner
Em varios paises, oq acontece é justamente o contrario ( logicamente ) é preciso se ajudar, EUA é um exemplo ( q nao gosto de dar mas... ). Em tempos de crise nego compra tudo, lojista queima, faz saldão, o povo compra ate oq não precisa pra fazer girar a roda, afinal estamos numa sociedade de consumo, então....

Justo sobre isso estou olhando uma reportagem...
Posso estar errado, mas... Porque o comerciante não cede, em tempos de vacas magras, no seu lucro? Melhor empatar no balanço mensal, que ficar no vermelho e acabar tendo que fechar as portas... Mas é típico de nós, esperar um outro fazer...

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ

"considerando apenas o "terceiro mundo": onde se cobra tanto quanto aqui? Será que as regras de importação e os preços são tão salgados nos demais países "em desenvolvimento"?"

Não são tão temperados. Dentre os emergentes o Brasil leva o "ouro de tolo" com certeza.

1 real = 3 dólares
1 real = 0,35 pesos argentinos

Daí "cairemos" no mesmo discurso dos impostos para bancar a corrupção.

Abç ! ! !

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah

"Porque o comerciante não cede, em tempos de vacas magras, no seu lucro?"

Isso poderia ate funcionar se todos envolvidos da "cadeia" também o fizessem.

Por exemplo: Do que adianta eu trocar dinheiro em mercadorias se vou ter que pagar o mesmo de imposto, vou o mesmo gasto com aluguel, energia, etc. Se eu baixar o preço, o Correio não vai fazer 1 real de desconto pra mim enviar pra você. Se for vender num ML da vida, eles cobram tudo e só o vendedor arcaria com o desconto. Seria trabalhar para quem enriquecer mais ainda quem já tem. Os pequenos e os consumidores ficariam na mesma - infelizmente.

Abç ! ! !

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


MMI
as grandes lojas daqui de São Paulo que nos últimos anos faliram
Playtech

Fechou as portas ou ainda tá naquele embargo?

MMI
comerciantes de linhas telefônicas que existiam na década de 80 e 90

As dos anos 2000 já são "vítimas" disso. Salvo Nextel, não dou mais 10 anos para empresas de telefonia móvel, que se concentrem apenas em ligações - até SMS sai caríssimo. A internet com zapzap e outros comunicadores, assumiram o lugar.

JJJ
Conseguíamos fazer tudo aqui, dos chips ao produto completo (99% clonado, é verdade, mas fazíamos).

Meu amp é prova disso. Meu luthier e alguns da geração dele receberam gratuitamente treinamento no exterior, de empresas externas pra poder tocar o negócio das subsidiárias do mercado interno.

BrunoRodrigues
"salas" com ar, café, cerveja, assistentes, etc - kkkkkk...
quando vier aqui pra SC

Se tudo correr bem em Junho estou aí. Caso puder substituir as assistentes por stri...ers kkkkkk

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
"Se tudo correr bem em Junho estou aí"

Precisamente, em que cidades ? ? ?

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


BrunoRodrigues
que adianta eu trocar dinheiro em mercadorias se vou ter que pagar o mesmo de imposto, vou o mesmo gasto com aluguel, energia, etc.

Precisaria sentar e calcular, mas sei que lá fora não ocorre isso. Talvez, e apenas talvez, isso seja possível, dentro de um limite. Ou seja, ter lucros dentro da margem de ficar no 0x0.

Drinho
Veterano
# mai/15
· votar


Só não esqueçam que postei dois amplificadores com o preço próximo no varejo americano... sendo vendidos aqui na mesma loja com um abismo de diferença...

mais ainda, a loja não assumiu riscos, pois o amplificador se encontra no estoque da importadora, o que MMI diz das importadoras faz sentido....
conheco essa loja de perto pois ela é aqui de santo andré, embora tenha uma filial grande na teodoro sampaio....

e a dona dessa loja mora no mesmo predio que eu.....

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ

Eu estou perguntando na boa, porque não sei os preços na Argentina, no Chile, na Índia, na Africa do Sul ou no Cudumundistão (no Paraguai eu sei, mas, tá, vamos fingir que o Paraguai não existe...). Acho difícil alguém superar o nosso brasil-sil-sil, hein?... Suponho que levamos o "ouro" nessa modalidade...

Depende muito do produto a ser comparado, se é usado ou não, da economia no momento e taxas do dólar. Na argentina, algumas coisas ficam pau a pau e outras eles levam vantagem, mas não é muito diferente. Na América do Sul os importadores exclusivos são regra, como aqui. No preço convertido em dólares costumamos disputar as cabeças, mas não conheço muitas lojas de músicas terceiromundistas. Desconfio que sempre disputamos as cabeças, mais ou menos o que os EUA são na Olimpíadas nós somos nos preços altos e sacanagens.

Ismah

Fechou as portas ou ainda tá naquele embargo?

Está aberta e enrolada até o talo. Provavelmente fecha.

MMI
Veterano
# mai/15 · Editado por: MMI
· votar


Drinho

Essa loja de Santo André e na Teodoro tem feito muita novidade para o mercado.

É uma das razões para não se dizer que não há perspectivas.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


BrunoRodrigues
Precisamente, em que cidades ? ? ?

A princípio Chapecó e Concórdia/Itá.

Drinho
Veterano
# mai/15
· votar


MMI

Essa loja de Santo André e na Teodoro tem feito muita novidade para o mercado.

Por exemplo o que?

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Drinho

Alternativas com a Fender e Gibson, por exemplo. Mais detalhes, é com eles. rs

Drinho
Veterano
# mai/15 · Editado por: Drinho
· votar


MMI
Falando em fender e gibson...
e mudando rapidamente de assunto, isso me lembrou um fato interessante e puxando o gancho do alternativas nacionais que colocaram em pauta...

quando eu tava lá no cassias e pirei nas guitarras malucas dele eu comecei a fazer umas perguntas pra ele né... perguntas do tipo... cara, que que tem nesse braço aqui que nem o da suhr koa é tão gostoso de tocar, que que tem nesse humbucker de braço que eu nunca ouvi na minha vida, nem na lespaul collectors choice de 48mil....

O João, de um cavalheirismo sem tamanho me respondeu assim:
Evandro, eu não gosto de falar desta forma, mas o que estes produtos custam é algo inconcebível e eu jamais poderia revelar segredos que a gibson e a fender não conseguiram desvendar nem em 60 anos de guitarra sólida,

Ai pensei comigo....
Rapaz, esse cabra é cascudo.

e mais ainda eu toquei numa guitarra dele lá que eu já tinha achado animal, e eu pedi uma strato pra ele, ai eu perguntei né... se ele achava que a guitarra ficaria no mesmo nivel da que eu tinha tocado...
ai ele me disse....
"Provavelmente fique melhor Evandro, essa guitarra já faz um tempo que eu construí e está há dois anos sem regulagem"

"caramba, dois anos sem regulagem e eu nem percebi"

tá doido....

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah

Longe dos meus domínios...

Abç ! ! !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Drinho
revelar segredos que a gibson e a fender não conseguiram desvendar nem em 60 anos de guitarra sólida,
Não tem segredo nenhum. Apenas um nome "forte"...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mercado brasileiro está falido, acabado sem a menor prospecção de evolução.