O desconforto de uma Gibson Les Paul adeus (um desabafo)

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


ogner
Caraia, pode falar, abre seu coração!! Deve ter sido um dos dias mais tristes da sua vida, não!?!!

Eu não falaria em tristeza, eu falaria em raiva mesmo, eu literalmente peguei a bicha pelo resto do braço e dei uma de Pete Twonsend e bati com ela algumas no chão, a pintura da parte da inferior da lateral craquelou toda... kkkkkkkk

Agora a prova que Strato é resistênte é que fora o craquelado na pintura e um leve amassado das batidas e obvio o headstock pendurado, a guitarra não teve mais nada. O Luthier ajeitou isso e vendi a guitarra. Era uma Fender Strato Japonesa similar a uma Standard. Anos mais tarde encaficado com quanto uma guitarra poderia resistir à porrada, peguei uma Gianinni Strato dos anos 60 daquelas que a única coisa que ainda restava era a madeira e bati até quebrar pra ver o que acontecia. Aí vem outra coisa característica das stratos, o corpo sempre quebra na linha média, onde é colada as duas metades do corpo (já que a Gianinni, com as Statos originais, eram com corpo 2 piece e não o 5-9 piece que fazem hoje).

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/14
· votar


Vish... Em uma semana o que era um desabafo sobre desconforto com a guitarra se tornou uma das maiores discussões (provavelmente a maior) strato vs. LP dos últimos tempos.

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Embora alguns queiram (intencionalmente ou não) levar para esse lado, eu não sei se é esse o rumo que as coisas tomaram não, até porque tirando uma pequena maioria que gosta só de um ou só de outro, a grande maioria gosta das duas. Eu mesmo por incapacidade de escolher entre uma e outra preferi ter as duas... kkkkkk

Mesmo assim é meio natural partir pra isso em algum momento, porque saiu do mundo das semi-acústicas e semi-sólidas, Strato, Les Paul e Tele são praticamente os únicos formatos universais.

alfacorrea
Veterano
# jul/14
· votar


Observem que, em nenhum momento, eu disse qual era melhor que outra. Eu nunca comparei "timbre preferido", eu nunca falei que uma Fender Strato era melhor que uma Gibson Les Paul. Estou ponderando e argumentando em apenas 2 aspectos: peso e fragilidade do headstock. E também não estou dizendo que o headstock das Lespa são tão frágeis que um vento forte pode quebrar. Leiam as argumentações direito e com calma. Uma coisa é falar: X é frágil e quebra por qualquer coisa. Outra coisa é: X é mais frágil que Y.

Com relação a timbres, o som crunch de uma boa Lespa em um bom cabeçote com caixa 4x12 é inigualável!!! Viva as Lespa!!!

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


alfacorrea
Uma coisa é falar: X é frágil e quebra por qualquer coisa. Outra coisa é: X é mais frágil que Y.

Nem esquenta, cara. Quando alguém quer porque quer manter o seu status de sabichão, vale tudo, até atropelar a lógica. "A é A porque eu disse que é". Acostume-se.

Com relação a timbres, o som crunch de uma boa Lespa em um bom cabeçote com caixa 4x12 é inigualável!!! Viva as Lespa!!!

Até o fim dos tempos!

alfacorrea
Veterano
# jul/14
· votar


Chopp hoje, 18:30 no Crystal ou no Ao Vivo. Rua da Assembleia 11 em frente a Assembleia Legislativa do RJ.

Vamos discutir essa parada de Lespa e Strato lá. Vai ser bem mais legal...

kkkkkkkkkk

Delson
Veterano
# jul/14
· votar


Resumo do tópico:

Relato de descontentamento com uma Les Paul
Preferência de captadores, posição, quantidade
Semi acústicas
Resistência do headstock de uma Les Paul comparado a uma Stratocaster.

Se eu esqueci de algum ponto, por favor complementem.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

Nossa juro que pensei que essa curva era a resistência, olhe a cana de açucar, pra quebrar é preciso meter o canivete pra "quebrar" a curva pra depois quebrar a cana na mão:

http://www.portalitambe.com.br/sgge/admin/upload/345_cana_acucar.jpg

Alex guitar man
Veterano
# jul/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


RESOLVIDO?

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

Cara, isso não é exatamente a posição de tocar violão clássico, e não é exatamente sentar e botar a guitarra que já está na posição, tem uns fine tunnings aí pra ela ficar na posição certa.


Não tem, é só sentar botar ela entre as pernas apoiar a ponta de baixo na perna e pronto, fica paradinha, perfeita, a minha guitarra é em V, se quiser mostro até vídeo de como é fácil.

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


alfacorrea

Acho que ninguém falou que você tentou levar a discussão era Strato é melhor que Les Paul, eu me referia à alguns outros posts que surgiram ao longo do tópico.

Na minha resposta a você eu tentei mostrar algumas coisas:
1-) Independente do tipo de guitarra o headstock é a parte mais frágil
2-) Quebra facilitada de headstocks angulados não é exclusividade da Gibson e sim do design
3-) Existem fragilidades em vários dos designs de braço das Fender, inclusive no headstock.
4-) O tipo de verniz utilizados é o que permite uma guitarra com verniz nitrocelulose ter 50 anos, ter sido bastante abusada e surrada e não ficar com o visual detonado que as Fender com vernis PI e PU ficam.
5-) Embora a informação sobre quebra do headstock seja veridica, não dá pra confiar no que o Ed Roman fala porque a ficha criminal dele e o fato de que várias vezes ele quase foi à cadeia por falcatruas contra a Gibson como falsificação, difamação e afins, invalidam muito do GIbson Bashing dele.

Fora isso não tinha nada a falar dos seus posts se não concordar que o headstock é o ponto mais frágil de uma Gibson, embora nas minhas nunca tenha dado problema.

Alex guitar man

Cara, não posso dizer com 100% de certeza, mas furar a cana para quebrar não é por causa de curva nenhuma, é por causa da estrutura dela que é composta por fibras, se você já tentou quebrar cana no braço, você sabe que ela dobra, dobra, até racha todinha, mas não quebra, isso é por conta da estrutura fibrosa dela, tente fazer isso com uma corda e você terá o mesmo efeito. você não quebra uma corda puxando ou batendo na perna seria necessário uma força muito grande, é só ver que tem gente que consegue rebocar carro com cordas pouca coisa mais grossa do que corda de varal. Agora pegue a mesma corda e corte algumas dessas fibras e a corda quebra muito rapidamente.

Em uma escala menor isso também se aplica à headstocks, uma das formas relativamente comuns de reforçar os headstocks angulados é usar um pedaço de madeira que corra perpendicularmente em relação ao braço, só que dizem que piora o timbre se comparada ao braço/headstock em peça única, se piora mesmo, eu não sei.

krixzy
Não tem, é só sentar botar ela entre as pernas apoiar a ponta de baixo na perna e pronto, fica paradinha, perfeita, a minha guitarra é em V, se quiser mostro até vídeo de como é fácil.

Cara, você parece não levar em consideração duas coisas, um eu tive aulas de violão clássico, dois eu já tive duas Jackson Randy Rhoads, uma RR3 e uma RR1, a RR1 em específico eu tive por quase 10 anos, você acha que em 10 anos eu fui incapaz de perceber qual a posição boa de tocar com ela sentado e comparar com a posição usada pra tocar violão clássico?

ogner
Veterano
# jul/14 · Editado por: ogner
· votar


nichendrix
Hahaha, saquei, nunca Pete Twonsendiei, mas um dia dou umas porradas tb!!

alfacorrea
Chopp hoje, 18:30 no Crystal ou no Ao Vivo. Rua da Assembleia 11 em frente a Assembleia Legislativa do RJ.

Vamos discutir essa parada de Lespa e Strato lá. Vai ser bem mais legal...

kkkkkkkkkk


Aff, acabei de voltar do centro. La ta pior que Copacabana, tem Argentino bagunçando pra todo lado!!!

EDIT: Esses boludos nao voltarão nunca pra Argentina quebrada..Aqui dormem na praia e comem lá no bandejão. Estão achando tudo ótimo!! ahuehuaheuhauhe!!

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

Em resumo:

1) O headstock das guitarras do tipo Les Paul, notadamente pela inclinação do headstock e pela abertura da chave do tensor (que escava muita medeira na região), torna a junção braço/head razoavelmente frágil, cabendo ao proprietário ter bastante cuidado para não deixar sua guitarra cair de forma a bater com o headstock no chão.

Alguma guitarra é feita para bater o headstock no chão?

2) A guitarra tipo Strato, notadamente por ter braço e headstock de maple em peça única (pelo menos as minhas guitarras são assim), apresenta-se mais resistente à quedas deste tipo.

Não é verdade. Pode até resistir um pouco mais, mas nem é tão acentuado. Nenhuma guitarra é feita para aguentar isso.

não vi nenhum video de guitarristas famosos usando Les Pauls "véias de guerra", "surradas" e visivelmente "cansadas". Pode ser que o acabamento das Les Paul seja tão bom que mesmo com 50 anos a guitarra continue como nova, mas eu não acredito.

Pode acreditar. Isso é fato inegável, sofrem algum deterioração do acabamento sim, mas nada como as Fender.

Neguinho faz um furdúncio aqui, cheio de teses inválidas... Dá um rebuliço...

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Acho que você me confundiu com o alfacorrea.... kkkkkk

Alguma guitarra é feita para bater o headstock no chão?

É como tentar usar um carro para voar... kkkkkkkk

Não é verdade. Pode até resistir um pouco mais, mas nem é tão acentuado. Nenhuma guitarra é feita para aguentar isso.

Foi exatamente o que falei, ali é o ponto frágil de qualquer braço, de alguns mais que outros.

Pode acreditar. Isso é fato inegável, sofrem algum deterioração do acabamento sim, mas nada como as Fender.

No post quilométrico anterior expliquei um pouco de porque isso acontece em função da forma como o tipo de verniz usados em cada uma delas se liga ao corpo.

Invalid User
Veterano
# jul/14
· votar


Por acidente deixei minha Gibson cair no chão, bateu o headstock e tirou uma casquinha de tinta só. Pra quebrar o headstock tem que dar A paulada na guitarra. Isso de quebrar fácil não cola, não é tão fácil assim quebrar, a não ser que esteja fazendo malabarismo com a guitarra. Enfim, algo irrelevante na hora de escolher uma guitarra para comprar, na minha opinião.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

sim, por isso falei que era um resumo. kkkkkk

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
Entendi errado então.

No fim pra mim quem quer Les Paul com timbrão, levinha e confortável tem que comprar é uma Cassias, até hoje aquele som está na minha cabeça.

Luisfelp FR1
Membro
# jul/14
· votar


Só pra deixar aqui minha experiência derrubando a guitarra pelo headstock.
Uma vez estava tocando com minha Condor RX-20s e acidentalmente derrubei, na verdade não tenho certeza se somente derrubei ou se quando estava agachando e ela veio ao solo foi bem rápido, enfim o headstock deu uma paulada no chão. A única coisa que aconteceu foi que uma lasquinha de verniz saiu no local da batida e mais nada, porque vazo ruim não quebra né xD. Vale ressaltar que essa guitarra tem um braço em maple que é fino e um pouquinho mais fino ainda na parte do headstock.
Bom, minha opinião é que headstock de guitarra não foi feita pra colidir com outras coisas, mas também não quer dizer que qualquer colisão vai quebrá-lo.

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


MMI

Dei uma lida na reportagem q vc me mandou, e achei muito interessante.
Realmente os caras pagaram pau pros Rolph, mas o q mais me chamou a atenção foi eles dizerem q algumas guitarras tem um caráter tão forte q pode-se mudar os caps 4 vezes q ela ainda conserva suas principais características sonoras .....

Valeu!

P.S. Por enquanto estou optando pelos Lollar imperials com wind padrão....

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

No fim pra mim quem quer Les Paul com timbrão, levinha e confortável tem que comprar é uma Cassias, até hoje aquele som está na minha cabeça.

É uma P.. duma guitarra mesmo. Tem um colega daqui do fórum que pirou nela também.

Luis A.

os caras pagaram pau pros Rolph

Com uma pitada de exagero até, né? rs

lgumas guitarras tem um caráter tão forte q pode-se mudar os caps 4 vezes q ela ainda conserva suas principais características sonoras .....

Isso é fato!

Por enquanto estou optando pelos Lollar imperials com wind padrão....

Sem dúvida uma boa opção. Não gostou dos Tom Holmes?

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


MMI

Achei menos informações sobre os Tom Holmes, assim penso q devem ser mais difíceis de encontrar, e como será meu irmão q nao entende nada do assunto q ira comprar, acho q é mais seguro eu pedir os lollar rsrsrsr

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Luis A.

Seu irmão não vai conseguir nenhum desses, muito provavelmente. Você que tem que comprar!

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


MMI

Pois é dei uma olhada aqui e não encontrei no ebay, apenas aqui no brasil no valor de 1000 conto....

Ansioso como eu sou, se eu tivesse essa grana eu ja teria comprado, mas se for difícil encontra-los nao sei como irei fazer....

MMI
Veterano
# jul/14 · Editado por: MMI
· votar


Luis A.

Olha, eu já andei em muitas lojas nos EUA. Só conheço 2 que costumam ter alguma coisa de Lindy Fralin na prateleira, bem pouca coisa, às vezes tem algumas marcas dessas. Lollar nunca vi. Entenda, todos esses captadores são custom, você encomenda, espera eles fazerem o seu, depois você recebe. No eBay não vai ter, só se for usado uma uma encomenda que desistiram ou um falso. Você tem que comprar no site do fabricante, espera na fila, depois recebe (manda para o hotel nos EUA). Não é produto de prateleira, nunca vai encontrar numa Guitar Center da vida, nem é do catálogo. Jamais compre pelo eBay isso aí...

obs.: Lollar se não me engano, pedem pelo menos 3 meses. o Lindy trabalha mais ou menos com essa margem também. É o normal.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Penso identicamente ao
MMI rs

Guitarras não foram feitas pra cair.

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


MMI

Ok, vou entrar em contato com o fabricante e explicar minha situação, valeu!

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix
Cara, você parece não levar em consideração duas coisas, um eu tive aulas de violão clássico, dois eu já tive duas Jackson Randy Rhoads, uma RR3 e uma RR1, a RR1 em específico eu tive por quase 10 anos, você acha que em 10 anos eu fui incapaz de perceber qual a posição boa de tocar com ela sentado e comparar com a posição usada pra tocar violão clássico?

Em nenhum momento eu disse que vc não sabe uma posição pra tocar, só afirmei que por experiencia diária minha, é muito fácil posicionar uma guitarra em V confortavelmente, e a minha é justamente uma Jackson.

Se pra vc não é tão fácil quanto pra mim, ai já é com vc, cada um tem seu jeito.

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Luis A.

Não sei hoje mas a proguitarshop.com sempte tinha Lollar e Lindy Fralin para pronta entrega, só os regular wound, nada personaizados, se quiser personalizados eles até encomendam, mas aí entra na lista de espera. Outros PAFs legais são o os VanZandt, mas pra mim inferiores aos Lindys e aos Lollar, No caso dos Lindys eu prefiro os personalizados, mas mesmo os stocks acinda acho um peteleco melhores que os Lollar. Também não descaratria os Gibsons (classic 57 e BurstBuckers 1 e 2), eles são muito bons ao que se propõe, a um custo menor, não chegam no nível dos true custom, mas são o que existe melhor na linha logo abaixo.

krixzy
Em nenhum momento eu disse que vc não sabe uma posição pra tocar, só afirmei que por experiencia diária minha, é muito fácil posicionar uma guitarra em V confortavelmente, e a minha é justamente uma Jackson.

Se pra vc não é tão fácil quanto pra mim, ai já é com vc, cada um tem seu jeito.


Cara, eu não me exaltei, e comentei sim que tive algumas bastante experiências com Vs, já que além das RR que tive tenho bastante experiência com Flying Vs e King Vs porque dos grandes amigos meus são fanáticos por essas guitarras.

Nunca discordei de você que uma posição "baseada na de violão clássico" melhor muita a forma de tocar com ela sentados, é até muito confortável a ponto de que quando eu ainda tinha algum interesse em desenvolver velocidade achava ela melhores de testar do que a Jackson Soloist e a Ibanez JEM que tive. só que depois desencanei da velocidade.

Só que eu estudei 3 anos de violá eurdito antes de passar ao blues/jazz por fim ao rock and roll. O que posso dizer é que a posição de tocar com uma V sentado não é a mesma do violão clássico, embora seja baseada nela. Também não disse qe era muito difícil chegar a uma posição confortável para tocar com elas sentados, só que não era também exatamente a de violão classico e pta quem tocava violão clássico não era uma tradução automática, exigia uma certa adaptação.

Falo isso por caracteristica dos instrumentos mesmo, uma V tem se muito 1/3 da largura da caixa de um violão clássico, a distância do bloco da base do violão para a cintura é diferente da distância do fim do V para o ponto de apoio na outra perna, a distância e inclinação da escala é diferente, a posição das mãos é dferente, enfim, a única semelhante é a forma o músico sentar, mas mesmo isso sofre algumas alterações e com o tempo chega-se a uma posição confortável.

Logo o que quis dizer foi que embora baseada na posição par violão erudito, não é exatamente a mesma posição, não é uma limpres questão de tirr um instrumento e por outro no lugar portanto depende sim de pequenas adaptações para dar certo. também não estou dizendo que é difícil ou complicado achar essa posiçã.

Ejfim, por mim tudo na paz, blz e bom sono.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MMI
Luis A.
Não tive dificuldades em achar os Fralin em prateleira, apenas são poucos os que tem. Mandaram rápido onde comprei, um lojista muito bem qualificado do Ebay que só vende caps Lindy Fralin.

No site da Lollar não vi indicação de longos prazos, mas pode ser só falta de pesquisar bem a info lá.

Interessei no Ron Ellis, mas a fila beira um ano, pois "passa na frente" os clientes VIPs (eu sou pé rapado), não vou me enfiar na fila "incerta" não.

Sobre o Cassias que comentaram, é luthier brasileiro?

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix
Ah sim, agora entendi o que vc quis dizer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O desconforto de uma Gibson Les Paul adeus (um desabafo)