Até que ponto é legal algumas marcas "copiarem" modelos de outras? Opinem.

Autor Mensagem
Otto Mann
Veterano
# jul/12


Boa noite, amigos do Fórum.

Achei curioso esse novo modelo da memphis:

http://www.musicalgrellmann.com.br/guitarra-tagima-memphis-mg330-amare lo-neon.html

Tudo bem que muitas marcas copiam modelos como strato, LP, Teleca e talz. Isso simplesmente não vai mudar, e, em alguns casos, essas "réplicas" acabam resultando em bons instrumentos. Mas daí a uma marca ligada a Tagima fazer uma guitarra praticamente idêntica, copiando até as cores de uma Ibanez, achei bem estranho.

Achei interessante começar uma discussão sobre isso. Copiar características ergonômicas, "se aproveitar" do sucesso de determinados designs consagrados e etc....
Até onde isso é legal?

Opinem! =)

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


Até que ponto é legal algumas marcas "copiarem" modelos de outras?
até o ponto onde quem gosta de modelos de marcas caras possa ter similares acessíveis

smarth
Veterano
# jul/12
· votar


Até que ponto é legal algumas marcas "copiarem" modelos de outras?
até o ponto onde quem gosta de modelos de marcas caras possa ter similares acessíveis


falou tudo..!

JoaoWylde
Veterano
# jul/12
· votar


Nossa, ate a marcaçao de dente de tubarao tem... plágio do caramba... mas eu concordo com o amigo ai de cima. deixa a oportunidade até para quem nao tem muito poder aquisitivo, seria uma boa pedida (ou não) para ter o modelo que sempre quis..

elyts
Veterano
# jul/12
· votar


A marca faz oque quiser, a guitarra que quiser, portanto que não va contra qualquer lei e talz, mas concerteza uma marca que "copiando" outra, provavelmente não terá lá um grande reconhecimento.

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


Só mudaram o headstock pra dar uma disfarçada. hehe

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Existe uma coisa engraçada no mercado de guitarras.

Fender Strato e Gibson Les Paul são o DNA de quase tudo quanto é design de guitarras. Mudam os "chifres", mais pontudos, mais arredondados, mais retos...mas o padrão no fundo é sempre o mesmo. Esta guita copia a Ibanez. mas o quanto a Ibanez original é diferente de uma Fender Strato? 10%? 20%? 30% no máximo....(tô falando somente em design, esqueçam qualquer outra coisa)

Parece que os guitarristas, mesmo mais ousados, possuem um certo conservadorismo com relação a design. Quando alguém faz algo muito diferente, nunca é bem aceito.

A BC Rich, nos anos 80, tentou ser no mercado um nome forte e ao mesmo tempo com design inovador..........o que acabou vingando foram suas "stratos"...não têm jeito!

Existem designer criativos, com conceito de ergonomia muito superiores as Fender e Gibson que foram desenhadas nos anos 50, mas não rola.

Obs: Tenho uma Fender Strato....kkkk

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Existem designer criativos, com conceito de ergonomia muito superiores as Fender e Gibson que foram desenhadas nos anos 50
por exemplo?

Otto Mann
Veterano
# jul/12
· votar


Com certeza ter as guitarras com o design que nos agrada por um preço acessível é uma vantagem. Eu mesmo tenho uma LP que não é Gibson rs

eu acho que algumas coisas acabam não mudando muito por questões de ergonomia. A das stratos é perfeita, por exemplo. Também acho muito tosco quando inventam guitarras mirabolantes que são ruins de segurar..

Mas esse exemplo aí do link eu acho que é além do limite saudável rs

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


só acho que não tem como fazer uma réplica de uma guitarra que custa 5 mil custando 300 conto, nunca vi uma que não fosse tosca, só pra atrair quem não entende

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


guizimm

Já vi guitarras, no decorrer destas décadas, desenhadas 100% com conceitos ergonômicos. Sou designer de formação, sempre recebi muito material deste assunto. Não lembro uma em específico para citar agora, porque nenhuma "vingou" no mercado....guitarrista no geral tá pouco sifudendo para ergonomia, eu mesmo tenho uma Fender Strato por gosto, e não por questão ergonômica.

Mas vou olhar meu material aqui, quando tiver um tempo, meus catálogos e livros, e se te interessar posto as fotos.

Obs: Só para constar Gibson Les Paul, quando foi lançada, foi criticada, dizia-se que era péssima para alcançar as últimas notas da escala. Hoje o conceito é justamente o contrário...ou seja, ela vingou pelo seu som e características timbrais. Jimi Page gravou muito material do Led Zeppelin em stúdio de Fender Strato, mas ao vivo se recusava a usar, porque dizia que eram pesadas e desconfortáveis...ou seja, conceito!

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
não sabia dessa história
acho que é que nem a ordem das letras no teclado, todo mundo ja estava acostumado a escrever nessa ordem, e mesmo não precisando(e sendo até mais difícil) dessa ordem ela continuou nos teclados modernos

carnisa1
Veterano
# jul/12
· votar


guizimm
A Gibson Flying V foi lançada nessa época.
"Estas guitarras vieram com o propósito de dar uma cara mais futurista à Gibson, mas elas inicialmente não vingaram. Depois do seu lançamento, em 1958, a linha foi interrompida em 1959."

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


carnisa1

Sim, tanto as Flying V como as Explorers são da década de 50/60 e foram consideradas horrorosas na época.

Só foram ressuscitadas nos anos 80 pelo pessoal do "Farofa Metal". O pessoal do "poser" começou a usa-las, só pelo visual mesmo.

Otto Mann
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

O Page achava a Strato mais pesada que a Les Paul? Que estranho rs

Aproveitando, alguém tem alguma informação mais precisa quanto ao que seria "plágio" no design de uma guitarra? O que pode ser igual e o que tem que mudar.... O Headstock, aparentemente, tem que ser "original", não?

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Otto Mann

A Gibson que o Page usava ao vivo é a Les Paul Studio Deluxe, ela é semi acústica e pesa 5.81 Lbs contra as 7 Lbs da Fender Strato.

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-USA/L es-Paul-Deluxe.aspx

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


carnisa1
Lelo Mig
tanto as Flying V como as Explorers são da década de 50/60 e foram consideradas horrorosas na época
mas as Les Paul e Strato ainda são bem mais ergonômicas que essas duas, a Flying V fica escorregando pra tocar sentado, em pé eu não sei, e a explorer tem aquele troço no fim que fica me incomodando no cotovelo, da vontade de serrar essa parte

Otto Mann
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

taí, dessa eu não sabia! rs

guizimm

A Flying V é tão não ergonômica que olha só o que já inventaram



Led Zé
Veterano
# jul/12
· votar


guizimm
Cara, Les Paul vai contra tudo relacionado a ergonomia. É dificil de tocar as últimas casas, o contorno cutuca a costela, algumas são muito pesadas, enfim...Eu amo Les Paul, amo o timbre, mas quando pego uma superstrato dessas estilo Ibanez e ESP dá pra sentir muita diferença no conforto na hora de tocar. O design é bem mais ergonômico. A própria flying V é bem confortável de tocar em pé. Amo minha Les Paul , me sinto bem à vontade com ela mas reconheço existem guitarras muito mais confortáveis de se tocar.

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Led Zé
Cara, Les Paul ...É dificil de tocar as últimas casas

Pois eu acho o contrário. Não sei porque mas acho mais fácil o acesso às últimas casas com a Les Paul. Mas a maioria das pessoas que eu conheço tem a mesma opinião que você.

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


fizeram milhões de stratos idênticas as Fender e ngm falou nada. Não entendi isso por causa dessa imitação da Ibanez... Mas enfim...
Cara, vc chuta uma árvore e cai meia dúzia de strato, chuta outra e cai mais meia dúzia de Les Paul. As pessoas tem uma visão fechada pra essa coisa de guitarra. Cara, tem milhares de guitarras lindas por aí e ngm nem sequer conhece. Alguém já ouviu falar da Fender Starcaster? Pouca gente... Era uma guitarra que foi feita pela Fender nos anos 70 ou 80,se n me engano. Era uma semi acústica mt linda. Ela parou de ser fabricada pq pouca gente comprava. Ou a Flying V, como foi citado ali em cima. A Jazzmaster, que quase ngm usa. Por aí vai... Enfim: cara, as marcas mais baratas de guitarra estão copiando modelos, só... Eles querem 'faturar' né... Outra: os brasileiros tem uma visão muito fechada pra guitarras. Pensam que se comprar uma guitarra mais louca, ngm vai gostar, essas coisas. O cara faz a maior diferença com uma guita diferente. Minha Squier Jaguar ganha elogios por onde passa por ser uma guita 'nunca vista'. Se vc curte o estilo, pow, compra (eu mesmo tenho uma strato). Mas é bom dar aquela pesquisada em modelos...
Abraços!

Drinho
Veterano
# jul/12 · Editado por: Drinho
· votar


É, eu sou meio conservador quanto a isso, não é nem por birra da minha parte mas eu não gosto de NENHUMA guitarra que não tenha o design identico de uma fender strato ou gibson les paul..... no caso da fender tem que ser identica, no caso da gibson eu sou um tanto tolerante com o headstock, embora o da gibson seja o de minha preferencia nao me incomodo com o de uma epiphone ou coisa do tipo...

Não me incomoda ter uma guitarra de outra marca desde que seja uma copia dessas duas...

A fender é a guitarra mais anatomica e confortavel além de linda claro e a gibson é a mais maravilhosa e primorosa na minha opinião... não tem como bater nesses monstros, não tem jeito....

e olha que quando eu era mais novo eu achava a fender feia pra dedéu (como eu era maluco da cabeça)

A ibanez até tenta chegar lá mas tá looooooonge pra dedéu ainda...

Drinho
Veterano
# jul/12 · Editado por: Drinho
· votar


As pessoas tem uma visão fechada pra essa coisa de guitarra.

É verdade, isso é uma coisa que eu tenho que concordar e tenho que admitir que eu faço parte desse grupo.

Setup pra mim é fender strato, gibson (ou suas cópias, não tenho preconceito com cópias principalmente se tratando de nossa realidade desde que sejam de boa qualidade) e marshall esse eu prefiro evitar cópias porque ter um stack marshall atrás de você além de ter aquele PUTA som que só ele tem é lindo demais, me lembra de todos os meus idolos do rock praticamente, a famosa "parede de marshalls" foi uma jogada de marketing que realmente funcionou e eu me considero um alvo forte dela... são os elementos que mais gosto e por mais que eu tente testar, experimentar e conhecer outros eu sempre acabo preferindo esses 3 bons e velhos.... e olha que eu já tentei gostar de muita coisa....

Kaah_lol
Veterano
# jul/12
· votar


Os grandes Marshall são indispensáveis, com certeza. Isso ainda não saiu da minha cabeça kkk
Se bem que tem outros ótimos amps, como os Orange, Mesa Boogie, Fender... Acho que esses já são outros bons exemplos de amps valvulados ou aqueles cabeçotes e etc...
Na guitarra, ainda consegui mudar meu gosto pras Jazzmaster's e Telecaster's (a tele eu n curtia no começo). Eu era viciado nas Les Paul... Mas dps pensei 'pra que ter o que todo mundo tem? Elas são lindas, mas vou inovar!'...
É bom inovar, claro. Mas tb é bom ter aquela guitarra mais popular (falando em modelo) no set.
E tb n dá pro cara ir, na inovação, e comprar algo que n vai gostar dps... Tem que curtir o modelo (e acho que é exatamente por isso que os guitarristas iniciantes ou com 1 ou 2 guitas preferem comprar strato ou les paul, pelo medo de não curtirem mt o modelo)...

juninholiveira
Veterano
# jul/12
· votar


Superstrato ruleia geral.

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Eu um fã incondicional das Superstrats e Strats...mais das Superstrats, hehehe. Os modelos Washburn N4 e Music Man Steve Morse são os que mais me fascinam. Tanto é que eu tenho uma réplica idêntica da N4, feita pelo luthier Peruzzo.

Quanto à Les Paul, é a guitarra que pode ser, visualmente, a mais incrível de todas. É muito impressionante a beleza, a estética, de alguns modelos. São verdadeiras obras de arte. No entanto, realmente a questão da ergonomia é um fator negativo nas Lespas.

Eu gosto das Lespas, já tive uma inclusive, mas está longe de ser minha guitarra predileta. Além da falta de ergonomia, falta um pouco de versatilidade também. É uma guitarra com um timbre bem particular, e bem único, mas é aquilo ali e pronto.

Costumo dizer que a Lespaul é a guitarra menos customisável que existe. Agora deram para fazer (luthier) modelos ergonômicos, com 7 cordas, e por aí vai. Mas não eu não acho muito legal, porque descaracteriza exatamente o visual "classudo" que elas possuem. A mesma coisa é colocar floyd rose nas Lespas.

Otto Mann
Veterano
# jul/12
· votar


Acabamos saindo de uma discussão sobre copiar modelos para uma de guitarras mais ergonômicas rs
Mas isso é legal também, boa discussão.

Mas só pra aprofundar a primeira discussão, vamos pensar na coisa vista de um outro ângulo: Uma empresa gasta tempo, dinheiro e tudo mais que se gasta para a criação de uma coisa nova, por exemplo um novo design de guitarra, e uma outra marca simplesmente olha e diz: "ok, vamos fazer uma igual".

Voltando a lembrar, Stratos, Lespas, Telecas e etc, são alguns modelos consagrados. Situação completamente diferente desse caso entre Tagima e Ibanez.

brunowebguitar
Veterano
# jul/12
· votar


Otto Mann
Não vejo problema entre essa Tagima e a Ibanez . As ESP também são muito parecidas com algumas Ibanez.
Não entendo o problema de ter guitarras parecidas. Superstrato também é um modelo de guitarra, que pode ser usado por qualquer marca!! Essa Tagima é bem parecida com a Ibanez sim, mas não entendo isso como plágio!!

Otto Mann
Veterano
# jul/12
· votar


brunowebguitar

Então, como eu disse, eu mesmo tenho uma Lespa que não é Gibson. Na verdade (não sei se dei essa impressão) mas não sou contrário à produção de guitarras "inspiradas" em outras. Só quis levantar a opinião da galera sobre os limites dessa prática.

Você não ia achar estranho você desenvolver um design de alguma coisa, e outra marca começa a produzir outra visualmente quase idêntica?
Estou usando esse exemplo entre essas duas marcas pq esse modelo não é "consagrado", e foram copiadas até as cores...

Junior AJNB
Veterano
# jul/12
· votar


Como ja disseram aí em cima, as empresas "copiam" pois é mais fácil, o projeto já ta feito à anos, nao precisa pesquisar nem inventar novos projetos, assim fica muito mais barato construir uma guitarra

Alem disso, esses instrumentos como LP e Strato sao os principais modelos de guitarra, as mais reconhecidas e características, assim todo mundo quer ter uma Fender Strato ou uma Gibson Les Paul justamente pelo visual clássico e pelo timbre consagrado dessas guitarras, esquecendo, em termos, os outros modelos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até que ponto é legal algumas marcas "copiarem" modelos de outras? Opinem.