Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Pois é...e o pessoal começa a deixar o gosto particular falar mais alto e aí vão surgindo umas comparações totalmente absurdas. Só para ter o prazer de falar que "o meu é melhor que o seu".

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


Opa, essa é a página onde começa o desrespeito e o proselitismo e a gente começa a mandar os outros pararem de ouvir o que gostam e começarem a ouvir o que a gente gosta pois isso sim é que é bom e muito melhor?

Bem, até que demorou.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


Merda, foi a página anterior =P

mjbg
Membro Novato
# jan/14
· votar


Lelo Mig

nossa.. que massa o 1o vídeo.. vou começar a tocar só assim agora.. aquele movimento da mão na troca de baixos é muito animal!!
e o som parecia o Leo Kotke

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Opa, essa é a página onde começa o desrespeito e o proselitismo e a gente começa a mandar os outros pararem de ouvir o que gostam e começarem a ouvir o que a gente gosta pois isso sim é que é bom e muito melhor?Bem, até que demorou.


Mas tão fazendo isso desde a primeira página, vc que não percebeu...

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Pra quem tá falando do Sarasate, eu ouvi umas peças e gostei...



Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


Eu gosto muito do Sarasate.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU
Die Kunst der Fuge

Eu gosto muito do Sarasate.

Ok, mas quem está tocando ai é o Perlman....

mjbg
Membro Novato
# jan/14
· votar


Luis A.
quem sabe ele se referia ao compositor..
http://en.wikipedia.org/wiki/Pablo_de_Sarasate
Perlman aparentemente nunca escreveu nada

ALF is back
Veterano
# jan/14
· votar


A conversa "evoluiu" tanto q nem sei mais onde estamos ou sobre o que está sendo conversando...hauhauhauha
Esses tópicos rendem tanto assunto q em 2 dias o negocio vira uma lista telefonica

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


vintagentleman
Nãooo! É chato pra caralho! Eu curto som desde antes da maioria da moçadinha daqui ter nascido. Quem é mais velho sabe do tesão que é acelerar um carro ouvindo ACDC.


Fale por você, sempre achei AC/DC um cu de chato e ouço o Erotic Cakes com o maior vontade e prazer do mundo, não pela técnica dele, isso tem de monte por aí, mas pela música que o cara faz.

Puta papo de saudosista, chega a dar ânsia.

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


Agora compreendi por que o pessoal veterano não posta muito nestes tópicos. É um lance meio coluna política de revista semanal, onde tem os que martelam na tecla que todos os problemas da modernidade são culpa do PT (e dos comunistas, é claro, seja lá o que eles forem) contra os que acham que é o partido que vai salvar o País.

O Govan tem o estilo dele, que certamente puxa pro "shred". Se a figura não curte mais de 5 notas em um compasso, abomina superstratos com floyd rose e acredita que música boa tem que ter um cara cantando ou não ter foco na guitarra é natural que não curta o som dele, e está mais do que no seu direito.

Mas eu escrevi mais pra ressaltar alguns pontos. O primeiro sobre a fluência dele em vários estilos. Do pouco que conheço, e até por uma questão de lógica, é de se concluir que ele não toca trocentos estilos tão bem quanto os "mestres".

O lance é que o cara estudou um pouco mais a fundo uma quantidades de estilos um pouco maior que a média. Ao invés de se especializar em um caminho ele foi agregando um espectro maior de possibilidades na construção da sua personalidade musical, o que não faz dele melhor ou pior.

Agora que o cara é um "Satriani com uns licks de jazz" eu vou ter que discordar, mesmo não sendo um conhecedor profundo de diversos estilos musicais. Acho que o cara tem um jeito bem característico de tocar, e que particularmente me agrada. Nada a ver com ser vanguardista ou revolucionário das 6 (ou mais) cordas, mas definitivamente não soa como um emulador de fulano ou beltrano.

Se você não curte o som dele sem problemas, diferente do que acontece com hendrix e outros totens, ninguém é obrigado a gostar.

Agora sugiro darmos uma trégua pra essa infinita discussão de gostos subjetivos de guitarristas e apreciarmos as cordas chorando de Sarasate, conforme sugerido pelos colegas de forum.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


mjbg

Sim, eu entendi isso, só quis dar uma moral pro interprete tmb, afinal ele tmb é importante.... e o Perlman toca muito!

mjbg
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: mjbg
· votar


só ouço Govan pela técnica.. porque a música dele não é muito diferente do que a maioria dos guitarristas de fusion fazem..

e não existe esse papo de que técnica você encontra quinhentos por aí.. você encontra um monte de nego que sobe escala rápido, arpeja rápido etc.. mas quem realmente domina as técnicas são pouquíssimos.... a forma mais fácil de ver isso é comparar com outros instrumentistas de outros instrumentos.. você acha que Perlman é reconhecido por que? é por causa da técnica.. porque a única coisa que ele faz é tocar.. não cria nada, não improvisa.. quantos iquais a ele existem?

Luis A.. esse comentario de baixo não era pra você.. ok.. (porque postei antes de ler seu comentário).. me referia a algum comentario anterior de que é fácil encontrar nego com técnica..
só pra não confundir por eu ter postado logo após sua mensagem..

Rednef2
Veterano
# jan/14 · Editado por: Rednef2
· votar


cafe_com_leite
Acho que não foi isso que ele quis dizer.

Eu entendi desse jeito:
O publico leigo não se importa nenhum um pouco se o cara é monstro em tecnica/teoria, e sim se o cara faz musica boa.

Ac/Dc só faz musica igual a outra, e acho bem enjoativo.
Mas os caras faziam turnes em estádios. Então é sinal que o publico leigo ta pouco se lixando se os caras só fazem musica igual.
No final é isso que importa: o publico gostar da sua musica.

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU

Eu que citei. Eu também gosto. Mas é música "ligeira", não séria, e de certo modo menor artisticamente. Mas toco coisas desse estilo também, não me entenda mal.

Tem seu lugar, mas essa não é a grande música.

Na minha opinião, obviamente.

davissilva
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: davissilva
· votar


Pepe Le P , concordo com tudo que você disse, principalmente neste trecho:

Agora sugiro darmos uma trégua pra essa infinita discussão de gostos subjetivos de guitarristas e apreciarmos as cordas chorando de Sarasate, conforme sugerido pelos colegas de forum.

Acho que é isso mesmo o que me resta a fazer... Porque depois de alguns dos comentários anteriores, eu acho que já não há mais motivo pra escrever neste tópico.

Particularmente, eu acho que o objetivo de um fórum é ser um lugar onde as pessoas vêm, expõem as suas ideias (as quais OBVIAMENTE são construídas a partir de uma perspectiva pessoal, que envolve o "gostar" e "não gostar"), de maneira polida e sem imposições, extremismos ou ofensas. Para se falar, primeiro deve-se estar disposto a ouvir e a refletir sobre o que se ouve.

E, tirando alguns comentários isolados, foi isso que aconteceu pela maior parte dos posts até aqui. Claro, como o tema não é algo tão simplório, é normal que a gente viaje, faça digressões mil... Mas é porque o tema incita várias perspectivas, e porque tem pessoas que gostam de traze-las à tona.

Agora, se tudo isso é "chato", bom... Então pra quê participar de um fórum? Se o que é bom é a polêmica, como as que alguns não perdem a oportunidade de fazer por aqui, por que sempre tem gente reclamando que aqui no FCC não dá pra conversar direito, ou que sempre tem uma galera que estraga tudo? Se a moderação tem justamente a função de prezar pelo nível da discussão, por que justo o moderador incita o povo a descambar falando que está tudo "uma chatisse" ? (se foi brincadeira ou não, a questão é que todo cargo demanda uma postura).

Vou ouvir Sarasate que eu ganho mais, isso sim...

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Rednef2
Eu entendi desse jeito:
O publico leigo não se importa nenhum um pouco se o cara é monstro em tecnica/teoria, e sim se o cara faz musica boa.


Ah sim, perfeito, também compartilho dessa opinião, quem não tem uma relação com a música maior tá se fudendo pra erudito ou outros estilos mais "intelectuais" (pff). O mesmo se aplica a quem não toca guitarra no caso do Govan, pergunta numa população de 100.000 pessoas quem o conhece, acredito que não chegue a 500. Mas não vejo isso como um problema, claro que o título do tópico é sobre a influência do cara, mas desmerecer o trabalho de um artista por ele não fazer super turnês mundiais com 100 mil pessoas cada show? isso não é demérito nenhum, só aponta que o cara quis seguir um nicho mais restrito.


______________________________________________________

Sinceramente, nunca tinha ouvido na minha vida um linguagem como aquele riff de intro de Waves, se é tão comum o som do Govan me mostrem por favor.Sério, não é sarcasmo.

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


O que mais me impressiona, e pra ser sincero, enche o saco mesmo, é a eternização desta discussão "feeling x técnica", que como sempre, nunca leva a nada e sempre termina com a mesma conclusão: música é uma questão muito pessoal. Este assunto, "Govanização", nada mais é do que uma variação do mesmo assunto de sempre.

Guitarra é um instrumento versátil, como se pode observar nos estilos nos quais ela é utilizada. Há espaço pra tudo... todos os gostos, todas as técnicas.

Eu acho o Govan um gênio. E acho o George Harrison um gênio. E acho perfeitamente normal e saudável pensar assim.

Mudam os argumentos, mudam os personagens, evoluem as técnicas, as melodias, mas a discussão permanece a mesma, incansável, década após década... por mim esse tipo de "reflexão" sobre o meio guitarrístico nem deveria mais gerar tópicos. Deveriam ser sumariamente fechados.

Como este aqui.

davissilva
Membro Novato
# jan/14
· votar


thmenezes_RJ
Eu acho o Govan um gênio. E acho o George Harrison um gênio. E acho perfeitamente normal e saudável pensar assim. ... enche o saco mesmo, é a eternização desta discussão "feeling x técnica"

Eu concordo com o seu jeito de pensar, mas pra mim a conversa não estava tão focada nessa história de "feeling vs técnica" não... Pra mim era mais assim: "todo mundo sabe que o Govan é um monstro da técnica, porém será que ele tem aquele "algo a mais" que vai marcar história?". E acho que foi por isso que tanta gente quis dar sua opinião e filosofar um pouco. E pra mim, tava tudo legal até todo mundo querer desvirtuar o negócio em: "vá arrumar namorada!" ou "isso é uma chatice".

Mas enfim, acho melhor eu começar a cumprir a minha palavra e abandonar este tópico, hahaha

Um abraço a todos

Gabriel Landim
Veterano
# jan/14
· votar


Die Kunst der Fuge
renatocaster

O problema foi que a maioria do pessoal, a partir da página 3 ou 4 começou a levar a discussão para o lado que não foi proposto!
Ainda tentei consertar na minha última resposta mas parece que não deu muito certo...

Mas acho que foi válido e deu para tirar algo produtivo desse debate aí. =)
Deu para matar a saudade da galerinha gente fina do fórum, em falar nisso seria legal uma jam como nos velhos tempos!

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


thmenezes_RJ

Vou discordar um pouquinho......

Eu, Insufferable Bear, davissilva, MMI, Rednef2, vintagentleman, renatocaster, Die Kunst der Fuge, makumbator e mais alguns que posso ter esquecido, não levamos a discussão para a questão Feeling x Técnica....

É só prestar bem atenção nos posts......eles mostram opiniões muito mais profundas e reflexivas do que a mesmice "técnica vs feeling" ou "fulano é melhor que beltrano".

Para encerrar, de minha parte, eu apenas resumo que em momento algum falei mal de Govan, pelo contrário, deixei claro que gosto de boa parte de seu trabalho, não discuti técnica x feeling, não disse que nenhum guitarrista do passado era melhor.

Minha única ponderação é em relação ao culto ao guitar hero, a elitização de um instrumento pobre desenvolvido numa música pobre (rock e blues) que nos últimos tempos quer angariar status de um Stradivarius num concerto de Vivaldi e se destacar acima da obra e, finalmente, o quanto essa elitização da guitarra têm se tornado uma ditadura no aprendizado do instrumento e, principalmente, geradora de preconceitos.

Até mais......valeu à todos!

vintagentleman
Veterano
# jan/14
· votar


Em momento algum usei as expressões TÉCNICA, FEELING ou disse que fulano era melhor que beltrano...

Quanto ao ACDC podem olhar um post anterior onde eu mesmo digo que desde sempre eles fazem a mesma coisa, mas é isso mesmo que eles querem e o público deles também...

_Excelion
Veterano
# jan/14 · Editado por: _Excelion
· votar


cara, isso só se for por aí.

aqui tem guitarristas dos mais variados, e muitos MUITO originais.

sério, tem bandas (com guitarristas) do indie-psicodélico até bandas completamente avant-garde com influências da tropicália à sonic youth mas com um produto final completamente novo.


isso é coisa de guitarreiro, aqueles caras que passam a vida em 'curso técnico de música', bitolado em aprender mil coisas sobre guitarra, mas que não sabe ao certo o que é música alémd a guitarra e dos 'virtuosos'.

_Excelion
Veterano
# jan/14 · Editado por: _Excelion
· votar


sério, no mundo existem guitarristas tocando outras coisas além de música pra guitarrista que assina Guitar Player











Rock With Salad
Veterano
# jan/14
· votar


_Excelion
Esse Derek Trucks é um monstro. Foi ele quem participou de um DVD junto com o B.B King e Eric Clapton?

Del-Rei
Veterano
# jan/14
· votar


Bom mesmo é o Slash. Toca uma parada meio barro meio tijolo, é muito mais famoso, marketeiro até não poder mais, e tem vários equipos signature e pegou a Fergie.

Um aceno de longe!!!

Bigtransa
Veterano
# jan/14
· votar


_Excelion
Tem 4 capas da guitar player nesses vídeos aí...

Gabriel Landim
Veterano
# jan/14
· votar


Bigtransa
HUAHEUHAUEHUAHEUHAEUHAUEHUAHEU
Falo mais nada sobre essa galerinha "hipster"...

_Excelion
Veterano
# jan/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Bigtransa

Mais talvez, o Thurston Moore com certeza saiu com o Lee Ranaldo, o Dickey Betts já deve ter saído, o Duane Allman talvez... O que diz sobre como a Guitar Player traz artistas diferentes, mas não diz muito sobre quem lê a revista, o famoso 'guitarreiro'.

o que eu quero dizer é que a música com guitarra é mais ampla que Guthrie Govan, Satriani, Vai... Essa galera que só guitarrista ouve.

Falo mais nada sobre essa galerinha "hipster"...

você entendeu algo do que eu postei (sequer ouviu as músicas?) ou você prefere que eu desenhe que guitarra é muito mais ampla do que essa galera do 'virtuosismo'?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual