Música como profissão, apenas hobby, hobby sério e hobby muito sério.

Autor Mensagem
Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Rednef2

Um guitarrista bem famoso uma vez disse que antes da fama ele era um "musico da classe trabalhadora", ou seja, ele tinha a carreira de musico mas também trabalhava em algo não-relacionado a musica, e só largou o outro emprego quando ele pôde se sustentar apenas com a musica. É esse o meu plano, serei um "musico da classe trabalhadora", se após um tempo eu perceber que posso me sustentar só com a musica, então seguirei apenas a carreira de musico.

Bem o pensamento que tenho hehe.

ciberon5
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Musica pra mim é um hobby serio. Gastei uma grana consideravel pra poder desfrutar desse prazer; agora é so ver até onde eu chego!
Obrigado pelo topico, suas palavras me motivaram ainda mais.

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Musica pra mim é um hobby serio. Gastei uma grana consideravel pra poder desfrutar desse prazer; agora é so ver até onde eu chego!
Obrigado pelo topico, suas palavras me motivaram ainda mais.


Me motivou muito também cara, as palavras do Matheus sempre são sábias. Eu tb gasto uma boa grana e estou gastando em meus instrumentos e as vezes confesso que ficava pensando, cara será que vale a pena gastar esse rio de dinheiro com isso ?

Mas pra mim é amor haha, e como dizem, quando se ama se abre mão, faz-se loucuras haha.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Muito legal galera o comentario de todos.
O grande problema da musica é o mesmo problema que todo outro artista enfrenta. Não é como advogado, engenheiro ou medico que sem o canudo o cara nem pensa em exercer o oficio. Arte é arte, esta alem da medida didática, a faculdade de música é uma maravilha mas o importante é o resultado final da arte que pode vir muitas vezes sem a formalidade do estudo (o que não quer dizer que o cara não tenha dado muito duro com seu instrumento).
Nessas profissões artisticas que vemos as grandes disparidades, gente ganhando muito dinheiro e gente ganhando muito pouco e todos debaixo da musica.
Os motivos para se dar bem e se dar mal são muitos que as vezes fogem do nosso controle, mas o conhecimento nunca é demais, não ocupa espaço e nào perece, portanto, estudar cedo ou tarde vai fazer toda diferença.
Estudar não somente musica mas tudo aquilo que pode agregar valores.

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

Mais um excelente comentário. Concordo plenamente.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


O que me impede de querer ser músico é o medo, tanto de não ser bem sucedido quanto de me arrepender depois, é foda viu, não sei se eu vou querer levar a música sempre como um hobbie.

muito bom o texto, como sempre

Night_Rider
Veterano
# out/12
· votar


Pra mim e um hobby sério,pois sempre procuro atualizar meus equipamentos sempre em busca de um som melhor e melhorando minhas técnicas.

Night_Rider
Veterano
# out/12
· votar


Pra mim e um hobby sério,pois sempre procuro atualizar meus equipamentos sempre em busca de um som melhor e melhorando minhas técnicas.

Leomju
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Seus textos são sempre ótimos.
Gostei demais desse, porque além de ser realista, você se torna aqui um compartilhador dessa paixão que é a música!

Sendo tão profissional, abre ela a todos, é um ato generoso!

Acho que de todos seus posts...

Esse foi, sem dúvida o mais inspirador!

Deus abençoe!

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Leomju Muito obrigado, nao tive a intenção de ser tão inspirador assim.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Shapu guizimm Muito obrigado pela contribuição de vcs.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

Não é só na área artística que acontece essas disparidades.

Você pega um Médico.... ele só pode exercer medicina se tiver diploma. Um Engenheiro Civil só pode projetar uma obra se tiver diploma. Um Advogado só pode exercer se tiver diploma e passar na OAB. Um Contador só pode assinar um balanço se tiver diploma.

Mas e um Administrador???? Qualquer pessoa pode administrtar uma empresa. Qualquer pessoa pode ser gerente, supervisor, gestor, coordenador, diretor, CEO, etc... etc...

Nas grandes empresas engenheiros estão tomando o lugar dos administradores em quase todos os níveis hierárquicos. No alto escalão, os CEOs normalmente são profissionais de Vendas e Marketing.

No jornalismo então.... qualquer um que escreva ou fale razoávelmente bem pode ser Comentarista, Articulista, Especialista, Ensaísta, etc... etc... Os veículos de comunicação não são obrigados a contratar apenas jornalistas para esses trabalhos.

Como nessas 2 carreiras, existem outras.... principalmente na área de Humanas, que não existe a "proteção" do diploma.

E mesmo nas carreiras técnicas, onde o diploma é fundamental, poucos tem chance de sobressair. Imaginem Biologia, Geologia, Física, e outras profissões acadêmicas num país onde não existe pesquisa, não existem investimentos!!! Quais as opções desse profissionais????

No ramo artístico, pelo menos existe uma grande indústria por trás. O Brasil é um país que valoriza bastante o artista. É um país que tem nas artes e no talento artístico um dos seus diferenciais. Pode ser na música, na dança, no teatro, na TV, mais recentemente no cimena também. Existe uma produção cultural intensa e uma imensa massa que consome cultura incessantemente. Nem sempre de qualidade.... diga-se de passagem.

Por isso existe espaço pro músico sim. Pro bom músico, pro cara versátil, que toca vários instrumentos, que compõe, arranja e produz.. Mas não existe o mesmo espaço para um guitarrista de rock, ou para um músico erudito.... Enfim, para vencer nessa ou em qualquer outra carreira é preciso muita capacidade, talento, estudo.... muito trabalho e força de vontade. É preciso também, como disse anteriormente, qualidades como carisma, boa comunicação, bom relacionamento, pro-atividade.... até mesmo beleza e bom gosto fazem a diferença!!!!!

Bom.... me delonguei muito e não quero parecer um consultor de RH, mas é por aí..... Ahhhh.... tem que ter fé e perseverança também. Por isso galera... aos estudos!!!!

fabioche
Veterano
# out/12
· votar


a minha história com a música começou como um hobbie de leve...
sempre foi isso! e violão ainda por cima... acho q grande parte é assim!

a guitarra e o hobbie sério chegaram há 2 anos...
essa passagem pra hobbie sério é perigosa, pois dá uma vontade de decidir ir pra profissão e sair da zona de conforto...

decidi isso faz pouco tempo, não sei se vou conseguir conciliar com a minha outra profissão, talvez até consiga...

mas a verdade é q músico tem um campo enorme de trabalho: tem aqueles q fazem várias coisas: dão aula, acompanham cantores, produzem, fazem regulagem de instrumentos, fazem jingles... e tem aqueles q se decidem em focar em ser guitarrista de lues, jazz, etc e tal e cavam seu espaço dessa forma... e uma minoria são os caras q despontam e vivem de sua própria carreira e/ou de sua banda, vivem de fazer e tocar a sua própria música...

independente do caminho q vc escolher trilhar, é preciso pensar "out the box"... aquela pitada de inovação, risco e ousadia não pode faltar... caso contrário, será sempre um hobbie...

starling_music
Veterano
# out/12 · Editado por: starling_music
· votar


Jinkxs Sim, concordo plenamente contigo, assim como a arte, não se cobra canudo para exercer jornalismo ou um cargo de gestão, por um motivo obvio, isso não oferece risco direto a sociedade.
Só não concordo com a parte: "Brasil é um país que valoriza bastante o artista."
Acho que no Brasil é exatamente o contrário, morei muitos anos nos EUA e via que o artista tinha um tratamento diferenciado, como um contribuidor imprecindível para o desenvolvimento da sociedade. Creio que o Brasil esta mudando nesse sentido, o que é algo natural num país em franco desenvolvimento, as pessoas tendem a ver o valor da arte e a fomenta-la para um desenvolvimento sadio da sociedade.
Veja que no Rio agora o artista não precisam de uma autorização da prefeitura para se apresentar na rua. Estava lendo no jornal como isso ja mudou positivamente a cidade, principalmente o centro. Aqui onde moro, no flamengo, estava indo ao mercado e tinha um cara com uma guitarra ligada cantando e tocando gaita, nunca havia isto no meu bairro e isso nos EUA faz parte da paisagem.
Agora voltou a ser obrigatorio o ensino da musica nas escolas, algo que qualquer país desenvolvido sempre prezou em fazer, enfim, o Brasil tem mudado mas o músico ainda é mal visto pela sociedade e o governo esteve inerte a nossa classe por anos, a movimentação artistica que ocorre se deve a industria de entretenimento que não precisa de estimulo governamental para funcionar.

fabioche Boa. Deus te abençoe para tomar a decisão acertada.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

O Brasil é um país engraçado. O que temos de mais rico é nossa natureza... nosso clima e geografia nos torna uma potência em recursos naturais, como florestas, água, minérios.... e também nos torna lideres no agronegócio. Somos grandes produtores de milho, soja, laranja, gado, madeira.... mas maltratamos esses recursos e não valorizamos nosso produtores. Pior ainda.... não aprendemos a conciliar a preservação com o desenvolvimento.

Nossa segunda maior riqueza é a cultural. Nossa diversidade é absurda.... são milhares de manifestações tradicionais, algumas infelizmente desaparecendo, mas outras são exportadas para o mundo com o selo Made-in-Brazil, como o Carnaval, o Samba e a Bossa Nova....

Somos um país admirado ao redor do globo pelo nosso talento, pela nossa música, pela nossa cultura..... e também não sabemos valorizar nossos artistas.

Eu já ví na web uma descrição engraçada (uma brincadeira) sobre as competências dos povos, que é mais ou menos assim:

O Céu é onde a polícia é Inglesa,
Os cozinheiros Italianos,
Os mecânicos Alemães,
Os amantes Brasileiros
E tudo isso organizado pelos Suiços

O Inferno é onde os chefs são Britânicos,
Os Mecanicos Brasileiros,
Os Amantes Suiços,
A Polícia é Alemã,
E tudo isso organizado pelos Italianos

Se nossa classe artística é pouco valorizada, imagine nossos cientistas, pesquisadores, acadêmicos, etc....

Nosso país (Governo e População) deveria trocar um pouco de festas e de esportes (leia-se futebol) por um pouco mais de pesquisa e desenvolvimento.

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
no Rio agora o artista não precisam de uma autorização da prefeitura para se apresentar na rua.

Isso é ótimo, aqui em Sampa outro dia bateram e quebraram a guita de um cara que estava tocando na Paulista... :S

Jinkxs

O nosso Carnaval é um dos mais famosos do mundo, mas infelizmente não é por sua característica cultural, mas sim por sua característica "bundal", pelo menos é assim para a maioria das pessoas de fora com quem conversei até hoje...rs...xD

Se nossa classe artística é pouco valorizada, imagine nossos cientistas, pesquisadores, acadêmicos, etc....
Aqui (lógico que tem suas exceções) valoriza-se demais o que não vale nd e de menos o que vale algo...



Também acho que o arte não é mto valorizada por aqui, ainda existe muito preconceito e pouco apoio governamental, parece que está melhorando, temos essa nova lei de aulas de música obrigatória...

ciberon5
Veterano
# out/12 · Editado por: ciberon5
· votar


clebergf

"Isso é ótimo, aqui em Sampa outro dia bateram e quebraram a guita de um cara que estava tocando na Paulista... :S"

Caramba! Que tipo de filho da puta faz uma coisa dessas...

"Também acho que o arte não é mto valorizada por aqui, ainda existe muito preconceito e pouco apoio governamental, parece que está melhorando, temos essa nova lei de aulas de música obrigatória..."

Seria um ótimo incentivo tambem isentar instrumentos musicais de impostos, como ocorre com os livros. Imagine uma fender, gretsch ou gibson sem impostos... =)

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


ciberon5

Não foi de proposito, acredito que caiu no chão e quebrou...procurei aqui a reportagem, mas não achei, faz um tempo já....mas mesmo assim é foda...

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Em sampa prenderam um rapaz que é bastante conhecido, um guitarrista que fica vestido parecido com palhaço, não sei o nome dele mas a noticia tomou magnitude.
Tem um documentario que passou, acho que no history channel, assisti com minha esposa, seria interessante se alguem pudesse encontrar no youtube, mas o fato é que eles provam que crianças que tocam um instrumento musical podem ter até 10 pontos de QI a mais do que uma criança que não toca nenhum instrumento.
Ou seja, pessoas com mais QI interessam para o desenvolvimento do país, o problema é que alguns governantes estão exatamente interessados no contrário, querem dar pão e circo ao povo e manter a galera bem dentro da caixinha, sem pensar e sem ter opnião formada sobre nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música como profissão, apenas hobby, hobby sério e hobby muito sério.