Teste de Les Pauls. Vocês reconhecem o som de um verdadeiro PAF?

Autor Mensagem
Dr.Blues
Membro
# mai/13




Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


Este é um teste cego entre 5 Les Pauls, duas originais vintage ( 58 e 60 ), uma Heritage, uma Tokai 70's e uma Hines ( luthier ), todas plugadas em um Vox com mesma regulagem. Minha pergunta è se conseguem diferenciar os timbres e se esta diferença vale realmente mais de 20.000 dolares. Um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Olha, já foi o tempo que eu perdia tempo com testes tipo esse! (assistindo vídeos ou mesmo em em casa) ;) Não que não seja interessante e até divertido mas, na "real", não adianta nada pois a banda toca...

Pra mim, qualquer um captador tá lindo, tá bom, tá valendo. Quem faz a diferença é o guitarrista, com é sabido. Sempre!

Abs!

ps. desculpe se meu texto pareceu rude, mas é o que penso sobre esses testes hoje em dia, com todo o respeito.

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


É um ponto de vista... Mas oque achei interessante é que o timbre que mais gostei, que mais se encaixa no que toco, não era o mítico timbre da 58, então postei para que outros possam notar que nem sempre oque é dito "o melhor" e muito caro, é o melhor para você ;)

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dr.Blues

Velho, o bom desses testes é que a gente (ou muitos) percebe que há muita mística no mundo encantado dos guitarristas! hehe

É o que postei outro dia:

Rock no cabo de vassoura! Quem sabe, faz! (o resto é perfumaria) Seasick Steve e John Paul Jones
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/304103/

No fundo, mesmo sendo diferente, acaba soando bem se o artista for competente. ;) Guitarra boa, pra mim, é aquela que eu me sinto confortável tocando, chia pouco, afina direito e é bonita pro meus olhos! Sobre timbre, posso dizer que não há timbre feito, mas amplificadores ruins, pedais timbrados de forma tosca e guitarristas abaixo da crítica!

Valeu!

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


desculpe se meu texto pareceu rude

eu achei rude.

hehehe, brincadeira....

Dr.Blues

cara pelo video eu achei todas legais com destaque a primeira que mais me agradou (q eu nem sei qual é)

agora, a grande diferença em guitarras é testar lado a lado, dá uma ajuda enorme para um diagnóstico.......

claro que o que o colega MauricioBahia falou é muito válido.
se o cara é bom pouco importa o que tá usando.....

mas pra sacar diferenças caso você seja um curioso ou quer a todo custo pegar definitivamente o MELHOR (pra voce) a unica forma de fazê-lo com precisão é comparar todas em um bom amplificador com som LIMPO.

você notará a projeção do som, frequências, a sensação de tocar, qual é mais simpática á seu toque, afinação, conforto, sustenção, acabamento e etc.....

Por exemplo uma viadagem imensa minha mas é uma coisa que eu não abro mão....

eu não gosto de acabamento fosco no braço, prefiro o brilhante que dá uma travadinha no dedo....

Guitarrista é essa merda mesmo, tudo um bando de fresco, os que não são frescos são os que mais arrebentam heheehehe

ouvido se engana muito fácil, a única forma de acertar em cheio ou quase... é lado á lado... aí você realmente nota coisas que um video não é capaz de mostrar....

um coisa que dá muita diferença na escolha de um instrumento é como você interage com ele....
é que nem mulher...

eu sou apaixonado por lespauls, acho as guitarras mais maravilhosas do universo....
mas infelizmente não fomos feitos um pro outro, sou um desastre com elas e não tenho vergonha nenhuma de falar....

com as stratos que são minhas preferidas, tá eu também sou um desastre, mas bem menos do que com as les pauls hehehe

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


Drinho,

Depois vou colocar o vídeo com o resultado, só não coloquei agora para não perder a graça :)
Esta questão de testes pela internet, eu sei que fatores diversos ( microfone, amp, falante, rotação da Terra, fase da Lua ), tudo interfere, mas, uma Les Paul 58 e outra 60, só na Internet, pelo menos para mim.
Quanto as guitarras, só não curti muito a 3, achei o som muito comprimido...

MauricioBahia
Moderador
# mai/13
· votar


Dr.Blues: Depois vou colocar o vídeo com o resultado

Espera! Adoro ver o pessoal errando tudo! Quanto mais, melhor! hehehe

Estou assistindo o vídeo pra participar da brincadeira!

;)

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


MauricioBahia

Vou esperar um pouco e deixar os PAF maníacos arrancarem os cabelos de ansiedade.

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dr.Blues

Cara, pelo que tenho percebido, o amp faz 10x mais diferença que a guitarra (guitarra x guitarra), em termos de timbre. A GRANDE diferença é que a guitarra fica perto do guitarrista, literalmente encostada nele. Então ela é, visualmente, mais "especial" pros espectadores. Mas, quem fala (falantes/amp) mesmo, fica em segundo plano!

Guitarra é madeira e captação. Pedais são complementos. Amplificador é a resposta. Música, quem faz, é o guitarrista/banda!

;)

MauricioBahia
Moderador
# mai/13
· votar


Enfim, tô ouvindo o vídeo e nada. Tudo bom pacas! Qual é o problema, se é que existe algum?

;)

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


MauricioBahia

Esta também é minha opinião, curti todas, só a 3 achei muito média, comprimida.

O único problema que achei é que destas, uma custa 500 dólares e outra custa 20.000, logo, 40X mais, porém não achei nenhuma 40X melhor que a outra :)

Na grande verdade, gostei de todas...

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dr.Blues

Ohhh! Esqueci do preço (de verdade)! Veja só como sou indulgente! hehe

Abs e viva a diferença!

SkyHawk
Membro
# mai/13
· votar


Eu gostei das mais baratas .... Será que tenho algum problema ???? Rssss

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


Dr.Blues

Gostei mais da segunda! qual será q é?

Bruninho92
Veterano
# mai/13
· votar


MauricioBahia

Concordo com você no que diz respeito do que importa é o guitarrista...
Até porque temos no cenário da Música Brasileira muitas bandas, mais de rock, que tem valvulados Orange, MArshall, e guitarras Gibson, Fender, e tem um timbre péssimo...

Mas não posso deixar de ressaltar que acho um absurdo a diferença de preço por causa de um nome, pois hoje vejo que é muito mais nome que timbre...

Amplifcador para mim também é o mais importante, pois do que adianta voce ter uma Gibson de 40.000 reais e um set de pedais de mais 20.000 e ter um amplificador da Meteoro transistorizado com falante de 8"????
Claro que quem tem 60000 para gastar com pedal e guitarra, creio que não iria ter um meteoro.

Quanto a guitarra eu lembro de um exemplo: Uma Condor Lemom Drop, o que vocês acham? já vi muitos aqui do forum dizendo que ela se equivale a uma gibson... É gosto. Eu adoro a Gibson SG, porém acho que é muito dar 6000 numa guitarra e na minha casa ter um orange transistorizado e com defeito atualmente e uma pedaleira Digitech RP-2000.... Não vale a pena...

E Gosto não se discute, adoro o som das CONDORs tenho duas, uma RX-20 e uma CLP-1... Gosto do timbre da Digitech, me atende...

Depois coloco video da minha banda tocando...

Bruninho92
Veterano
# mai/13
· votar


Esse é um Legalzinho..

Condor CLP-I
Pedaleira Digitech RP-2000
Ligada em Linha em Estéreo numa Mesa Xing-LIng saindo em duas caixas mais Xing-Ling Ainda
Desculpe os erros.



Bruninho92
Veterano
# mai/13
· votar


Com esse equipamento e "amplificador" vocês acham que uma Gibson faria diferença?

Bruninho92
Veterano
# mai/13
· votar




Bruninho92
Veterano
# mai/13
· votar


E só uma ultima coisa, A Vocalista de Branco é minha esposa ok? a que está mais próxima de mim...

Hammer
Veterano
# mai/13
· votar


onde q esta o resultado do teste?

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


Hammer

O resultado vou colcar hoje mais tarde. Só dei um tempo para a alera se "divertir". Um abraço

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


A primeira e a quarta para mim tiveram os melhores timbres, a terceira foi a pior.

A quarta foi muito boa para mim. É capaz de ser a replica, hahahaha.
A quinta também teve boa resposta.
A segunda foi meio 'apagada'.

ALF is back
Veterano
# mai/13
· votar


o q é paf??
vou ver o video em casa dps!

Rednef2
Veterano
# mai/13
· votar


Faço das palavras de MauricioBahia as minhas.

Pra mim guitarra boa é a que chia pouco e segura a afinação hehe

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Eu não posso emitir opiniões, acho até que esses vídeos são uma besteira apenas uma diversão, mas perda de tempo. Os PAF não tinham uma linearidade boa, cada um saía de um jeito, além de que tem o fator de envelhecimento e perda de força. Então é difícil afirmar categoricamente qual é qual, mesmo porque das demais eu conheço os SD Seth Lover e os PAF originais raríssimas vezes cruzei com um. Só para não ficar no muro e não ser acusado de tirar o meu da reta, se bem que niguém aqui deu a cara a tapa, eu digo que as melhores guitarras são a 2 e 4, a 1 eu não gostei, não escolheria se me fosse ofertado para escolher o som de uma e levar para casa.

Acho que mesmo conhecendo muito de guitarras, que nem é meu caso, o cara não distingue com certeza do que se trata. Quase nada conheço de Gibson vintage...

O MauricioBahia tem razão em falar que a técnica de quem toca faz soar bem qualquer porcaria e o amp que tem um papel principal (e pouco se discute sobre falantes...). Porém afirmo sem medo que existem guitarras espetaculares, boa, na média e ruins. Mais ainda, quando se sabe tocar, na mão de um bom guitarrista e elas fazem diferença, mesmo num bom estúdio. Por outro lado, se depois de processada, comprimida, passada para MP3 (por exemplo) e processada pelo Youtube, se isso vai ser percebido e fazer a diferença é outra história.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


ALF is back

PAF são os captadores originais das Gibson da década de 50, "Patent Applied for". São de Alnico e atualmente já perderam a força magnética. Tem questões de fios usados, uniformidade do magneto e vários detalhes que estudam para chegar na mágica deles. São os captadores mais copiados, dele derivam os SD Seth Lover, Gibson 57 Classic e Classic Plus, Burstbuckers etc. (todo fabricante tem seu humbucker baseado em PAF).

renatocaster
Moderador
# mai/13 · Editado por: renatocaster
· votar


ALF is back

vou ver o video em casa dps!(2)

Mas só vou ver a título de curiosidade mesmo...

Eu só acho o seguinte: As pessoas compram as guitarras que elas quiserem pelo preço que elas quiserem pagar também. Se um cara tem 40k pra pagar numa 58, não vai ter teste nenhum na face da Terra que faça demovê-lo da ideia de comprar tal guitarra. Se isso vai influenciar ou não no som, é outra história. Quem tem bala na agulha pra comprar uma guitarra dessas não está atrás só do som dela não, acredite. Há várias outras coisas implícitas nisso.

astrataranis
Veterano
# mai/13
· votar


nao faco a minima qual é qual, mas pra mim, a ordem da melhor pra pior é:

4>5> 1>2>3

A 4 tem o grave mais bonito medios mais profundos e senti a guitarra bem mais viva e resonante, me da impressao de um som com alma, completo.

A 5 achei muito próxima da 4, só que tem algo ali que está prendendo o som, como se estivesse amarrado, só isso.

Usei a 1 como baliza geral, afinal uma tinha que ser o "controle" boa ou ruim, era o controle, e como foi a primeira, entao ...

A 2 achei que o agudo e medio estao legais mas o grave foi broxante.

A 3 pra mim foi uma guitarra boa sem problemas mas também sem nada de excepcional.

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Porém afirmo sem medo que existem guitarras espetaculares, boa, na média e ruins. Mais ainda, quando se sabe tocar, na mão de um bom guitarrista e elas fazem diferença, mesmo num bom estúdio.

Isso é fato. O instrumento é uma ferramenta delicada, feita para música, óbvio. Então, só por isso já é possível deduzir que há diferenças pontuais. A questão, mais importante e até subjetiva, é que esta (ou estas) diferença, é percebida de forma diferente por quem toca o mesmo instrumento! Se colocar a mesma guitarra pra mim e pra você, provavelmente vai analisar sob outro prisma, até pq você tem mais referências "nobres" que eu sobre instrumentos.

Então acho que, basicamente, o que importa pra tocar é o que falei acima sobre afinação, etc. Isso, sem tirar o méritos das guitarras de luxo, fabricadas com todo trabalho de um artista. Mas aí já é outro patamar!

Abs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teste de Les Pauls. Vocês reconhecem o som de um verdadeiro PAF?