fender telecaster Custom? Eric Clapton

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PEMAMETAL
Veterano
# mai/13 · Editado por: PEMAMETAL


Rapaziada, ultimamente eu venho desenvolvendo um gas absurdo por Fender Telecaster.

Ontem me deparei com esse video do Eric Clapton tocando uma teleca com binding na frente e atrás, dois singles e segundo informações que li, o braço de maple teria sido retirado de uma stratocaster. Que modelo de telecaster é esse? Eu rodei o site da Fender inteiro e a guitarra mais próxima que achei disso foi a deluxe, que tem binding SÓ na frente , mas tem um cut esquisito na parte de trás que eu não gostei. Queria um coisa mais vintage, que nem essa do Clapton, com os bindings na frente e atras, 2 single e braço de maple, mas não achei no catalogo, alguem sabe se esse modelo existe no catalogo, como chama?



mvtguns
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL

Seria uma StratoTele ou Telestrato?? Haha..brincadeira...

Mas achei linda cara...e não conheço um modelo Fender dessa forma tbm...
Pode ser que ela foi uma produção das antigas e foi descontinuada...
O binding realmente é fera!
Abraço.

mvtguns
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL
E esqueci de te falar...

olha aí o link

http://groundguitar.com/eric-clapton-gear/

Fala de uma Tele 62 Custom que foi equipada com braço stratocaster... e usada por ele no Blind Faith concert em Hyde Park em 1969.

Abç.

MMI
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL

Telecaster é a guitarra mais simples, que mais se aproxima de um pau com cordas. O problema é que ainda assim ela tem seus segredos e são raras as que me atraem. Nestas condições, eu não compraria hoje uma Fender de nenhum jeito, eu iria numas Custom de luthiers como o Bill Nash, que nem custam muito e por experiência própria, dão pau nas Masterbuilt da Fender. A opção é fazer aqui no Brasil com luthiers que trabalham com Custom de verdade, até os captadores handmade (sim, do nível dos Suhr que você gostou).

Drinho
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL

Essas guitarras tem um som muito bonito cara, eu particularmente gosto bastante do som delas....

Só que ai nesse caso é uma guitarra meio diferente do convencional então eu não sei nem se você acharia isso na fender ou nas suas licenciadas umas vez que normalmente se fabrica cópias dos modelos tradicionais da fender....

como o nosso amigo MMI disse

a nash faz cópias ótimas á menos de 2 mil dólares o que acaba sendo acredito eu o melhor custo beneficio para quem quer uma super guitarra no estilo da fender.....

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13
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Olha aqui uma!
Fender Custom Shop 1961 Relic Telecaster Custom, porém não existe essa guitarra no site da Fender.



Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
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PEMAMETAL

ah pensei que voce queria o headstock da strato


isso aí tem e é facil achar até.... só não é muito agradável pagar....

na mão meu velho

http://www.nashguitars.com/galleries/tc63.html

http://www.wildwoodguitars.com/products/r64329.php?CategoryID=44&n=6

toscas elas não são, acredite.... hehehe

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13 · Editado por: PEMAMETAL
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ah pensei que voce queria o headstock da strato


isso aí tem e é facil achar até.... só não é muito agradável pagar....

na mão meu velho

http://www.nashguitars.com/galleries/tc63.html

http://www.wildwoodguitars.com/products/r64329.php?CategoryID=44&n=6

toscas elas não são, acredite.... hehehe


Não! ta doido? Tele com braço de strao não existe caraio. O que eu quero é uma com binding, na frente e atras (da um ar de Les Paul Custom), 2 single, braço de maple. Sem esses cuts esquisitos no corpo que vem na Deluxe. Onde eu acho no site da Fender uma guitarra nessa especificação que eu disse? eu não achei...

Drinho
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL
Não! ta doido? Tele com braço de strao não existe caraio.

Uai, esse video q c mando é uma tele com head de strato hehehehehe

mas tá na mão...

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13
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Uai, esse video q c mando é uma tele com head de strato hehehehehe

mas tá na mão...


Sim, por que o Clapton arrancou o braço de uma strato e colocou nela, eu não vou fazer isso. Quero só um braço de maple mesmo

Drinho
Veterano
# mai/13
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A opção é fazer aqui no Brasil com luthiers que trabalham com Custom de verdade, até os captadores handmade
MMI

onde tem isso?

Drinho
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL

entao essas dai que eu te mandei nos links...só passar o american express e ser feliz

MMI
Veterano
# mai/13
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Drinho

Deste tipo eu recomendo a rapaziada da Dunamiz guitars. A Pauleira até faz também, assim como o Marcio Benedeti. São handmade de verdade, custom mesmo. Mas eu diria para procurar a rapaziada da Dunamiz.

Drinho
Veterano
# mai/13
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MMI
é em são paulo?

MMI
Veterano
# mai/13
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Drinho

Sim, conheço o pessoal daqui...

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13 · Editado por: PEMAMETAL
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Drinho
entao essas dai que eu te mandei nos links...só passar o american express e ser feliz

então, mesmo assim no site que tem a Fender 61 Relic, a escala é rosewood, será que existe essa relic com 61 com braço de maple?

No outro link, tem uma tele com braço de maple linda do jeito que eu quero, mas não é Fender, essa marca Nashguitars é boa?
http://www.nashguitars.com/images/the_guitars/tc63/tc63-8.jpg

http://www.nashguitars.com/

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
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PEMAMETAL

anos 60 é escala escura....

escala clara seria as 50 e algumas fim dos anos 60 e algumas anos anos 70 tem que dar uma sapeada.. acho que isso você vai achar nos anos 70

a select da fender tá bem legal também, dá uma olhada

essa marca Nashguitars é boa?

tão boa quanto uma fender top

elciosouza
Veterano
# mai/13
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a única com binding na parte frontal e traseira, atualmente, é a Squier signature do John 5 (atual guitarrista do Rob Zombie)...e eu estou de olho nela...corpo é Alder. Com braço de maple e binding frotal e traseiro, só caçando no ebay ...vai te custar uma boa grana, pois são guitarras vintage. Se vc está com grana para investir, e ter como investimento também, as Fenders valem a pena...mas também consideraria as Nash.

MMI
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL
Drinho

Quando eu comparei a Nash com as Fender CS, inclusive Masterbuilt, achei a Nash bem melhor.

guizimm
Veterano
# mai/13
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o braço de maple teria sido retirado de uma stratocaster
estranho isso, sei que é verdade, mas o braço tinha que ter a exata medida da escala do antigo pra ter afinação, não?

Drinho
Veterano
# mai/13
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MMI
Sim, conheço o pessoal daqui...

vou dar uma olhada aqui, nem sabia que tinha nego fazendo coisa enjoada no Brasil..

MMI
Veterano
# mai/13
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Drinho

São apenas pontos de vista...

Eu tenho algumas Gibson e PRS entre outras, já tive um monte de marcas, como Gibson, Steinberger, Music Man, Fender, ESP e luthiers. Eu acho que guitarra "custo-benefício" (como se fala aqui) é guitarra boa de verdade e levo em conta muito o valor de revenda. Ou seja, espero um benefício alto (som muito bom) e no custo final eu penso em quanto consigo vender num futuro se for o caso, pois já vendi muita coisa. Desta forma, para mim custo bom mesmo tem as Gibson, principalmente as de séries especiais, normalmente se vende por mais do que se compra - as Fender logo atrás.

Guitarra de luthier para mim tem que ter um benefício enorme para compensar uma desvalorização ou no mínimo uma dificuldade de venda pelo desconhecimento do mercado em relação à marca. Não me venha com guitarra bonitinha, em primeiro lugar eu busco som nos instrumentos musicais, se for bonita é só um detalhe a mais. Assim, conheço aqui no Brasil apenas 2 luthiers que recomendo de verdade - ressalto que não conheço todos, estes são os que eu conheço bem o trabalho e posso afirmar. Veja, eu já falei em outros tópicos, regulador de guitarra não é luthier. Mais ainda, a maioria se limita a strato e tele e na minha opinião fazer tele não tem o título de luthier. Esses 2 caras fazem archtops, violões, Les Paul`s e também tele e strato. As Les Paul deles, para você ter uma ideia, batem com facilidade uma R9 atual, perdem para as R9 especiais apenas. A R8 do Felipe da Dunamiz foi colocada para comparar com uma R8 original e o próprio dono atestou, chegou junto (segredos nas madeiras, construção e muitos segredos nos captadores envelhecidos artificialmente, handmade). O sócio dele além de bom luthier faz artes plásticas, então faz adornos e inlays espetaculares, qualquer coisa que se inventar. A outra Les Paul que chega junto nesse nível é do João Cassias (o único cara que conheço aqui que faz archtops pau a pau com luthiers americanos). As outras que toquei não compraria, acho que só vale se for melhor que a média das Gibson R9. Esses são os caras que eu conheço que recomendo e focam no mercado Custom Shop de verdade - nos EUA é mais comum, como o Nash.

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13 · Editado por: PEMAMETAL
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MMI

Eu admiro muito o trabalho dos luthiers tambem cara, mas eu fico com o pé meio atrás com uma coisa que vou explicar mais no final do meu texto.

Eu, assim como voce, ja tive muita Gibson Les Paul. Hoje tenho uma R9, uma Zakk Wylde Sig. e uma custom ebony.

Voces podem não concordar, mas minha experiencia e opinião é a seguinte. Apesar das minhas 3 guitas serem foda, a R9 tem alguma coisa especial quando se toca ela unplugged, ela é a melhor Les Paul que ja tive sem dúvidas . Alem de ela ser bem mais macia que as outras duas, ela tem uma ressonancia du caralho, parece um violão as vezes. Quando voce toca, parece que o corpo inteiro e o braço vibram junto com a corda (minha antiga Black beauty 1957 reissue tb tinha essa ressonancia). Isso não acontece de forma tão fantastica com a ZW signature e com a Custom Ebony, parece que nelas só a corda vibra e corpo vibra pouco, apesar de serem excelentes guitarras também.
Eu acredito que essa magica e ressonancia das duas reissue que tive vem principalmente da densidade da madeira. A minha R9 é pelo menos 500 gramas mais leve que a ZW e Ebony e ela é totalmente solida, sem furo, nem cameras, a ebony tem os 9 furos e mesmo assim é bem mais pesada. Ao contrario do que muita gente pensa as melhores guitarras (pelo menos pra mim) não são as mais pesadas e sim as mais leves (só não vale fazer furo e cameras como a Gibson faz hoje pra disfarçar o mogno pesado que eles usam hoje).
Tem uma foto supostamente tirada de dentro da custom shop da Gibson que mostra os limites de peso que os modelos devem ter.

http://i249.photobucket.com/albums/gg225/Gibson_Tim/GibsonLPWeights.jp g

Então meu ponto é o seguinte. Quando voce compra uma R9 da Gibson, voce sabe que voce vai ter uma guitarra com aquele peso,aquela ressonancia e a qualidade absoluta. Um luthier acredito não ter um estoque de madeira tão grande pra poder selecionar os melhores pedaços, veios, pesos etc de acordo com o perfil do cliente. Ele simplesmente vai pegar a madeira que ele tem disponivel no momento e vai fazer a guitarra. O cara pode fazer um trabalho fenomenal de acabamento e usar peças ultra top, qualidade na construção altissima, mas a madeira escolhida pode não dar essa "magica" que eu espero de um instrumento top. A hora que o cara te entrega a guitarra pronta, voce não tem como dizer que não gostou e escolher outra madeira, já era. Uma guitarra de loja leva essas vantagem, voce pode experimentar quantas quiser até encontrar a ESPECIAL...

edalko
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL
Teleca?????

A minha Fender Deluxe era com binding dos dois lados. Guita pesada pra cacete e com braço longo. Putz, linda, mas péssima pra tocar... nao ajeitava no corpo.
As vezes que me deu tesão de ter tele e comprei uma, putz, o tesão foi embora rapidinho. É um pau com corda como o MMI falou, e nao tem a vibe apaixonante que tem um strato.
Além disso, tem que cuidar para que o corpo nao seja mais leve que o braço, senão vc tem que tocar segurando o corpo para o braço não inclinar para o chão.
De todos os modelos que tive, a tele é a guita que ficaria em último lugar.
Cata uma PRS aí, que tem uma vibe um pouco diferente da lespa... mas tele?!

MMI
Veterano
# mai/13
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PEMAMETAL

Eu já não acho isso, tenho que discordar.

A melhor Les Paul não é a mais pesada nem a mais leve, é a que tem a melhor ressonância e isso não é tão diretamente ligada ao peso. Claro, as mais leves são muito mais confortáveis que as mais pesadas, mas não quer dizer que as mais leves ou as mais pesadas tem um som melhor.

Se você for num "five star dealer" da gibson, com a Music Zoo ou a Wildwood você vai se deparar com uma montanha de R9 e notar bem claramente, tem melhores e piores e isto não depende do peso. Mas é verdade, recentemente a Wildwood encomendou uma série de reissues (custom order) que foram chamadas de Gibson Custom Shop Historic Featherweight Wildwood Spec Les Paul que escolheram as madeiras mais leves e ressonantes, mas fizeram as Gibson Custom Shop Historic Wildwood Spec Les Paul (mais baratas) e lá tem também as historic normais. Sugeriria também botar uma R9 Tom Murphy na jogada, especialmente uma 93-94 ou 2003 na disputa, usada mesmo, mesmo sabendo que as Tom Murphy teoricamente seriam só um acabamento diferenciado, mas na verdade as guitarras que vão para ele já são selecionadas. Mesmo chambered ou weight relief, posso jurar que tem guitarras que batem sólidas. Ou seja, trata-se de madeiras que vem de seres vivos, de grande variabilidade, sempre serão diferentes e sempre terá uma melhor que outra. Os grandes luthiers mesmo não costumam selecionar os mognos mais leves para guitarras, a densidade precisa ser adequada e mais ainda, selecionar a madeira pela entonação mesmo, tap tunning e experiência.

Mais ainda... O maior luthier vivo que existe hoje, Bob Benedetto, faz guitarras do tipo Les Paul também. Aliás, diga de passagem, esta guitarra tem detalhes e segredos compartilhados com a Dunamiz que falei (nem vou comparar com Gibson esta guitarra...). Pois um dos segredos de Benedetto e que o celebrizou foi provar que madeiras não ideais (ou mesmo inviáveis para guitarras) podem ser usadas para instrumentos excepcionais, o segredo está em como se trabalha com a madeira e respeitá-la para fazer um grande instrumento, esta guitarra foi uma das que ele assombrou o mundo da guitarra provando sua teoria. Transcrevo aqui a palavra a palavra, de Bob Benedetto em seu livro, no capítulo da seleção de madeiras, que fiz questão de comprar e ler:

For centuries, luthiers have created master grade musical instruments sometimes fashioned from what would be considered inferior tonewoods. It is not theory or opinion but rather absolute fact that fine, professional musical instruments can be made from so called inferior tonewoods. The progress one makes as a luthier will often depend upon how he deals with obstacles and challenges. If master grade tonewood is not available, use what is
available. It is the maker, not the grade of wood, who will determine the end result.

Por isso ele fez esta guitarra, histórica. O top é de 2 peças de "flatsawn construction grade pine". O fundo é feito de 2 peças de "flatsawn unmatched maple, riddledwith small knots, weather checking and discolaration". O braço e os lados de plain maple. Ou seja, o pior que podia escolher para fazer uma guitarra, mesmo assim fez uma guitarra de som supremo. Diz assim,
Per Bob: “I wanted to prove that a great sounding guitar could be made from ‘less than the best’ woods.”

A verdade, se você for numa grande fábrica ou luthieria como do Benedetto, boa parte das madeiras são selecionadas (e as melhores são vendidas a preços maiores) dos fornecedores, na fábrica mesmo não é tanto. Um cara como o João que citei, fornece madeiras para muitos luthiers brasileiros, tem um estoque fenomenal de madeiras que posso garantir, nem a Gibson tem. Afinal ali dá para escolher jacarandás ou ébanos de altíssimo grau, os mesmo 5A maple os mogno excelentes. As madeiras ajudam, mas como já disse Bob Benedetto, importa o que o luthier faz para determinar o resultado final. Portanto, um cara especial vai fazer uma guitarra excepcional. Até pode acontecer de não gostar do som por conta do captador, mas no caso da Dunamiz, o especialista em captadores faz o captador na sua frente e o enrola junto com você. Não gostou, faz de novo até sair de acordo.

Obs.: tenho um mandolim Gibson 1907. O som é espetacular, tem muito som que não se encontra em outros, é um Orville Gibson de Kalamazoo autêntico, atestado pelo historiador da Gibson e em perfeitas condições. O som pode ser o melhor, mas as madeiras definitivamente não é das melhores que existem. Segredos desde aquela época... hehehehehe

MMI
Veterano
# mai/13
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edalko

Por isso que eu acho que tele é uma das guitarras mais difíceis de se encontrar uma boa. Por mais incrível que possa parecer, dentro das viáveis de se comprar (excluo as vintages perfeitas), a Fender não me serve para tele.

Deiab
Veterano
# mai/13
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MMI
PelamordeDeus, me mate uma curiosidade.
Quando você começou a se interessar por guitarra?
É impressionante a quantidade de informações técnicas e curiosidades que você tem sobre guitarras. Pra falar a verdade é admirável.

Quanto as teles, eu acho muito bonita aquela tele do Kotzen, apesar que ali está meio descaracterizado o som de tele e nunca nem vi de perto uma.
A única experiência que eu tive com uma tele fender, não gostei do som (não toquei por dias, só com a timbragem do meu amigo, quem sabe isso ajudou), mas de fato, achei meio magrinha e detestei aquela placa da ponte pra tocar, ou seja, não é pra mim.

PEMAMETAL
Veterano
# mai/13 · Editado por: PEMAMETAL
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edalko
A minha Fender Deluxe era com binding dos dois lados. Guita pesada pra cacete e com braço longo. Putz, linda, mas péssima pra tocar... nao ajeitava no corpo.

Edalko, tem certeza que a sua telecaster tinha binding dos 2 lados? Ate procurei o email que voce mandou na época que tava vendendo e vc mandou 3 fotos, 2 delas era a sua propria guita dentro do case, só da pra ver a frente e a 3a foto era de um catalogo, e ela nao tem binding atras e tem o cut que eu faleit. Era exatamente igual a essa. Clica no 360 pra ver a parte de trás

http://www.fender.com/en-BR/guitars/telecaster/american-deluxe-telecas ter-maple-fingerboard-olympic-pearl/#

Cara guitarra é igual mulher, nem sempre a gente tem tesão pela mais bonita ou a melhor hehehe.

Puts PRS nunca tive atraçao, sei que sao fodas, mas minha proxima guitarra será com single, ou tele ou strato

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
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MMI

Rapaz, nada como informações de quem tem o know how, eu já não me ligo tanto na questão da revenda pois sou incapaz de investir muito dinheiro em um instrumento.... independente se é maravilhoso ou mais simples porque eu tenho outras prioridades, uma coisa é você investir 2 mil dólares em um instrumento (que eu julgo já pra vida toda pela minha condição), outra coisa é você investir um carro, desde moleque sempre toquei com as guitarrinhas mais baratas que eu ia mexendo e etc.... e depois quando você passa a criar uma certa experiência seu ouvido fica mais chato normalmente e o que acontece é que na grande maioria dos casos falta personalidade nos sons principalmente dos instrumentos de mais baixo custo, por mais que você toque, estude e tente melhorar sua performance seu ouvido chato fica buscando pelo em ovo....

dai eu vivo procurando alternativas que misturem essa personalidade no som e o baixo custo, bem, não baixo custo que isso nem existe, mas um custo digamos plausível uma vez que não posso nem quero pagar um carro num instrumento..... já achei algumas coisas bem legais aqui no brasil pro meu gosto e você me falando dessa luthieria que segue um padrão legal pode ser uma outra boa alternativa.....

eu costumo tocar com guitarra strato escalopada e o escalope é um assassino pro som, tende a deixar a guitarra magrinha, sem sustentação nenhuma e sei lá queria ver se existe alguém capaz de fazer um milagre em uma strato escalopada e fazer ela soar grande...

você sabe me dizer quanto custa em média um instrumento fabricado por eles?

abraço...

MMI
Veterano
# mai/13
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Deiab

Acho que se eu fosse mulher poderia não ter gostado dessa pergunta... Kkkk

Comecei a me interessar e aprender uns acordes lá por 1976 mais ou menos. Mas muito foi lendo, convivendo com músicos e luthiers e sendo curioso. ;-)

Tele é magrinha e aguda mesmo. Acho que é a guitarra mais difícil de tocar, tem que arrancar som nos dedos mesmo, tem que ter pegada. É também difícil de achar uma boa mesmo, a simplicidade dela complica. Rs

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