"Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman

Muito legal, cara. Também me surpreende o braço ser bom. Geralmente é a parte mais "sensível" a uma construção de baixa qualidade.

Captador nem interessa, porque você provavelmente já devia estar pensando em trocar, né?

Estou curioso quanto à parte elétrica...

Quanto à receita, acho que eles não estão nem ai pro "Made In USA". Mas se tivesse o logo Gibson... babau... Depois que meteram um "Ruvane" aí, os caras nem esquentam... Kkkk

Mas teve imposto, né?

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Eu já comprei uns Malagolis Custom Shop, clones de uns PAF da vida. Estão aqui comigo, no fim de semana...

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


vintagentleman
Gostei muito !!! Seu projeto ganho um belo start !!!
Sigo acompanhando e na torcida, gosto desse tipo de coisa principalmente quando não se propõe a falsificar nada.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman

Acho que tá de bom tamanho.

Mas é o imposto? Rolou?

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ


Paguei sim. R$ 197,00 ao retirar a encomenda do Correio, mais uma taxa de não sei o quê. R$ 209,00 ao todo. Achei bom.

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
Hey, bacana ter chegado a guita e o seu relato dela ser bem usável!! :))

Mas achei a SX ash bemmm mais bacana!! hehehehe!!

o/

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


ogner

Cara, essa LP é beeeem mais guitarra. Tem uma construção esmerada, quase artística. Andei pensando, acho que como fui o primeiro a comprar, os chinas queriam um review caprichado para terem mais encomendas dela.

A SX é bacana, mas notam-se umas economias bestas tipo escudo pintado. O legal da minha é que o corpo não é do fino, veio na espessura padrão de strato. Melhor assim. Só não mexi nela ainda porque o Correio extraviou o escudo tortoise verdadeiro.

e_merson
Veterano
# mar/15
· votar


Estava acompanhando silenciosamente o tópico e me surpreendi com a rapidez que chegou a guitarra. Aliás, me surpreendi ainda mais com a qualidade que você descreveu. Sinceramente, eu nem esperava que fosse chegar. O máximo que eu já tive coragem de importar foram cordas!

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
Paguei sim. R$ 197,00 ao retirar a encomenda do Correio, mais uma taxa de não sei o quê. R$ 209,00 ao todo. Achei bom.

Caraca... Eles deram uma aliviada no preço de origem, né? Porque esse imposto aí foi bem abaixo do esperado. Quanto a essa "taxa de não sei o quê" é aquela nova que os Correios cobram de 12 reais.

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Já ía comentar isso. Os chinas lançaram apenas 120 dólares na nota. Só vi isso depois e jamais pediria assim. Para mim isso reforça o amadorismo deles e a aventura que é comprar de lá.

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman

Pois é... ainda podiam te deixar numa roubada! Ainda bem que passou...

E esse lance do "made in usa" e o "número de série", pra mim está claro que esta seria mais uma Gibson fake no mercado. Só resolveram meter outro nome na frente porque começou a dar problema... Esses caras são doidos!!! kkkkk

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Apesar de eu ter dado muita sorte e do custo benefício da guitarra ser excelente, eu não recomendo o negócio em hipótese alguma.

Primeiro que dá a certeza de alimentação de esquema internacional de crime organizado.

A expressão "Made in USA" é tão protegida por lei quanto Fender ou Gibson.

Depois o subfaturamento, absolutamente desnecessário.

Além disso a falta de informações técnicas específicas sobre o modelo adquirido, por exemplo, tipo de captação.

Depois a fragilidade do transporte dado na etapa dos Correios.

Tudo isso somado, torna a compra uma enorme aventura. É um risco absurdo, principalmente para quem vai comprar a primeira ou segunda guitarra.

Outra, ainda que seja excelente pelo preço, essa unidade por mim recebida, é assim em termos. Veja, em padrões profissionais seria uma guitarra apenas razoável sem um bom trabalho de regulagem e, no mínimo, substituição de captadores.

Só aí já vai mais um bom investimento.

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman

Primeiramente, parabéns pela guita! Muito bonita. Estou acompanhando faz um tempo e estava torcendo por vc.

No tópico vc disse que comprou uma SX e vai dar uma tunada nela. Essa semana eu peguei uma Hurricane by Moridaira (japonesa, consta que essa marca já fabricou para fender entre 85 e 86), segundo informações essa guita tem mais de 20 anos. Está meio surrada e vou aproveitar apenas o corpo, braço e a ponte (uma fender mexicana de bloco grande, talvez troque mais pra frente).

Elétrica foi mexida com tal amadorismo que é descartável. Ela é 3tone sunburst e dá pra a madeira que me parece basswood, típico de stratos japonesas como a fender.

Encomendei captadores LDR blues label e queria um escudo tortoise. Mas estou com dificuldades para encontrar. Os escudos tortoise fake de marcas paralelas são feios demais.

Vc poderia me dizer/indicar onde comprou o escudo tortoise pra sua SX?

Obrigado!

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman
A expressão "Made in USA" é tão protegida por lei quanto Fender ou Gibson.

Ok, mas isso eles não tem como barrar no Correio, creio eu. Porque se você pode comprar uma guitarra "Made in China" dos EUA, o contrário também vale.

Depois o subfaturamento, absolutamente desnecessário.

Ah... isso é porque os nossos compatriotas já devem ter cantado a pedra pros caras. Muitos pedem pra subfaturar. Eu também não peço, embora algumas vezes já tenham chegado coisas pra mim com valor a menor... Mas já vi empresas americanas deixarem claro nos anúncios pra não pedir pra fazer isso, porque não fazem.

bruno-bryan
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman

Cara parabéns mesmo! pelas fotos que vc postou ela parece ser bem acabada em termos de pintura, a questão da ponte tbm parece ter vindo bem alinhada (geralmente reclamam das cordas altas que vez ou outra vem nas chinesinhas) que bom que veio tudo nos conformes, até q valeu o esforço! rsrs.

Como eu disse anteriormente ainda estou no aguardo do meu baixo que vem da china tbm (já foi encaminhada para a minha cidade pelos correios) e depois de ler sobre oq vc disse sobre sua guitarra.... agora que fiquei com um gás mesmo kkkkkk, espero ter a mesma sorte que vc, e apesar de ter feito o mesmo, é como vc disse: não é um tipo de negócio que se recomende em hipótese alguma.

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


Nefelibata


Cara, comprei o escudo original da Fender, quase duzentos paus, no ML, mas estou tendo muita dificuldade para receber. A princípio os Correios extraviaram. O cara que me vendeu tem estado em contato comigo e tem bom conceito. Mas a proteção já se esgotou e ele já recebeu a grana.


JJJ


Pois é cara. Brasileiros em geral são malandros. Depois ficam indignados com os políticos que temos, como se tivessem vindo de Marte.

Mas olhe, tecnicamente eu tiro o chapéu pros chinas. Quem faz uma guitarra dessas está muito próximo da proficiência. Falta a eles profissionalismo. Melhorar o atendimento, a segurança ao cliente, respeitar direitos intelectuais.

Quando eles fizerem isso, vai ficar ainda mais difícil para a concorrência. Muita gente boa será engolida por eles. Por mérito.

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman

Pois é, meio chato achar este escudo.

Nessa lespa atrás dela vc disse que parece uma peça de madeira no corpo. Será uma peça mesmo ou um veneer como em algumas epiphones e fender mex? É possível ver alguma coisa pelas laterais e fundo da guitarra?

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


Nefelibata

Olhe cara, não sei o que seria um "veneer", mas realmente, com ela fechada com as tampas, a única emenda visível é a do top, no meio, longitudinalmente.

Nas laterais e fundo, nada. Talvez no fim de semana, durante a customização, eu repare em mais alguma coisa, aí eu tiro foto.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
tecnicamente eu tiro o chapéu pros chinas. Quem faz uma guitarra dessas está muito próximo da proficiência. Falta a eles profissionalismo. Melhorar o atendimento, a segurança ao cliente, respeitar direitos intelectuais.

É o que eu digo: se eles quiserem (e forem pagos pra isso - lógico!) tem condição de fazer guitarras excelentes.

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman

Que bacana que a guitarra chegou rápido e surpreendeu! O que mata é isso de querer botar "made in USA". É complicado, pois esse preconceito de que tudo da China é ruim deve atrapalhar o mercado deles. Obviamente não justifica de maneira alguma, mas explica ações como essas. Essa sua aventura foi legal pois eu tinha receio dos braços deles, por isso que comprei só o corpo de lá e peguei um braço em outro lugar. Também tinha receio do transporte de uma guitarra montada, a chance do braço quebrar na junção com o corpo é considerável, mas isso é loteria e que bom que você deu muita sorte! parabens pela guita!

JJJ
É o que eu digo: se eles quiserem (e forem pagos pra isso - lógico!) tem condição de fazer guitarras excelentes.

Fazem sim. Eles apenas fazem coisas para todo tipo de mercado, do vagabundo ao top. Conversei com um cara da Shure recentemente e ele disse que entre as fábricas Mexico, EUA e China, a da China atualmente é superior às outras tanto em tecnologia (tudo novo) quanto em sistema de qualidade. Tudo bem que ele é suspeito pra falar isso, mas eu até acredito. O pessoal lá quando vai fazer coisa boa, tem tudo de ponta à disposição.

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman
Cara, melhor que a saga da guitarra descrita no topico e o final feliz, oq mais tem agregado aqui são seus posts super lucidos e muito corretos quanto aos outros detalhes q geralmente nao interessam ao guitarrista. A parte fiscal, o risco e etc...

Geralmente se fosse um doido comum, estaria cantando as 4 ventos de como se deu bem, recomendando a todos e etc...

Parabéns pela sua lucidez e visao!

o/

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


ogner

Obrigado por entender e apoiar minha visão sobre O PROBLEMA.

Sim, porque na real, nada disso faz muito sentido. Os caras sabem fazer guitarras boas e baratas, mas estragam tudo apelando para falsificação para ganhar uma suposta credibilidade.

Porém o resultado é O OPOSTO e a visão dos consumidores sobre os produtos chineses é, geralmente, a de produtos contrafeitos.

Mas isso não impede que o volume de vendas de sites como o Aliexpress só aumente, justamente alavancado por compradores atrás das marcas, ainda que falsificadas.

As autoridades são ou coniventes, ou ludibriadas ou insuficientes para atender a demanda da fiscalização.

Isso tudo é uma insanidade, cara. Nota-se que para os caras do negócio, o que importa é somente o dinheiro, se produto de crime ou não, é indiferente.

Já para os consumidores, interessa o "ter". Procedência ou qualidade são detalhes.

Assim, fica difícil.

vintagentleman
Veterano
# mar/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


Galera,

Depois de muito trabalho foi concluída, com sucesso, a customização da Lespa Chinesa Ruvane. Seguem as fotos da reforma com breves explicações:

O MATERIAL

Acabei não usando tudo, conforme demonstrarei. A gente imagina uma coisa e quando vai fazer...

PARTE ELÉTRICA

Organizada, razoável. Porém, já vi melhores.

CAPTADOR RETIRADO

Notar a boa madeira de verdade. Aqui eu tive que lixar os pivôs das ferragens, que aliás, não são no padrão da GIBSON. São bem robustos, mas não pensem em substituir peças de uma pela outra. Não servem. Na hora de lixar outro problema: embora sem uniformidade, o pigmento dourado era muito resistente e difícil de retirar. Não saiu integralmente, ficando ainda um pouco amarelado;

AVANTE NA LIXAÇÃO

Enquanto eu ía desmontando a guitarra, as gambiarras dos chineses íam aparecendo. Foram três. Duas bem graves:

GAMBIARRA 1 - SEM GRAVIDADE

Colagem de pedaço de madeira para inteirar área de parafusar sob o escudo. Já fiz isso em guitarra que eu montei. Mas eu não sou fabricante rsrsrs

GAMBIARRA 2 - GRAVE

Como eu já disse, ao comprar uma guitarra dessas, não esperem uma cópia de uma Gibson. Os chineses trabalham com o que têm. Exemplo é esse switch de captadores com rosca curta. Aí os caras desbastaram o tampo da guitarra por dentro com alguma ferramenta, mas ficou pouca rosca para prender por cima. Quando eu mexi estava praticamente soltando. Desnecessário dizer o que acontece com um músico no meio de um concerto se isso se soltar e a guitarra for única, né?
A solução foi persistir na gambiarra e usar a microrretífica para desbastar ainda mais a madeira e fixar melhor a chave e o switch plate de cor creme que eu instalei. Tive que ter cuidado apenas para não exagerar e furar o tampo.

A GAMBIARRA 3 eu não fotografei, mas era bem grave. A china veio com tarraxas estivo Grover, porém fixadas na mão com furação feita para tarraxas vintage. Resultado: sobrou muito furo nas tarraxas que vieram, que estavam presas apenas pelos parafusinhos de baixo da mão e pelas porcas leves de cima, mas com folga. A guitarra daria problemas de afinação em breve ou acabaria arrancando tarraxas num caso extremo. Por sorte as tarraxas que eu instalei são originais Gibson vintage (tulipas) e ficaram perfeitas nas furações que vieram.

COISAS QUE NÃO DÃO CERTO

A ideia era deixar a china o mais parecido com Gibson Traditional, que tem pick gard. Eu tinha um guardado em casa, mas era de uma guitarra com P-90. Aí não serve, né? Ótimo, porque eu nunca gostei dessa peça mesmo...

POLIMENTO DE TRASTES

Detalhe importantíssimo de acabamento, mas deve ser feito com a escala muito bem protegida.

Depois disso, instalei um jogo de cordas americanas La Bela (são legais, vou fazer um review delas no fórum) e...

FRENTE 1

FRENTE 2

FRENTE 3

MÃO

PARTE DE TRÁS


Os testes (sempre com cabeçote Ibanez TSA 15 H, valvulado, mesmas equalizações):

GUITARRA ORIGINAL

GIBSON TRIBUTE 50's JOE BARDEN

GUITARRA CUSTOMZADA


DISCUSSÃO

O custo estimado do projeto em material e mais guitarra ficou em aproximadamente R$ 1800,00 sem mão de obra. Fica difícil estimar exatamente o valor gasto porque muitas das peças eu tinha em casa, como é o caso das caras tarraxas vintage originais da Gibson.

Outra coisa: minha mão de obra custaria uns R$ 1000,00. Explico: quando se pega uma guitarra dessas, não se sabe o que se vai encontrar. Eu tive que corrigir duas gambiarras graves. Já vi luthier bom dizer que não mexe e pronto. Porque o cara não gosta de improvisar e não quer assumir a responsabilidade no caso de dar alguma coisa errada trabalhando em instrumento que não tem um padrão técnico rigoroso.

Fiquei umas dez horas trabalhando na guitarra.

Quanto à qualidade estética ela foi totalmente aprovada para o meu gosto após a reforma. O azul com o creme não é discreto, mas é chamativo de uma jeito cool. Curti muito.

Quanto ao som ela ficou muito boa, mas como era previsto, não se aproximou da Gibson, tendo chegado a 80 % dela, na minha opinião. A Gibson tem um blém blém encorpado e ressonante que não encontrei igual ainda.

Se tecnicamente compensou PARA MIM? Sim. No conjunto, hoje a chinesinha é a minha favorita.

Se compensa para os outros? Em todos os quesitos, acredito que não.
Pela insegurança do negócio, falta de informações, falta de padrão construtivo, gambiarras sérias encontradas, subfaturamento, risco de apreensão na Receita, risco de dano no transporte, alta do dólar e outra: após o desmonte, considero a guitarra medíocre sob o ponto de vista profissional sem uma customização que custa caro. Isso inclui material e mão de obra especializada. Eu sei fazer, embora seja amador na luthieria. Para quem terá que pagar por fora, melhor esquecer.

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham curtido. Agradeço a paciência de todos. Abraços!

Obs.: na sequencia a conclusão do projeto SX (chegou o escudo!!!) e review das cordas La Bela...

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman

Ficou bem legal.

De modo geral, concordo com tudo que você falou aí em cima, exceto com uma parte:

"Fiquei umas dez horas trabalhando na guitarra."

Trabalho??? Se fosse pros outros, tudo bem, mas pra você mesmo? Isso pra mim é pura diversão!!! hehehe

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Para mim também é diversão, hobbie, principalmente porque eu toco pouco.

Mas eu tinha que falar em horas de trabalho, ser bem específico, para que as pessoas tenham ideia do tamanho da encrenca rsrsrs

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar


vintagentleman

Parabéns pela guitarra e pelas conclusões sensatas.

Concordo com vc integralmente. Foi um negócio arriscado e a custo alto. Por tudo que gastou daria pra comprar uma epiphone boa e já se acha usadas com captadores bons por esse preço.

Ou então outras lespauls alternativas, como as Cort, que tem aquele modelo que já vem com seymours, tarraxas com travas e ponte tonepros de fábrica.

Abraço

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# mar/15
· votar


vintagentleman

Legal cara, que bom que deu certo o seu projeto!!Parabéns pela guita

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


vintagentleman
Parabéns pela guitarra e principalmente pelo trabalho. Eu te entendo perfeitamente, pois fiz alguns projetos com o intuito de aprendizado.

Curto muito mais de ficar horas fuçando do que comprar um bom instrumento pronto, mesmo que o resultado não seja a perfeição na terra. Isso tem um retorno incrível como experiência, é gratificante pela realização e trata-se de algo intangível que não dá para monetarizar.

A guitarra ficou muito bonita e com um bom som !

clguitar
Membro
# mar/15
· votar


vintagentleman

A chinesinha ficou lindona!! Parabéns pela guitarra e obrigadíssimo pelos comentários, muito esclarecedores.

vintagentleman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Nefelibata
Sr.Saul Hudson
SkyHawk
clguitar


Obrigado pela atenção e apoio amigos. Vocês já sacaram que esse tipo de coisa a gente faz por amor à música e curiosidade científica.

Dizer que compensa, não dá, né? Rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Desconstruindo" uma guitarra: Uma saga chinesa