Alguns anos antes de outras marcas

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ


... Paul Bigsby fez isso... nos anos '40!

Nós o conhecemos mais pela famosa ponte com vibrato, mas ele fazia guitarras também. Essa ele fez como "signature" (foi precursor nisso também!) para um músico country chamado Merle Travis.

O formato do corpo (tirando os enfeites bizarros) é bem a cara de uma guitarrinha famosa, concordam?

E esse headstock? Suavizando um pouco os ângulos me lembra bem outra guitarrinha bem famosa...

O que me faz pensar...

"estar de pé sobre ombros de gigantes" (Isaac Newton) ?
... ou ...
"nada se cria, tudo se copia" (Chacrinha) ?

fgr
Veterano
# mar/13
· votar


Linda a guitarra..
Se copiou de alguém eu não sei, fico aqui só a apreciar essa obra de arte!

Aliás, é interessante falar de copias e escrever "Nada se cria, tudo se copia" quando o Chacrinha formulou essa frase "copiando" Lavoisier se nao me engano! rs

renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


Interessante, parece mais um trabalho artesanal do que uma guitarra. O visual deveria ser moda nos anos 40, hehehe. Nunca vi uma moldura de captador assim....meio brega, rsrsrs.

Chama atenção o braço mais curto (19 casas), mas o formato do corpo e do headstock lembram as famosas mesmo, completamente. Já andaram fazendo até réplicas aperfeiçoadas.

http://www.mondocatto.pwp.blueyonder.co.uk/bigsbyweb/images/bigsby01.j pg

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster

caraca! onde tu achou isso?!?

fgr
Linda a guitarra..
Se copiou de alguém eu não sei, fico aqui só a apreciar essa obra de arte!


Rapaz, ele não copiou... Copiaram dele! rsrs

renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


renatocaster

caraca! onde tu achou isso?!?

Dei uma googleada, rsrsrsrs......

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


JJJ
pois é, nada foi plenamente inventado...

se liga nesse headstock da martin, de 1820:
http://www.vintagemartin.com/91117Stauffer_007s.jpg
http://www.vintagemartin.com/JohannGeorgStauffer1830_A.jpg
(fonte: http://www.vintagemartin.com/headstocks.html)

é dificil dizer se é intencional ou não, mas nem o fender nem o bigsby inventaram totalmente esse desenho... a coisa foi evoluindo, outros devem ter metido o bedelho nesse design até chegar onde chegou!

Lelo Mig
Membro
# mar/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Creio que um design influenciava o outro e assim sucessivamente, mas não vejo exatamente como cópia e sim como tendência.

Afinal a Les paul nada mais é do que o design de um violão com um corte para acesso facilitado da escala.

Guitarras, como a Supro Spanish Circa de 1935, já possuíam este design de "violão", na qual o design "Les Paul", seja da Bigsby ou do próprio Les Paul, também se inspiraram.

Circa Supro 1935

O próprio headstock "Fender" já existia em violões dos anos 20 e nada mais é do que o Headstock de um violino ou violoncelo visto lateralmente.

Inclusive existem Luthiers modernos, que são vidrados nesses designs dos anos 30/40 até hoje e ainda fazem guitarras assim, como o Teye Guitars e suas Electric Gypsys.







Leomju
Veterano
# mar/13 · Editado por: Leomju
· votar


JJJ
Tópico interessante...

Sobre o headstock Fender, na verdade ele realmente me parece semelhante a todos os instrumentos de cordas.
Parece inserir a guitarra dentro do desenho clássico.

Engraçado, quando eu era criança e olhava o headstock das stratos, na minha cabeça ele havia sido copiado da clave de Sol! Embora não pareça ter tanto a ver! hehe...

Temos que dar uma olhada na data exata desse modelo Bigsby dos anos 40...
...pois, George Fullerton e Freddie Tavares (co-autores do modelo stratocaster) afirmam que Leo Fender já tinha o designer a muitos anos antes, talvez antes do lançamento da Tele em 1948!

Na verdade não se sabe ao certo o nascimento da idéia "Strato", o certo é que seu lançamento industrial se deu em 1954, mas protótipos foram desenvolvidos anos antes.
Estudiosos afirmam que ela na verdade foi desenvolvida praticamente junto com a Tele.
Leo optou por lançar a Tele entre aos dois modelos, porque havia gostado do modelo Strato e queria mudanças para o lançamento mais sofisticado.
Ainda assim, por gostar da ergometria do corpo, o Precision Bass foi lançado dentro dos moldes.
Se observarmos, corpo e moldes da strato já estavam lá!

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Fender_Precision_Bass_patent_sketch. jpg

Grande tópico... um abraço a todos!

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


kiki
Lelo Mig
Leomju

Não estou acusando formalmente ninguém. Só mostrando os fatos... rs

É que muitos tomam o Leo Fender e o pessoal da Gibson (o Orville já tinha morrido a essa altura) como gênios (e são mesmo) pelos seus modelos "revolucionários". Eu só estou mostrando que, na verdade, os designs de Stratos (pelo menos o headstock) e da Les Paul não eram tãããão revolucionários assim... Já havia coisas anteriores que foram levando, passo a passo, aos designs mais atuais.

Acho muito interessante essa parte histórica do nosso mundo guitarrístico.

Lelo Mig
Membro
# mar/13
· votar


JJJ

Sim...não achei que você estivesse acusando ninguém...rs, nem estou defendendo-os (se me derem uma Lespa ou American Strato anos 60 eu advogo...hehehe).

Só enriquecendo o tópico, muito bom por sinal, para mostrar aos menos esclarecidos a história das guitas e sua evolução.

ALF is back
Veterano
# mar/13
· votar


q massa! nao sabia dessas coisas! são bizarros mesmo esses enfeites, mas caramba, q personalidade! a guita do video q o Lelo postou, 5 cordas, nunca vi! uhASuhASUHAS

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Como disse o Lelo Mig, um desenho influenciava outro.
No caso da guitarra sólida do Paul Bigsby, o fato de ser sólida é que influenciou a Leo Fender. Aliás, os 1°s protótipos das teles tinham "mão" com tarrachas 3X3, depois é que ele adotou o 6 "in line" definitivo.
O design realmente inovador é, sem dúvida o da Strato, cuja "mão" lembra a Bigsby (mais ainda nos modelos pós 68, da Era CBS - a "mão grande").
Abçs

renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


Aquele "adorno" de madeira ali na parte superior do corpo deve incomodar pra cacete. Imagina ficar tocando com o braço apoiado ali em cima daquela merda? Ainda bem que é apenas parafusado e dá pra arrancar fora se quiser, hehehehe.

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig
se me derem uma Lespa ou American Strato anos 60 eu advogo...

Aí eu até processo o Bigsby! rs

Mauricio Luiz Bertola
mais ainda nos modelos pós 68, da Era CBS - a "mão grande").

Foi dessa mesmo que eu lembrei!

renatocaster

Eles ainda não sabiam direito como deveria ser uma guitarra. Ainda estavam experimentando... Daí essas bizarrices.

kiki
Moderador
# mar/13 · Editado por: kiki
· votar


JJJ
Não estou acusando formalmente ninguém. Só mostrando os fatos... rs
nem acho que seja acusação... é uma evolução de linguagem artística e técnica, é assim que acontece. ninguém inventa nada do zero.

eu aprendi uma coisa muito importante uma vez.
meu professor de literatura mostrou uma poesia do fernando pessoa (acho)que tinha uns dois versos praticamente iguais a uma poesia do camões.
ele disse que era uma pratica corrente os poetas tentarem "refazer" um poema ou um tema, como uma forma de mostrar erudição (por conhecer), de prestar uma homenagem e também de desafiar, no sentido de ver se consegue fazer melhor que o mestre.

mas o mais importante, ele disse, é que isso não tinha teor de "plágio", que isso é uma idéia moderna.
plagio surge quando surge o direito autoral, o direito de propriedade, que significa poder ou não ganhar dinheiro com algo.

uma evolução artistica não deve se limitar a um problema de dinheiro.

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


JJJ
só uma ultima observação, sobre "acusações" ou coisas do genero...

tive dois tópicos com teor parecido.

no primeiro, foi tão mal interpretado que até deletei o video do youtube: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/174399/
eu só queria fazer uma comparação, e todo mundo achou que eu tava acusando de plágio.

no segundo, a conversa foi até mais legal. minha intenção foi apenas passar um período da história da guitarra (tem até um pouco a ver com esse tópico, se quiser ler).
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168990/
mas ainda assim teve gente que achou que eu tava advogando em defesa de um ou de outro, como se fosse fender x gibson...

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


kiki
uma evolução artistica não deve se limitar a um problema de dinheiro.

Essa citação é do Jimmy Page ou do Robert Plant? hehehe

Pô, fiquei curioso pra ver o vídeo...

Lelo Mig
Membro
# mar/13
· votar


JJJ

Essa citação é do Jimmy Page ou do Robert Plant? hehehe

Como eu disse naquele tópico sobre "plágios do Led Zeppelin", o Led é muito mais acusado de plágio hoje dos que nos anos 70. E nos anos 70, algumas das músicas plagiadas estavam "frescas" na memória de muitos, até porque muitas delas eram conhecidas....ninguém reclamava.

Quando os estadunienses descobriram que qualquer coisa é motivo para processar e "depenar" seu irmão...........e que isso é altamente lucrativo em muitos casos...acabou-se a ingenuidade!

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig

Com certeza, a visão era bem diferente naquela época.
É difícil, hoje em dia, até imaginar como funcionava a cabeça das pessoas durante os anos 60 até início dos 70. Parece outro planeta...

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Corroborando minha opinião (mas eu falei antes!!! rs):

http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/01/leo-fender-e-historia-do-sho w-de.html

Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


JJJ

Muito bom esse artigo.........valeu!

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ

Na verdade eu já tinha lido este texto deste blog e não tinha achado bom, é um tanto tendencioso. Não é bem isso... Há de se ter cuidado com estes blogs na internet, tem muita bobagem e visões distorcidas.

MMI
Veterano
# fev/14 · Editado por: MMI
· votar


Agora com um pouco mais de tempo...

Prefiro muito mais a visão de se estar em ombros de gigantes que a visão mais depreciativa do Chacrinha onde nada se cria, tudo se copia.

Um dos erros do blog é tratar o assunto com a visão atual, onde guitarra é um negócio milionário, com segredos industriais, desenvolvimento isolado. Na verdade o instrumento "guitar" (acústico e elétrico) na década de 40 não estava com essa bola toda, o sucesso eram big bands, sopros, com destaques para vozes também. Até começava a se popularizar, mas não era muito comum, era pouco popular, não era um negócio tão lucrativo - tanto é que a Epiphone foi vendida em 57, Doc Kaufmann foi um inventor e parceiro de Leo Fender que desistiu do negócio, no início dos anos 60 o próprio Leo Fender desistiu do negócio e vendeu a fábrica. Não havia um segredo industrial tão grande nem tanta grana envolvida. Por esta razão que Leo Fender, Les Paul, Doc Kaufmann, Bigsby e outros se reuniam, trocavam informações, ajudavam-se mutuamente como afirmaram em muitas entrevistas. Lembrem-se que a ideia de Les Paul foi recusada pela Gibson e pela Epiphone, nenhuma fábrica quis tocar o projeto de guitarra sólida adiante. Essa foi a razão daquele canto da California ser tão importante para a guitarra sólida, essa é a razão Leo Fender ter pego uma guitarra Bigsby, assim como Les Paul. Todos os méritos para Bigsby, sendo que Les Paul e Leo Fender foram copiadores charlatões? Não, nem tanto... Nem Paul Bisby foi a figura central e o pai único da guitarra sólida.

Leomju
Veterano
# fev/14
· votar


MMI
Como sempre, um comentário maduro e coeso, seu Maurício!

Também penso que o desenvolvimento do instrumento se deu em conjunto. Acho difícil alguém sozinho ter inventado um instrumento que tem particularidades de vários modelos em conjunto.

Grande abraço!

Insufferable Bear
Membro
# fev/14
· votar


Que guitarra feia, hein?

Mas pô, a forma da guitarra é algo que não dá pra variar muito, senão você fica com aquelas monstruosidades intocáveis que são as flying-vs por exemplo, ou vira uma guitarra firula tipo as double neck para exibicionista que gosta de pagar de maluco (tô olhando pra vocês, Page e Vai).

A Gibson ainda tentou processar a PRS nos anos 90 por motivos ridículos. Mais sobre isso: http://en.wikipedia.org/wiki/PRS_Guitars#Legal_issues

Por que eu não vejo esse papo no mundo dos violões?
Patente de formato de instrumento é uma das coisas mais estúpidas existentes no mundo da música.

Lelo Mig
Membro
# fev/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Gostei do artigo, não por valorizar Bigsby e Ted McCarty e depreciar Les Paul e Leo Fender.

Até porque, concordo com suas observações e o contexto histórico, época, região, necessidades "inventou" a guitarra como a conhecemos e não Fulano ou Ciclano.

Mas, gostei justamente, da conceituação histórico/regional e as informações de intercâmbio entre os personagens.

A guitarra não difere da grande maioria dos inventos da humanidade, que sempre são uma bola pingando na área......o primeiro que chutar entra prá estória... e quase nunca se têm certeza de quem chutou primeiro.

Assim, como tantas outras invenções, se Zé não inventasse José inventaria. E todos influênciados, por Francisco, Chico, Manoel, Mané e etc....

MMI
Veterano
# fev/14 · Editado por: MMI
· votar


Lelo Mig

Mas, gostei justamente, da conceituação histórico/regional e as informações de intercâmbio entre os personagens.

Em várias entrevistas os personagens falaram de trocas de informações. Também já estive por boa parte da California, por mais de uma vez estive por estas bandas de LA. Talvez por não ser novidade para mim a questão regional e o intercâmbio, me chamou muito mais a atenção as inconsistências, erros e a questão tendenciosa do texto, que por isso não me agradou. Mas tudo bem, legal que agregou informações para muita gente, só digo para não tomarem como referência e verdade absoluta (muita gente toma essa linha), ali tem informações erradas ou no mínimo questionáveis. Por exemplo...

"Les Paul gostou mas solicitou que pintassem o top de dourado, porque o dourado passava uma ideia de "rico, caro, soberbo" e mudou a ponte do tipo ES-335 para o modelo "trapézio"."

O protótipo apresentado pela Gibson à Les Paul de fato foi uma "sunburst", mas não era cherry, porque era o natural das guitarras Gibson da época, de acordo o próprio Theodore M. McCarty. Na união da Gibson Guitar Corporation com Les Paul ficou combinado que precisariam desenvolver um modelo sofisticado, caro e bem feito, de acordo os padrões e tradições da Gibson, dizem que isto constava do contrato. Mas a 335 só foi lançada em 58, quando já existia a Tune-O-Matic, ABR-1, o que torna sem fundamento a afirmação.

Eu até comecei a escrever um texto, na verdade seria um primeiro capítulo (ao seu estilo de tópicos seriados), onde falaria disso... Desisti, quem sabe um dia.

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


Muito bom o tópico, parabéns ao criador e contribuidores.

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Lelo Mig
MMI

Era um tópico relativamente despretensioso, só pra mostrar que algumas ideias tidas como "revolucionárias", na verdade, tiveram base em coisas anteriores, tão ou mais revolucionárias... Mas com comentários de alto nível, sempre acaba ficando mais interessante do que o planejado!

Insufferable Bear

Patente de formato de instrumento é uma das coisas mais estúpidas existentes no mundo da música.

Respeito sua opinião, mas discordo... Acho que o shape é de FUNDAMENTAL importância quanto à identificação de um modelo ou marca junto aos consumidores (pelo menos, no caso das guitarras).

Luis A.
Valeu.

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI

Quanto ao pessoal do LPG exagerar aqui ou ali (ou até eventualmente falar algo meio estranho mesmo), concordo. Mas é só um blog... Não é uma cartilha pra ser levada a ferro e fogo, como verdade absoluta. Eles mesmos deixam isso claro. Ademais, qualquer coisa escrita na Internet, deve estar sujeita a todo tipo de cuidado - dei aula em universidades na área de informática por 15 anos e tive que usar muito material proveniente da web. Sei muito bem da péssima qualidade da maioria dos textos "on-line" que, infelizmente, são tomados como verdade absoluta por muita gente.

Eu também tenho sérias divergências com relação a algumas coisas que eles tomam como fatos consumados. Por exemplo: tenho feito experiências de troca de blocos de ponte tremolo e não tenho chegado às mesmas conclusões tão evidentes como eles apontam. Acho que eles superestimam a diferença de alguns componentes como se fizessem alterações sonoras imensas, quando, pra mim, são leves mudanças, quase imperceptíveis ao ouvido humano... rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguns anos antes de outras marcas