Expectativas e frustações com o meio guitarrístico

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Solamente por el placer...
Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Sucesso... Não. Pra mim isso não existe. Sucesso só existe na medida em que tenho satisfação, prazer e paz-de-espírito...
Mesmo para os músicos profissionais que conheço (e são muitos!), sucesso é pagas as contas do fim do mês, como qualquer trabalhador deste país...
Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Para um homem com a minha idade, minhas responsabilidades profissionais e familiares, ou vc escolhe uma coisa (no caso a música), ou não escolhe nada. Não há tempo disponível....
Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Não, até porque não sou de "meio" nenhum...
Porém, ter equipos com um mínimo de qualidade é fundamental, para quem, por exemplo tem uma banda, se apresenta (mesmo de modo "amador"). Há que se ter uma postura "profissional", mesmo sendo amador.
Quanto ao finado tópico do Sr. R. Carvalho (ou janick), é apenas uma "trollagem" de quem não tem o que fazer ou que viu determinados sonhos adolescentes serem reduzidos à pó.
Para ele (e outros como ele), eu recomendo a música "O Mundo é um Moinho", do grande Cartola.


O Mundo é Um Moinho
Cartola

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés


entamoeba
Membro Novato
# ago/14
· votar


A ideia é continuar o debate que tava rolando.

d.u.n.h.a.
Você se refere ao tópico Meio guitarrístico e a sua futilidade total?

Essa obsessão pela utilidade é o que mata. É prova de que as pessoas não têm o hábito de pensar sobre o que dizem. Não há nada útil que não sirva a algo "fútil", em última instância. Daqui a pouco esses (palavrão) vão questionar qual a utilidade da vida!

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


entamoeba
Sim.

O cara daquele tópico queria utilidade e retorno financeiro no hobby dele. Pessoalmente eu preferia me matar se pensasse como ele.

Mas isso sou eu, que acho o utilitarismo uma das piores pragas existentes na humanidade.

Rednef2
Veterano
# ago/14
· votar


Concordo em partes com R.Carvalho.
Também acho uma grande bobagem o pessoal gastar 20 mil pila num amp pra ficar tocando dentro do quarto.

Mas também não devemos extremizar a coisa toda.
Já tive o sonho de ser musico profissional, mas hoje tocar em algum lugar - tipo pelada de fim de semana - já ta de bom tamanho.

clebergf
Veterano
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.
Eu também não sei, nem quero, definir sucesso. Tem o nível ogner de sucesso, conhecido por quase todos do fórum, tem o nível DeRos, conhecido pela galera da internet e do mundo "real", tem o nível Rob Chappers, com centenas de milhares de pessoas que conhecem pela internet, tem o nível Jimmy Page... Muito dificl definir o que é sucesso.

Pois é, difícil defini-lo...

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Alex guitar man

olhe os endorsers

Cara, isso pode ser considerado sucesso, não vou discordar. É muita ralação, muito destaque até que se consiga um contrato desses. Mas eu acho que isso é só parte do reconhecimento. Como disse o Bertola, sucesso é pagar as contas no fim do mês.

Pois bem... Pergunte aos amigos do fórum que tem algo assim se isso paga as contas. Já te respondo, não! Em linhas gerais, várias empresas aqui no Brasil trabalham com 3 tipos de endorses: (pelo menos de uma marca conhecida que sei bem como funciona, mas me falaram que não é diferente nas outras)
1) O músico paga pela guitarra, pode ser chamado para algum workshop ou apresentação. Sem grana envolvida.
2) O músico recebe uma guitarra em consignação, enquanto durar o contrato, eventualmente ganha a guitarra. Vai precisar se apresentar em workshops e apresentações, eventualmente até em revistas. Sem grana envolvida.
3) Finalmente uma minoria absoluta que recebe a guitarra, cuidados e recebe grana. Vai fazer apresentações, feira da música, eventos grandes, revistas. Geralmente a grana vem de um modelo exclusivo, signature, que leva o nome do cara. Pinga uma graninha na conta a cada instrumento vendido, só que não pense que é muito, que dá para o sujeito passar o mês tomando cerveja na praia que as contas estarão pagas.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

dá pra ignorar tudo que foi dito lá pois não sabia que se tratava desse infame indivíduo.

Eu dei a dica lá. kkkkkkkk

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

Que tenso, o cara fechou o tópico lá, acho que o problema dele é que mesmo gastando muito com equipes não se tornou um bom músico, fracasso total, fazer o que, normal isso acontecer quando se gasta mais do que se esforça pra aprender, mas em fim.

Eu atualmente estou feliz musicalmente, tenho evoluído bastante, e sinto essa evolução a cada dia, quero fazer faculdade de música, já desisti de fazer algum curso por dinheiro por que nenhuma outra profissão me dar prazer, acho tudo muito chato, quero viver pelo menos dando aula de música...

Sucesso, bom, eu não penso no sucesso como uma recompensa, fama, dinheiro, isso tudo fica em segundo lugar, até pq se quisesse dinheiro seria advogado, penso no sucesso como uma oportunidade de me divertir e expandir ainda mais meus conhecimentos, um sonho pra mim seria participar de uma orquestra, ou fazer shows grandes em uma banda de metal, eu poderia continuar "desconhecido", mas só em fazer isso eu já estaria feliz, nem que fosse de graça.

Não sei como uma pessoa é capaz de falar o que o rapaz "engenheiro" falou da música, o cara dizer que música é um fracasso e um atraso de vida, chega a ser um absurdo.

Queria ver ele dizer isso se presenciasse o que acontece nesse vídeo:




Hambo
Veterano
# ago/14
· votar


Ahh uma coisa que costumo fazer quando vou em casas de show por aqui:
Enquanto o cara tá montando o equipamento eu chego perto, dou uma olhada, troco uma ideia e sempre acho alguma peça pra elogiar ou perguntar sobre, ainda que conheça ou não tenha interesse de compra, apenas pra dar uma moral pro cara. Músicos (guitarristas principalmente) são pavões, gostam de chamar a atenção, só que no fundo 95% do investimento feito em equipamento vai servir pra você notar aquele agudinho na penúltima nota do delay, visto que muitas vezes nem o seu baterista, que te escuta com freqüência nota a diferença que o seu novo pedal de butique feito por virgens dos alpes suíços faz no seu som, quem dirá o publico leigo. Passei por essa situação uma vez e acabei subindo no palco bem mais confiante, fora a sensação de que o seu investimento de valor X fez a diferença pra alguém além de você mesmo.

Soultunes
Membro
# ago/14
· votar


Dá para falar tanta coisa a respeito deste assunto, mas este foi um dos motivos que me afastou bastante da internet nos últimos tempos.

Muita gente se achando dona da verdade, e pior do que isso, muitos perdendo precioso tempo em discussões que não levam a nada.

Postei aqui pois vi a ultima frase do Janick no tópico fechado e é obvio que generalizar como ele fez é uma insandice e um desrespeito com pessoas que decidiram levar a musica como profissão, por exemplo, o Starling que também posta aqui.

Ele escreve como se a decisão por ser um musico profissional tivesse sido a pior cagada na vida de qualquer pessoa, isto soa bastante desrespeitoso.

Mesma coisa alguém ter se formado em Engenharia e não estar conseguindo atuar na área vir aqui e descer o pau na profissão, alias, o que tem de engenheiro trabalhando de financeiro e comprador por ai não esta escrito no gibi. Se acho isto ruim ? Não, se o cara é bom no que faz e consegue pagar as contas no final do mês, bora lá disputar mercado com tantos outros.

O que vejo muito na questão da musica, é que existe uma hiper valorização do ego.

Verdade seja dita, muitos, mas muitos mesmos dos que se intitulam hobystas e dizem que não optaram pela musica apenas para seguirem com outra profissão, são na verdade pessoas sem o talento, aptidão ou como queiram chamar, necessários para empunhar um instrumento e fazer um belo trabalho.

Posso não gostar de determinado guitarrista, mas se vejo o cara com som autoral, banda própria, banda cover dando as caras por ai, vídeos bons no youtube, ou qualquer coisa relacionada que mostre um bom conteúdo, dou respeito pois o cidadão bota a cara a tapa.

Lembro de sons do Janick e não gostaria de fazer esta avaliação, mas para corroborar com meu pensamento, ele é um guitarrista mediano.

Para não soar grosseiro demais, tenho a mesma opinião a meu respeito. Toco guitarra há uns 22 anos, mas não tenho som autoral gravado, nem invisto meu tempo em compor nada, ou seja, produção zero, técnica mediana, conhecimento musical mediano.

O que rola nesse mundo internetico, principalmente em comunidades do tipo fóruns, é que começa a rolar uma empatia entre determinados membros e por uma questão de acompanhar a trajetória do cara, saber que ele não trabalha com musica e que se mata para ter um tempo para estudar, qualquer coisa postada muitos elogiam como se aquilo fosse ouro, quando na verdade não é.

Postei tanto som alguns anos atrás e via comentários exageraderrimos de pessoas com quem trocava mais mensagens, coisas do tipo: nossa, que monstro.... mano, você é profissa, e bla bla bla, vocês conhecem bem a linha de elogios.

Nunca pensei que fosse isso tudo, tenho um senso auto critico ABSURDO.

Por outro lado, sempre fiquei desconfortável em comentar som de outros, poderia certamente tecer algum comentário ou sugestão para melhorar em um ponto ou outro, mas o lado coletivo falava mais alto e eu sempre tirava um pouco o pé da critica.

Olhando hoje, acho errado, se puder criticar o som de alguém com alguma dica de algo que entendo que não ficou bacana, é muito mais proveitoso para a pessoa, mas como tenho usado pouco internet acabo deixando estas coisas para lá.

Me sobra comentar apenas em coisas que eu de fato acho bastante legais, tem sons que vejo aqui que preciso logar para dar um elogio a pessoa, que ler pode ter certeza que achei bom mesmo heheh.

Em relação a gastar dinheiro com gear, a impressão que tive é de que fez muita falta para ele, Janick, se entendi errado me desculpe.

Já gastei muito dinheiro também, xinguei para caceta na hora que percebi que perdi dinheiro, mas felizmente não me fez falta e ao menos, por um tempo, tive o prazer de ter algo que quisesse muito.

Conheco pessoas que tem mais de 300 gibsons guardadas em casa, outras com mais de centenas de milhares investidos em amps e etc... o que penso disto ? Que eles sabem gastar a grana deles e gastam com estilo kkkkkk Quem me dera ter uns trocos sobrando e espaço em casa, não teria me desfeito de muita coisa e certamente iria aumentando a coleção aos poucos.

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


krixzy
Eu também estou de bem com a música. Uns dois comentários que eu recebi de caras que eu curto muito do metal moderno já fizeram valer todos os anos de estudo e gastos hahahaha

Hambo
Se eu te disser que quando vou ver alguma banda o último cara que eu vou querer falar é o guitarrista você entende o porque hahahaha. Sei que é preconceito, mas guitarrista é mala demais hahahaha. Parecem eternos adolescentes, querendo comparar quem tem o maior pinto.

Soultunes
Pois é mano... Felizmente eu sou completamente alienado no que diz respeito às midias sociais e guitarra no Brasil, com exceção do FCC, que acompanho sempre mas só comento o trampo dos outros quando sinto que posso agregar algo.
Além daqui participo do sevenstrings.org, que não tenho pudores em postar meus sons lá porque não tem essa de só elogios, o pessoal de lá mete o pau mesmo hahaha. Também acompanho o modern blues harmonica, mas quase não posto, porque lá tem gente que tocou com Johnny Winter e BB King, só observo mesmo.

PS: tudo isso me fez lembrar de quando o cara do ToneKing apareceu na internet, quem lembra? O maluco já tinha as dezenas de amps e centenas de guitas que ainda tem, mas literalmente não sabia afinar a guitarra hahahaha. Aquilo era bisonho. Hoje em dia o cara tá entrevistando músico, sei lá quantas milhões de views no canal, mas antigamente era surreal.

INNARELLI
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

#NOOLHODOTORNADO TEM QUANTAS LETRAS O? SE VC ADIVINHOU É PQ É BOM GUITARRISTA.

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


INNARELLI

Cara, você ta sempre chapado?

Dr.Blues
Membro
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
Somente pelo prazer. A música para mim é diversão, uma fuga de todo o stress que a vida acarreta. Logo, se transformasse a música numa busca por reconhecimento, isso também me traria stress e perderia o objetivo principal que é apenas diversão.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Depende do que é sucesso. Se for ser conhecido, talvez. Ganhar dinheiro acho difícil.

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Perfeitamente possível, desde que vc não seja xiita ortodoxo obsessivo-compulsivo por guitarra.

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

Sim, assim como em tudo na vida. Não digo que é correto, mas é oque acontece. Sai na noitada montado num jegue e teu amigo numa Ferrari, e observe quem terá mais sucesso. O poder da " primeira impressão" ainda é uma força da natureza. Agora, se isso importa para você ...

Um abraço

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


Dr.Blues
Sai na noitada montado num jegue e teu amigo numa Ferrari, e observe quem terá mais sucesso.

Olha lá em, é capaz do jegue fazer mais sucesso kk.... imagina a cena engraçada o cara chegar num jegue zuando huehuehuehe....

O da ferrari pode se passar por um cara metido.

Dr.Blues
Membro
# ago/14
· votar


krixzy
Se sair na noitada montado num jegue junto com um amigo na Ferrari, e ainda se der bem, pode casar que é amor verdadeiro!

Rednef2
Veterano
# ago/14
· votar


Essa discussão pra mim só mostra uma coisa:
Aquela velha história de dizer que musicos consagrados são bostas (cartoludos, rebeldes sem causa, colegiais, punks, etc..) é balela.
Se conseguiram reconhecimento é porque tinham talento.

ALF is back
Veterano
# ago/14 · Editado por: ALF is back
· votar


existem engenheiros bem sucedidos que são musicos mal sucedidos, existem musicos bem sucedidos que são engenheiros mal sucedidos.
aí tem uma minoria que pode ser bem sucedido nas 2 coisas.
só fico imaginando: na minha área, por exemplo, se um cara bem sucedido em uma profissão X lança um CD bombástico de GUITARRA e fica famoso, acredito que automaticamente ele passa a ser mal sucedido na profissão "anterior" (anterior porque não é possível levar as 2 coisas ao mesmo tempo)
quanto a ganhar retorno, um dos meus hobbies é vinho. Eu vou numa confraria encher a cara e espero ter retorno por isso? vou lá, degusto um moet e saio de bolso cheio! uhul!
edit:
na boa, pra mim lazer não pode dar retorno financeiro. Se der, é preciso muito discernimento para não confundir as coisas!

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


ALF is back

na minha área, por exemplo, se um cara bem sucedido em uma profissão X lança um CD bombástico de GUITARRA e fica famoso, acredito que automaticamente ele passa a ser mal sucedido na profissão "anterior" (anterior porque não é possível levar as 2 coisas ao mesmo tempo)

Perfeito!

na boa, pra mim lazer não pode dar retorno financeiro. Se der, é preciso muito discernimento para não confundir as coisas!

Se der retorno financeiro minimamente digno, está a um passinho de deixar de ser lazer.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?

Esperar? Não. Reconhecer que o reconhecimento seria ótimo? Sim. Independente disso, o real prazer é fazer música? Sim também.

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?

Completamente. Seria uma versão moderna do que Varg Vikernes fez no início da década de 90. Você pode não gostar e até não conhecer o Burzum, mas basta dar uma pesquisada e ver que foi um dos expoentes do Black Metal e nunca subiu ao palco. Nunca.

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.

Trabalho/faculdade mal me deixa tempo pro meu hobby principal (música), que dirá para outros...

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

Com certeza. Não que seja uma coisa certa, mas é uma coisa natural e é bom aprender a lidar com isso.

EduJazz
Veterano
# ago/14 · Editado por: EduJazz
· votar


Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?

Só por prazer... acredito que vaidosos todos nós somos, até porque gostamos quando vemos comentários positivos em nossas gravações, jams, vídeos, etc... mas daí a guiar minha atividade musical pra esse caminho, de buscar reconhecimento e não prazer, tem um distância abissal!

Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?


Só se for um sucesso muito limitado, e, frise-se, não financeiro. A carreira musical ainda é feita na rua, seja em butecos ou grandes casas de show!

Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.


Sem a menor sombra de dúvidas! Sempre digo que guitarra é a minha cachaça, mas sempre tem espaço pro vinho, pra cerveja, pro whisky... if you catch my drift!

Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?

De certa forma... como eu disse acima, músico geralmente é meio pavão (me incluo). Mas a pergunta tem que ser: você realmente se importa com isso? Particularmente não!!

Sobre retorno financeiro, eu, atualmente, até tenho. Muuuito pouco, quase não paga a cerveja envolvida, e, quando sobra, vai pra cordas, cabos, etc. E, sinceramente? Ainda bem que é assim, até porque, se eu recebesse mais, seria mais cobrado por quem me paga, e, consequentemente, teria que estudar mais, me dedicar mais, questões para as quais eu, infelizmente, não tenho tempo, até porque meu trabalho é em outra área, na qual sou plenamente realizado!

Funeral Doom
Membro Novato
# ago/14
· votar


1) Vocês esperam algum dia ter reconhecimento ou tocam só pelo prazer?
prazer

2) Acham possível fazer sucesso sem sair do quarto? Só pela internet?
Sim

3) Conseguem conciliar o hobby da música com outros? Viajar, fotografia, pintura, desenho, poesia, etc.
Sim

4) Acham que ter equipamentos de alto nível vão influenciar na forma como são vistos no meio?
Sim

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Tinha certeza de que alguém ia querer continuar o papo... uhauhauhauha

* marcando *

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


O R.Carvalho voltou parecendo ser um cara mudado, diferente de quando usava o nick antigo. Mas aquele tópico colocou isso por terra. Uma vez X, sempre X.

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


Engraçado que a questão de fazer sucesso só pela internet parece se dividir em dois mundos, metal x não-metal.
O mano headstock invertido já falou do Varg, que inclusive sou fã do cara, apesar da ideologia hipócrita e confusa, hoje em dia tem toda a cena djent, que é praticamente virtual... vide o barulho que o primeiro album do AAL causou. O pessoal do death metal tem uma parada bem interessante pela internet, principalmente o pessoal da Colombia, Indonesia...

Já o cara que toca jazz, blues, choro... jamais vai conquistar publico usando apenas a internet

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

Exato. É bem segmentado mesmo.

entamoeba
Membro Novato
# ago/14
· votar


Sobre tocar por prazer x reconhecimento:

Você toca apenas por prazer se toca sozinho e ninguém te vê tocando (nossa, ficou esquisito isso!). Se você mostra para alguém, seja para a namorada, esposa, filho, cachorro, amante, pai, mãe, 500 mil pessoas, você espera reconhecimento!

E sobre música ser um hobby:

Até acho que alguns possam tratar música como um hobby, contudo, entendo que hobby seja algo que você faz para não ficar parado; secundário; insignificante. Se aplicaria a palavras-cruzadas, sudoku, paciência, modelismo etc.

Música, para mim, faz parte do grupo de coisas que dão sentido à vida. Seja como ouvinte ou como criador.

ederfreire
Veterano
# ago/14
· votar


As pessoas sempre tem opiniões baseadas em suas próprias experiências, entendo o que o cara lá falou no tópico (não acompanhei tudo, mas li algumas coisas que o autor do tópico escreveu).

Baseado naquilo que eu vivo, digo o seguinte:
Tenho apenas 19 anos de idade, estudo música há 8 anos, moro numa cidade muito pequena. Hoje em dia toco na minha igreja, algumas vezes em outros eventos em outros locais, etc. Nada de grande porte. Mas digo, sem sombra de dúvida alguma, que eu investiria uma grana legal com os equipamentos que eu tenho vontade de ter. Já quis viver por aí rodando com algum artista gospel, etc. mas hoje em dia tenho outra mentalidade, e entendo que o meu sucesso depende de eu ser realizado com aquilo que eu faço. O meu sucesso é atingir aquilo que eu quero. Domingo, depois de tocar em um culto na minha igreja, cheguei em casa com um sentimento imenso de realização, mesmo não tocando com equipo top nem nada do tipo, mas imensamente feliz por poder fazer aquilo que eu gosto.

O sucesso é algo individual, quando atinge-se o objetivo, seja ele qual for, obtém-se o sucesso.

Sobre a internet, vejo suas vantagens sim. Sem sombra de dúvida alguma o artista pode se projetar ao mundo inteiro, mas junto com isso vem um grande problema, quanto mais o cara aparece (seja onde for para um grande público) as marcas mais o desejam. Ou seja, o cara muitas vezes usa uma pentatônica e um milhão de notas mascadas e aparece pra um milhão de pessoas em seu canal no youtube, e as marcas vão atrás não pelo que ele toca mas pelo que ele se projeta, logo, quanto mais marketing e mais pessoas que curtem o trampo do cara mais a marca vende e todo mundo sai ganhando.

Acho que por ser mais novo, penso muito diferente da maioria da galera aqui do forum rsrs sei lá!

Passei por uma situação intrigante a um tempo atrás. Encontrei-me com um amigo meu que gravamos um CD e estamos na produção de outro. Perguntei como ele estava, e ele disse que estava tocando com fulano e ciclano, dando muitas aulas, enfim, vivendo totalmente da música. E ele me dizia que eu tenho que ter um facebook, um instagram, um whatsapp, etc. Eu disse, se eu tiver tudo isso eu não vou tocar, só mexer nisso, pois parei de mexer no facebook pra poder me concentrar na guitarra. E ele disse: "Quem não é visto não é lembrado!"... Pensei muito sobre isso, e cheguei mais uma vez ao que disse ali emcima, o cara só precisa aparecer, não precisa mais tocar bem. O que há muitos anos atrás era totalmente o oposto, parece que as pessoas eram mais sensatas quanto a isso. Compare os endorses antigos da Tagima, Edu Ardanuy e Juninho Afram com alguns atuais da Santo Angelo... e chegue a suas conclusões. Claramente tudo precisa ser equilibrado.

renatocaster
Moderador
# ago/14 · Editado por: renatocaster
· votar


ogner

makumbator
Que foi o Le Blues tb, confere?


Não, não são a mesma pessoa.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


d.u.n.h.a.

Não sei... Claro que o público de jazz, metal e sertanejo é segmentado, é diferente e por consequência atingi-lo pode precisar de estratégias diferentes.

Mas ainda acho impossível sucesso apenas pelo Youtube. Mesmo porque só pelo youtube ninguém nem troca as cordas da guitarra...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Expectativas e frustações com o meio guitarrístico