Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
TonyBrux
Veterano
# jan/14 · Editado por: TonyBrux
· votar


Com todo o respeito, prefiro o Buckethead...

It'sssss Timeeeeeeee...

Mas falando sério agora, acho que estamos no geral cansando do "mais do mesmo", aí quando aparece alguém que faz algo de diferente, acaba se destacando e/ou incomodando. E isso ocorre em todos os campos da vida... Agora, imagina com um povo megamodafoca de chato que são os guitarristas... Perfeccionistas que só nós mesmos...

Assim se dá com o Govan e outros do passado, e se dará o mesmo com os do futuro... Se a onda é fritar, acordes são escandalosos, se a onda é "feeling", fritar é do diabo... E assim vai...

Lembro quando ouvi pela primeira vez o rock mega quebrado do Faith No More, eu achei controverso, feio, genial...

Marcos UNI
Membro
# jan/14 · Editado por: Marcos UNI
· votar


Mimimi influencia de Satriani, mimimi influencia de Govan, mimimimi influencia de blues, mimimi influencia do Chuck Norris...

Ai cara, preciso de um guitarrista pra fazer um som nesse carnaval. Você estaria a disposição?

R: Eu acho... É... Que ...Hm...

Cadê as suas influencias agora?

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Mimimi influencia de Satriani, mimimi influencia de Govan, mimimimi influencia de blues, mimimi influencia do Chuck Norris...Ai cara, preciso de um guitarrista pra fazer um som nesse carnaval. Você estaria a disposição? R: Eu acho... É... Que ...Hm...Cadê as suas influencias agora?


Porra, realmente TUDO A VER com a proposta do tópico em questão. E não, NEM ARRASTADO, NEM AMARRADO eu quero saber de "fazer som" em carnaval. Na boa, se é pra teclar merda, não tecla nada, obrigado.

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU

Na boa, se é pra teclar merda, não tecla nada, obrigado.

Usei essas mesmas palavras pra um cara aqui uma vez e fui banido por 24h do forum por ter "ofendido um membro". Se acontecer com você, já sabe o motivo haha

Marcos UNI
Membro
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU

Se você fosse um pouquinho mais esperto e menos arrogante, talvez você entenderia o sentido que eu quis dar no meu post.

Cara, o que eu vejo mais hoje em dia são esses caras preso em uma bolha de vidro se chamada blues, jazz, rock, metal, fusion e bla bla bla...Ninguém para pra olhar os estilos regionais, as musicas de raiz, e até mesmo o pop. Quantos guitarristas fazem isso aqui? POUCOS! E os que tem a influencia de tal estilo regional fica com vergonha de falar pros outros, porque é mais legal e descolado tocar esses estilos que citei acima. Aqui no Brasil mesmo somos ricos em termos de harmonia e rítmica, e poucos observam e usufrui dessa riqueza que temos. Mas todo mundo prefere se trancar no quarto, botar a BT, e ficar imitando o malmsteen, Govan, Vai e assim vai.

"TA, e o que tem isso a ver com seu post anterior?''

O que eu quis dizer lá atrás, é que, praticamente, não usamos nada dessas tal influências. Nós vamos usar mais da rítmica e da harmonia na hora de um show do que sequenciações melódicas. Ou você acha que um cara vai te chamar pra se guitarrista de uma banda pra você ficar fritando?

E não, NEM ARRASTADO, NEM AMARRADO eu quero saber de "fazer som" em carnaval.

Sinto muito meu amigo, mas você com esse tipo de opinião vai ser só mais um chato com uma guitarra.

Valeu cara, fica nervoso não, faz mal!

Parei de 'teclar merda por aqui'

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


Marcos UNI
Sem mais.

Depois dessa resposta, já podem fechar o topico.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


E não, NEM ARRASTADO, NEM AMARRADO eu quero saber de "fazer som" em carnaval.

Olha, podem me arrastar, contanto que me paguem um bom cachê, que toco numa boa, "amarradão"! :) E isso não é vergonha, pra mim, mas profissão!

Falando sério, o profissional da guitarra muitas vezes está sujeito a isso. Toca o que tá na partitura/setlist para fazer um evento "x" ou "y". O cara tem uma família pra sustentar, pagara suas contas e o Carnaval é uma grande chance de faturar uma grana boa pra poder até "respirar" por um tempo.

Gente, vida de músico no Brasil é OSSO!!! O que a gente vê por aí, sendo endeusados por muitos (inclusive eu) são poucos caras que se sobressaem da multidão!

A realidade é outra.

Abs

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Ou você acha que um cara vai te chamar pra se guitarrista de uma banda pra você ficar fritando?

Depende do tipo de som, e da proposta da banda. Outra coisa, eu não dependo da música. E tô cagando para o que a "grande massa" ouve ou deixa de ouvir, não significa nada pra mim. E com ctz, tem MUITA GENTE por aí que toca horrores, conhece muito de harmonia, teoria, é extremamente competente no que faz, e pensa da mesma forma.

Sinto muito meu amigo, mas você com esse tipo de opinião vai ser só mais um chato com uma guitarra.

Vc me conhece? Sabe o tipo de som que eu faço? Sabe se eu tenho banda ou não? Não né? Então não fale do que não sabe.

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


Pessoal, vamos acalmar os ânimos :)

O tópico já ficou chato por si só, se agora virar bate-boca, aí vai ficar insuportável de vez. O fechamento será inevitável.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


renatocaster

Reza a lenda que depois da 7ª página um tópico começa a degringolar!

;)

Marcos UNI
Membro
# jan/14
· votar


Outra coisa, eu não dependo da música. E tô cagando para o que a "grande massa" ouve ou deixa de ouvir, não significa nada pra mim.

É...Tou vendo que o mundo da música tá cheio de pessoas egoístas e de pensamento fechado.

Vou parar por aqui, por respeito ao moderador e ao tópico. E também porque não vale apena discutir com gente assim.

Falou!

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


MauricioBahia

Reza a lenda que depois da 7ª página um tópico começa a degringolar!

Hahaha, a maldição da página 7!

clebergf
Veterano
# jan/14 · Editado por: clebergf
· votar


Acho que algo interessante é separar o profissional do cara que toca por hobby, quem é profissional com ctz precisa ser aberto e conhecer de tudo e consequentemente dependendo do nível do cara aceitar trabalhar em Carnaval, Festa Junina e afins, final é o trampo do cara...

O cara que tem a música como hobby ele não precisa se preocupar com nd, ele tem outra profissão e se esforça no pouco tempo que sobra entre trabalho, familia e amigos para estudar e tocar um pouco...nesse caso se o que dá prazer para o cara é ficar imitando o zé da goiaba, ele vai fazer isso, mas é importante conhecer e principalmente respeitar os outros estilos...

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


MauricioBahia
clebergf

Concordo com vcs....

Um bom profissional deve ter competência pra desempenhar as funções básicas de sua área, para depois se especializar no ramo q lhe despertou mais interesse.

Isso se aplica a todas profissões....

Agora, uma coisa que acontece muito no ramo das artes é um cara adquirir fama e status sem ser profissional....
Isso pode até ocorrer devido à alguma singularidade e originalidade do artista, mas na maioria dos casos atuais o sucesso esta ligado ao marketing....

Voltando ao tema.... para mim a lição mais importante q o Govan passa em seus workshops é a importância de um músico ser eclético para ter um vocabulário amplo.....

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Mais uma vez o analfabetismo funcional bate a porta.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14 · Editado por: Ancient_CTHULU
· votar


cafe_com_leite


Mais uma vez o analfabetismo funcional bate a porta.


Oi amiguinho, você de novo. Cara, eu realmente acreditei que vc fosse melhor que isso. Você parece ser inteligente, esclarecido, mas não entendeu o que eu quis dizer quando quotei sua frase. Tudo bem, eu explico pra vc. Eu sei que você estava dando um exemplo, e quotei seu post justamente para sustentar o que você mesmo estava querendo dizer, pois sei que realmente existem pessoas que pensam desta forma. Em nenhum momento quis atacar a sua pessoa, e se o fiz de alguma forma, peço desculpas. Não sei das suas experiências de vida, nem a sua idade, e também não me interessa saber. Mas chega um momento na vida de todo mundo, em que se percebe que a nossa passagem aqui pela Terra é demasiadamente curta para ficarmos ofendidos por uma citação de um texto, em um fórum de internet, de uma pessoa que nem conhecemos, que nem sabemos se está no mesmo país que o nosso, e que nem direcionou determinado comentário a vc. Desta forma, espero que as hostilidades cessem por aqui, caso isso não ocorra, aí realmente não há nada que eu possa fazer. Faça coisas que você gosta, e seja feliz. Se você ainda quiser continuar com esses ataques e ironias a minha pessoa. Aí não posso fazer absolutamente nada, a não ser acreditar que você é uma criatura amarga e frustrada, uma existência absolutamente miserável, e um completo disperdício de matéria orgânica, cuja única solução seria uma dose de Nembutal, ou uma cápsula de Cianeto, e torcer para que na próxima reencarnação, a natureza seja mais generosa pra você. Muito sucesso pra você, e seja feliz.

PguitarMaxx
Veterano
# jan/14
· votar


Cacete, 9 paginas! kkkkk


O ultimo tópico que eu vi render assim em pouco tempo foi no OT hehe!

É legal esse tipo de discussão!

TonyBrux
Veterano
# jan/14 · Editado por: TonyBrux
· votar


PguitarMaxx

Cara, eu fiz um tópico pra falar sobre Amplificadores Meteoro que o negócio rendeu tanto, mas tanto, que recebi ate ligação da fábrica deles... Foi louco...

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14
· votar


PguitarMaxx

Cacete, 9 paginas! kkkkk
Cara quando vi o tópico ficar desse tamanho eu pensei a mesma coisa, lembro que quando vi ele pela primeira vez pensei que essa discussão não fosse tão longe assim

O ultimo tópico que eu vi render assim em pouco tempo foi no OT hehe!

O OT é realmente um local extremamente fértil para que os tópicos rendam de uma maneira assombrosa, (por mais bizarro que estes sejam e olha que isso é o que mais tem lá xD).

Outro tópico que participei e que me assustei da maneira como ele cresceu, foi o polêmico tópico 'Por quê vocês gostam tanto de Stratocaster?' que foram 10 páginas em 5 dias e que, curiosamente gerou o tópico 'Sobre marcas, grifes, logos, política e custo-brasil' que foi o responsável pelo 'Projeto Guitarra Standard'. O que eu fico pensando é que quem cria esses tópicos gigantes as vezes nem espera que eles rendam tanto e nem gerem outros sobre assuntos diferentes do primeiro. Coisa bem louca xD.

TonyBrux
Cara, eu fiz um tópico pra falar sobre Amplificadores Meteoro que o negócio rendeu tanto, mas tanto, que recebi ate ligação da fábrica deles... Foi louco...

O_O" isso que foi repercussão hein!

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Ancient_CTHULU
Não estou falando do quote, to do falando do post do Marcos UNI que você rebateu.


E paremos por aqui, desculpe pelas ofensas, to acostumado a zuar e as pessoas zuarem também e não levar a sério, mas blza.

falow

PguitarMaxx
Veterano
# jan/14
· votar


TonyBrux
Caraca hehe! as vezes é surpreendente a forma como esses topicos crescem! Eu acho bacana esse tipo de discussão, passa a impressão de um monte de chegados numa mesa batendo papo hehe

Luisfelp FR1
O da strato eu não cheguei a acompanhar, mas o da guita standard eu acompanhei, porém da mesma forma que estou acompanhando esse, só lendo a opinião do pessoal hehe o ultimo tópico que lembro de ter crescido absurdamente foi esse http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/305525/ mas ai também foi cutucar onça com vara curta rsrs


Abçs!

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


Enquanto a velha roda gira u deixo mais um som pra cítica alheia, dessa vez acústico!



Sim, sim, já sei... o Al Di Meola é melhor etc. e tal... mas curtam o "messias" encarnando mais uma de sideman

Obs: sim, sim, o timbre está ruim e não vamos entrar no mérito da letra e do vocal...

Penta_Blues
Moderador
# jan/14 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Gabriel Landim
Não seria muito mais interessante se essa rapazeada focasse em desenvolver um estilo próprio... uma personalidade mesmo?
Quem vai ser o atrevido e peitar essa tendência e ser o novo Jeff Beck, Allan Holdsworth, Jimi Hendrix, Chris Poland, Eddie Van Halen, Michael Hedges, Misha Mansoor, Joe Bonamassa, etc...


Primeiramente, vou confessar que não li todas as páginas da discussão, mas assumo o compromisso de faze-lo depois.
O motivo é que gostaria de fazer uma observação a respeito deste trecho de sua idéia.
Não haveria um contra senso nisto que vc escreveu, uma vez que peitar a tendência a "Govanização" para ser o próximo Jeff Beck, Jimi Hendrix, Joe Bonamassa, etc, acabaria sendo uma "Becknização", "Hendrixação", "Bonamassificação", etc?
Agora, se o intuito de citar tais nomes é para que seja seguido o exemplo em termos do que cada um deles acrescentou ao universo da seis cordas, falta muita gente boa pra citar, pois mais guitarristas contribuíram pra riqueza do vocabulário guitarrístico que, alias, pouca gente percebe o quanto é vasto. Basta ler algumas post aqui mesmo neste tópico.
Inevitavelmente quem acrescenta algo sempre é copiado e muito poucos ousam ir além, mas sempre surgirá em meio à multidão de copiadores, novos revolucionários que acrescentarão mais idéias, porém nunca deixarão que as antigas influências desapareçam.
Às vezes, tais influências podem até parecer cópia, mas ouvidos mais atentos e sem preconceitos certamente percebem sutilezas que individualizam até mesmo o que para leigos "é tudo igual".

Valeu!!!

Gabriel Landim
Veterano
# jan/14
· votar


Penta_Blues
Isso aí... vivendo e aprendendo meu chapa!
E aqueles nomes que citei ali foi só pra exemplificar guitarristas que mais acrescentaram (como você mesmo falou) do que copiaram, lógico que tem muito mais gente boa e inovadora na história da guitarra.

Marcos UNI
Membro
# jan/14
· votar


cafe_com_leite

Cara, minhas interpretações foram com base nos últimos posts, foi meio que uma resposta a eles, e por conseqüência, acabei desvirtuando o assunto do tópico ( que já havia sido desvirtuado). E alguns me interpretaram mal(!), e vieram com quatro pedregulhos na mão. Então não faz sentido você direcionar tal adjetivo a mim.

Enfim, chega disso. Esse tipo de situação é chato pra cacete, e acho que as discussões tem ocorrer de forma sadia e sem bate boca.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Marcos UNI


Cara, aceite que a tua postura foi boçal e preconceituosa, como se fosse um problema o cara preferir estudar técnica e teoria, do que virar músico de apoio de alguma banda para se apresentar em festivais de carnaval ou sertanejo. Ele é "menos músico"? Ele é "pior"? Há algo de errado nisso? Não. Se fosse assim, para mim, qlq guitarrista de axé/sertanejo/pagode, que não tocasse Moto Perpetuo do Paganini, na mesma velocidade e precisão seria um zero à esquerda. Outra coisa, quem disse que aqui não existem músicos de apoio competentes que estão discutindo sobre tópicos que você desrespeitosamente considerou como "mimimi"? Vc leu o título do tópico? Não forçe a sua verdade sobre os outros, é feio. Cada um no seu quadrado. Abraço.

Gabriel Landim
Veterano
# dez/15
· votar


Desenterrar isso aqui por um bom motivo...
Alguém conferiu o lindo trabalho que o Guthrie fez no novo disco do Steven Wilson (Porcupine Tree)?
Está sensacional!



Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


Gabriel Landim
Cê tá viajando, não???
O que o vídeo que que vc postou tem a ver com o Guthrie Govan e a govanização??
Nada, simplesmente nada, simples assim...

Gabriel Landim
Veterano
# dez/15
· votar


Ramsay
Como assim?
O vídeo que eu postei tem a ver com o Guthrie Govan porque ele toca guitarra na música oras...

Soultunes
Membro
# dez/15
· votar


Retrata bem essa atual geração internetica da bananialand, sempre com uma critica contundente sobre qualquer coisa da qual não sabe nada rs....

Ler e prestar atenção pra que neh?

Culpa do.Google ou seria do posto Ipiranga?



Cê tá viajando, não???O que o vídeo que que vc postou tem a ver com o Guthrie Govan e a govanização??Nada, simplesmente nada, simples assim...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual