Expectativas e frustações com o meio guitarrístico

Autor Mensagem
d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14


Já que o maluco não aguentou a pressão e fechou o tópico acho interessante a discussão continuar aqui, tavam rolando uns assuntos legais.

Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

makumbator
Moderador
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

Hahsha! Você foi rápido hein?

Van_Lorien
Veterano
# ago/14 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Eu toco guitarra por puro prazer, só toco no meu quarto com um amplizinho de 1w e sou feliz assim, gosto de tocar sem compromisso e no máximo compartilhar alguma gravação com um ou dois amigos.

Há uns 4-5 anos, quando eu tinha banda, eu queria fazer sucesso, mas logo desisti disso e até parei de tocar uma época.

Quanto aos hobbys, acho que é perfeitamente possível conciliar. Eu trabalho o dia inteiro, faço pós, frequento academia quase que diariamente, faço cerveja pelo menos uma vez por mês, sem falar em namorada, amigos e viagens de férias.

Acho que é tudo questão de organização. Não só do tempo, mas sim dos objetivos e do dinheiro.

Ao meu ver o equipamento não influencia como a pessoa é vista. Eu admiro um equipamento legal, mas é só um equipamento, ele não faz nada sozinho.

Abraços!

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


makumbator
Hahaha
Não é pra ser chato, eu tava achando a conversa interessante mesmo.

Van_Lorien
Concordo com você mano, dá pra fazer de tudo e ainda arranjar tempo pra guita. Mas pra mim, quase nenhum momento é melhor do que a hora de tocar guitarra hahaha
Eu, nesse mês, ainda não liguei meu amp, só tocando no pc mesmo hahaha


Ps: fiquem livre pra falar do que quiserem hein, coloquei as perguntas só pra dar inicio ao debate do pessoal.

MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


d.u.n.h.a.

Eu acho que vivemos numa época em que o consumismo está desenfreado. A gente não precisa de tanto. Porém, antigamente eu me lembro que mal podia ter um pedal pois não havia qualquer coisa bacana no mercado.

Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?

Prazer.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?

Acho que tem que ter internet sim, mas somente ela não vai trazer resultado. É um conjunto de qualidades que estão associadas diretamente ao ser humano. Carisma, por exemplo.

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.

Sim. Eu, por exemplo, corro.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

Pode ser, mas eu nem ligo. :P

Abs

Johnpdv
Veterano
# ago/14 · Editado por: Johnpdv
· votar


Respondendo as perguntas de acordo com minha opinião, por ordem:

1) Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
"Esperar" não espero, mas sempre há uma pontinha de desejo em ter reconhecimento. O prazer em tocar é o que me move.

2) Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Tanto é possível que existem vários "rock stars" de youtube. A internet é a maior aliada dos músicos hoje, basta usar da melhor forma.

3) Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Consigo. Jogo meu futebolzinho, curto fazer uns desenhos. Não levo muito jeito pra poesia, nem nada, mas escrevo algumas coisas.

4) Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Com certeza hehe. Mas muito além do status, o importante é se sentir bem com o instrumento que tens. Eu posso dizer que após 9 anos no meio musical (pouco ainda, eu sei hehe), que hoje sou feliz com minha "aparelhagem". Mas ainda quero mais. E não é caro o que te faz bem!

Minha conclusão é que não consigo viver sem música, respiro música. Minha vida não teria sentido se eu não fizesse o que mais gosto, que é tocar, ouvir, sentir, e viver música. Não tenho medo nem pudor de gastar no que vai me satisfazer, me trazer felicidade, saúde e sempre bons amigos por perto, tanto pra admirar, quanto compartilhar os sonhos e brincadeiras desse mundo mágico :)

Nefelibata
Veterano
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

Sobre a questão do círculo vicioso buscando equipamentos para atingir o timbre ideal e que afins, creio q todos tiveram ou vão ter um ciclo destes em que acabam se dando conta que o mais importante é tocar e se divertir.

E comprar equipamentos pra atingir o timbre é uma ilusão que com um pouco de experiência tb acaba, pois com um equipamento de modesto para mediano já é possível tirar ótimos sons, apenas girando os dezenas de knobs disponíveis...

O problema é que muitos simplesmente não se não ao trabalho ou não tem tanta consciência disto. Essas pessoas vêem um vídeo do youtube ou assistem um show e acham q o sujeito simplesmente plugou a guitarra dele nos equipos tops e o timbre perfeito saiu pronto. Há de se considerar o tempo q essas pessoas gastaram estudando e testando o próprio equipo pra chegar no timbre.

Isso sem falar em estudar música e a pegada, pois é fato que só o jeito de palhetar já muda muito.

Hoje eu tenho 3 guitarras e estou achando muito até... só não me desfaço por dó. Destas, duas são "caras" e uma mais barata, porém tunada e digo sem remorso: Esta mais barata me deu mais prazer no último ensaio do que as outras duas que custam entre 2 e 3 vezes mais que ela.

Abraços

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


Rob Chappers, apesar de eu discordar de muita coisa que ele diz, fala sobre uma questão interessante, em 10:40 nesse vídeo:



MauricioBahia
A questão do consumismo tá tensa mesmo cara, já sofri com isso. Já me peguei economizando em comida para comprar coisas absurdas e desnecessárias. Nada relacionado com música porém hahaha

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?

Não sou hipócrita, o mínimo de reconhecimento que vc possa receber é bacana. Porém o prazer está antes disso. Tipo, não significa que sem reconhecimento eu não vou ter prazer em fazer aquilo.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?

Sim. E digo que sim pq é fato. Temos vários exemplos disso (bons e ruins, diga-se de passagem).

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.

Perfeitamente. Temos 24 horas em um dia, dá pra fazer bastante coisa :)

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

Influenciar, eu acho que influencia. Mas não me importo muito com essa parada

RafaelBernatto
Veterano
# ago/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Acho que uma coisa não exclui a outra.. Eu toco por prazer mas é também prazeroso receber elogios, ser reconhecido, no caso... Por mais underground/vidaloca/bichosolto que seja a criatura, de certa forma, quem faz música sente prazer em ser ouvido. Quer ser ouvido.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Por mais que hajam muitos preconceituosos que por exemplo, por saber que o cara usou simuladores, já vão logo criticando o som. Acho sempre interessante quando o músico consegue resultados bons usando pouco.

nivekk
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: nivekk
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Eu diria que é por prazer, apesar de tocar na igreja tbm, mas não espero reconhecimento algum por isso, toco pois me sinto bem tocando.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Possível é, sempre tem aquele maluco q consegue seu espaço graças a internet...

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Conciliar com outros hobbies é fácil, difícil é conciliar com os outros deveres diários kkkkkk.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Creio que não, a gente chega nessa conclusão depois de "apanhar" pra uma zoom 505 quando eu tava com um equipo relativamente bom kkkkkkk

RafaelBernatto
Veterano
# ago/14
· votar


Sobre sucesso e prazer..

Outro dia fiquei de cara com uma entrevista de alguns integrantes da banda Arcade Fire (que, acho, faz sucesso por aí)... Conversa vai, conversa vem, a entrevistadora pergunta a uma integrante se o som que ela faz hoje, se é algo que ela ouviria caso não fosse da banda...
E..
Ela hesitou...
Deu uma engasgada (pensei... vish --' ) e só depois conseguiu dizer que sim que ouviria...

Taí.. algo que nunca vou querer passar por...

Se é novo ou velho, se tem técnica ou não, foda-se... vou tocar o que eu estiver afim de tocar...

VPJ
Membro Novato
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Não espero nada, toco( ou tento ) por que gosto

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Como disseram existem exemplos de sucesso por ai.

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Mais ou menos, treino jiu-jitsu que é minha maior paixão, minhas articulações dos dedos, estão todas ruins, principio de artrite/artrose aqui e acolá, sei que uma hora vou ter que parar...

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Creio que não, o importante é o musico.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


como nao sei usar programas, nao consigo fazer o som que quero. mas estou feliz com as minhas músicas. que gosto e ouço bastante.

clebergf
Veterano
# ago/14 · Editado por: clebergf
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Prazer em primeiro lugar, reconhecimento é consequência e não o objetivo.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Sim, tem vários exemplos, mas não curto isso. O que me dá prazer é tocar com pessoas, interagir..

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
É possível com ctz. No momento meu foco total é a música, porém eu viajo, saio com a minha noiva e curto a vida da forma que me dá prazer...com mta música.. :p

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Não.


Essa história de sucesso na carreira é bem relativo, praticamente em todas as áreas temos pessoas que ganham muito bem e aqueles que ganham o suficiente para sobreviver. Tudo depende do foco, esforço, caminhos escolhidos e por ai vai...

MMI
Veterano
# ago/14 · Editado por: MMI
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Não, exclusivamente pelo prazer. Eu evito qualquer ligação de meu nome com a música. Acho que já está mais que explicado isso, escrevi umas 10 vezes neste fórum já. kkkkk

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Acho impossível. Não sei de quem falavam quando a galera que disse que sim e que tem muita gente para exemplificar. Poderiam me explicar?

Talvez dependa muito do que se define como "sucesso". Eu vou definir sucesso como reconhecimento, ok, mas também pagar as contas e ter um retorno financeiro como esperava o maluco lá. E me desculpem, mas Youtube não paga as contas nem de cordas novas, ou seja, pode até ter "vídeo de sucesso" com 1 milhão de views (quanto será que isso dá? Uns 10 reais? Nem sei...), mas de barriga vazia não existe sucesso. Pode ter vídeos de sucesso, mas músicos de sucesso exclusivamente de Youtube não, acho impossível como falei. Pode ser um começo, mas invariavelmente o músico vai precisar sair e fazer shows, workshops, feiras, aulas etc., senão não vai ter sucesso, nem sobrevive.

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Perfeitamente! Não vejo problema nisso. O que consigo, mas não gosto e não quero é misturar trabalho com música.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Também depende do que se define como "alto nível", mas infelizmente de alguma forma sim, isso existe. Se o cara chega para o primeiro ensaio com uma Tonante véia, pode ter certeza que vão olhar torto.

Um dos mais brilhantes baixistas que já conheci, que tive o prazer de gravar umas coisas com ele, em seu vício pelas drogas entregava tudo que tinha para conseguir mais, inclusive seu baixo. O cara arrebentava, tocava muito, mas sempre num instrumento bem vagabundo, muitas vezes emprestado. Foi preterido muitas vezes para sessões em estúdio por causa instrumento barato.

Outra... Atualmente estou ajudando a produção para um CD de um grande amigo, grande violonista/guitarrista. Entre outras providências, corri atrás de grandes contrabaixistas (acústicos). A lista é pequena no Brasil, acabou que junto com um cara bem conhecido que me ajudou, ficamos entre 2 nomes. Nas palavras dele: "o baixista A é o que melhor lê partitura, tem um groove jazzístico, mas seu instrumento não é tão bom e não sai tanto som na hora de gravar quanto o baixista B. Só que o baixista B não lê tão bem, se vira no jazz, mas a especialidade é música brasileira, porém não tem som de baixo melhor no Brasil". Acho que nem precisa me alongar mais no assunto...

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
O cara do vídeo que eu postei é exemplo de alguem que saiu do anonimato pro "sucesso" no mundo guitarristico.
Começou fazendo reviews e aula no youtube, abriu seu proprio forum e começou a ser conhecido na internet. Logo foi chamado pela andertons pra fazer reviews pra eles. Fez um cd sozinho, junto com a banda, pela internet e depois de lançar o cd começou a fazer shows e agora tours. É dono de uma fabrica de guitarras que ano passado desbancou ibanez, fender, jackson,epiphone,etc. como a melhor guitarra de baixo/médio custo da Inglaterra.
Sei que não é um superstar, mas nos dias de hoje acho que não da pra ficar muito melhor vivendo de música.
Tudo isso, segundo ele mesmo, graças ao youtube.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

Ok, mas saiu do quarto para fazer algum sucesso. Foi para a Anderton`s, foi gravar seu CD, foi fazer shows e tours. Se ele recusasse tudo isso, seria um Zé Ninguém.

entamoeba
Membro Novato
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Espero ter algum reconhecimento, mesmo que pequeno. Arte é para ser partilhada.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
É possível, contudo, lamentável.

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Hobby? Que jeito terrível de se referir à música. Hobby é fazer castelo de cartas. Pintura, desenho, fotografia, poesia e música são formas de expressão artística.

As atividades que exercemos são concorrentes, em certo sentido, uma vez que nos tomam tempo e recursos. Entretanto, não consigo conceber que um músico só faça música. Sem vivências que alimentem o "espírito" não há como fazer arte.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Tudo que contribui para a construção da imagem de um artista influencia. Além disso, um bom equipamento pode propiciar experiências mais ricas, que tendem a contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade musical do sujeito.

Javé
Veterano
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?

Reconhecimento vem com trabalho bem feito basta apenas uma pessoa que goste que ja vale , e se tocarmos sem prazer nunca seremos reconhecidos

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?

não existe formula para o sucesso , e como ja falaram a internet ajuda muito mais fazer show pela webcam é chato na minha opinião tem que ter sempre um pelo menos para gritar toca RAUL e

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.

Depois de anos percebi que a vida não é só guitarra , e faço muitas coisa como pescar quase todo final de semana viajo cerveja como amigo falo e logo chega a October fest e viva o chopp e academia larguei mão de ensaios nos FDS FDS é para lazer

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

Na minha opinião o que vale é tocar bem e ter olvido apurado sempre tentar tirar o máximo dos equipes de nada adianta ter 20000 de equipe e não saber timbrar eles

Hambo
Veterano
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Pra mim é apenas um hobbie, gostaria de ser reconhecido sim, mas acho que só transformaria em minha profissão de fato se fosse pra ganhar MUITO dinheiro. Uma vez ouvi comentários sobre a biografia do Kelly Slater (surfista), aonde ele explicava que ao transformar um hobbie em uma profissão você arrisca muito, pois acaba virando uma obrigação e a chance de você perder tesão ao ter que realizar a atividade de forma rotineira existe e é consideravel. Concordo com ele nesse aspecto, mas gostaria de tirar uma grana com meus hobbies (aonde incluo também a fotografia e edições de maneira geral), pelo menos no período da faculdade.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Com certeza, a internet é uma das invenções mais fantásticas que já vi. O acesso a informação é absurdo e já tem muita gente fazendo rios de dinheiro com Youtube, inclusive fazendo videos "normais", algo na linha de "querido diário", sem necessariamente ter uma grande produção.

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
As vezes embola (fim de semestre e tal), mas no geral da pra fazer tudo.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Infelizmente sim. Pra galera mais experiente isso pesa menos, acho que o máximo que pode acontecer é nego cair de pau no seu timbre pois foi feito no Amplitube e não num JCM800 por exemplo. Agora, pro pessoal mais novo, que já sabe o que é "Gibson" e "Fender", mesmo sem nunca terem tocado em uma, com certeza tem uma influência positiva. Pode ocorrer do equipamento de alto nível dê um destaque na questão da qualidade sonora, mas acredito ser mais comum que isto ocorra em relação a imagem que ele passa (algo que acaba sendo ligado a profissionalismo e a grandes nomes da música).

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?

Hoje em dia só pelo prazer. Mas já sonhei em fazer sucesso, já toquei muitos anos para este fim e já estive "as portas" disso acontecer. O tempo passou, o bonde andou, e eu não fui!

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?

Não! Ainda que com competência e sorte, se acontecer vai ter de tirar a bunda da cadeira e ralar. Se não o "sucesso" dura uma semana e aparece o novo sucesso do momento. sem ralação, sem muito suor, como em qualquer outra profissão... esquece!

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.

Tem gente que faz 200 coisas ao mesmo tempo, é muito prática, muito decidida e organizada. Para estas o tempo rende muito.
Eu não sou assim... faço 200 coisas... mas nada por inteiro.
Cada ser têm suas qualidades, defeitos e particularidades.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

Não!

ogner
Veterano
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Toco pelo prazer, mas gostaria de ter reconhecimento , mas não faço por onde!! ahuehuahuehuahue!!!!!

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Defina sucesso, hehehe!!

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Cada ve mais complicado conciliar com as obrigações... Tem 4 semanas que nao ensaio com a banda por nao ter horário...

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
De modo geral não tenho duvida q influencia sim. Mas não me importo com isso

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14 · Editado por: d.u.n.h.a.
· votar


Pô galera, não precisam responder como se fosse questionário, a menos que queiram é claro hahahaha

A ideia é continuar o debate que tava rolando. Mas tão muito legais as respostas, algumas opiniões diametralmente opostas hahahaha

Edit: fui só perceber agora que o R. Carvalho do outro tópico é na verdade o janick ( http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/213725/ ), então dá pra ignorar tudo que foi dito lá pois não sabia que se tratava desse infame indivíduo.

clebergf
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
Talvez dependa muito do que se define como "sucesso".

Ah, eu pensei no sucesso só de ser conhecido mesmo e ter algum retorno financeiro, mesmo que não pague todas as contas...xD

makumbator
Moderador
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

Sim, é o antigo janick. Pensei que você (e outros usuários mais antigos no tópico) soubessem disso.

ogner
Veterano
# ago/14
· votar


makumbator
Que foi o Le Blues tb, confere?

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


clebergf
MMI
Eu também não sei, nem quero, definir sucesso. Tem o nível ogner de sucesso, conhecido por quase todos do fórum, tem o nível DeRos, conhecido pela galera da internet e do mundo "real", tem o nível Rob Chappers, com centenas de milhares de pessoas que conhecem pela internet, tem o nível Jimmy Page... Muito dificl definir o que é sucesso.

makumbator
Se soubesse nem tinha perdido meu tempo. Agora me sinto mal em ter discutido com alguém mentalmente desafiado :(

Hambo
Veterano
# ago/14
· votar


ogner
Que foi o Le Blues tb, confere?
O Le Blues saiu do FCC pouco depois que eu entrei, mas acho que não são a mesma pessoa. Lembro vagamente de um video do Le Blues tocando o solo de "Sold My Soul" com um captador novo.

d.u.n.h.a.
Também acho que se ficar no questionário ninguém discute nada, respondi pela formalidade.
Tenho mania de esperar certo retorno financeiro de tudo que faço, no caso dos hobbies não espero que essa grana seja suficiente para comprar um JCM800 por exemplo, mas gosto de quando dá pra trocar as cordas e tomar umas cervejas no pós-show enquanto troco uma ideia com o pessoal, isso me deixa bastante realizado. Juntamente das mulheres que dão moral, que aqui em BH é um caso a parte hahaha...

Alex guitar man
Veterano
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?

Os dois, mas me conformei apenas com o prazer


Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?

Sim, olhe os endorsers

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.

Não, não consigo liberdade em outras coisas, mas queria muito

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

Vistos sim, mas não ligo pra isso, o timbre é meu, as coisas são minhas e eu toco bem (mal).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Expectativas e frustações com o meio guitarrístico