Mercado/Meio guitarrístico e a sua futilidade total.

Autor Mensagem
R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14


Rios e rios de dinheiro gastos com:

* Instrumentos
* Pedais
* Amplificadores
* Periféricos
* Ensaios
* Gravações
* Transporte
* Mídias sociais

Dentre outras coisas...

Sendo que 90% das pessoas(ou mais!) que mexem com isso nunca recuperam seu investimento, nunca tem o valor do seu "trabalho" reconhecido(financeiramente ou socialmente), seja se 'vangloriando' as custas dos outros através dos 'covers' ou lutando futilmente contra a maré querendo emplacar suas músicas autorais. As únicas pessoas que se beneficiam disso são as empresas prestadoras dos serviços e fabricantes dos produtos acima que faturam em cima de uma falsa ilusão que muitos alimentam deste mercado.

Luisfelp FR1
Membro
# ago/14
· votar


Bom, infelizmente é assim que as coisas são e não vejo mudanças a vista.
Sobre os gastos, acho que só faltou citar as pessoas que investem dinheiro na guitarra e seus derivados, por diversão e entretenimento próprio ou com alguns amigos, que juntam muito e gastam o que podem sem compromisso (me enquadro bem nesse grupo).

Ser músico e viver exclusivamente de música no Brasil hoje em dia, é algo muito complicado. :\

I am a Vicking
Membro
# ago/14
· votar


Exatamente isso, ainda não recuperei nem 60% do que já gastei, mas este é o preço por amar uma coisa que não é valorizada.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Luisfelp FR1
I am a Vicking

Nem como intretenimento gasto mais nada com música. Me arrependo amargamente dos anos e do dinheiro gasto com música. Muita tralha foi comprada. Inumeras guitarras, inumeros pedais, amps e etc. Para que?
Uma simples guitarra, uma interface e pronto, um violãozinho aqui e ali, fechou. Pior é hobbysta que preza por preciosismos, gastando rios de dinheiro por que falta aquele "cabelinho" no som dele que na verdade NÃO EXISTE!

Estou com meus instrumentos encostados faz meses, sem vontade alguma de voltar a tocar. Comecei a usar meu tempo e dinheiro para outras atividades, e lhes digo... foi a melhor coisa que já fiz em anos. Ficar preso nestas ilusões que são vendidas pelo mundo da música, é balela. Digo isso pq tenho colegas que estão devendo até as calças, mas sempre tem que gastar dinheiro e mais dinheiro nisso. Nunca mais!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Nunca tive ilusão alguma com o mundo da música.
Por isso, toco para me divertir e só ganho dinheiro indiretamente, como luthier.
Não há necessidade de gastar muito dinheiro para fazer música e ser feliz.
Agora, se o cara quer ser músico profissional..... É outra história, e, aqui no Brasil, vai encontrar dificuldade mesmo...
Abç

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Cara, tirando os profissionais (que são minoria mesmo), o resto é hobby...

E hobby (passatempo, se você preferir) é algo onde se gasta dinheiro sem ter um retorno financeiro mesmo!

Mas... tudo na vida se resume a dinheiro pra você?

E o retorno emocional? Não vale nada?

E o prazer de tocar uma boa guitarra, com bons pedais, num bom ampli, gravado num bom sistema de gravação - mesmo que seja só pra mostrar pros amigos ou fazer um vídeo no YouTube? Não vale nada?

Cara... se resumirmos a vida a uma contabilidade apenas monetária o resultado é uma bela depressão... já que o fim inevitável e comum a todos é a vala; e pra lá não levamos absolutamente nada.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


Sendo que 90% das pessoas(ou mais!) que mexem com isso nunca recuperam seu investimento

Que tipo de recuperação? Monetária? Mas quem disse que esta é a única recuperação? Ou a que realmente importa?

Você recuperou o dinheiro dos brinquedos que teve na infância? Dos doces que comeu, dos chicletes que chupou?

O bang não é esse. É um caso bem específico o sujeito gastar rios de dinheiro com música esperando o retorno financeiro. Esses são os caras que almejam o cenário profissional desde o início.

No meu entender, esses sujeitos que são a minoria. A maioria é composta por caras que investem o dinheiro necessário para serem agradados pela música que podem fazer com aquele equipamento. Agrado, prazer, diversão. Esse é o retorno esperado e que, acredito eu, quase sempre alcançado. Mesmo que apenas por algum tempo.

Van_Lorien
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Cara, me parece que essa situação da música e os teus arrependimentos em ter gasto dinheiro te deixam frustrado, pelo menos é o tom que passa nas tuas postagens, uma certa revolta. Acho que cada caso é um caso. Se a pessoa se sente feliz gastando rios de dinheiro com música, é uma escolha dela. Cada um gasta como acha mais prazeroso o seu dinheiro. Já pensou se todos tivessem que gastar da mesma forma?

Como citou o JJJ, quem toca por hobby não procura retorno financeiro. O meu gasto com guitarra na verdade é um investimento em entretenimento, assim como o meu gasto fazendo cerveja em casa. São coisas que eu gosto de fazer pra me divertir.

Já tive banda e não pretendo mais ter. Eu gosto é de tocar sozinho, despretensiosamente, gosto de ouvir aquele timbre que me satisfaz, mesmo não tocando bem nem nada. É pura diversão pra mim.

Claro que eu gostaria de ter retorno do que eu gastei, mas sei que isso não vai acontecer. Então, como eu trabalho pra ter dinheiro pra poder viver bem, nada melhor do que gastar com algo que faz feliz.

Abraços!

PanTa80s
Membro Novato
# ago/14
· votar


Concordo totalmente com você JJJ,não tem coisa melhor do que pegar seu instrumento que você ralou pra conseguir ter(mas que valeu a pena) e ir tocar em uma rodinha com os amigos,ou fazer um das coisas que você descreveu acima

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


O problema é que a grande maioria têm uma visão totalmente equivocada, distorcida e romanceada...

"Não há diferença alguma entre ser músico ou qualquer outra profissão, nem nada de especial".

Se o cara têm a visão correta, e é bom, ele corre atrás de trabalho, e trabalho farto que paga bem, em todo ramo, é sazonal e não se escolhe. E onde esta o trabalho que paga bem, hoje em dia? Tocar com sertanejos, funkeiros, axezeiros, pagodeiros e etc.

Ahhh! Mas eu não faço isso, "sou artista"! Então, aprenda logo cedo, que fazer sucesso com arte, é minoria, e "artista", desde que o mundo é mundo, passa fome.

Ahhhh! Mas eu quero me sustentar tocando metal!!....Então você têm 12 anos de idade! Viver de metal aqui, é o mesmo que querer viver de samba na Escócia! Nada a ver........

E para encerrar, este papo de "no Brasil" não tem reconhecimento, não tem espaço, não isso não aquilo........isso não é privilégio do Brasil. É claro que num país mais rico, existem mais oportunidades em todos os setores, proporcionalmente, mas viver de música em qualquer lugar do mundo, é tarefa para poucos.

E tem de ralar muito, correr atrás e um monte de outras coisas que a grande maioria RECLAMA mas não faz!

Em tempo.........tenho pelo menos 10 amigos que vivem de música e vivem bem, como qualquer profissional de outra área.

Johnpdv
Veterano
# ago/14
· votar


Eu só quero é ser feliz :)

Não é caro o que te faz bem... meu melhor "remédio" é a musica. A musica cura minha alma, alivia minhas dores, fortifica meus sonhos, minha auto estima, meu ego. Pra mim, vale a pena todo esforço e todo dinheiro gasto.

renatocaster
Moderador
# ago/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Eu acho que o que acontece com algumas pessoas é o seguinte: O lance de tocar guitarra até que começa como um hobby mesmo, só que em algum momento cresce uma expectativa de se tornar algo mais sério. Vc consegue se desenvolver no instrumento, começa a tocar legal, vem alguns elogios de pessoas próximas, aquela coisa toda...Aí começa a investir mais em equipamento, coisa e tal.

E então, em determinado momento, a pessoa realmente se convence de que aquilo que era apenas um hobby, pode virar algo profissional para dar um retorno financeiro. Aí não acontece, e vem a frustração...

Esse lance de se tornar músico profissional é para uma parcela bem pequena mesmo. De uns 30 amigos/conhecidos do meu círculo de amizade que tocam guitarra, eu só consigo apontar dois que seguiram a carreira de músico, que de fato vivem disso.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


eu prezo muito mais a opinião de amigos e família do que almejar uma manchete no caderno 2 ou na folha ilustrada.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Eu agradeço todas as vezes que olho para meu equipo que sempre fui radical, me recusando terminantemente a receber 1 centavo que seja com música. Já passaram vários contratos e uma boa grana ofertada, sempre me recusei ou doei antes de ver a cor do dinheiro.

Jamais vou ter essa frustração de falar que meu equipo não deu retorno. Não pretendo, não tenho interesse, não quero nem ouvir falar. Eu trabalho com outra coisa, que me satisfaz pessoalmente e financeiramente.

A música exige talento, dedicação e empenho para resultar em sucesso, como quase sempre em qualquer profissão. Se obtive algum sucesso na vida foi porque não dividi o empenho e a dedicação com a música. Essa foi uma das razões de eu ter dado um tempo com gravações e praticamente ter parado com bandas, apesar que provavelmente este ano vou acabar fazendo alguma coisa nesse sentido - exatamente pelo prazer que um projeto vai me dar, outro projeto que vou fazer é muito mais por pressão, mas encontro alguma satisfação sim. Apenas faço no meu tempo, sem remuneração, sem pressão e sem ouvir "vai logo que tô pagando".

A meu ver ser músico profissional de verdade exige talento e determinação extremos, além de uma dose de sorte para ser o cara certo no momento certo quando surge uma oportunidade. Infelizmente neste fórum vejo que a maioria não tem o talento e/ou a determinação necessárias para o sucesso como músico, porém esta maioria tem direito a ser feliz tocando e até recebendo algo de vez em quando. Se gasta em equipamentos caros ou não, não é problema meu, não sei nem quero saber o que significa aquele valor para aquela pessoa. Afinal tem gente que gasta uma boa grana em restaurantes, mulheres, viagens, carros ou sei lá o que, sem pensar em "retorno", sem frustração. Ainda bem que do outro lado existem donos de restaurantes, de agências de viagem, de concessionárias e até mesmo de puteiros (por que não dizer também, donos de importadoras e lojas de instrumentos?) que querem ganhar dinheiro com isso e satisfazer quem quiser pagar. Cada um na sua, não me vejo acima dos outros para criticar ou fazer algum juízo.

Luisfelp FR1
Membro
# ago/14
· votar


JJJ

Penso exatamente a mesma coisa que você, companheiro.
Achei que expôs bem esse ponto, +1

Eu toco guitarra por diversão, prazer, um hobby mesmo. Como disse eu não não saio gastando o que não posso nem em coisas que sei que não preciso, eu somente junto o dinheiro por um bom tempo e compro o que quero e assim vou sem compromisso e curtindo o que tenho.
Fazendo uma analogia, enquanto uns compram um jogo novo de Xbox, playstation 3 etc, eu compro um jogo de cordas novas, palhetas, acessórios etc; enquanto uns compram um console novo, dão um upgrade no pc, u até mesmo investem um acessório de som de carro, eu prefiro investir em guitarra, pedaleiras, amps e por ai vai.
Na minha visão isso tudo é bem equivalente. Ou seja nem penso no retorno financeiro.

Maycão
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho

Eu acho muito prazeroso poder mexer na minha única guitarrinha que tenho, cara. Fico só babando nos ups que as pessoas do fórum fazem e nos equipos muito fodões que os outros têm e acho bom ver as pessoas curtindo o que fazem porque gostam, e eu tô trabalhando e estudando pra ter condições de um dia ter os equipos que eu sempre sonhei, por pura satisfação do meu ego, por ser algo que eu gosto mesmo.

Você deve estar traumatizado com alguma experiência que te tirou esse prazer hehe.

Sgt_Peppers2
Veterano
# ago/14
· votar


Na minha opinião a futilidade se encontra em querer ser reconhecido... reconhecido pra que? Temos vários exemplos de músicos, artistas reconhecidos, mas que eram extremamente infelizes, vivendo quadros de depressão, muitos abusando e se perdendo no caminho das drogas, cometendo suicídio... É claro que existem os que são reconhecidos e que vivem bem, são felizes, mas não porque são valorizados pelos outros.

Essa busca pelo reconhecimento do outro, que os outros nos vejam, nos admirem, nos vejam como mitos, soa como um certo orgulho, egoísmo.

Hoje eu penso que música é para mim mesmo. Eu toco guitarra porque me faz bem, me deixa tranquilo, em um outro estado... Eu consigo esquecer dos problemas que me acontecem, consigo me equilibrar mais, estar em paz comigo mesmo! Se os outros acham bom, se sou valorizado por isso, e até tendo um certo retorno financeiro, que ótimo! Mas o mais importante é que seja bom pra mim e que me ajude a ser uma pessoa melhor.

Já comprei muitos pedais, tenhho 2 guitarras, um amplificador... nada muito espetacular. Só que hoje vejo que nem preciso de tanto, uma guitarra, uns 3 pedais e um amp honesto me satisfazem, por isso penso em me desfazer de boa parte do equipamento. Menos é mais!

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Dá para pensar...



MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


São tantas variáveis... Saber se vale à pena é quase igual a saber se é "bom" ou "ruim". O mesmo pro velho, "bom senso". Cada um tem o seu. É preciso relativizar e isso muitas vezes é uma tarefa tão complexa que fica difícil avaliar um simples apito! Há muita coisa envolvida, incluindo o lado emocional, como foi citado.

Aqui no FCC há crianças de 10 anos até os mais velhos (menos crianças, hehe)! A minha visão é que é preciso entender antes de executar. Vai comprar um equipo? Ok, mas é bom saber o motivo claramente e medir se essa aquisição irá afetar seu orçamento, pois MUITAS vezes basta pouco para ser feliz. "Ostentar" é algo da moda e pode ser o sucesso pro fracasso. Ficar devendo a bancos, pode ser um tormento que nem a música mais maneira trará felicidade, e aí o romance acaba quando SOMENTE quem rege são cifrões e não as belas cifras que, por sinal, não custam muito pra quem quer aprender.

Abs!

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


Hobby é hobby. Tem gente gasta uma fortuna para tunar uma Fiat 147 ou um Corcel I. E faz isso sem pretensão alguma de depois revender o carro pela mesma fortuna na qual investiu. É só pra ir nessas competições de tunning, é o prazer/lazer do cara.

O mesmo vale para quem tem a fotografia como hobby, e que gasta uma bela grana também com equipamentos (câmeras, lentes, acessórios, etc.). O mesmo vale para a pescaria, e assim por diante. Acho que o hobby mais baratinho que existe é soltar pipa, auheuhauheuha! o/

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mas... tudo na vida se resume a dinheiro pra você?

E o retorno emocional? Não vale nada?


Sinceramente? Não existe retorno emocional nenhum, apenas desgaste. Horas e horas gravando músicas, ensaiando, praticando sozinho no quarto. Para que? Que retorno emocional é ficar tocando covers num boteco e achar que está abalando como MUITOS fazem ou gravar um CDzinho bosta achando ser a ultima bolacha do pacote? É uma grana do caralho que não volta, e nem como valor emocional serve.

Retorno emocional? Gastar este tempo e dinheiro com coisas que realmente importam, focar na vida profissional e pessoal, aonde há tudo isso em abundância e não há essa mediocridade da música. O depoimento de alguém que largou a música e focou nestas áreas da vida, e está muito mais realizado como ser humano. E deixo aqui o depoimento, pois já perdi muita coisa boa na vida, por conta de gastar dinheiro e tempo nesta perda de tempo.

E sobre felicidade... vejo que a música trazia mais frustrações do que alegrias. Horas querendo praticar (sem objetivo algum, vejo hoje) arpejos e licks dificílimos, querendo achar aquele timbre que não existe. etc. E sobre Hobby, eu acho que até um hobby deve ser produtivo. Algo que toma seu tempo, mesmo que seja por diversão, deve ser produtivo de alguma forma.

Enfim, abçs a todos.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: R. Carvalho
· votar


Tem gente que deve MUITO por causa deste hobby. O que isso acrescenta na vida de uma pessoa?
Acho que vai na contra-mão da ideia de produtividade e sucesso pessoal para um ser humano.

Abçs

tito lemos
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho

Cara, se você se sente assim, creio que nunca tenhas amado verdadeiramente a música. Quem ama esta arte, ama-a de graça. Investe tempo, dinheiro e sentimento. E não se desgasta.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
eu acho que até um hobby deve ser produtivo. Algo que toma seu tempo, mesmo que seja por diversão, deve ser produtivo de alguma forma.

A sua concepçãp de "produtivo" me parece bem restrita e ainda aparenta traduzir um aspecto materialista em sua "visão-de-mundo".
Se a questão é essa, vc está com sérios problemas, e sugiro que largue definitivamente a música e vá estudar para conseguir um bom emprego....

Led Zé
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Sendo que 90% das pessoas(ou mais!) que mexem com isso nunca recuperam seu investimento, nunca tem o valor do seu "trabalho" reconhecido(financeiramente ou socialmente), seja se 'vangloriando' as custas dos outros através dos 'covers' ou lutando futilmente contra a maré querendo emplacar suas músicas autorais. As únicas pessoas que se beneficiam disso são as empresas prestadoras dos serviços e fabricantes dos produtos acima que faturam em cima de uma falsa ilusão que muitos alimentam deste mercado.

Mas só descobriu isso agora?

Tá igual a jogador de futebol que não emplacou. Achou que só jogando bem iria chegar lá. Esqueceu do empresário, do contato com olheiro, do parente que trabalha no clube. Com isso já é foda, sem isso...esquece. A boca do funil para essas carreiras quase não pinga. E os sonhos dos ingenuos se acumulam aos montes...Cara, mais pé no chão...Querer ser músico autoral reconhecido é tão sonho e loteria quanto o menino que sonha jogar futebol. Mas nada impede de bater as peladas da vida. Seja tocando com sua Gibson nas casas noturnas,ou com amigos, ou então usando aquela chuteira massa naquele campo que você paga pra jogar. Nos dois casos, o que movimenta é a paixão, o prazer e não o retorno financeiro. Se está nessa por carreira, retorno financeiro, está no ligar errado. Melhor pensar no plano B.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Se a questão é essa, vc está com sérios problemas, e sugiro que largue definitivamente a música e vá estudar para conseguir um bom emprego....
Mauricio Luiz Bertola
Eu sou um engenheiro e tenho um excelente emprego. Apenas vi que música é apenas um atraso de vida, não agrega. Toma o meu tempo de vida social, não tem nenhum retorno seja financeiro ou quanto a satisfação, e já me fez gasta muito tempo e dinheiro que poderiam ter sido muito melhor investidos. Em suma, uma grande perda de tempo.

Nos dois casos, o que movimenta é a paixão, o prazer e não o retorno financeiro. Se está nessa por carreira, retorno financeiro, está no ligar errado. Melhor pensar no plano B.
Led Zé
Aí que está, não há paixão. Acho que é algo muito sacal e sem graça. Tive um amigo que tomou esta mesma atitude que eu e isso me fez refletir bem a respeito. Mas 90% dos que estão aqui não vão concordar pq se enquadram nas descrições acima, isso é normal.

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


R. Carvalho
JJJ
Cara, tirando os profissionais (que são minoria mesmo), o resto é hobby...

E hobby (passatempo, se você preferir) é algo onde se gasta dinheiro sem ter um retorno financeiro mesmo!

Mas... tudo na vida se resume a dinheiro pra você?

E o retorno emocional? Não vale nada?

E o prazer de tocar uma boa guitarra, com bons pedais, num bom ampli, gravado num bom sistema de gravação - mesmo que seja só pra mostrar pros amigos ou fazer um vídeo no YouTube? Não vale nada?

Cara... se resumirmos a vida a uma contabilidade apenas monetária o resultado é uma bela depressão... já que o fim inevitável e comum a todos é a vala; e pra lá não levamos absolutamente nada.


x2


Futilidade é o que menos importa, quem é músico, decidiu ser por que gosta, tem prazer em tocar, em ouvir, e o dinheiro gasto tem o retorno em prazer, é raro alguém comprar algum equipamento pensando no retorno.

Decidir parar de gastar com algo que você gosta só porque não tem retorno, é deixar de viver, já pensou se ninguém mais comprasse vídeo games, não fosse mais ao cinema, não sair mais com amigos, não gastar nada com lazer?

Pra fazer algo desse tipo, ou o cara é muito pobre, ou é doente por dinheiro, não adianta ter uma fortuna no banco se tu não vai usar.

R. Carvalho
No seu caso, você não gosta de tocar, não sente prazer nisso, muda teu rumo, não há esse cara que goste de guitarra que não tenha vontade de ter um equipamento bom, basta aparecer a oportunidade de você tocar num equipamento superior ao seu pra bater o desejo de ter um equipamento melhor.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


basta aparecer a oportunidade de você tocar num equipamento superior ao seu pra bater o desejo de ter um equipamento melhor.

Ta, mas então me explica como quantificar esse melhor. Porque gastar rios de dinheiro por causa destas diferenças subjetivas? O que isso vai agregar na sua vida? No que isso vai te fazer um ser humano melhor ou te trazer mais felicidade? Me explique de forma coesa e lógica porque se deve fazer isso!

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


R. Carvalho
Muito simples, pegue uma guitarra com um amp vagabundo, e toque uma música, depois pegue uma guitarra boa, com um amp bom e toque a mesma música. Pronto, já sabe porque vale a pena gastar dinheiro com guitarra, isso no caso de quem gosta claro, no seu caso, tanto faz um pedaço de pau com arame amarrado ou uma gibson, nenhuma das duas opções te agrada.

Pra ser ainda mais claro pra vc entender, afinal vc não gosta de guitarra, faça o seguinte:

Transe com a mulher mais feia que vc encontrar, depois com a mais linda, pronto, já deve tá bem claro, independente da mulher, não vai te agregar nada, mas vc teve mais prazer com a mais bonita, por isso quer ela.

Só espero que essa sua revolta não seja apenas decepção por não conseguir evoluir musicalmente, e acabou ficando com desgosto, o que acho provável.

tito lemos
Veterano
# ago/14
· votar


Acho que essa discussão será interminável se não for interrompida. São os pontos de vista de vários apaixonados por música contra o ponto de vista de alguém que perdeu o encanto por ela. Os apaixonados defenderão com unhas e dentes a fonte de seu prazer, o desencantado está convencido de que é perda de tempo. Ponto final.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mercado/Meio guitarrístico e a sua futilidade total.