Por quê vocês gostam tanto de Stratocaster?

Autor Mensagem
elchapa
Veterano
# nov/13 · Editado por: elchapa
· votar


VoidOfSympathy

Desculpe, amigo, mas acho que você poderia ter colocado suas opiniões sobre as guitarras de uma maneira muito menos "agressiva".

A forma como você está abordando este debate, embora seja um debate interessante, no sentido de "desmerecer" ou "inferiorizar" quem gosta de um certo tipo de guitarra, infelizmente tirou o foco da questão.

Acho que com o tempo e experiência que você adquirirá em sua carreira musical, irá perceber que certas guitarras se enquadram à certos estilos musicais.

É evidente, após todas as suas colocações, que você baseia suas opiniões pelo seu gosto musical e não pela noção musical que você tem atualmente.

Creio que conforme você for adquirindo mais experiÊncia, você irá a abrir muito mais a sua mente do que a puros estereótipos musicais. Irá entender que stratos são guitarras mais voltadas para o blues e versáteis ao rock, podendo mesclar timbres mais estalados ou graves, dependendo da captação e do lance de pedais.

Enfim, creio que várias coisas se aprendem com o tempo e muito estudo, e é uma pena que você tenha abordado esse debate desta forma. Espero que você consiga abrir melhor sua mente para uma te4oria musical mais ampla!

Abraço!!

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


VoidOfSympathy

"Você tem certeza que elas são tão versáteis assim? Sei não hein....."

Você verá, se procurar, Stratocaster no Blues, no Country, no Hard, no Metal, na MPB, no Sertanejo, no Calypso, no Jazz....

Não sou eu que estou advogando à favor.......é só olhar e comprovar.

Nenhuma outra guitarra é tão presente em tudo quanto é estilo....

Ela é melhor que uma Gibson 335 prá jazz? Não
É melhor que uma Tele prá Country? Não

Mas cobre bem qualquer estilo....... isso é fato!

Agora, se tu quer fazer Black Metal, só barulho, sem timbre, sem dinâmica, só com Power Chords, bem podrão e pobrão, distorção no saco e sem definição, sem nuances ou detalhes... esquece as Fender e Gibsons.

Têm uns pedaços de pau com captadores hiper ativos e cordas "de piano" excelentes para esse fim.

Marcelo Sobral
Membro
# nov/13
· votar


Pq eu gosto de Stratocaster?

Jimmy Hendrix, Malmsteen, Blackmore, Steve Ray Vaughan, David Gilmour, Chimbinha....rsrsrsrsrs

VoidOfSympathy
Membro
# nov/13
· votar


elchapa
A forma como você está abordando este debate, embora seja um debate interessante, no sentido de "desmerecer" ou "inferiorizar"

Não sei onde, mas eu não desmereci ninguém kkkk só não tenho simpatia pela guitarra.

É evidente, após todas as suas colocações, que você baseia suas opiniões pelo seu gosto musical e não pela noção musical que você tem atualmente.

Creio que conforme você for adquirindo mais experiÊncia, você irá a abrir muito mais a sua mente do que a puros estereótipos musicais. Irá entender que stratos são guitarras mais voltadas para o blues e versáteis ao rock, podendo mesclar timbres mais estalados ou graves, dependendo da captação e do lance de pedais.


Sim, é fato de que eu gosto muito de Metal, masss, minhas colocações não são totalmente baseadas no meu gosto musical, vide que eu tenho uma certa experiência com stratos, aliás, tenho uma.

E sobre a questão dos estereótipos musicais, não creio que estou preso a eles, já que eu gosto muito de Iron Maiden por exemplo, e os três guitarristas da banda fizeram dela o que ela é hoje graças às suas stratos :)

Lelo Mig
Agora, se tu quer fazer Black Metal, só barulho, sem timbre, sem dinâmica, só com Power Chords, bem podrão e pobrão, distorção no saco e sem definição, sem nuances ou detalhes... esquece as Fender e Gibsons.


Eu acho meio infeliz essa sua colocação sobre esquecer Fenders e Gibson pra tal estilo musical (por sinal, odeio black metal, odeio tanto quanto o white metal, mas isso não vem ao caso).

Eu aconselho você ouvir Amon Amarth, nem que seja uma musica só, pode ser que você não curta o som, mas faça um esforço, considere que os guitarristas da banda usam duas Gibson Explorers e tiram um som daqueles...


Aqui, não precisa nem sair do tópico :)


Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


Versatilidade. Acho que essa é a principal virtude da strato.

ela pode ser tudo, se quebrar é praticamente como um fusca, basta colar com um chiclete....

experimentem colocar 3 singles numa les paul para verem que bacana vai ficar...

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


VoidOfSympathy

rcorts
eu não consigo de modo algum gostar daquelas guitarras de 7 cordas com captação ativa berrando através de uma ultra-distorção num amplificador hiper high-gain

eu amo isso kkkkkkkkk
Acho que já deu pra entender porque eu não gosto de stratos, são dois extremos, eu prefiro o que você relatou xD



Tá vendo, chegamos no X da questão. E essa questão que o Lelo Mig e outros colocaram da versatilidade, do "dá pra cobrir tudo" é inegável, não é apelo de fã, é constatação por repetição.

Um exemplo. Um amigão meu que é super fã de metal, inclusive no estilo dele de tocar se nota isso, e é ao mesmo tempo um super fã de strato (apesar da strato dele ser de basswood, mas o modelo continua sendo strato, então acho que a colocação é válida):



guizimm
Veterano
# nov/13
· votar


VoidOfSympathy
cara, vc ta muito com cara de quem só curte metal, até ouve outras coisas pra desmentir isso, mas só tem ouvidos pra metal, e que conhece pouco de guitarra
procura um pouco mano, e não é de um dia pro outro que vc vai sacar o negócio das stratos

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


Drinho

Ta, eu sei que não é LP, ta mais pra SG, mas a Melody Maker com 3 singles é legal.

- Sader -
Veterano
# nov/13 · Editado por: - Sader -
· votar


Incrível como essas bandas de Insane Carnotauriuns Splater Crazy metal soam parecidas. O timbre de guitarra é sempre MUITO parecido, com compressão absurda.

Não leve a mal VoidOfSympathy, até gosto algumas coisas de Metal, como Dream Theater( Devido aos caras serem músicos de verdade e terem uma visão bem diferente da maioria desses metaleiros ). Mas pra você que gosta de Ibanez com 7 cordas afinada em dó, fica complicado de entender as coisas mais refinadas que uma Strato pode proporcionar.

Nem tudo na vida é Hi Gain com compressão no talo

VoidOfSympathy
Membro
# nov/13
· votar


guizimm
Na verdade nem tanto...
Ultimamente eu ando abrindo minha mente pra muita coisa, principalmente indie e alternativo, que antes eu não suportava. Inclusive, notei um grande uso de Teles e Stratos no alternativo...

rcorts
Eu já tinha questionado a versatilidade das stratos aqui, parece um ponto inquestionável, ela é sim muito versátil pelo que me apresentaram aqui. Mas outra coisa inquestionável também, é que ela tende para um estilo musical, isso é um fato, logo, quem tem uma strato de inicio e depois quer se aprofundar num gênero mais pesado, não vai poder continuar com ela pelas necessidades do gênero.

O que eu quero dizer é que, eu nunca enxerguei a strato como "A guitarra" ou " A essência da versatilidade " aliás, isso foi um dos motivos de eu ter criado o tópico, a minha vida inteira, eu sempre enxerguei strato como uma guitarra que pega vários gêneros (versatilidade,embora eu nunca tenha aplicado essa palavra propriamente dita a ela) mas não se aprofunda em nenhum.

Sub_Zero
Veterano
# nov/13
· votar


Porque tem som de strato. rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, eu sou movido pelo timbre, e acho muito bacana as guitarras que tem seus timbres características, tipo, strato, telecaster, les paul... Eu escolhi a strato porque é o modelo de guitarra que meus guitarristas preferidos usam. Eu não tenho strato por causa da versatilidade, gosto de strato porque ela simplesmente tem o "som de strato". Assim como um dia vou ter uma les paul e uma tele, curto demais os timbres clássicos de guitarra.

Marcelo Sobral
Membro
# nov/13 · Editado por: Marcelo Sobral
· votar


Tocando metal, sem edições e cortes, com uma camera simples:

http://youtu.be/PR8Te91wtPc

Tudo bem, não é metal extremo mas resolve bem. Vai do Blues ao Heavy com qualidade e personalidade.

Mas para cada situação é um instrumento diferente, não gosto de instrumento muito versátil, gosto de personalidade, ou seja, Les Paul com som de Les Paul, Strato com som de Strato, Tele com som de Tele e etc.

VoidOfSympathy
Membro
# nov/13
· votar


- Sader -

Cara, eu adoro Dream Theater, eles são sim músicos de verdade (inclusive, John Petrucci por muito tempo usou Ibanez, e ele é um dos poucos guitarristas que eu admiro que usam guitarras de 7 cordas, gosto delas, mas não me acostumaria).

Nem tudo na vida é Hi Gain com compressão no talo
Concordo, o próprio DT por exemplo.

"Insane Carnotauriuns Splater Crazy metal "

Gostei do termo, mas me ofendeu :( kkkkkkkkkkkkk

guitarluiz
Veterano
# nov/13
· votar


Membro Novato
Ta explicado kkkkkkk.





Sou fan de strato, pelo som .. história!

Mas gosto de Tele , Firebird, explorer ...

- Sader -
Veterano
# nov/13
· votar


VoidOfSympathy

HAHA, quando eu tinha uns 15/16 anos eu ficava inventando esses estilos com os meus amigos na Aula.

Uma vez conseguimos um com umas 30 palavras hahaha.

VoidOfSympathy
Membro
# nov/13
· votar


Sub_Zero

Valeu cara, estavam faltando opiniões assim aqui! kkk

Marcelo Sobral

Muito bem tocado, bom timbre, mas é aquela coisa de opinião, pra mim, falta aquele timbre mais pesado, proporcionado por humbuckers por exemplo. (Não me referindo ao seu cover, que por sinal está excelente, e sim às stratos no geral).

VoidOfSympathy
Membro
# nov/13
· votar


guitarluiz
Membro Novato
Ta explicado kkkkkkk.


Vocês não perdoam hein '-'
kkkk

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/13
· votar


Interessante ver esses tópicos e perceber como cada um vê os instrumentos. no meu caso uma das coisas que não gosto em strato é o botão de volume em cima do captador, quando to empolgado não é raro eu bater a mão nele e abaixar um pouco o volume uheuheuhe.
eu só tenho strato, uma cara e uma de estudante, peguei uma melhorzinha quando tava com $ porque estava acostumado com strato e GAS tmb.

- Sader -
Veterano
# nov/13
· votar


Seria massa se a galera tivesse esse pique pra comentar os tópicos de quando a gente se esforça pra postar algo interessante no forum pra galera ouvir hahaha.

2 horas e quase 50 posts.

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

Isso tb acontece comigo! E o pior é que eu sou burro de me perguntar "será que é pau do amp que perdeu ganho!? Será que é cabo?".

VoidOfSympathy
Membro
# nov/13
· votar


- Sader -

Queria que os meus tópicos de covers fossem bem discutidos... Mas enfim, é muito bom ter tantas opiniões diferentes sobre uma mesma guitarra :)

Thejapamuri
Veterano
# nov/13
· votar


Porque eu curto strato? Bem, eu curto aquele sonzinho da Strato, estaladinho, nossa, como é lindo xD... Só não consigo fazer porque meu amp e guitarra não são tão bons (e também porque eu sou um noob na guitarra hehehehe)...

Antes de comprar minha guitarra (é em formato de strato), a professora de artes pediu para fazer um desenho de objeto... Simplesmente desenhei uma guitarra (Foi ano passado e nessa época que comecei a gostar de guitarra e querer tocar). E eu desenhei uma stratocaster. A aparência, as curvas, são tão belas. Apesar de gostar de outros formatos e sons de outras guitarras como LesPaul, Telecaster, Mockingbird (sou fã do hide da X Japan), Explorer, Flying V...

Aliás, a coisa mais linda que eu acho que é, é uma Strato vermelha (Metallic Red ou CAndy Apple Red), seja com escala em Maple ou Rosewood, é linda pra caramba.

Mas gosto é gosto... Eu por exemplo, não gosto muito de guitarras que tenham 7 ou mais cordas.

Luisfelp FR1
Membro
# nov/13
· votar


VoidOfSympathy

eu sempre enxerguei strato como uma guitarra que pega vários gêneros (versatilidade,embora eu nunca tenha aplicado essa palavra propriamente dita a ela) mas não se aprofunda em nenhum.

Olha cara com uma Stratocaster você pode tocar quase tudo (assim como muitos já disseram aqui), só que isso não quer dizer que ela não se especializa em nada. Cara os Blues com mais drive tipo SRV não seriam nada se não fossem as Stratocaster, o que quero dizer é que uma boa parte do Blues só daquele jeito porque as Stratos existem.
Imagina se esse cara tocasse essa música sem uma Strato,obrilho que só o captador de uma strato temu seja sem esse estaladinho beeem la no fundo e esse, como seria diferente:


Mas na minha opinião essa música prova de maneira convincente o que eu disse acima:

Cara você pode no máximo chegar perto disso com uma Tele mas não vai ser igual a qualidade que a Strato da na música

Concluindo: Bem, na minha opinião da pra tocar de tudo com qualquer tipo de guitarra só que não da pra imitar todos os timbres fielmente, a Strato é a que chega mais perto disso e além do mais é a única que tem um dos timbres mais difíceis de se imitar. Essa é a 'peculiaridade máxima' (lembrando que qualquer outra guitarra tem sua 'peculiaridade máxima que é inigualável) que a Stratocaster possui que agrada a todos.

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


chenriquea
Boa dupla, ambas mandam muito bem !!!

HikNapolitano
Membro
# nov/13
· votar



Sem mais...

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


rcorts
Concordo plenamente, por mais que adore um heavy metal, o tal do captador ativo com hiper high gain é muio ruim !!!!

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


E guitarra de metal normalmente é feia pra carai !!!! Kkkkkkkk

No máximo uma PRS e olhe lá ......

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/13
· votar


Eu hein... É cada tópico que aparece por aqui...


E a gente tem um trabalho do caramba pra fazer um review decente de um equipamento, por exemplo, e quando vai ver o tópico não tem nem meia dúzia de comentários.

Vai entender esse FCC...

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


Lelo Mig
Pedaço de pau com captador ativo e cordas de piano !!!!! Adorei a definição !!!! ANOTADO !!!! Lixo mesmo, concordo totalmente !!!!

guitarluiz
Veterano
# nov/13
· votar


VoidOfSympathy
É tipo calouros na faculdade hehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por quê vocês gostam tanto de Stratocaster?