Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
_Excelion
Veterano
# jan/14
· votar


Toca uma parada meio barro meio tijolo,

morri hahahahahahahaha

vintagentleman
Veterano
# jan/14
· votar


_Excelion

Cara você disse tudo. O Govan toca horrores e merece uma capa, mas é um guitarrista de nicho, de alcance reduzidíssimo em termos artísticos (considerando aqui a arte como linguagem/ forma de expressão e comunicação de sentimentos às demais pessoas).

Ou seja, a chance maior seria de os indivíduos de um determinado grupo, mesmo que sejam guitarristas, como é o caso daqui, ficarem indiferentes ao trabalho dele porque, sinceramente, não é nada que toque, que marque, que enleve, que expresse algo incomum do ponto de vista da criação do espirito humano.

Já disse e repito, é música de worshop, para demonstração de técnicas e isso tem valor e espaço no mercado. Há interesse. Vende bem. Impressiona etc.

Se eu vou consumir como arte? Não obrigado. Sou mais o Thurston Moore com sua 100%, ou o finado Cobain com sua In Bloom (das músicas mais explosivas e emotivas que já vi até hoje), ou o Steve Jones mandando Pretty Vacant.

Para mim, música é linguagem e comunicação. Guitarristas como os citados falam uma língua bonita que eu entendo. Caras como Vai, Satriani e EVH também. Jamais vou cair nessa discussão ridícula de técnica X feeling como se o The Edge não tivesse técnica ou o Satriani não tivesse feeling. Puta troço ridículo!

Agora me desculpem, mas eu não sei o que esse tal de Govan fala na guitarra. Eu não sei o que o tal de Malmsteen fala na guitarra...

Eles tocam? Tocam muito! Eles fazem música? Para mim, na minha opinião não...

renatocaster
Moderador
# jan/14 · Editado por: renatocaster
· votar






Não sou nenhum fan boy dele, mas o trampo do cara é legal...Sem defender, ou brigar pela causa, etc. Mas ouçam aí, para quem acha que o cara é uma frigideira ambulante.

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


Só pra finalizar: Estão comparando ele com o Malmsteen. Aí há um grande equívoco, na minha opinião.

Enfim, para mim os dois vídeos acima são músicas sim. Quem falar que é só guitarrice é um herege, hehehe!

Shy_Boy
Veterano
# jan/14 · Editado por: Shy_Boy
· votar


Acrescentando aos vídeos do renatocaster:

Curti mto a interpretação dele aqui(mesmo esse vídeo tenha sido da série de baixo do licklibrary, logo mais voltado ao Sheehan).



Também não sou fanboy, mas o cara tem musicalidade, consegue aliar truques guitarrísticos e ainda levar uma galera a abrir mais a mente quanto a improvisação. Vejo vários prós.

Sem querer disvirtuar, mas só eu que acho interessante quando podemos ver esses "guitar heroes" atuando como sidemans?

Ex: (ele como sideman de um rapper britânico)



Pepe Le P
Veterano
# jan/14 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Sinceramente, acho que o Govan não está muito interessado em tocar em estágios pra 300 mil pessoas assim como os grandes mobilizadores das massas, como iron maiden, U2 ou Luan Santana (ou seja qual o novo boneco (a) da vez eleito(a) tocado guela abaixo do grande público).

O som solo dele tem um público mais restrito, ainda mais se considerarmos o trabalho com os Aristocrats. Sinceramente esse papo de que o cara tem que "tocar o coração das multidões" não está com nada. Ele tem é que fazer o som que ele curte e, com sorte e competência, vai ter o público dele.

Ou vocês acham que o Chick Corea e o Edgilberto Gismonti tem um grande público fora do nicho deles?

Um estilo musical novo tem que ser bastante escutado (melhor ainda se com alguma compreensão) e digerido quando se afasta daquilo que estamos habituados, fora um monte de contextos que agente teria que colocar na conta (mas certamente não faremos aqui).

Se tu mostrar Nirvana pra um cara mais restrito a praia dum pagode Molejo Style há grandes chances dele achar uma bosta ("não vai passar nenhum sentimento), assim como um cara restrito ao bom e velho rockn'roll provavelmente vai encher o Govan de osso.

Então... na boa... vou aproveitar o tópico pra mandar mais um som pra quem está interessado em conhecer mais um pouco. Quem não está pode ir escutar um Cream, de boa... ou então postar uns sons massas do seu estilo em um tópico específico.



Nesse primeiro confesso que tive um pouco de dificuldade pra identificar a clara influência do Satch e do Vai, mas certamente estão ali, apimentadas com uma meia dúzia de licks de jazz, provavelmente. Como não podia faltar ali pelos quatro minutos começa a fritação, para os fãs. Tocado em 5/4 com uma vibe meio tango. Bem bacana, embora nada original, como atestaria Dave Brubeck ou Astor Piazzolla.


Essa segunda, nas palavras do próprio: " foi concebida pra soar horrível e esvaziar os locais de show". Guitarra fretless, ruídos nonsense, e referências improvisadas (fãs do Jimmy Page, peguem suas pedras)... definitivamente passa longe do grande público e dos guitarreiros leitores assíduos da guitar player...

EDITADO: só pra ressaltar que eu curto Corea, Gismonti, Cream, Iron Maiden, U2 e... err.. dos que eu citei só esses mesmo.

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


Cause we've ended as lovers ficou com um arranjo bem bacana, embora eu prefira com o Jeff Beck, uma questão de referência (fora que esse efeito de "timbre de pato" que ele usava bastante que eu acho que não fecha bem com esse som).

vintagentleman
Veterano
# jan/14
· votar


renatocaster

Agora Renato é incrível como esses caras querem soar moderninhos fazendo barulhinhos na guitarra, mas para mim não chegam nas bolas de um Adrian Belew... dos anos 80!!!

Para mim é chato... fazer o quê....

O Govan é maravilhoso, excepcional, incrível... mas é chato...

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


vintagentleman
Tu curte o trabalho do Belew no King Crimson ou solo?

Se for no solo da uma conferida na Erotic Cakes, talvez tu goste do "experimentalismo"

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


Pepe Le P
Corea, Gismonti, Cream, Iron Maiden, U2 e... err.. dos que eu citei só esses mesmo.

Não curte o Piazzolla?

Pepe Le P
Veterano
# jan/14 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Die Kunst der Fuge
Caraca, esqueci do mestre!!!

Na real citei tanta gente boa que minha cabeça não deu conta sem revisar...

Tentei dar uma de esperto e patinei na geleca... Dos que citei só não curto o som estritamente comercial dos Luans da vida.

Tem tanta música boa por aí que eu sinto que seria um desperdício me focar em um estilo específico. Ultimamente eu tenho até um hobbie de ligar na rádio cultura FM no carro e detonar uma música erudita a todo volume (depois fico sem moral pra criticar meus camaradas do funk carioca e do sertanejo "universitário").

Não entendo bulhufas de música orquestrada, mas é um lance qu me passa muita coisa.

vintagentleman
Veterano
# jan/14
· votar


Pepe Le P

Crimson. E sou grande fã de Fripp também. Talvez por isso nada dessas coisas que agitam a moçada me pareçam exatamente novas, entende?

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


vintagentleman
Ou seja, a chance maior seria de os indivíduos de um determinado grupo, mesmo que sejam guitarristas, como é o caso daqui, ficarem indiferentes ao trabalho dele porque, sinceramente, não é nada que toque, que marque, que enleve, que expresse algo incomum do ponto de vista da criação do espirito humano.

Fei, tu com sua experiencia já devia saber que o seu mundinho não se resume a todos os outros mundinhos das outras pessoas. Isso pra mim é conversa de adolescente fã de slach, só que com outras preferencias.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Entenda, não to dizendo que o Govan vai ser o novo revolucionário da guitarra ou oque vocês definam como sucesso, mas agora dizer que a música do cara não tem valor artístico somente por ouvir uma música, é muita falácia.

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


vintagentleman
Essa galera foi muito experimentalista e inovadora em alguns aspectos. Eu não sou grande conhecedor do King Crimson, mas gosto bastante da maioria do que conheço, grande banda, vou até cavocar mais coisas deles.

Mas é como eu já devo ter dito em alguma outra postagem: a proposta do Govan não é revolucionar o mundo da guitarra, é fazer o som dele, com base nas influências e proficiências dele. E eu gosto especialmente da fluência com que ele improvisa. Parece que ele tem uma ideia melódica na mente e consegue transpor el pra guita com maestria.

Tem gente que curte mais a concepção de um som "construído" do que improvisado. Eu valorizo os dois, O que importa no final é soar bem.

Rednef2
Veterano
# jan/14 · Editado por: Rednef2
· votar


Pra mim dois guitarristas virtuosos de Fusion que não são chatos de se ouvir é: Allan Holdsworth e Greg Howe.

Café_com_leite
Mas se bem que chamar os fãs de Slash de "adolescente" também é caracterisca de quem se limita a algum "mundinho" hehehe

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Pepe Le P
Essa galera foi muito experimentalista e inovadora em alguns aspectos. Eu não sou grande conhecedor do King Crimson, mas gosto bastante da maioria do que conheço, grande banda, vou até cavocar mais coisas deles.

De fato, Fripp fez coisas incríveis a tantos anos atrás. Quem não o conhece e ouve Erotic Cakes por exemplo pensa que é coisa mais insana do mundo. Red, 21st schizoid man, one more red nightmare são uma aula de riffs experimentais, na época é claro, hoje de certo modo se tornou comum.

vintagentleman
Veterano
# jan/14 · Editado por: vintagentleman
· votar


cafe_com_leite

Se você gosta tudo bem. Posso estar errado mas não vejo esse cara historicamente relevante em 30 anos. Ele não vai ser lembrado por uma Starway to Heaven, Layla, Sunday Bloody Sunday ou Smells Like Teen Spirit. Ele vai ser lembrado, se tanto, como virtuose, acrobata da guitarra.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


vintagentleman
Se você gosta tudo bem. Posso estar errado mas não vejo esse cara historicamente relevante em 30 anos. Ele não vai ser lembrado por uma Starway to Heaven, Leyla, Sunday Bloody Sunday ou Smells Like Teen Spirit. Ele vai ser lembrado, se tanto, como virtuose, acrobata da guitarra.


Isso com certeza não vai ser, mas tantos outros artistas ai que eu conheço e você não conhece mas que eu acho melhor que esses artistas citados por você ( e vice-versa). Neste ponto de que ele não vai alcançar o sucesso desses caras você tem toda razão, mas isso não tira o valor da música do cara pra um grupo de pessoas, mesmo que seja um nicho guitarreiro. E por você não sentir emoção nenhuma com a música do cara, não significa que isso acontece com todo mundo. Eu também acho chato quando ele viaja nas fritações, mas temas como os de Fives e Waves pra mim são geniais e me instiga a buscar novas coisas pra minha música.

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


renatocaster

Com todo respeito... Para mim é muito mais guitarrice que outra coisa. Falta bastante para eu chamar de boa música. Continuo sem nunca ter ouvido nada dele que eu colocaria na minha playlist, assim vou desistir de tentar ouvir esse cara. huahuahuahua

guizimm
Veterano
# jan/14
· votar


O que eu tenho a dizer sobre esse cara é que ele tem técnica, e senso musical impressionantes, pelo que eu vi em uns dos workshops dele aqui no Brasil, ele simplesmente toca o que ele quiser, entre a cabeça dele e a guitarra não existe barreira nenhuma. Ele sai tocando o que ele pensa sem nenhuma dificuldade, parece que ele nasceu pra isso, e eu acho que ele é um dos melhores músicos que um dia eu vou ver ao vivo, mesmo que a música dele não seja a minhas praia e não tenha profundidade, mas essa carência é um limite dele como pessoa, e não tecnicamente ou em qualquer aspecto relacionado à prática do instrumento.

ALF is back
Veterano
# jan/14
· votar


bom...
agora que chegamos no consenso de que nao adianta bater testas sobre tecnica e feeling, bends e fritações, acho mesmo legal alimentar o topico com feitos do Govan...nao pq ele é o cara, mas pq o topico se refere a ele...quem nao conhece, ou passou a conhecer e julgar vendo um ou outro material, poderá ver mais coisas que causaram boas impressoes a comunidade de guitarristas...
uma coisa diferente dos guitarristas "de grandes turnes" é q volta e meia vemos videos de curta duração dele solando sentado num banquinho...são videos de you tube mesmo...acaba tendo muito material disperso e dificulta a avaliação...
mas nao poderiamos deixar de colocar um video q julgo ser incrivel de uma jam dele com uma guitarra fretless


ALF is back
Veterano
# jan/14
· votar


bom...e sobre o erotic cakes...
foi falado q a linguagem usada na intro de waves é muito diferente...compartilho dessa opiniao! acho muito louco aquilo...um "riff" lento, mas com um formato mto legal...uma linguagem sem dinamica nenhuma, tudo semicolcheias...acho massa mesmo!
e desse album só se fala em fives...quando ouço o album, sempre pulo essa faixa pq acho mais chata justamente por ser mais exibicionista que as demais!
minhas sugestões desse album são:



e



Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


Aproveitando então o tema pra relembrar a Jam de Fives que eu organizei em 2010, vários comentaram que tinha sido uma das melhores jams que já tinham ouvido:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/237181/

:P

ps: Quem por acaso ouvir, favor relevar meu solo só de guitarrices (e pior, mal tocadas ahuahauua).

ALF is back
Veterano
# jan/14
· votar


Die Kunst der Fuge
mas viu...nao vi seu solo ali no meio...usava outro nick?
ahuuhauha
muito boa a jam mesmo! mixagem top e alto nivel dos solos!

renatocaster
Moderador
# jan/14 · Editado por: renatocaster
· votar


vintagentleman

Para mim é chato... fazer o quê....

Relaxa, amigo...é vida que segue...Tem vários outros que vc curte, normal. E isso é até saudável, que as pessoas tenham gostos diferentes. A minha intenção também foi dizer que (na minha opinião) ele está um pouco a frente dos shredders "convencionais" que tem por aí aos montes. Eu acho sim que ele tem uma identidade, e muito legal por sinal.

Quanto aos barulhinhos, eu me amarro, hahaha! O que seria de The Edge, Van Halen, Tom Morello, entre outros, sem os seus barulhinhos? Faz parte da estética do instrumento. Acabei de assistir ao programa "Sarau" da Globo News com ninguém menos do que Robson Miguel. Violonista virtuoso que dispensa apresentações. E estão lá as firulas, os barulhinhos...Se a gente for analisar por esse prisma, ele também estava fazendo um monte de "violonices".

Quem domina o instrumento também quer extravasar, quer fazer uma "graça". É a mesma coisa vc querer que um jogador de futebol só faça o "feijão com arroz", mesmo levando em conta que ele tem habilidade para aquilo. Eu canso de ver gente dizendo coisas do tipo: "porra, seu zé mané, pra quê fazer isso??? Não inventa, faz o óbvio!" Sei lá, eu acho que a humanidade anda muito ranzinza, conservadora, sisuda...

MMI

Com todo respeito... Para mim é muito mais guitarrice que outra coisa.

Com todo o respeito, eu continuo achando que não é, hahaha! Pô Mauricio, dá um desconto pro cara seu herege, auhehuauheuha!

Tô brincando, eu entendo e respeito muito a sua posição :)

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


Sem contar que o Malmsteen é bem mais bonito que o Guthrie Govan!

Tem isso, né?

;)

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
E nem o charme de Victor e Leo né?

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


MauricioBahia

Sem contar que o Malmsteen é bem mais bonito que o Guthrie Govan!

O De Ros é mais galã do que todos esses. Coloca todo mundo no chinelo!

Ramsay
Veterano
# jan/14
· votar


Caras, eu confesso que nunca ví isso, tô pasmo!!
Um tópico de 2 dias atrás e já tá com 7 páginas??

Antes de olhar esse tópico eu confesso que nunca tinha ouvido falar desse tal de Guthrie Govan.

É um bom guitarrista?? é, sem dúvida, mas nada que se compare aos mestres da guitarra quando estavam em seu ápice, tipo o Ed Van Halen, o Satrianni, o Vai, o Malmsteein e por aí vai.

E, isso de govanização é pura besteira e nunca vai acontecer, até porque o que o Gutrhrie faz é misturar solos progressivos com tradicionais, mas, a mistura em si é só um somatório que não traz nada de novo ao que já existe por aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual