Teste de Les Pauls. Vocês reconhecem o som de um verdadeiro PAF?

Autor Mensagem
Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


MMI

Sempre entro no forum e vejo vários textos seus e realmente, você é um músico experiente e experimentador, acostumado com PAF das Gibson, logo, o ouvido não rateou e matou a charada...
A Tokai eu também não curti, mas a 5, achei bem legal, talvez mais agressiva.
O bom mesmo é ter várias guitarras em casa e cada dia pegar uma achar que seu timbre é único
Quanto a Guitar Center, estive lá mês passado em Orlando e Miami, e desta vez me decepcionei. Poucos instrumentos usados e os novos, sem variedade. Passei um dia testando e no soar do gongo, gostei de uma Music Man Albert Lee HH e levei. Guitarrinha boa....

Deiab
Veterano
# mai/13 · Editado por: Deiab
· votar


Dr.Blues
No " frigir dos ovos " quando procuramos novos equipamenos, buscamos uma coisa que ninguém entende oque é, e pior, que se modifica com o passar dos anos, mas a maior parte das pessoas não está nem aí e acha loucura pagar 500 reais em um pedal...

Você resumiu bem a coisa toda.
Eu gastei uma graninha boa fazendo minhas réplicas e a maioria, tirando meus amigos que gostam de guitarra, olha com aquela cara de "que troço estranho". Ex: meu sogro olhando pra minha frankenstein, com aquela cara de... que perda de tempo. Entendo ele, afinal a guitarra não é bonita, mas eu acho legal.
Sobre guitarras e equipamentos, só nós sabemos o que procuramos, ou não sabemos, mas que procuramos incansavelmente, procuramos.
De todo modo é uma maneira divertida de passar tempo, fazer um barulho e jogar conversa fora.
Enfim, como diz meu pai: "Não tô nem aí pra torcida"!!!

Obs: Esqueci de falar dos vídeos. Já tinha visto em um blog, eu tinha gostado mais da 2. Mas só estando no local pra sentir o som de verdade.

Um abraço.

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


astrataranis

Cara, todas são excelentes guitarras, mas realmente gostei muito da 5, guitarra de luthier com Seth Lover
Ainda bem que meu gosto é mais barato :)

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Dr.Blues

Obrigado pelo elogio, antes de tudo...

Se você percebeu, ali atrás eu falei que esperava muito das vintage, um pouco menos da do luthier e menos da Tokai e da Heritage. Hoje eu posso falar que aprendi que um bom luthier é o cara que tem mais condições de se aproximar de uma vintage, isso pelo som, pelo preço não.

A boa notícia é que hoje aqui no Brasil existem luthiers focados em instrumentos de altíssimo nível, totalmente custom e que até superam as reissue normais da Gibson. Perdem apenas para Gibson ultra selecionadas como umas Tom Murphy. Inclusive os captadores são customizados e tem detalhes de envelhecimento dos componentes (não só da aparência) que os fazem iguais ou superiores aos handmade americanos, como Lollar ou Lindy Fralin (que são muito mais legais que os SD normais, por exemplo. Só que tudo dentro de um preço dentro da realidade nacional. A clientela deles é bem limitada pela capacidade de produção pequena e totalmente manual, já que tudo é custom made, mas isso já é realidade no Brasil. Já temos aqui produtos que se igualam aos custom americanos, falo sem medo de errar. Só que tem a questão de preço de revenda...

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dr.Blues: Cara, esta questão de timbre realmente é complicada, mas acho que na verdade, somos como as mulheres que se vestem para serem vistas por outras mulheres...

Juro, eu nem penso nisso.Tô nem aí.

Parece um absurdo, mas quando tocamos, achamos que o fazemos para músicos

Naaahhh! Isso tá longe da realidade. :P

e na maior parte, não são e estão apenas interessados se o acorde é o correto e se o bend está afinado ( e estão certos, isto é o principal, a música )

Essa é a realidade. Na verdade, 99% do MEU publico geralmente nem sabe que existe amplificador de guitarra. É por isso que quando a gente erra ninguém percebe, ainda bem! hehe

;)

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Guitarra é que nem vinho: as muito baratas costumam ser uma porcaria, tem muita coisa excelente por bons preços, mas, para comprar aquela garrafa lendária, que todo mundo fala, vai uma baita fortuna. E a maioria das pessoas não tem a menor idéia da diferença entre um Bordeaux e um São Tomé.

Mas, mesmo assim, quem gosta paga o preço e se diverte na companhia de quem tem o mesmo gosto.

ogner
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar
Hehehe, existem inúmeras analogias a serem feitas mesmo!
Que tal pagar 100 mil por um Château d’Yquem 1811?? Vc pagaria? Ou é igual e serve pra mesma coisa que um 5lts do Sangue de Boi (vinho) que custa 12 reais!!
hehehe!

Algumas são apenas consumistas mesmo, mas nos instrumentos como no vinho é um pouco mais sensorial, artistic.
No caso da guitarra, ela é uma ferramenta pra expressão artística ( Nem todos enxergam dessa forma ), assim como acredito que existam pinceis, tintas caríssimas e outras tantas ferramentas e insumos de criação em todas as esferas. Logo acho que ( NA MINHA OPINIÂO) ate os milimetros das diferenças entre as guitarras, seja da altura de um traste, da medida de um braço, da espessura do corpo, da altura do captador, faz diferença e conta!

Como sempre digo, sou muito egoísta, seja tocando no quarto pra ninguém, seja fazendo uma jam com amigos, seja tocando pra uma galera eu sempre faço o som pra mim, hehehe!! Tem que me agradar! Logo tenho que estar com um equipo que me agrade pra eu alcançar o prazer e consiga me expressar.
O que não impede deu fazer som ate com uma tonante e tirar um som bacana dela, mas EU certamente não estarei confortável a ponto de atingir esse ponto de expressão.

Mimimimimi fim

o/

ogner
Veterano
# mai/13
· votar


Talvez se eu fosse musico profissional tocando todo dia, aconteceria a mesma coisa que por vezes acontece com médicos vendo mortes todo dia, acabam se acostumando, e quem sabe deixasse "essa viadagem" de lado e tocasse de qualquer jeito com oq tivesse disponível e faria o melhor possível.

Nahhhhhhh, não! Nem seu eu fosse medico ou musico profissional eu faria isso!!

hehehehe!!

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


ogner

Não acho que os médicos se acostumem com as mortes, mas sim que convivam com ela e talvez tenham uma percepção maior da inevitabilidade, senão seria impossivel exercer a profissão.
Quanto a tocar com qualquer coisa, corre-se o risco de acostumar e nivelar por baixo. Tem coisa melhor que tocar com instrumento bom e sentir que a pegada melhora, o som sair mais afinado e ainda saber que tem milhares de outros instrumentos que também vão te dar esta satisfação? Por isso somos tão inquietos e compramos, trocamos e desejamos :)

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Guitarra é que nem mulher. Tem pra todos os gostos. A vantagem é que você pode ter varias sem briga. Confesso que as vagabundas me atraem e as trato igualzinho as de "família". Puro fetiche meu harem!!! Hehe

Paz e amor!

ps. Tenho 9 guitarras que vão de 240,00 até 4000,00. :) 4 strats, 3 teles 1 Sg e 1 LP.

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


MauricioBahia
Pode crer, tenho essa mesma sensação. Com mulher, só posso ter uma, mas , com as guitarras, eu posso ser bem mais promíscuo. Vagabunda, classuda, bonitinha mas ordinária, feinha mas gostosa de pegar...

A minha coleção está diminuindo, mas ainda não baixou de 30, hehehe! GAS é coisa séria!

ogner
Eu compraria o garrafão de Sangue de Boi e guardaria a grana pra comprar umas guitarrinhas, hahaha!

Concordo contigo, a guita tem de dar vontade de tocar pra cumprir. Propósito dela.

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


Foi um bom teste para os ouvidos, engraçado!

A minha sequência que havia dito foi

4
1
5
2
3

Meu ouvido não está tão ruim.

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


MauricioBahia
Dr.Blues

e na maior parte, não são e estão apenas interessados se o acorde é o correto e se o bend está afinado ( e estão certos, isto é o principal, a música )

Essa é a realidade. Na verdade, 99% do MEU publico geralmente nem sabe que existe amplificador de guitarra. É por isso que quando a gente erra ninguém percebe, ainda bem! hehe


Exatamente no ponto que queria chegar, o que eu vejo hoje, se tu toca visualmente bem, o público (na sua grande maioria) vai te achar um bom guitarrista, se tu desafinou um bend, grande coisa, pouca gente vai perceber e mudar o seu conceito, a galera que não entende e só curte a música, quer te ver agitar, tocar, e curtir. Não que eu concorde muiiiito com isto, mas é assim, mas também acho sem graça um cara parado tocando sem demostrar nenhum sentimento ou algo do gênero.
Já o timbre para mim, muda toda a história, timbre ruim para os meus ouvidos estraga o guitarrista, é chato.

ALF is back
Veterano
# mai/13
· votar


MMI
hummmmmmm
agora entendi! achei q eram caps antigos q nao era mais fabricados! rs

emesfaria
Membro
# jun/13
· votar


cara vc pode me ajudar?
quero tocar a musica "A hoda do salvador "da voz da verdade; mas ñ consigo tirar o solo de ouvido, se puder me dar essa força ficarei muito agradecido...valeu.

Dr.Blues
Membro
# jun/13
· votar


undefinedemesfaria
Boa tarde, amigo,

Acho que seria melhor você abrir um tópico solicitando ajuda, assim, se alguém souber este solo lhe ajudará.
Já tentou na busca do forum?

Um abraço

buddy guy
Veterano
# jun/13 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI

Os PAF não tinham uma linearidade boa, cada um saía de um jeito,


Não sou Lespaulzeiro,mas esta eu desconhecia !!


além de que tem o fator de envelhecimento e perda de força.

Essa eu fazia ideia.Mas será que chega a zerar o campo magnético,a ponto de ter que remagnetizar o cap outra vez?

Quantos anos levaria,para que isto ocorresse?

MauricioBahia

Olha, já foi o tempo que eu perdia tempo com testes tipo esse! (assistindo vídeos ou mesmo em em casa) ;) Não que não seja interessante e até divertido mas, na "real", não adianta nada pois a banda toca...

Pra mim, qualquer um captador tá lindo, tá bom, tá valendo.




Guitarra boa, pra mim, é aquela que eu me sinto confortável tocando, chia pouco, afina direito e é bonita pro meus olhos!


Bahia,juro que tem horas que eu queria pensar assim.Mas olha,fica difícil.Pois se a coisa ocorresse desta maneira,as fabricas que brigam para fazer coisas top,com certeza não brigariam mais.E passariam com certeza,a fabricar tudo na China !!

Sem contar na questão músico,a título de exemplo : Imagine um Steve Vai,tocando uma "Chibanez" Jem,por exemplo,destas cópias chig-ling ? Imagine aqueles dive bombs que ele dá,fazendo isso numa destas guitarras copiadas na China? Pode acreditar que ele sairia com a ponte floyd genérica ou a alavanca da ponte,na mão !!

O que a moçada tem que ter em mente,que uma coisa é o camarada ser guitarrista de quarto(que é o meu caso),tocar com estas guitarras "genéricas". E outra coisa,é o músico de palco,estradeiro,tocar uma "guitarra genérica" !!
Pois ai é que entra a coisa: Será mesmo que teria a necessidade,de um guitarrista de quarto como eu,comprar uma Fender Custom Shop "da vida" + um Marshall top,para tocar no quarto?
Para depois ficar com aquele peso de consciência,de muitos colegas que por vez ou outra já entrou aqui,e falar que iria vender tudo etc etc,por conta justamente de ter um baita $$ investido em equipos,somente pra não sair do quarto?

E será que no caso do músico de palco,estradeiro,realmente se adaptaria como uma guitarra genérica?

E a caso esta mesma guitarra genérica,aguentaria as baterias sucessivas de shows que eles fazem por aí ?


Creio que não,né !! Aí é que está,cada caso é um caso !!!




MMI

O MauricioBahia tem razão em falar que a técnica de quem toca faz soar bem qualquer porcaria e o amp que tem um papel principal


Nessa parte aqui,já nem falo nada. Boto fé !!

MMI
Veterano
# jun/13
· votar


buddy guy

Essa eu fazia ideia.Mas será que chega a zerar o campo magnético,a ponto de ter que remagnetizar o cap outra vez?

Zerar não, mas cair pela metade sim, eventualmente.

Algo interessante: um ímã de alnico novo não tem a "força magnética" dele por igual. Se serra-lo ao meio, o centro será mais forte. Os antigos, depois de enfraquecerem, pode serra-los algumas vezes que o magnetismo está uniforme ao longo dele. Esse é um dos segredos de caras que fazem captadores custom...

buddy guy
Veterano
# jun/13
· votar


MMI
buddy guy

Essa eu fazia ideia.Mas será que chega a zerar o campo magnético,a ponto de ter que remagnetizar o cap outra vez?

Zerar não, mas cair pela metade sim, eventualmente.

Algo interessante: um ímã de alnico novo não tem a "força magnética" dele por igual. Se serra-lo ao meio, o centro será mais forte. Os antigos, depois de enfraquecerem, pode serra-los algumas vezes que o magnetismo está uniforme ao longo dele. Esse é um dos segredos de caras que fazem captadores custom...



Poxa,interessante isto. Aí é que vem aquele lance de caps velhos,serem mais valorizados,né? O tal vintage !!

buddy guy
Veterano
# jun/13 · Editado por: buddy guy
· votar


MauricioBahia
MMI


Estas discussões,me fez lembrar desta aqui:




O que dizer duma destas?

Pergunto: Será que esta guitarra estava original?
Que ampli utilizaram para fazer este merchan?
Se a caso a guitarra tanto importasse(nesta questão que volta e meia se levanta aqui,sobre a questão de guitarra barata,genérica VS guitarra top),por que um cara destes, não usa uma destas MG 32,no dia a dia de palco dele(tudo bem que a praia dele é super strat) ?

O resto eu deixo com vcs !!

MMI
Veterano
# jun/13
· votar


buddy guy

Eu prefiro acreditar que a guitarra estava original, só estava bem regulada. Mas qualquer afirmação é mera especulação.

buddy guy
Veterano
# jun/13
· votar


MMI
buddy guy

Eu prefiro acreditar que a guitarra estava original, só estava bem regulada. Mas qualquer afirmação é mera especulação.



Hehehe......

buddy guy
Veterano
# jun/13 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI

MMI,se bem que para uma fera dessas,"qualquer berimbal" que der na mão dele,o cara estraçalha !!

EDIT

Ah,e antes que alguém venha falar que eu chamei a mg 32,de berimbal..rsrs...deixa eu "clarear as coisas" :

Eu quis dizer,que qualquer guitarra por mais simples que seja,se der nas mãos de um cara destes,ele faz um baita som !! É isto que eu quis dizer,viu !!

Dr.Blues
Membro
# jun/13
· votar


buddy guy
A busca do timbre perfeito realmente é intangível, porque pelo menos para mim as guitarras que tenho, cada uma tem um som particular que me agrada em determinado momento. Mesmo a guitarra barata que eu tenho e até toquei com ela hoje me soa bem, dentro do espectro guita + pedais + amp. Vejo hoje que vario as guitarras, mas acho que o Santo Graal está na combinação de um bom ouvido, uma boa mão e um bom amp.
Um abraço

Obs: Custom shop pra tocar no quarto é top!

Dr.Blues
Membro
# jun/13 · Editado por: Dr.Blues
· votar


Post duplo
!

buddy guy
Veterano
# jun/13 · Editado por: buddy guy
· votar


Dr.Blues
buddy guy
A busca do timbre perfeito realmente é intangível, porque pelo menos para mim as guitarras que tenho, cada uma tem um som particular que me agrada em determinado momento. Mesmo a guitarra barata que eu tenho e até toquei com ela hoje me soa bem, dentro do espectro guita + pedais + amp. Vejo hoje que vario as guitarras, mas acho que o Santo Graal está na combinação de um bom ouvido, uma boa mão e um bom amp.
Um abraço



Essa é uma busca entre os guitarristas("timbre perfeito"),que eu imagino que não vá cessar nunca !!


Obs: Custom shop pra tocar no quarto é top!

Hehehe......exagerei,mas foi só para tomar de exemplo !! Rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teste de Les Pauls. Vocês reconhecem o som de um verdadeiro PAF?