Teste de Les Pauls. Vocês reconhecem o som de um verdadeiro PAF?

Autor Mensagem
Dinow
Veterano
# mai/13
· votar


Comentado para lembrar de ver em casa

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


MauricioBahia

No fundo, estamos falando a mesma coisa... ;-)

Abç

Led Zé
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
Quem tem bala na agulha pra comprar uma guitarra dessas não está atrás só do som dela não, acredite. Há várias outras coisas implícitas nisso.
Exato...

JJJ
Veterano
# mai/13
· votar


MauricioBahia
Guitarra boa, pra mim, é aquela que eu me sinto confortável tocando, chia pouco, afina direito e é bonita pro meus olhos!

Isso tudo é fundamental, mas, do jeito que você colocou pode fazer parecer ao leitor menos experiente que os captadores, madeiras, ferragens e tudo mais não fazem absolutamente nenhuma diferença...

Eu tenho certeza de que você não quis dizer isso, porque acho que te conheço um pouco depois desses anos de fórum, mas pode passar batido pra alguém mais novato.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


JJJ

Já que eu disse que estava falando a mesma coisa que o Bahia, vou me explicar.

Não é que madeiras, ferragens etc não fazem diferença. Fazem sim, até o tipo de fio de cobre que o captador é feito é importante. A questão é que um som bonito numa Les Paul depende muita mais dela ser bem tocada do que se a ponte é alumínio ou ABR-1. Se o cara manda bem, faz soar bem até berimbau. Se o cara já toca bem, o amplificador é mais importante que a guitarra. Se o amplificador já é bom também, talvez os pedais, os cabos e a acústica do local que se toca seja tão importante quanto a qualidade da guitarra. E mais importante que o amplificador bom e equipamento bom é como se grava o som, como se mixa, se masteriza e como se ouve o som, já que em MP3, Youtube, 4share, Soundcloud etc. existem perdas.

Porém muitos guitarristas lutam por esse tal de "timbre perfeito". Acho até válido (olha eu aqui me justificando... kkkkk). Então depois de ter bom amplificador, bons cabos, bons efeitos, boa técnica (mais ou menos na verdade, no meu caso), a coisa recai sobre a tal "boa guitarra". E neste quesito existe sim a questão da madeira, ferragens, cordas, potenciometros, capacitores e tudo o mais, tudo isso muda mais ou menos o timbre, só que o campeão ali são os captadores. A guitarra sólida, no caso da Les Paul, não é um instrumento acústico somente, a acústica dela, a vibração da madeira interage com os captadores e a coisa vira um sinal elétrico, o que complica tudo. É muito diferente uma sólida de uma archtop e violão, aí as madeiras fazem bem mais diferença, a construção muda tudo, porém mesmo nas sólidas há diferenças. Mas ainda assim, toda essa discussão é só um item quando se fala num "bom som".

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Olha a que ponto chegamos... Pegaram uma Les Paul vermelhinha, botaram o nome de "Slash Red". E as mina pira!

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


Dr.Blues
Minha pergunta è se conseguem diferenciar os timbres e se esta diferença vale realmente mais de 20.000 dolares
Nem ouvi, mas não vale, não... hehehehehehe...

#marcando pra acompanhar em casa.
Abç!

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


MauricioBahia
Guitarra é madeira e captação. Pedais são complementos. Amplificador é a resposta. Música, quem faz, é o guitarrista/banda!
Quando o facebook me perguntar o que eu estou pensando vou colocar essa lição de vida!!! huahauauauhua,

Abç!

Led Zé
Veterano
# mai/13
· votar


Achei todas muito boas. Só a segunda que é um pouco abafadinha, estilo Les Paul Custom .

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Will Bejar

A diferença de timbre não vale isso, nem a pau. Só que a guitarra vale bem mais que isso, uma Lês Paul 59 é a guitarra de melhor custo-beneficio que se pode imaginar: melhor som possível, na hora da venda vale um imóvel a mais do que se pagou... Rs

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ

Sim, tudo faz diferença! O que eu friso sempre é que o guitarrista é quem tem essa percepção, que é variável por sinal. O que é uma guitarra boa afinal? Essa definição é complicada pacas e a gente mesmo aqui no FCC já discutiu sobre isso umas 356 vezes! Super relativo! Então, a grosso modo, é o que eu disse sobre afinar, ser confortável, soar bem e ser bonita. Claro, na minha opinião. ;)

MMI

Uma definição perfeita para "guitarra boa" é que me parece complicado. Achar "o timbre perfeito" então, é praticamente uma viagem eterna! Cada dia eu acordo com um "ouvido diferente".

Em suma, só sei que nada sei! Pronto, falei.

Will Bejar

hehe! Demorei uns 4 anos pra formar essa frase aí e até hoje penso que precisa melhorar muito. :D

Abs rapazes!

ps. esse papo é bom tomando uma cerveja. No final todo mundo sempre chega num consenso (tipo Religião, Futebol, Política...) de que é melhor abrir mais uma!

Led Zé
Veterano
# mai/13
· votar


Som do verdadeiro PAF? Deixa eu chegar em casa com uma guitarra desse valor e mostrar pra minha mulher...Vou ouvir o PAF no pé da oreia...

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


MauricioBahia

ps. esse papo é bom tomando uma cerveja.

Boa! Vamos fazer uma vídeo conferência. Cada um bebendo no bar mais próximo da sua casa e todos online falando sobre isso, haha! :D

ogner
Veterano
# mai/13 · Editado por: ogner
· votar


renatocaster
Po, teve uma época que eu o Rabbit e as vezes mais um ou outro daqui, fazíamos umas Jams on line com camera, e focávamos só nas Stellas na mesa! hehe.
Totalmente viável isso ae!!


Edit:
E acho que é disso que estamos precisando, hein!! Tocar! Sem tocar fica cabeça vazia, ae já viu, só pensando em equipo e comprar comprar comprar!! hehe!

Vou mais pra frente agitar essas Jams On line!! em breve!!
o/

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


Led Zé

HAHAHA, boa boa..

Concordo com tudo o que falaram sobre a guitarra e o guitarrista, olha que já vi muito carinha ai com guitarra "ruim" dando um laço em caras com guitarra "boa" mas "fraco na mão". Meu professor de antigamente tinha uma golden (das novas, não das antigas), o que ele timbrava naquela guitarra e tocava, se tu fecha o olho, não diria que era uma Golden daquelas, mas isto é uma evidência, a grande porcentagem do grande guitarrista está nas suas habilidades, e não tanto no seu equipo.

JJJ
Veterano
# mai/13 · Editado por: JJJ
· votar


Led Zé
Som do verdadeiro PAF? Deixa eu chegar em casa com uma guitarra desse valor e mostrar pra minha mulher...Vou ouvir o PAF no pé da oreia...

Tentei te dar +1, mas o site disse que eu estava tentando votar em mim mesmo!
Você é meu multi, por acaso? rs

ALF is back
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
entendi!
po, mas se o cap é tão bom assim, pq não fazem mais?

Até tô tentando entender esses detalhes todos de magnetismos e fios de cobre, mas minha cabeça no momento ta cheia de outras coisas...condenser de cardioide grande, curvas de respostas, phantom Power...ta difícil administrar todas as informações kkkkkkkk

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


ogner

Vou mais pra frente agitar essas Jams On line!! em breve!!

Ficaria bacana, hein? Dá pra amadurecer essa ideia mesmo! o/

Led Zé

kkkkkkkkkkkkkkkk...Lá em casa além deu ouvir o PAF no pé da oreia, ainda ia ter que ficar só no "FAP FAP FAP" por um bom tempo...rsrs

strinbergshredder
Veterano
# mai/13
· votar


Led Zé
renatocaster
JJJ


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, tô ferrado!!!
No meio do treinamento de Oracle aqui na empresa e eu gargalhando com os posts de vcs..... ^^

Led Zé
Veterano
# mai/13
· votar


undefinedJochims
JJJ
renatocaster
Meio zorra total mas a gente tenta hahahahaha!

renatocaster
kkkkkkkkkkkkkkkk...Lá em casa além deu ouvir o PAF no pé da oreia, ainda ia ter que ficar só no "FAP FAP FAP" por um bom tempo...rsrs

AHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Essa foi melhor!! kkkk

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Resultado: se está procurando só timbre, compre uma Tokai! Custa uma fração de uma Gibson e te dá praticamente o mesmo resultado.

Tive uma Love Rock e posso testemunhar que é uma guitarra fantástica, não deve nada pras americanas.

Agora, a minha favorita foi a número 4, que, acho, é a mais cara de todas.

Minha ordem de preferência:
4>>>1>3>2>5

Não pagaria mais de 100 dólares a mais por nenhuma delas só pelo timbre.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar

Eu nem tive paciência para ouvir tudo, ouvi trechos. Mas não tenho dúvidas que a 4 é a melhor, seguida da 2 bem de perto. Depois eu consideraria (na minha ingenuidade preconceituosa) a Tokai e a Heritage como uma Standard e a Hines algo mais para uma reissue (se é que o cara é bom mesmo). Mas não colocaria os nomes nos números.

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


MMI
Sei que não é unanimidade, mas eu gosto de Gibson com os captadores modernos (498T e 490R). Dá pra fazer qualquer tipo de som mais pesado, enquanto os modelos mais vintage, tipo PAF, dão esse timbre maravilhoso que a gente viu, mas não permitem muito ganho com boa qualidade.

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


ALF is back

po, mas se o cap é tão bom assim, pq não fazem mais?

Mas é o que mais fazem. Um montão de captadores são baseados em PAF, aslgumas vezes são PAF com algum upgrade. Da Gibson, praticamente todos menos os cerâmicos entram nesta definição. Aliás, todo Humbucker de Alnico tem algo de PAF.

De acordo o Seymour Duncan o mais difícil na produção de uma linha de captadores é mater um padrão. A sonoridade final do captador vai depender do fio de cobre, sua bitola e a espessura do esmalte, do número de voltas da bobina, da tensão que se enrolou este fio, da uniformidade das voltas da bobina, da força do campo magnético do imã, da uniformidade do magnetismo neste imã e por aí vai, como se é parafinado ou não. Tudo isto é difícil padronizar hoje, na década de 50 não era padronizado e um saía um diferente do outro, chegavam a pegar qualquer imã e o funcionário enrolava no "olhometro" até a bobina "parecer cheia", o que dava chutando umas 5 mil voltas até o sujeito desligar a máquina de enrolar, mas cada um saía de um jeito. Hoje que se padroniza muito mais, se estuda o envelhecimento do Alnico, se copia a produção dos fios de cobre etc. Por isso que tem tantos tipos de captadores, mas tudo baseado em PAF.

Para quem tiver paciência, vai um texto em inglês:

GIBSON BURSTBUCKER PRO ALNICO 5 HUMBUCKING BRIDGE PICKUP



Gibson makes a whole line of BurstBucker Humbucking Pickups. There is a Gibson BurstBucker Pro Neck Humbucker and a BurstBucker Bridge Humbucker. These are very similar to each other, except that the output of the Bridge Pickup is a bit hotter than the Neck Pickup. I shall get into a discussion of the reason for that a bit later in this review. Although the name BurstBucker is something that the Gibson BurstBucker Pro Humbucker has in common with the BurstBucker Type 1, Type 2, and Type 3 Humbuckers, there are also significant differences between the BurstBucker Pro Humbucker and the other pickups in the BurstBucker series. I shall review some of these similarities and differences below.

Back in 2000, the engineers and pickup designers at Gibson realized that one of the things that made the early humbucking pickups sound different from modern pickups had to do with the number of windings of wire on the bobbins of the pickup. A crucial factor affecting the sound of a humbucking pickup is the equality or disparity between the number of windings between the two bobbins that make up a humbucking pickup. Generally speaking, a pickup that has bobbins with equal windings will produce a sound that tends to be warm and creamy. On the other hand, a pickup that has unequal wire windings on its coils will produce a sound that has a bit more of an edge or bite to it. Apparently, when humbucking pickups were being made in the 1950’s, there were no automatic shut off switches on the machines that wound the wire around the bobbins. Workers would turn off a machine when the bobbin “looked full,” which was at about 5000 turns. Thus, the bobbins were not precisely the same in the 1950’s Humbuckers, and the result is that the pickups had a rich, warm, sound, but they also had a bit of a bite and edge to them as well. Well, the one thing that all of the pickups in the BurstBucker series has in common is that these pickups are made with unequal windings to their different bobbins, and thus they are as close as one can get to the original 1950’s Gibson Humbuckers as one can get.

However, there are differences between the BurstBucker Pro Pickup and the rest of the pickups in the BurstBucker series. One big difference is that BurstBucker Pro Pickups use Alnico V Magnets, while the other pickups in the BurstBucker series use Alnico II Magnets. Wait a minute? Didn’t I just say in the paragraph above that BurstBucker Humbuckers sound as close to a 1950’s vintage Humbucker as one could get? Well then how can a BurstBucker Pro sound like a vintage Patent Applied For Pickup (PAF) from the 1950’s if the BurstBucker Pro has an Alnico V Magnet and the BurstBucker Type 1, Type 2 and Type 3 Humbuckers have Alnico II Magnets?

The answer is a remarkably simple, but not an all too obvious one. There is a common misconception that all of the PAF pickups made by Gibson in the 1950’s were made with the strict quality control standards that we come to expect in modern pickup manufacture. It is commonly believed that all PAF Humbuckers from that era were made with Alnico II Magnets. The simple truth is that this was not the case. According to what was revealed in the “autopsies” of older PAF pickups, there was actually much inconsistency in their manufacturing process. One major inconsistency in pickup construction was that from late 1956 through 1961 Gibson used whatever magnets were lying around that would fit into their pickups. In some cases, Alnico V Magnets that were supposed to be going into P-90’s were instead used in making some vintage PAF’s. In some cases Alnico 2, 3, 4, and 5 type and grade of magnets were randomly being used as well. That is why two identical looking PAF Humbucking pickups made in the same year can sound so very different from each other, and it partially also explains why various inconsistencies in pickup construction caused them to vary so much in output as well. It was not until 1961 that greater efforts were made to bring about uniformity in pickup construction and design.

Well what does it mean to the sound of a pickup when different magnets are used? An Alnico Magnet is a composite alloy consisting of Aluminum, Nickel, Iron, and Cobalt, thus the name Alnico. There are various types of Alnico Magnets, each of which has its own specific ratio of one metal to another. Different ratio formulas yield magnets with different properties. There are various types of Alnico Magnets that are used in guitar pickups, and these various types of magnets each has a specific number assigned to them. The numbers vary from 1 to 8, and the higher the number, the stronger the magnetic field. The electro-magnetic field of an Alnico V Magnet used to construct the BurstBucker Pro is relatively stronger and more directional than the Alnico II magnets used to construct the rest of the pickups in the BurstBucker series, and they make a pickup have different tonal characteristics. Alnico II Magnets were noted for their warmth, and they are sometimes referred to “singing magnets.” Does this mean that the BurstBucker Pro sounds “better” or “worse” than a BurstBucker Type 1, Type 2 or Type 3 pickup? The answer is simply that the sound that all of these Gibson Humbucking pickups generate is great. The decision as to which one sounds “better” is solely determined by the individual tastes and sonic needs of the person who is hearing them.

Another difference between the BurstBucker Pro Humbucker that was developed in 2002 and the rest of the pickups in the BurstBucker series, is that BurstBucker Pro Pickups are wax potted, and the rest of the BurstBucker series of pickups developed in 2000 are not wax potted. What does wax potting mean to the overall sound of a pickup? Wax potting a pickup makes for a pickup that can withstand the high volume and sound pressure levels associated with modern music with much less of a tendency for unwanted squealing and microphonic feedback. Wax potting also adds a bit of extra protection to the delicate interior workings of a pickup and also provides it some protection from unwanted moisture and humidity.

BurstBucker Pro Humbuckers are made to be replacements for either a pickup in the Bridge position or the Neck position. The BurstBucker Pro Bridge Pickup is slightly “hotter” than the BurstBucker Pro Neck Pickup due to it having a few more wire windings on its coils. This makes its sound inherently a slightly bit less sharp than the Neck pickup, but since it is designed to be used in the Bridge position, it gets an extra boost on the highs just because of its location. If you are considering replacing both pickups in your guitar with BurstBucker Pro Humbuckers, it is useful to know that they are offered in a calibrated pair, with the Neck position pickup being labeled as BurstBucker Pro Model IM59A, and the Bridge position pickup being labeled as BurstBucker Pro Model IM59B. It is always a good idea to have a Bridge pickup be slightly hotter in output than a pickup in the Neck position. The reason for that is that the vibrations of the strings above the Bridge pickup are not as pronounced as they are above the Neck pickup, and thus, in order to achieve a balanced sound, it is always good to have a Bridge pickup that is slightly hotter than a Neck pickup.

If you are a person who really wants a guitar that has great sonic versatility, I would suggest a BurstBucker Pro Bridge Humbucking Pickup with an Alnico V Magnet in the Bridge position, and a BurstBucker Type I with an Alnico II Magnet (the “singing magnet”) in the Neck Position. Another possibility would be a Gibson 1957 Classic Humbucker with Alnico II Magnets for the Neck position, as this pickup gives a very warm, creamy, smooth tone, which would compliment and contrast with the vintage bite of the BurstBucker Pro Bridge Humbucker.


Em resumo, um captador e seu som depende da indutância, capacitância, resistência e do magnetismo. Até a parafina, a força que se tensiona o fio de cobre, tudo muda algum parâmetro.

clguitar

Mas o 498 e 490 são PAF até na descrição da Gibson:

Gibson’s 498T and 490R pickups (“T” for treble, and “R” for rhythm) have the traditional characteristics of the original “Patent Applied For” pickups of the late 1950s, with a few upgrades. These pickups take advantage of wax potting, which does away with any air space inside the pickup, therefore lessening the chances of microphonic feedback. The result is a humbucker with the tonal characteristics of an original PAF, with a slight increase in upper mid-range response.

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Mas o 498 e 490 são PAF até na descrição da Gibson:
MMI
É verdade, eu até sabia disso, mas eles são considerados captadores "modernos". Geralmente, quando se fala em PAF, dá a impressão de algo mais vintage, sem os tais upgrades.
Valeu!

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


Amigos,

Vai aí o resultado do teste:



MMI

Não vamos considerar uma perda de tempo; o vídeo é divertido e acho sempre bom ouvir timbres diferentes mesmo sabendo que reproduzir esses timbres fielmente depende de um série de fatores, sendo o principal o próprio guitarrista, logo, quase impossível.
Outro fator, é apenas mostrar que várias vezes ouvimos " se ganhasse na loteria, comprava uma Gibson 58 " e na verdade, o seu ouvido queria uma Tokai :)

Um abraço

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


MauricioBahia

Cara, esta questão de timbre realmente é complicada, mas acho que na verdade, somos como as mulheres que se vestem para serem vistas por outras mulheres...
Sempre quando compro uma guitarra ou pedal ou amp, chamo minha esposa. Ela senta, ouve e diz: "guitarra linda, mas a vermelha igual do Mark knopfler não é melhor?"
Parece um absurdo, mas quando tocamos, achamos que o fazemos para músicos,e na maior parte, não são e estão apenas interessados se o acorde é o correto e se o bend está afinado ( e estão certos, isto é o principal, a música )
No " frigir dos ovos " quando procuramos novos equipamenos, buscamos uma coisa que ninguém entende oque é, e pior, que se modifica com o passar dos anos, mas a maior parte das pessoas não está nem aí e acha loucura pagar 500 reais em um pedal...

MMI
Veterano
# mai/13 · Editado por: MMI
· votar


Dr.Blues

Não vamos considerar uma perda de tempo; o vídeo é divertido e acho sempre bom ouvir timbres diferentes mesmo sabendo que reproduzir esses timbres fielmente depende de um série de fatores, sendo o principal o próprio guitarrista, logo, quase impossível.

Pois é, por isso e por outras eu considero uma perda de tempo enorme. Mas não disse que perder tempo ás vezes não é divertido... kkkkkk

Outro fato a se destacar neste vídeo: Portland é uma cidade sensacional no quesito lojas de guitarras. Está repleta de guitarras vintage lá, gente bacana nelas, coisas inacreditáveis - mil vezes mais divertidas que nas Guitar Center da vida que nem vejo muita graça mais. É longe, mas vale a pena passar por lá, bem mais legal que as tradicionais Miami e Orlando.

Obs: pelo resultado, eu não queria a Tokai não... Minha escolha caiu nas certas. kkkkk

astrataranis
Veterano
# mai/13
· votar


pelo menos no que eu postei, foi o mais proximo possivel, ou seja:

4 ) a original
5) a copia da original
1) a heritage (talvez o grande azarao, por nao ter ficado a frente da 60)
2) a 60, ou seja, uma nova guitarra, diferente da 58, ainda é boa mas nao é A gibson.
3) tokai, uma copia da gibson mas que nao é a gibson, justo o lugar dela.

astrataranis
Veterano
# mai/13
· votar


ah, e eu nao pagaria 20 mil, pela diferenca, ainda que eu tivesse 10x mais que isso pra gastar. Nao pelo timbre, mas muito mais pq eu nao sou musico profissional pra gravar algo que justifique isso e que vai resultar no album da minha vida.

mas se estivessemos analisando o poder e o status, eu pagaria (Se eu tivesse 10x pra gastar SOH NISSO) .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teste de Les Pauls. Vocês reconhecem o som de um verdadeiro PAF?