fender telecaster Custom? Eric Clapton

Autor Mensagem
PEMAMETAL
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
Os grandes luthiers mesmo não costumam selecionar os mognos mais leves para guitarras, a densidade precisa ser adequada e mais ainda, selecionar a madeira pela entonação mesmo, tap tunning e experiência.
A Gibson aparentemente seleciona desse jeito hehehe. A nao ser que a foto que eu peguei la no Mylespaul forum seja falsa. Mas aparentemente é isso aí que eles fazer R9 e R0 são as mais leves, depois R8, Gold Top e Black Beauty em ordem crescente de peso.

It is not theory or opinion but rather absolute fact that fine, professional musical instruments can be made from so called inferior tonewoods.
Isso eu concordo, pode-se criar instrumentos bons com madeiras inferiores, porém requer mais trabalho.

It is the maker, not the grade of wood, who will determine the end result.
Eu sei que eu sou um verme comparado com um cara desses. Ele provou a teoria dele de que se pode fazer instrumentos top com madeiras inferiores, mas nessa frase eu tenho que fazer algumas ressalvas. Eu acho que são as 2 coisas que dao qualidade a um instrumento: o luthier e a madeira.
Se o luthier é bom e pega uma madeira de alta qualidade, o resultado será melhor que o mesmo luthier usando uma madeira de qualidade ruim. Isso é tão obvio quanto a matematica. O Schumacher dirigindo uma Ferrari é mais rapido que o Schumacher dirigindo um fusca.

Obs.: tenho um mandolim Gibson 1907. O som é espetacular, tem muito som que não se encontra em outros, é um Orville Gibson de Kalamazoo autêntico, atestado pelo historiador da Gibson e em perfeitas condições. O som pode ser o melhor, mas as madeiras definitivamente não é das melhores que existem. Segredos desde aquela época... hehehehehe
Que legal cara, imagino o som que deve dar uma madeira envelhecida por tanto tempo

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Drinho

independente se é maravilhoso ou mais simples porque eu tenho outras prioridades, uma coisa é você investir 2 mil dólares em um instrumento (que eu julgo já pra vida toda pela minha condição), outra coisa é você investir um carro, desde moleque sempre toquei com as guitarrinhas mais baratas que eu ia mexendo e etc...

Eu te entendo e como disse logo que falei no assunto, são pontos de vista. Não sou dono da verdade, como todo mundo tem direito de falar besteira, faço questão de manter este direito também. hehehehe

Já tive muitas guitarras, posso afirmar que quase todas que tive era meio com a intenção de tê-las "para vida toda". Poucas comprei para vender logo. Só que algumas que comprei "para vida toda" ficaram 1 ou 2 meses apenas comigo (uma Fender Strat Custom Shop Classic e um excelente violão espanhol foi assim, por exemplo), outras raras que comprei para "fazer rolo" estão comigo até hoje e sem previsão de saída (como a Gibson Lucille). Mas minha pequena coleção, apesar de ter instrumentos bem mais caros que uma Gibson top nova e de já terem me oferecido um carro por uma delas, raríssimas vezes desembolsei mais grana num instrumento. A exemplo do Edalko, foi na base da troca que fui melhorando o que tenho, geralmente desembolsando pouco, mas sempre com a preocupação daquele meu "custo-benefício" que falei ali atrás. Não tem certo ou errado, nossos 2 pontos de vista estão certos, eu acho.

PEMAMETAL

A Gibson aparentemente seleciona desse jeito hehehe

Engano, essa foto causa confusão. Aquilo é madeira selecionada pela qualidade sonora, de veios, aparência, corte e depois passou por alguém que fez esta classificação pela densidade. Se você pesquisar o peso das reissue sólidas (tem umas poucas com câmaras), vai ver que o peso varia entre elas e mais, muitas com câmaras (como as Std ou Studio mesmo) tem o mesmo peso de uma sólida. Óbvio que a reissue tem mogno menos denso que a Studio... Mas lhe garanto, como alguém que já passou horas selecionando e discutindo madeiras com luthiers, a densidade é só um dos itens e nem de perto a primeira e mais importante. Garanto ainda, alguns mognos menos densos são até evitados.

Eu sei que eu sou um verme comparado com um cara desses. Ele provou a teoria dele de que se pode fazer instrumentos top com madeiras inferiores, mas nessa frase eu tenho que fazer algumas ressalvas. Eu acho que são as 2 coisas que dao qualidade a um instrumento: o luthier e a madeira.

Tenho algumas dúvidas a esse respeito hoje em dia, acho que a madeira ajuda sim - não é a toa que o próprio Benedetto compra madeiras de alto grau para suas guitarras, esta e esta, que são apenas exemplos recentes, são sem provas irrefutáveis disto. Mas ainda assim ele ou a Linda Manzer chegam a fazer instrumentos laminados com preço inicial, básico, de 20 mil dólares e som que a maioria dos luthiers não conseguem com madeiras sólidas (ainda, os instrumentos sólidos deles são melhores e mais caros). Como eu transcrevi ali atrás, "The progress one makes as a luthier will often depend upon how he deals with obstacles and challenges", ou seja a arte da luthieria conta muito mais que a qualidade da madeira. Mas a melhor madeira é melhor na mão de um excelente luthier, óbvio.

imagino o som que deve dar uma madeira envelhecida por tanto tempo

É um instrumento supremo mesmo. Tem a questão de envelhecimento, mas a construção dele que assombra os luthiers que o examinam, não dá para explicar o som e a construção que realmente é bem diferente, e usa por exemplo, um spruce muito simples e "barato" para os dias de hoje.

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
Se você pesquisar o peso das reissue sólidas (tem umas poucas com câmaras), vai ver que o peso varia entre elas e mais, muitas com câmaras (como as Std ou Studio mesmo) tem o mesmo peso de uma sólida.
Sim, é exatamente isso que eu falei, a Gibson põe cameras e furos nas guitarras pra tentar deixar o mogno pesado que eles usam hoje em dia mais leve, tentando reproduzir a sensação de uma reissue por exemplo que é solida e leve. Dentre as minhas 3 guitarras isso é nitido. A Custom Ebony tem o weight relief ( 9 furos) e mesmo assim é bem mais pesada que a R9 que é totalmente solida. Obviamente existe variação de peso entre as R9, mas com certeza voce jamais vai encontrar uma que pese mais de 10 ou 11 libras, existe sim um limite de peso para elas. Assim como foi mostrado na foto.

Tenho algumas dúvidas a esse respeito hoje em dia, acho que a madeira ajuda sim - não é a toa que o próprio Benedetto compra madeiras de alto grau para suas guitarras, esta e esta, que são apenas exemplos recentes, são sem provas irrefutáveis disto. Mas ainda assim ele ou a Linda Manzer chegam a fazer instrumentos laminados com preço inicial, básico, de 20 mil dólares e som que a maioria dos luthiers não conseguem com madeiras sólidas (ainda, os instrumentos sólidos deles são melhores e mais caros).

Aqui voce comparou um luthier top+madeira ruim com luthier meia boca+madeira top, não foi esse meu ponto

Como eu transcrevi ali atrás, "The progress one makes as a luthier will often depend upon how he deals with obstacles and challenges", ou seja a arte da luthieria conta muito mais que a qualidade da madeira. Mas a melhor madeira é melhor na mão de um excelente luthier, óbvio.

Aqui sim, voce concordou comigo. Uma guitarra de madeira top feita pelo Benedeto, vai ser melhor que uma guitarra de madeira ruim feita pelo Benedeto. Voce ta potencializando as qualidade do luthier com uma madeira de melhor qualidade. Bom+bom é melhor que bom+ruim

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


MMI

Sim, justamente, enxergar os instrumentos como forma de investir é uma coisa legal e nossa, eu sem dúvida adoraria fazer isso também embora seja necessário condição financeira além de muito conhecimento para investir em elementos que tenham uma boa valorização no mercado.

Agora voltando a história da luthieria, eu vou ser direto nas perguntas, as guitarras que esse pessoal que você indicou fabricam são tranquilamente comparáveis a qualquer um dos supra-sumos dos estados unidos na sua opiniao?

Quanto custa em média algum instrumento fabricado por eles?

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


MMI

Sim, justamente, enxergar os instrumentos como forma de investir é uma coisa legal e nossa, eu sem dúvida adoraria fazer isso também embora seja necessário condição financeira além de muito conhecimento para investir em elementos que tenham uma boa valorização no mercado.

Agora voltando a história da luthieria, eu vou ser direto nas perguntas, as guitarras que esse pessoal que você indicou fabricam são tranquilamente comparáveis a qualquer um dos supra-sumos dos estados unidos na sua opiniao?

Quanto custa em média algum instrumento fabricado por eles?

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Drinho

Agora voltando a história da luthieria, eu vou ser direto nas perguntas, as guitarras que esse pessoal que você indicou fabricam são tranquilamente comparáveis a qualquer um dos supra-sumos dos estados unidos na sua opiniao?
Quanto custa em média algum instrumento fabricado por eles?


Desculpa, deixei passar sua pergunta.

Sim, são tranquilamente comparáveis. Falando das Les Paul deles, são superiores, tem mais ressonância que as R9 normais da Gibson. Das séries especiais de R9, tipo Tom Murphy, acho que podem perder, mas veja bem... Uma dessas guitarras foi copiada, inclusive captadores, de uma 58 original e depois colocada lado a lado a cópia e a original. O próprio dono da 58 parabenizou e achou que chegou junto. Para não falarem que estou "viajando", "ouvido de ouro" etc., te mostro a diferença de uma 59 para uma R9 como até pelo Youtube tem uma diferença brutal. É desta diferença que estou falando e tem colegas daqui do fórum que chegaram a esta mesma conclusão. Eu não toquei nas duas juntas, mas toquei e posso afirmar que a maioria da reissues vão passar vergonha num pau a pau medindo forças.

O preço ainda é inferior a uma STD das marcas de referência, não tem como... Mas são feitas de madeiras do mais alto grau e a escala pode ser de jacarandá da bahia ou ébano excelente, melhor que os disponíveis normalmente na Gibson. Este mês um deles me chamou ofertando uma tele fantástica, com P-90 handmade (não tenho receio de dizer que é superior ao da Gibson, chega junto ao da Lindy Fralin, mas o meu Lindy é diferente) por 2200, mas o preço já voltou para 3k - esta guitarra, pode ver que até a capinha do captador e os knobs são feitos da mesma madeira que a escala. Coisa fina, Custom Shop a preço de Brasil. Se você se interessar, eu te explico melhor por fora daqui, pode ser no face.

Abç

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


MMI
Nossa, por favor... vai dar uma baita força!


preciso de uma strato baseada no malmsteen com humbuckers e alavanca

e uma strato que tenha o som do vaughan

e quero que eu seja totalmente dispensável e que as guitarras falem sozinhas

hehehehehe

add lá

abraço!

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13
· votar


O preço ainda é inferior a uma STD das marcas de referência, não tem como... Mas são feitas de madeiras do mais alto grau e a escala pode ser de jacarandá da bahia ou ébano excelente, melhor que os disponíveis normalmente na Gibson.

Se é mais barata que uma standard da Gibson, melhor ainda.Ou voce quis dizer que são mais caras?

Uma vez vi um video de um luthier fazendo uma Les Paul no youtube, achei bem legal. Ele fez até os knobs, assim como essa tele que voce mostrou. Não sei se o cara é realmente bom, mas é interessante. Ele fez tudo, inlays, knbos, captadores. Eu particularmente achei os inlays muito bonitos



edalko
Veterano
# mai/13
· votar


PEMAMETAL
Cara... perdão, é binding de um lado só.
Se tá afim de uma tele massa, vai na do Kotzen.

Quanto às madeiras, olha que merda isso:
http://www.stewmac.com/tsarchive/ts0191/Bodies,_necks,_wood/Electric_g uitar_shaped_bodies/Golden_Age_Knotty_Pine_Body_for_Tele.html?tab=Deta ils

Pode soar até que legal, mas pinus????
Tá certo que o alder não é lá muito melhor, mas até esteticamente, com esses nós, é horrível. Tem uns corpos meio acinzentados, que parecem tábuas daquelas caixas emboloradas do Mercado Municipal.

Olha, colocando um pouco mais de lenha (!!) na fogueira, creio que além das madeiras e qualidade tecnica do luthier, o conjunto final tbém tem o seu grau de importância na sonoridade.
Não raro vemos guitarras com ótimo pedigree que são descartadas por músicos competentes porque a guitarra "não soa bem", mesmo tendo todos os requisitos para tanto.
Vejam aquela discussão sobre as guitas que a Fender CS fez para o André Christovam que ele acabou revelando que mesmo feitas por um dos mais renomados luthiers da fender, não tinham um timbre bacana...
Por isso que acho que não se pode julgar uma guitarra por detalhes, ou seja, se tem corpo pesado ou leve, se tem furos ou é solida, se tem braço colado ou parafusado... tem que pegar a guita e tocar e ver se ela tem o tchan!
Minha LP Black Beauty não é das mais fodonas... é pesada... tem furos..., mas o ex dono dela (proprietário de loja e faz importação de equipos) e quem tocou nela fica babando! Puta timbre! Então o conjunto pesa mais do que considerar um instrumento por partes isoladas.

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


PEMAMETAL

esse tio ai é zica hein.....

velho dá uma olhada na select ou nas nash.....

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13
· votar


Drinho
esse tio ai é zica hein.....

velho dá uma olhada na select ou nas nash.....

Minha intenção não é comprar não, é só mostrar a obra de arte do cara. Não conheço ele, nem sei se a guitarra é boa. Mas que é bonito de ver o trabalho dele,isso é. Tudo feito a mão

mrs.blues
Membro
# mai/13
· votar




Não sei se o pessoal já descobriu o modelo com as listas atrás e na frente, mas na descrição desse review mostra uma 62, não sei se ajuda, mas olha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fender telecaster Custom? Eric Clapton