Vocês que tocam guitarra eletrica gostam também de tocar violão?

    Autor Mensagem
    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # ago/16


    Eu vejo esses caras rockeiros do Youtube tocando guitarra, me dá uma curiosidade se eles curtem algo mais acústico.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/16
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Gosto igualmente... mas sou muito eclético e toco de Rock à MPB....curto violão nylon, folk e toco viola também.

    E me agrada bastante a formação violão folk + guitarra, comum em algumas bandas de rock, principalmente nos 80 e algumas hard.



    Amago
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Vocês que tocam guitarra elétrica gostam também de tocar violão?
    Eu gosto tanto de violão quanto de guitarra, mas já tem mais de semana que não encosto na guitarra ou violão, só para limpar mesmo. Ultimamente só tenho tido vontade de tocar viola caipira, mas logo passa e eu volto á arranhar a guitarra e o violão.

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Eu se tivesse dinheiro iria aprender monte de instrumentos.

    Luis A.
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Eu ate curto violao, iniciei nele, mas apos ganhar minha primeira guitarra ha 18 anos atras, eu passei a estudar técnicas de guitarra e nao evoluí a minha pegada do violão...

    Isso é um tanto interessante pq na teoria guitarra e violão são o msm instrumento, porem um elétrico e o outro acústico... Mas na pratica, as técnicas, a postura e a pegada são bastante diferentes...

    É impossível tocar um sem saber o outro, mas são raros os casos de músicos q tem a msm desenvoltura em ambos, como Al Di Meola por exemplo....

    Calime
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Calime
    · votar


    Curto demais instrumentos de cordas e de percussão em geral. Durante qse 8 anos, violão foi meu instrumento principal", ao qual eu mais me dedicava. Fiz aula de violão erudito por 4 anos. Guitarra não tive um aprendizado sistematizado, sempre fui pegando uma coisa aqui, outra ali. Hoje toco mais guitarra, e pretendo ainda estudar a sério, com professor. Já toquei baixo e batera tbm(quebra galho).

    No geral, na verdade gosto é de música, de instrumentos. Não sei o que seria do mundo sem música!

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Eu comecei no violão. Fui tocar guitarra depois de um ano mais ou menos, mas sei lá, não tenho um preferido, ambos são interessantíssimos.

    JJJ
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Com certeza.

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Lelo Mig

    Eu ainda vou montar uma banda nesse estilo violão folk e guitarra.

    Gostei da música.

    Amago
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Eu se tivesse dinheiro iria aprender monte de instrumentos.

    Acho que o melhor mesmo e se concentrar em um instrumento só e tentar ser bom nele do que tocar vários e ser ruim em todos, eu mesmo toco três tipos sou ruim em todos.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Comecei na bateria, fui pro baixo, violão e guitarra.

    Durante mais ou menos 1 ano e meio o violão foi meu instrumento principal. Nunca havia me dedicado a ele, apenas tocava. Mas nesse período me aprofundei mais, melhorei a pegada e as levadas. Hoje considero que tenho o mesmo nível no violão e na guitarra. Gosto mais da guitarra pelas possibilidades a que ela leva, mas curto tocar violão também.

    Jube
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Comecei com a guitarra, sempre curti demais a guita. Comprei um violão posteriormente mas quase nem tocava, o tempo passou e os colegas de tocadas foram seguindo suas vidas e acabei sozinho, nisso surgiu a oportunidade de pegar um violão batuta ou um amplificador novo, eu fui no violão e apareceu a minha muieh tecladista. Daí eu comecei a tocar mais violão, abandonei um pouco o lado instrumentista e comecei a arriscar cantar as vezes, mudei o repertório para encaixar com o da muieh e hoje o violão é o meu instrumento principal.

    Uma das coisas que mais pesou na hora de pegar o violão como instrumento principal, foi a praticidade.
    Carregar a guitarra pra lá e pra cá é foda, haja paciência e tempo pra enfiar amplificador, cabos, pedais, ligar tudo, regular timbre.
    Já o violão eu simplesmente pego o case e vou para qualquer lugar, saco o violão e saio tocando, se precisar guitarrear, eu carrego um pedalzinho e plugo em qualquer coisa, até na hora de ir ensaiar ou tocar em roda de amigos é bemmm mais prático.
    É uma maravilha chegar, sacar o violão do case, plugar em qualquer coisa e pronto, dai chega o guitarrista com um case de pedais, liga, regula aqui e ali, algum da mau contato, outro ta com efeito demais ou de menos, etc.
    Mas a guita confinua firme e forte!

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Eu não curto, embora reconheça que talvez seja porque sempre toquei/tive violão lixoso (tenho um Di Giorgio modelo erudito que é péssimo). Nunca tive oportunidade de ter/tocar num Martin, Taylor, Gibson, Fender, etc.

    O que acho interessante é que hoje em dia, com os simuladores de violão, você pode emular de forma bastante convincente quase qualquer violão na guitarra, com dezenas de timbres/opções diferentes.

    Uso esse recurso direto com a minha Zoom G1XOn, simulo vários timbres diferentes de violão (ex: Coldplay), com a praticidade de se estar tocando numa guitarra (pegada muito mais fácil). Tanto ao vivo como em gravações. Para o estilo de som que eu faço é mais que suficiente.

    O purista dirá "ah, mas nunca que fica igual"...

    Talvez. Mas se você perguntar pro leigo ele jamais irá saber a diferença. E na prática pra 90% dos sons (música popular contemporânea) não faz mesmo a menor diferença.

    Abçs

    PS: o contrário não é verdadeiro, ou seja: nunca vi alguém fazer no violão (evidentemente elétrico) uma simulação boa/convincente de guitarra.

    PPS: eu acredito que são instrumentos diferentes, que utilizam a mesma afinação. A técnica, a pegada, é tudo diferente.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Nunca gostei de tocar violão, mas depois de 20 e poucos anos de guitarra, reconheço que o violão tem ajudado bastante nos meus estudos.

    Ainda não peguei aquele puta gosto pelo instrumento, mas já consigo estar sempre com um por perto quando estou estudando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocês que tocam guitarra eletrica gostam também de tocar violão?