Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


Ramsay
É como eu disse aqui no tópico: buscar originalidade em solos é utopia.

Agora em termos de harmonia, riffs, dá sim pra ser original ainda.
Muita coisa nessa área não foi explorada.

Deveriamos nos focar nisso.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


Ramsay: Um tópico de 2 dias atrás e já tá com 7 páginas??

Querido Ramsay, é por isso que eu adoro o FCC! Tem de tudo e de todos!

renatocaster: O De Ros é mais galã do que todos esses. Coloca todo mundo no chinelo!

Certamente! Além da boniteza (Ui!!!), é mestre na arte das seis cordas. Além dele, tem um monte de feras aqui no fórum!

o/

Ramsay
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia

Pois é, eu concordo com você e amo o FCC, mas, tudo o que eu queria é que o "tema" do tópico fosse mais relevante.
Mas, enfim, tá valendo...
Abçs.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Po, toda hora vem um e fica comparando a ascensão do cara com o impacto de EVH, Satriani, Vai, etc, só faltou o hendrix e olhe la....

Mas ai complica tmb ne?

Se alguem lançar um album bom, vcs vao dizer: Mas não revolucionou igual Sgt Peppers e Dark Side..... rsrsrsrs

Inovar nao ta facil pra ninguem! kkkkkkkk

E olha q esse Govan ta ralando, pq o cara estuda as firulinhas de todos caras famosos .....
Ta procurando o som dele tmb....

O cara é um mexidão de estilos.....srsrssrs
e mais educado na fritação do q os demais shredders...

renatocaster
Moderador
# jan/14
· votar


Luis A.

e mais educado na fritação do q os demais shredders...

Isso! Vc conseguiu explicar em uma simples frase exatamente o que eu penso sobre ele!

Sobre as comparações, elas são inevitáveis. É aquele momento apropriado para desferir seu gosto pessoal a qualquer custo.

ppaulo
Veterano
# jan/14
· votar


engraçado alguns falando que nao gostam do govan só pra ser do contra rs

krixzy
Veterano
# jan/14 · Editado por: krixzy
· votar


Pra mim é meio claro que essa onda de tentar copiar algum guitarrista é febre de iniciante, quem já tem um conhecimento amplo da coisa sempre tenta fazer suas próprias experiencias, experimentando isso ou aquilo e dai vai até formar algo legal. Eu particularmente não sou muito fã de guitarristas muito técnicos, prefiro os que fazem melodias com sentimento, do tipo q você houve e chega até a arrepiar, se n passa sentimento não é música, é só exibicionismo de técnica.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


krixzy
Acho que podemos deixar este tópico. Essa parada de gosto nunca vai dar certo, o problema é preconceito, porque o cara tem uma técnica apurada ele não é um bom músico e sua música não serve pra ninguém..... isso não tem cabimento. Eu não aguento ouvir uma música do Malmsteen (só black star e no violão, quando ele pega a guitar já começa a me cansar haha), mas viajo nas músicas do Animals as Leaders e nos solos do Tosin Abasi, e quem conhece a banda sabe como é os solos do cara, geralmente muito rápidos.
O problema não é você ser foda na técnica e usa-la constantemente, o problema é não saber usar. O malmsteen por exemplo, não conheço muito, mas pelo oque eu ouço falar os primeiros trabalhos dele devem ser muito bons (já estou curioso pra conhecer) e a técnica tá lá, a velocidade tá lá.

Sinceramente, esse papo de que slow hand é que é bom já me cansou. O engraçado é que são sempre os mesmos guitarristas citados, nunca ouvi por este fórum citarem um Gary Green por exemplo, puta feeling, puta noção de espaço, puta musicalidade e é um cara que nunca foi um guitar hero, mas estava lá e cumpria muito bem com o seu papel.

krixzy
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite

O problema não é você ser foda na técnica e usa-la constantemente, o problema é não saber usar

Falou tudo.

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Acho que a galera que critica fritador não o faz por implicação.
Boa parte do pessoal só desce o pau nele por causa dos fãs, que em sua maioria é xiitas, que pensam que pra um cara ser "guitarrista de verdade" tem que ter sido influenciado por blues, classico e jazz.
Passou disso é "bosta".

É só ver o tanto de gente que critica Chimbinha, mas manda essa galera tocar as polirritmia que ele toca...

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Sem contar que o Malmsteen é bem mais bonito que o Guthrie Govan!

Que gay isso...

porque o cara tem uma técnica apurada ele não é um bom músico e sua música não serve pra ninguém

Putz, Glenn Gould, Paco de Lucia, Al di Meola, Perlman são zeros à esquerda então...

Eu não curto o Govan, não é minha praia de som, mas o cara é um monstro, um puta instrumentista, e tá aí, mandando ver o som dele. Muita sorte e sucesso pra ele, pois o cara merece.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Acho que a galera que critica fritador não o faz por implicação.


Muita, muita gente mesmo, o faz por inveja e recalque...

Jm7
Veterano
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU
Muita, muita gente mesmo, o faz por inveja e recalque...

Concordo plenamente, mas há aqueles que buscam mostrar pra garotada que não é (é bom salientar este só) a velocidade que te fará um grande guitarrista, é importante ter feeling e dosar todas as técnicas para que a música não perca sua alma.
Rednef2
É só ver o tanto de gente que critica Chimbinha, mas manda essa galera tocar as polirritmia que ele toca...
Realmente o cara tem qualidade, mas o estilo o desprestigia, puro ato xenofóbico! Prisão pra quem critica o Chimbinha! :0

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Guitarrista é uma merda...

Sinceramente, não tenho dúvidas em "apostar" que se um desses guitar heroes entrasse anonimamente no fórum, alguém (incluindo eu) ia dizer:

"Bem legal, mas você precisa treinar mais os bends e vibratos"
"Não gostei do timbre"
"Achei o drive muito abelhudo"
"Você deveria gravar no Reaper que é muito melhor"

Resumindo, acho que somos uma raça de chatos dukaraleo!

Só perdemos pro fórum de vocal, lá não tenho dúvida alguma que se o Ronnie James Dio gravasse um take anônimo, a galera caia de pau e ia mandar ele estudar....hehehe.

Afinal, acho que tudo se resume a isso.......Govan é bem sucedido, têm disciplina prá estudar 10 horas por dia e deve ter alguma vantagem genética que tornam algumas coisas mais fáceis.

Eu, ao contrário, nunca tive saco prá estudar, não gosto da forma como guitarra é ensinada e tive uma dificuldade dukacete prá fazer algumas coisas que são fáceis prá outros.

Então, eu não tinha feito isso até agora, mas vou fazer:

Govan é uma merda!

(Tá, é mentira.... mas dá um przer danado falar isso...hehehe)

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Sinceramente, não tenho dúvidas em "apostar" que se um desses guitar heroes entrasse anonimamente no fórum, alguém (incluindo eu) ia dizer:
"Bem legal, mas você precisa treinar mais os bends e vibratos"
"Não gostei do timbre"
"Achei o drive muito abelhudo"
"Você deveria gravar no Reaper que é muito melhor"


Eu ia! kkkkk

Só perdemos pro fórum de vocal, lá não tenho dúvida alguma que se o Ronnie James Dio gravasse um take anônimo, a galera caia de pau e ia mandar ele estudar....hehehe.

Nossa, aquilo ali é insuportável, já começando com o cara que toma conta daquilo. huahuahuahua

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Ancient_CTHULU
Putz, Glenn Gould, Paco de Lucia, Al di Meola, Perlman são zeros à esquerda então...


Por acaso você terminou o ensino médio? não te ensinaram o sarcasmo lá não?

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Então, eu não tinha feito isso até agora, mas vou fazer:

Govan é uma merda!

(Tá, é mentira.... mas dá um przer danado falar isso...hehehe)


ahahahha, opinião todo mundo tem, pra mim jimmy page é um cocô, mas sei da sua importância do rock e da obra do cara (uma parte, porque muita coisa não foi ele que criou hehe polemicando pff). Oque eu acho ridículo é dizer que um artista não tem valor nenhum por não gostar, como alguns disseram aqui.


No mais close, close, close, close!!!!111!!!1!1!11!

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Por acaso você terminou o ensino médio? não te ensinaram o sarcasmo lá não?


TPM linda? Desculpa se te machuquei por dentro, não era minha intenção.

Beijomeliga.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU
Oh God, o cara não tem a mínima capacidade de interpretação e ainda quer ficar por cima.... vou falar oque?

Rock With Salad
Veterano
# jan/14 · Editado por: Rock With Salad
· votar


Eu entendo alguns aqui que têm uma opinião contra a musicalidade do Govan. Comigo é praticamente o inverso, hehe.

Por exemplo, com o B.B King.
Ouvi o último DVD dele e não senti nada. Só naquela "The Thrill is Gone" que eu consegui, e ainda assim, cada vez que ele tocava aqueles licks de pentatonica eu já cansava. Ainda assim entendo que ele foi importante para a música.
*E é por isso que eu gosto do Guthrie, porque ele tem um fraseado interessante e um tanto incomum.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Tá bom amiguinho, beijo pra vc.

O que eu curto no Govan, é que ele não usa Floyd Rose, aliás, a ponte dele parece ser fixa, é isso mesmo?

Inclusive parece ser uma tendência hoje em dia, tem cada vez menos gente usando Floyd, até o Petrucci parou de usar.

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Sinceramente, não tenho dúvidas em "apostar" que se um desses guitar heroes entrasse anonimamente no fórum, alguém (incluindo eu) ia dizer:

"Bem legal, mas você precisa treinar mais os bends e vibratos"
"Não gostei do timbre"
"Achei o drive muito abelhudo"
"Você deveria gravar no Reaper que é muito melhor"


Ma já teve mais ou menos isso. Um usuário (o polêmico Nick_olivieri_guitar / Kyuss) pegou um trechinho de uma gravação desconhecida de um grande guitarrista (não lembro quem era) e disse que tinha sido ele que gravou com POD e pedia críticas de dicas.

Muita gente disse que ele precisava melhorar o esquema de gravação, que o som estava muito digital, que tocava bem mas tinha muito que melhorar e etc...

Foi engraçado, pois depois que ele revelou neguinho passou a dizer que não era bem assim, que o som estava mesmo legal, e tals...hsahsahashs! Lembro disso até hoje. Deve ter sido lá por 2007/2008

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator

Também lembro disso! auhasuhashu

Pepe Le P
Veterano
# jan/14 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Lelo Mig
Afinal, acho que tudo se resume a isso.......Govan é bem sucedido, têm disciplina prá estudar 10 horas por dia e deve ter alguma vantagem genética que tornam algumas coisas mais fáceis.

Pelo que eu sei a vantagem "genética" dele seria ter crescido numa família de músicos e começado a tirar seus primeiros sons aos 3 anos de idade. Aos 18 ele já havia composto o "hit" Waves, gravado em seu álbum Erotic Cakes. Nada de inesperado. Mas é possível que a bainha dos axônios dele seja mais mielinizada, ou que algum lobo do cérebro dele que ajude na parte prática da música seja avantajado ;)

Esse lance de "estudar" X horas por dia é interessante. Em entrevistas ele afirma que nunca foi de sentar e ficar treinando exercícios de técnica, que o lance dele sempre foi tentar traduzir os sons que vinham na mente dele para a guitarra, mas é bem provável que ele ocupasse uma boa parte do dia simplesmente envolvido com música.

Na questão teórica ele também foi por um caminho "alternativo". Conforme suas palavras, primeiro ele descobria uma sonoridade (ou alguma lógica ou padrão musical) pra depois "ir aos livros" descobrir como a teoria musical denominava aquilo. Obviamente não deve ter angariado todo seu conhecimento teórico a partir dessa via, mas conta que esse era o processo mais comum.

Pra quem manja de inglês eu recomendo muito assistir umas entrevistas com o cara, talvez ajude a modificar o conceito de que o cara é um fritador a la Rusty Cooley que põe a fritação técnica acima de tudo.


Ancient_CTHULU
O que eu curto no Govan, é que ele não usa Floyd Rose, aliás, a ponte dele parece ser fixa, é isso mesmo?
Ele usa uma ponte flutuante, mas sem trava no nut. Suas guitas geralmente são equipadas com um tremol-no, dispositivo que permite "travar" a ponte. Ta cheio de vídeos (em inglês) dele dando explicações sobre seus modelos signatures mais recentes, desde os da Suhr como, mais recentemente, os da Charvel.

Vou postar um que eu acho bem legal e demonstrativo (e eu particularmente gosto do timbre) e da pra sacar alguma coisa mesmo não sendo fluente em inglês... e vem com legendas em francês caso isso ajude alguém.


EDITADO: Pra quem não entende patavinas de inglês (e não sabe ler em francês) pule pra 2:40 que ele começa a mostrar os diferentes sons que da pra tirar com aquele modelo.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU
Pepe Le P

Cara, ha um tempo atras eu estava dando uma pesquisada sobre tremolos, e trombei com um video dele dizendo q usa uma retro-style floyd....

E segundo ele era assim q as floyds eram antes de serem "melhoradas"....

Parece-me tmb q ele atualmente usa guitarras de mogno, apesar desta q vc mostrou ser de basswood com topo em maple...




Shy_Boy
Veterano
# jan/14
· votar


Luis A.
Parece-me tmb q ele atualmente usa guitarras de mogno, apesar desta q vc mostrou ser de basswood com topo em maple...
Na verdade hoje ele usa basswood com topo em maple, devido a como ele diz "a enorme gama de timbres disponíveis, que se precisa quando se leva apenas uma guitarra no avião para clínicas e gigs".
Abç.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Shy_Boy

Hmn, ok, eu tirei minhas conclusões pelas datas dos videos, mas nao acompanho a carreira dele para saber esse tipo de detalhe...

ALF is back
Veterano
# jan/14
· votar


Eu curto bastante o trabalho dele e conheço muita coisa a respeito das musicas...mas ta aí uma coisa q não sei nada sobre ele: equipamento!
Vejo ele com suhr e com charvel...em algum dos posts acima entendi q ele era da surh e agora ta com charvel (é isso, né?)
Eu nem esquento mais com equipo de guitarrista q curto pq sei q numa manobra com teor politico o cara pode mudar de guitarra e amp e continuar com o mesmo timbre, deixando seus zumbis seguidores todos "na mão" huahuahua
Acho q absorvi esse desinteresse após o Petrucci sair da ibanez e ir pra Music man...um conhecido meu tinha a ibanez mosaico sugnature do Petrucci, não a colorida, mas aquela em tons de vermelho e branco...o bixo tava louco pra vender a ibanez e pegar a MM, mas tava tenso de revender...desde então, continuo me importando mto com equipamentos, mas sem procurar saber muito sobre meus guitarristas favoritos
Sobre essa questão toda sobre o Govan e sua musicalidade, concordo com o Luis A. sobre a feliz colocação de q ele é um shredder "educado"...o problema é q todo guitarrista tem seus preconceitos, sendo o maior deles o técnica X feeling...os friteiros não tem muita afinidade com os slow banda e o contrario tbm....parece q não há um meio termo nisso...quando o shredder vê um slow hand fraseando deliciosamente, já faz cara feia...quando o slow hand vê o shredder fritando, já lembra do Clapton...
Isso fica ainda pior quando o cara além de tudo é saudosista, q ouve um Govan e já lembra de Clapton...ouve um J Mayer e já fala q não se faz mais blues como antigamente, ou ouve um Andy Timmons e diz q Malmsteen era mto melhor...
Mas essa questão da govanizaçap esta toda relacionada com o boom fusion q a "guitarra técnica" vem passando...coloquei as aspas justamente pois quem não esta interessado nesse mundo naturalmente não vai conhecer a matilha que vem trazer o estilo da atualidade, o que de forma alguma é um demérito...conheço gente no Brasil com profunda competência técnica q tenta imitar o Govan, mas fazendo seu trabalho independente e de qualidade tbm (inclusive tem gente q até se parece com ele no visual! Huahuahua)...pra mim, esta bem claro q a influencia do cara esta bem forte, principalmente pra quem fica no you tube estudando e pegando novas técnicas, pois é lá q ta o Govan!
Vejam esses concursos de santo Ângelo q tiveram recentemente...praticamente todos os finalistas solando fusion style, com timbre de pouco ganho, fraseado rico em outsides, algumas telecasters (clara influencia de Kotzen) o fusion está aí mesmo...é a vez do fusion pescar os shredders, como o hard fez anos atrás (liderado por E Van Halen), neo classico tbm (Y Malmsteen), instru rock (Satch e Vai), prog metal (Petrucci) e agora o fusion...quem é o "líder" do estilo é apenas uma questão de interpretação...talvez daqui uns anos tenhamos um consenso, mas sem duvidas o Govan esta influenciando muito...nesse meio todo tivemos muitos outros booms e muitos outros grandes guitarristas, os exemplos são meramente ilustrativos e as comparações são inevitaveis

Shy_Boy
Veterano
# jan/14
· votar


ALF is back
É verdade, dá pra perceber bem essa mudança nos estilos. Eu pego por exemplo um "shredder" que apareceu no Guitar Idol 2009 ( aquele concurso polêmico haha).

Observe a diferença do cara de lá pra cá, posso estar meio influenciado, mas eu achei bem mais "govanistico" agora ( pule para 0:36 do segundo vídeo se estiver com preguiça, rs).





Luis A.
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar


Eu vi um video agora, e acho q foi o melhor q eu ja vi do cara....

Gostei de ver o cara tocando "simples"....




Edit: Só falta vir um e dizer q qualquer coisa q se toque nessas guitarras soa bem srsrsrsr

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual