Sobre a Govanização da guitarra atual

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Eu ouvi o cd do Govan várias vezes numa época aí. Achei um disco de audição agradável no geral, mas com várias ressalvas:

Como pontos positivos eu gostei muito de timbres e da participação dos outros músicos, mesmo o trabalho tendo mais foco na guitarra. Além disso, achei várias músicas com temas e idéias interessantes. Ah, e nem preciso citar que todos os músicos envolvidos no cd possuem um domínio técnico excelente de seu instrumento.

Ainda assim, pro meu gosto foi um cd de saturação rápida, pois os aspectos negativos pesaram bastante:

Discordo dessa idéia comum por aí de que o Govan seja um exemplo de "técnica a favor da música". Bom, pelo menos parcialmente. Sempre que ele começava a fritar e improvisar o resultado era o mesmo do que outros guitarristas quando o fazem: guitarrices chatas. Sei que a grande maioria aqui gosta desta estética, mas pra mim ela é insuportável. A guitarra é um instrumento jovem, e se eu fosse desejar algo para o futuro, seria que essa estética se tornasse coisa do passado na história deste instrumento.

Um desdobramento do ponto anterior é que muitas músicas que na minha opinião tinham ótimos temas e poderiam estar num patamar de composição superior foram estragadas por esta vontade de encher as músicas de "virtuosismo segundo a estética guitarrista". Um bom exemplo é o próprio hit "Fives".

Considerando este aspecto então, que na minha opinião é de extrema importância, o Govan não se mostrou muito diferente de outros guitarristas.

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Rednef2

Já imaginou algum pioneiro tentar misturar rock com guarania/frevo/bossa nova/mpb/baião/etc?

Os Novos Baianos já faziam isso com Pepeu Gomes na guitarra.

Jm7
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Cacau Santos talvez, pelo menos eu já vi com baião
Também acho bem legal o trabalho deste cara

Já em relação ao Govan, eu na verdade não conhecia o boy, mas este estilo não me agrada muito, alguns guitarristas só querem impressionar os leigos com fritação que chega a dar enjoo, será que ninguém percebe que tocar guitarra não é uma competição de quem faz mais notas por segundo? Estas pessoas nunca devem ser tido o prazer de escutar gênios como B.B. King ou Eric Clapton.

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Die Kunst der Fuge

"estragadas por esta vontade de encher as músicas de "virtuosismo segundo a estética guitarrista"."

"Govan não se mostrou muito diferente de outros guitarristas."

Exato! É justamente isso que reclamo e chamo de "cultura guitarristíca"

Eu até aceito que esses caras são importantes ao instrumento, no sentido de evolução técnica, fazem a roda girar e evoluir. Mas importantes ao instrumento e não a música.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


BB King é foda, o cara tem mais de quarenta anos de carreira, e nunca mudou seu estilo, passou por todas as "ondas" guitarrísticas e sempre tocou o foda-se para todas, isso que é ser autêntico e honesto consigo mesmo, e com o seu público.

Natanael_DM
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Eu entendi o que tu quis dizer, mas tenho dúvidas quanto à possibilidade de separação das duas coisas, saca?
Por exempo: eventualmente, alguém que é muito fã do Govan vai entrar pra uma banda de axé (ou polca, ou choro, ou vanerão, tanto faz) e começar a usar licks com influência visível do cara. Tá aí a contribuição pro cenário musical em geral, não? Imagina se o Michel Teló fosse guitarrista e fã do Govan e acabasse enfiando no meio de Assim Você Me Mata uma bela influência de fusion moderno (tá, eu sei que eu forcei muito). Isso é influência guitarrística ou musical? Ou ambas?

Vejo essa separação como algo complexo, muito embora concorde contigo em quase tudo.
o/

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Mas eu queria saber qual é o problema de fazer a música que se gosta mesmo que seja para um nicho restrito e que não vá alcançar o status de "mudar a música para as massas''.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Mas eu queria saber qual é o problema de fazer a música que se gosta mesmo que seja para um nicho restrito e que não vá alcançar o status de "mudar a música para as massas''.


Pois é, eu estou me perguntando a mesma coisa. Se fosse assim, o que seria de tantos estilos musicais que estão aí a anos e estão cagando e andando para o mainstream (Death/Black Metal por exemplo).

Jm7
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Mas eu queria saber qual é o problema de fazer a música que se gosta mesmo que seja para um nicho restrito e que não vá alcançar o status de "mudar a música para as massas''.

O problema é que todos querem ter status, ser famoso, ver a mulecada copiando seu estilo, as menininhas chorando histericamente por ele, ganhar muito dinheiro, ter um Camaro amarelo, etc, etc,...

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Putz, mas então nem estude música de guitarra solo, c só tá perdendo teu tempo...

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


renatocaster

o Govan começou a "surgir" não tem nem muito tempo. É um cara relativamente desconhecido. Enquanto The Edge as pessoas conhecem a no mínimo 30 anos. O que talvez falte um pouco mais a ele são esses anos de estrada que o The Edge tem. Porque talento para ele ser influente no meio musical ele tem, e muito.

O problema é que desconfio que daqui a 30 anos ninguém mais vai saber quem foi esse cara, isso se ele não mudar o foco da guitarrice para a música. Digo isso que vejo que muita gente aqui concorda que ele toca pra caramba, tem técnica apuradíssima, mas a música em si não é o foco, não soa bem, cansa rápido e satura. Eu mesmo, nunca consegui ouvir mais que uns vídeos do Youtube, jamais compraria um CD dele, não teria paciência para ouvir 1 hora seguida aquilo.

Die Kunst der Fuge

Discordo dessa idéia comum por aí de que o Govan seja um exemplo de "técnica a favor da música". Bom, pelo menos parcialmente. Sempre que ele começava a fritar e improvisar o resultado era o mesmo do que outros guitarristas quando o fazem: guitarrices chatas. Sei que a grande maioria aqui gosta desta estética, mas pra mim ela é insuportável. A guitarra é um instrumento jovem, e se eu fosse desejar algo para o futuro, seria que essa estética se tornasse coisa do passado na história deste instrumento.

Perfeito. É isso aí.

Lelo Mig

Eu até aceito que esses caras são importantes ao instrumento, no sentido de evolução técnica, fazem a roda girar e evoluir. Mas importantes ao instrumento e não a música.

Para mim o que ele faz é técnica de guitarra, apuradíssima. De música mesmo aquilo não tem quase nada, não me passa nada.

Natanael_DM
Veterano
# jan/14
· votar


MMI

Para mim o que ele faz é técnica de guitarra, apuradíssima. De música mesmo aquilo não tem quase nada, não me passa nada.

Pra mim também.

renatocaster
Moderador
# jan/14 · Editado por: renatocaster
· votar


MMI
Lelo Mig

Eu respeito a opinião de vcs. E queria deixar claro que eu não sou nenhum militante do "shreddismo", porém tem muita coisa no estilo "fritação" que eu curto. Não acho que o Govan seja apenas um exemplo meramente de técnica, ou "guitarrice", como alguns mencionaram. Eu acho ele um pouco além disso, mas é só a minha opinião também.

Cansar, cansa, com certeza. Tudo que é demais enjoa. Assim como eu posso ouvir uma música ou um tema inteiro executado em "walking bass", ou qualquer outro elemento não relacionado a "guitarrice", vai ficar cansativo. Isso daí vai da percepção ou gosto pessoal de cada um.

Alguns encaram a "música" apenas no aspecto melódico, no que diz respeito à execução das notas musicais. Eu não encaro dessa forma, às vezes a técnica compensa a parte melódica, ou ao contrário também. Mas tudo, exatamente tudo, sempre esbarra no nosso gosto pessoal.

Valeu!

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


renatocaster

Eu acho ele um pouco além disso, mas é só a minha opinião também.

Concordo, claro que passa por um lado pessoal. E concordo, ele está um pouco para lá de apenas guitarrices. E aproveito para deixar claro para os outros, eu não acho ele ruim, respeito e até gostaria de ter capacidade de tocar como ele, mas não o invejo. Mais ainda, apesar de ninguém precisar saber disso por não acrescentar nada, mas eu não curto e as músicas dele não entram em playlist nenhuma minha - isso só cabe a mim.

Ele pode ir um pouco além das guitarrices, concordo, mas vai muito pouco além. A única coisa que me passa ao ver ele tocar é: "caramba, como ele toca! Como ele faz isso?". Honestamente, não me passa emoção, não exprime alegria, tristeza, amor, raiva, revolta ou sei lá o que, que muitos bons guitarristas conseguem passar. Mas pelo jeito tem gente que se emociona com ele, eu nunca consegui achar a emoção intensa ali, fica um pouco além da demonstração de técnica. Muitos fritadores ficam só na demonstração de técnica...

davissilva
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: davissilva
· votar


MMI
desconfio que daqui a 30 anos ninguém mais vai saber quem foi esse cara, isso se ele não mudar o foco da guitarrice para a música.

Die Kunst der Fuge
Sempre que ele começava a fritar e improvisar o resultado era o mesmo do que outros guitarristas quando o fazem: guitarrices chatas.

E é exatamente por isso que eu gosto mais do que ele faz hoje do que o que ele fez na época do Erotic Cakes. Mas concordo com vocês: acho que ele ainda precisa "provar" algo como artista, marcar mesmo. Isso ainda não aconteceu, e pode ser que nunca aconteça.

renatocaster
Não acho que o Govan seja apenas um exemplo meramente de técnica, ou "guitarrice", como alguns mencionaram. ... Cansar, cansa, com certeza. Tudo que é demais enjoa.

Eu também penso por aí.

Ancient_CTHULU
BB King é foda, o cara tem mais de quarenta anos de carreira, e nunca mudou seu estilo, passou por todas as "ondas" guitarrísticas e sempre tocou o foda-se para todas, isso que é ser autêntico e honesto consigo mesmo, e com o seu público.

Isso é relativo... Eu tbm gosto do BB King, mas como todo guitarrista de blues, eu também acho ele enjoativo de ouvir. Sempre os mesmos licks, os mesmos arranjos, os mesmos tons. Eu realmente o admiro em muitos aspectos, mas a linha que separa essa história de "tocar o foda-se para as ondas guitarrísticas e nunca mudar seu estilo" da completa estagnação musical é muito tênue... Com certeza, o BB King nunca quis tocar outra coisa, mas isso o tornou muito limitado. Coloque ele pra tocar outro estilo e não vai sair muita coisa que preste, ao contrário do Govan, que se adapta melhor e, por isso, consegue fazer muitas parcerias interessantes.

O BB King é autêntico? Sem dúvida! Mas considerando a música como sendo algo mais abrangente do que só blues para guitarra, ele "me basta" menos do que caras como o Govan, entende? Do mesmo modo que caras como o Govan me "bastam menos" do que caras como Pat Metheny, por exemplo.

Del-Rei
Veterano
# jan/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


MMI
Muitos fritadores ficam só na demonstração de técnica...

Fala, camarada!
Pois é... Pode ser puro preconceito, mas nunca curti muito esses caras virtuosos. Na verdade, nunca ouvi falar desse Govan, e pelo que falam aqui no tópico, não tive vontade de procurar no youtube ainda. Mas vou procurar pra me informar.

Acho que o fato de não gostar do som da virtuose me fez até dar uma certa estagnada na guitarra... Nunca gostei de estudar essas técnicas evoluídas e rápidas... Até porque tenho receio de querer fazer isso o tempo todo se eu souber fritar, e me tornaria um chato... rsrsrs.

E além do mais, creio que essas coisas sejam relacionadas a um nicho muito específico, quase que privativo só de guitarristas... Acho meio porre isso. É como se virasse uma música só pra músicos...

Um aceno de longe!!!

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


Eu sou do time que não acha que o Govan vive de "guitarrices". As vezes ele da uma descambada "a la Paul Gilbert" (que é um bom guitarrista também) das quais eu não sou fã, mas acho que bem utilizadas passam uma energia bacana em certos contextos. O cara tem uma técnica muito apurada mas, ao contrário de alguns guitarristas, não se torna escravo dela.

No geral os improvisos dele me transmitem uma excelente escolha e colocação de notas. Eu nem entro no fato dele ser inovador, "vanguarda" ou se vai ou não encravar seu nome na história, isso depende de muitos outros fatores que não só a qualidade musical.

Eu não creio que ele é um "revolucionário" da guitarra (e até acredito que muitos dos que foram, o foram por detalhe), mas o considero um ótimo músico.

Como eu já disse, deem mais uma "chafurdada" nos sons que ele tira. Alguns deles, eu concordo, são chatos e excessivamente "guitarrísticos", mas tem muita coisa excelente... fraseados bem acima da média em termos melódicos. Isso fora os trabalhos onde a guitarra não é "o" elemento de destaque: Steven Wilson, Dizzee Rascal, Asia entre outros.

Keith.Scott
Veterano
# jan/14 · Editado por: Keith.Scott
· votar


"Quem vai ser o atrevido e peitar essa tendência e ser o novo ... Joe Bonamassa..."

Assim como o Nefelibata... não vejo nada demais nesse cara!
Em termos de mandíbula, ops , quer dizer... 'guitarra', pra mim ele é apenas o Robert Z'Dar da atualidade!
Td bem que o cara toca montado em milhões e milhões ($$$) de guitarras e amps... e tem sim um fraseado e timbre legais...
Mas é como já foi dito: É mais do mesmo!
A unica coisa que consigo ver nesse maluco é: QUEIXO! E só!
Gosto próprio, enfim....

Agora... Greg Howe, sim!!!
Pra esse eu tiro o chapéu!

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


Acho que o Govan vai numa linha que me lembra o Steve Lukarther, talvez ainda mais versátil.

No fim tudo se resume ao gosto subjetivo das pessoas, o "arcabouço" que elas já carregam consigo do que é "bom e ruim", "certo e errado" em termos musicais. Por sorte, esse background não é algo imutável.

Pra muitos será apenas mais farinha do mesmo saco, pra outros um cara com um tempero a mais. Bater mais nessa tecla não vai mudar muito isso.

mjbg
Membro Novato
# jan/14
· votar


denovo esse papo ridículo de que técnica/velocidade não contribui com música... tsc

Lord-g
Veterano
# jan/14
· votar


Rednef2
Já imaginou algum pioneiro tentar misturar rock com guarania/frevo/bossa nova/mpb/baião/etc?

O Angra faz isso a muito tempo,no pernambuco tem umas bandas que fazem umas misturas loucas assim.

Agora um cara que inova e pouca gente vê é o Wayne Krantz, esse cara é de outro mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=PF763Z4lcp4

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Pepeu toca muito.
Havia sido chamado pro Megadeth, segundo o proprio.

Keith.Scott
Veterano
# jan/14
· votar


Rednef2
Havia sido chamado pro Megadeth, segundo o proprio.

Casseta!!! É serio isso ae?
Sabia não! O.O

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


Com certeza, o BB King nunca quis tocar outra coisa, mas isso o tornou muito limitado. Coloque ele pra tocar outro estilo e não vai sair muita coisa que preste
Ou talvez sim, da uma olhada aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/304894/

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Para mim o que ele faz é técnica de guitarra, apuradíssima. De música mesmo aquilo não tem quase nada, não me passa nada.

Só lembrando que por você ter uma preferencia de gosto isso não se torna razão.

Acho engraçado que Jimmy Page quando ia improvisar fazia um monte de firulas (ou tentava fazer) e saia uma barulheira medonha. Vai ver a graça é tocar sujo e eu não percebi.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/14
· votar


Aeh, galera.
Não posso falar muito sobre o assunto, até porque conheço poucos shredders. Não conheço esse Govan. Mas lendo sobre as minhas influencias (Matthias Jabs, Uli Jon Roth, Rudolph Schenker e Juninho Afram), vi que todos esses preferem tocar o que a música pede. O único aí que não toca rápido é o Schenker, mas os outros, mesmo fritando às vezes, não o fazem toda hora.

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Cacau Santos manda muito mesmo.

Um que eu achei muito interessante foi Luciano Magno, mandando um frevo doidera.



d.u.n.h.a.
Veterano
# jan/14
· votar


Com certeza, o BB King nunca quis tocar outra coisa, mas isso o tornou muito limitado. Coloque ele pra tocar outro estilo e não vai sair muita coisa que preste

Minha nossa...
Sério mesmo...


...

Acho que pela primeira vez na vida fiquei sem palavras.

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


este tipo de tópico, sem ofender seu criador, só mostra que o pessoal escuta menos música (menor variedade) e são muito fechados a nichos e principalmente, só importa quem está no main stream

Sincereamente nunca ouvi esse cara, pelo menos concientemente e nunca tentaria imprimir esse tipo de som ao meu, mas cada fã segue os seus ídolos, também adoro um desses , mas dos teclados Jordan Rudess

Mas garanto que iria adorar saber fazer guitarrices na guitarra, mesmo que fossem ou sejam as coisas mais medíocres do mundo kkk

Cada um tem seu mérito, não é fácil chegar lá , mas críticos e fãs são isso ai, nunca vai acabar kk

Jm7
Veterano
# jan/14
· votar


Com certeza, o BB King nunca quis tocar outra coisa, mas isso o tornou muito limitado. Coloque ele pra tocar outro estilo e não vai sair muita coisa que preste


Depois desta FECHEM O TÓPICO!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Govanização da guitarra atual