Música como profissão, apenas hobby, hobby sério e hobby muito sério.

Autor Mensagem
starling_music
Veterano
# out/12


Para ser músico você não precisa viver de música. Tenho alunos que são bem sucedidos em suas respectivas profissões e tocam realmente muito bem, posso dizer que num nível profissional.

Eu surfo de
sde meus 10 anos de idade, mas não fiz o surfe a minha profissão, alias, comecei a surfar antes de tocar guitarra. Faço aulas de boxe 3 vezes na semana já a alguns anos, levo a sério, acompanho o esporte e me empenho para melhorar.

Não fui chamado para ser surfista nem boxer, acho que se eu tivesse forçado a barra seria um cara infeliz. Hoje eu pratico esses esportes sem a pressão de ter que estar no topo, sem ter que acordar todos os dias cedo para praticar na marra, seja num dia ruim ou bom.

Tocando guitarra a mais de 20 anos sempre foi prazeroso, o que não quer dizer que não exista dias ruins, mas o que eu quero dizer é que a minha paixão pela profissão é tão grande que eu me sinto motivado a acordar todos os dias cheio de vontade de trabalhar. Não tenho medo de segundas feiras.

Eu trabalho com o que eu mais gosto de fazer, então eu posso “competir profissionalmente” com qualquer outro cara que também ame igualmente a música. O problema seria se hoje eu fosse advogado (me formei em direito no ano de 2003) e tivesse que acordar todos os dias cedo para ir ao fórum.

Enfim, talvez você nem ame tanto assim a sua profissão ou talvez você ainda esteja naquela fase de decidir o que quer fazer da vida. Não importa muito, você pode até não fazer da música a sua profissão, mas você pode levar a música de uma maneira séria, cobrar de si resultados sem que isso afete a sua vida profissional.

Existe também a possibilidade de você ir estudando música de uma maneira séria e alcançar um nível de excelência que o capacite a ter a música como a sua segunda opção. Tocar num nível profissional e tirar um dinheiro com isso.

Algumas outras pessoas vão levando a música de maneira tão séria que chega um momento onde é possível largar aquele emprego estável para seguir o seu caminho na música. Quantos grandes empresários e empreendedores antes eram empregados de grandes firmas e um dia largaram tudo para ter o seu próprio negócio?

Enfim, o que não pode acontecer é querer resultados sem pagar o preço. Isso só vai gerar frustrações. Para ser bem sucedido na música vai requerer o mesmo nível de esforço para ser bem sucedido em qualquer outra profissão, talvez até mais.

Se você ama música não adianta acreditar ser possível guardar essa paixão numa caixinha e enterra-la. Não vai conseguir, música esta muito além da escolha profissional. Quem já tocou um instrumento sabe do que eu estou falando.

Portanto, não desista do seus sonhos musicais, seja em lá em qual nível você vai levar essa paixão.

Deus abençoe a todos.

Mateus Starling

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Otimo tópico cara...curti mesmo, era até estes pensamentos que estava tendo estes dias...

Eu curto muito musica, confessor que seria muito mais feliz como guitarrista que como engenheiro eletrico, que ainda nem me formei... mas enfim, eu estou comparando minhas coisas para ser proficional, estudando firme, o que mais me motiva a não largar a música e ficar apenas com um hobby é porque eu faço composições e isso flui de uma maneira natural, sem forçar.

Mas como você falou, apenas vou entrar na musica e viver somente de musica quanto estive ganhando com a musica mais que ganho hoje, senao, apenas será um hobby levado a sério, e talvez, seja até uma segunda carreia, talvez assim não seja um musico altamente reconhecido, mas apenas tendo minhas coisas feitas e tocando em lugares direto, estou feliz.

mjcmello
Veterano
# out/12
· votar


Se você ama música não adianta acreditar ser possível guardar essa paixão numa caixinha e enterra-la. Não vai conseguir, música esta muito além da escolha profissional. Quem já tocou um instrumento sabe do que eu estou falando.

Vez ou outra eu escuto alguém comentar que gostaria de tocar violão e aprender música mas não tem tempo.

Nessas horas eu me questiono se a pessoa realmente tem esse desejo ou só tá falando por falar...

Quem gosta faz de tudo pra manter a chama acesa. Tive um momento na vida em que tive que optar por trabalhar e fazer faculdade. Mesmo nessas horas não deixei meu sonho de lado.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


mjcmello
Quem gosta faz de tudo pra manter a chama acesa. Tive um momento na vida em que tive que optar por trabalhar e fazer faculdade. Mesmo nessas horas não deixei meu sonho de lado.
Trabalho e faço faculdade/tecnico, ja teve dias que eu nem durmi, ou durmi a maioria das vezes, 2/3 horas, para tirar musicas no meio da semana para tocar no final de semana com a galera, eu ainda sou adepto daquele ditado: "Quem quer faz, quem não quer acha desculpas".

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

Como sempre perfeitas as suas colocações Matheus.

Concordo 100%, e é assim que me vejo, não escolhi a musica como profissão, mas é o que amo fazer, se pudesse hoje viver de guitarra, de musica, eu viveria. Quem sabe em um futuro. Me cobro bastante, tenho estudado muito, e treinado muito. É sempre bom ser exigente consigo, no que você se propõe a fazer.

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
Trabalho e faço faculdade/tecnico, ja teve dias que eu nem durmi, ou durmi a maioria das vezes, 2/3 horas, para tirar musicas no meio da semana para tocar no final de semana com a galera, eu ainda sou adepto daquele ditado: "Quem quer faz, quem não quer acha desculpas".


Isso aí, assino em baixo e retifico, quem quer algo corre atrás e paga o preço.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

Ótimo tópico!!!(2)

Só uma curiosidade.... quem tá no ramo da música pode me responder....

Um músico pode ganhar bem????

Parece simples minha pergunta.... mas imagino que, como no futebol, onde existem os Messis e os Neymares da vida que ganham milhões e outros menos afortunados vivem ralando em times do interior ganhando seus 3 ou 4 paus por mês (e olhe lá!!!!) sabendo que aos 30 já será considerado velho..... na música existem os Claptons, os Gilmoures.... que faturam alto e os anônimos que trabalham de terça à domingo nas noites e madrugadas ganhando um trocadinho aqui outro alí.....

Eu mesmo arrisco uma teoria. Sim.... pode ganhar bem, mas tem que expandir os horizontes. Tem que pegar serviço onde aparecer, num estudio, como músico de apoio, gravando jingles e o que mais vier pela frente, como side man, ou músico contratado, etc... etc... etc... Fazendo arranjos, compondo, escrevendo, dando aulas....

Por isso gente que sabe tocar guitarra, mas não tem versatilidade (conhecimento) para abraçar outras formas de trabalho no meio musical, acaba penando, dando murro em ponta de faca, e muitas vezes desistindo, pois não é fácil conseguir espaço com uma banda, mesmo que ela seja muito boa.

Bom... essa é uma impressão minha....

Valeu!!!!

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
Só uma curiosidade.... quem tá no ramo da música pode me responder....
Um músico pode ganhar bem????

Entre os caras mais ricos do mundo pode ter certeza que tem músicos no meio... a questão de ter um monte de gente jogada pelos cantos, ganhando uma miséria que tem que trabalhar de dia e tocar de noite, porque só a musica não dá para viver, é questão de valorização sabe...do proprio musicos...

Os caras fazem umas musicas de merda que qualquer criança faz, ou toca mais ou menos e acha que é foda e sai por ai vendo seu Cd.
Acho que isso é algo muito complicado, para entrar no meio da música é muito dificil, tem que trabalhar durante muito tempo, sozinho ou com banda, ter suas coisas, Seu Cd de instrumental, ou Cd da manda formado, mas beeem feito, ir ganhando publico, isso é algo entre sorte, ou talvez chances bem aproveitadas, tem que estudar, pesquisar, vou por aqui ou por ali...
Três videos que gostei do Paulo anhai:
1: http://www.youtube.com/watch?v=8or5bFD5eIw&feature=plcp
2: http://www.youtube.com/watch?v=vtQrybkKwws&feature=plcp
3: http://www.youtube.com/watch?v=C-mPt-JleP8&feature=plcp

Ele fala justamente sobre isso velho...
Eu não estou no meio proficional ainda, mas tenho muitos amigos que trabalham e vivem na música, e vendo eles nesta etapa ai... prefiro me preparar e não ser afoito e dar tempo ao tempo, e quando larçar um Cd, tem que ser algo muito foda, pois se nao tiver capacidade, fico tocando com a galera e deu.

A conhecimento para fazer gravações em estudios para bandas é legal também.

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Pra que melhor exemplo que o Gustavo Guerra ? O cara ta vivendo muitoo bem e so vive de música, e como ele mesmo ja respondeu:vive de seus endorsements: que alias, são ótimas marcas e que pagam bem a ele; vive de seu canal no youtube que lhe rende boas dilmas mensais; vive de suas aulas particulares, que lhe rende 300 reais por 4 horas de aula; vive de seus workshops; vive de seu material que é vendido, etc.

Como o cara fez isso ? Simples, começou botando videos com gravação bem caseira e foi se destacando, mostrou belíssimas composições e coveres e soube divulgar seu trabalho. Hoje tem uma estrutura de dar inveja em muitos músicos, mas isso foi fruto de dedicação e muito estudo e espirito empreendedor hehe.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Shapu
O cara tem que estudar qual o melhor caminho a ser seguido... cada um trabalha de uma forma, tem que ver as possibilidade e pensar, usar a cabeça... E estudar muito obvio tanto a música e como aplicar ela para trazer dinheiro.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Eu acredito que a formação do músico é o principal fator na carreira musical.

Um cara pode ser muito bom, e ter a música como um passatempo, hobby, ou um hobby sério.... mas nunca trocar tudo pela carreira musical, porque é uma carreira onde 90% das pessoas não tem um retorno financeiro satisfatório.

Por isso minha comparação com o futebol. No futebol aqui no Brasil, mais de 90% dos jogadores vivem com salário de fome.... e isso pouco tem a ver com a sua qualidade, e sim com sorte e momento. A velha máxima de se estar no lugar certo na hora certa.
Tem muito perna de pau ganhando 20, 30 mil reais na Ponte Preta, no Criciuma, etc... etc... enquanto existem centenas de craques de bola perdidos nas várzeas por aí....

Na música é a mesma coisa. Enquanto guitarristas medíocres faturam horrores, outros exelentes imploram por um endorsement pra pelo menos ter um equipamento razoável.

Por isso entendo que 90% dos guitarristas (falando só dos bons) vão se dar mal na música. Vão ralar pra caramba pra ganhar uns troquinhos e aí casam, vem os filhos, etc... etc... e aí vão procurar um emprego em algum lugar pra sustentar a família.

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Muito bom o texto.
No meu caso é um hobby muito sério, tenho ralado muito para chegar no nível que tenho vontade e a única coisa que espero em troca é a sensação de conseguir improvisar bem em algum standard de Jazz, mandar um blues cheio de feeling e compor umas paradinhas básicas legais!!
Enquanto isso, toco minha vida de administrador de redes que me ajuda a pagar esse hobby e o resto das coisas da vida também...huhauhaa....

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs

Acho que quanto o cara tem talento, tem virtude, e se esforçou, o cara vai dar um jeito de aos poucos ir entrando no meio, com videos no youtube, trabalhando com uma galera e sendo reconhecido, participando de concursos, Mateus Asato é um musico que ta començando e ja é conhecido e ta até na Expomusic deste ano porque? youtube e concursos.

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


clebergf

Hehe somos dois :D.

Jeff.gomes

Mateus Asato é um musico que ta començando e ja é conhecido e ta até na Expomusic deste ano porque? youtube e concursos.


Isso que quis dizer com o relato do Gustavo Guerra, pra quem sabe usar e tem disposição e tudo mais, da certo, youtube é uma boa vitrine. Hoje para um guitarrista conseguir destaque ta bem melhor. É so olhar nomes como Cacá Barros e André Nieri, os caras tao pegando fama pq ganham todos os concursos que entram e tem altos vídeos legais.

Mas, isso é só uma pequena janela por onde o cara pode seguir né :D.

Bigtransa
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
Acredito que qualquer um pode ganhar bem independente da área, mas não acredito que músico nenhum tenha escolhido a profissão tendo o dinheiro como motivo principal... só se o cara for doido...

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


Escolher qualquer profissão baseado única e exclusivamente no dinheiro é loucura, até medicina que é considerada um dos tops de profissão, hoje em dia tem médicos que não se dão bem...

Jinkxs
Veterano
# out/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Jeff.gomes

Sim... os melhores e mais decididos se destacam. É fato.

Mas daí a alavancar uma carreira de sucesso existe uma boa distância. Existem outros fatores além de trabalho e competência, infelizmente. E não só na esfera musical.... em qualquer lugar.

A pessoa tem que saber se vender (marketing pessoal), tem que ser comunicativa e fazer as amizades certas. Tem que circular, "fazer política".... tem que ter carisma, atitude, pensamento positivo.... tem que ser pro-ativo, etc.. etc... etc...

O citado Gustavo Guerra tem ótimo carisma. Além disso, seu pai foi um maestro famoso, e lhe deixou um legado precioso, de conhecimento musical, contatos, amigos.... portas abertas!!!! Soma-se isso tudo ao talento do rapaz e ao bom trabalho realizado e voilá.... temos uma pessoa bem sucedida.

Mesmo assim, pra cada exemplo bem sucedido eu te dou 9 exemplos de pessoas que tiveram que abandonar a carreira.....

Mesmo assim, minha intenção não é minar o sonho de ninguém.... não estou dizendo aqui.... "Desistam, é uma carreira que não vale a pena!!!!"

Muito pelo contrário.... a mensagem que quer passar, assim como o starling_music afirma é... "Corram atras dos seu sonhos, pois eles valem a pena"

Mas vão preparados..... não se limitem apenas à guitarra, não se limitem apenas ao rock. Uma carreira musical bem sucedida requer amplo domínio da música, seja ela um forró, um brega, um maxixe.... requer saber ler e escrever música, requer muuiiito conhecimento teórico.... muiiito estudo.

Não tenha a ilusão que basta a pentatônica. Bons vibratos e bends afinados são fundamentais, mas sozinho não levam ninguém a lugar algum.....

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Bigtransa
mas não acredito que músico nenhum tenha escolhido a profissão tendo o dinheiro como motivo principal.
Isso é verdade, acho que nos dias de hoje com tanta gente boa por ai e ruins fazendo sucesso... o mais exato seria deixar fluir, lutar para estar na musica e se nao der certo, ter um profição... no caso uma graduação ou um tecnico que seja, ter algo, mas nunca desistir, e sempre tentar e tocar que é importante, porque para musicos de verdade, não importa se ganha dinheiro com isso e sim que as pessoas sintam o que ele sente ao tocar.

Shapu
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
O citado Gustavo Guerra tem ótimo carisma. Além disso, seu pai foi um maestro famoso, e lhe deixou um legado precioso, de conhecimento musical, contatos, amigos.... portas abertas!!!! Soma-se isso tudo ao talento do rapaz e ao bom trabalho realizado e voilá.... temos uma pessoa bem sucedida.

Verdade, isso é um p.. empurrão também.

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
tem que ser pro-ativo

Normalmente esse é o maior problema em qualquer profissão...

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes Perfeito, é por ai, cada um tem o seu caminho e so vc pode tomar essa decisão.

mjcmello Pode crer, eu mesmo ja fiquei praticamente 1 ano sem tocar no instrumento numa epoca sombria, mas dei a volta por cima.

Shapu MAs é isso, vai chegar um momento que vc terá mais certeza e claridade para tomar uma decisão se é que vai precisar de tomar.

Jinkxs Sim, no Brasil mesmo da para viver muito bem de música ao meu redor eu tenho varios exemplos, no meu quarteto o saxofonista é professor universitario de sax e super requisitado, eu mesmo crio 3 filhos com musica e moro num lugar nobre no Rio e meus filhos estudam nas melhores escolas. Ganho dinheiro mesmo com aulas e vendendo o meu material didatico, shows e venda de cd ficam la pros 10% do meu faturamento.
Um parcerio que toca comigo tava fazendo uns 30 mil por mês tocando com uma dupla sertaneja, aqueles 2 gordos.
O problema é que a maioria dos musicos so quer se preocupar com o instrumento e nào quer fazer nada alem de tocar mas não é por ai a realidade.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
É bem isso, não se pode iludir que vai comprar um equipo fera esta ano, e ano que vem vai estar vendendo milhões de discos com 6 meses dedicados a ele... pode dar certo? pode... e se nao der? vai chorar ? não, porque deveria ter se preparado para os momentos ruins também...

Se eu te entendo bem, acho que temos a mesma ideia, o mundo da musica é dificil, nunca se sabe o amanha, por mais que ame a musica, tentar um segunda carreira para digamos assim, como base ou como segurança para poder contruir uma familia e dar algo para ela... é bom sim ter uma segunda profissão e nem por ter um a segunda opção é sinal que esta desistindo de seu sonho, apenas dando um estrutura caso ele falhe ou nao venha ser como esperava... mas se for, otimo, lutar e lutar, um dia alguma coisa vem.

Músico deve fazer música para ser músico, e não viver da musica para ser musico....
Músico fazer música para que a música não morra, isso tudo por prazer. E ser um cara que achou a música uma maneira de ganhar dinheiro, não é um músico e um sim filho de uma mãe que nao deu educação =P

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


Bigtransa

Jinkxs
Acredito que qualquer um pode ganhar bem independente da área, mas não acredito que músico nenhum tenha escolhido a profissão tendo o dinheiro como motivo principal... só se o cara for doido...


clebergf
Escolher qualquer profissão baseado única e exclusivamente no dinheiro é loucura, até medicina que é considerada um dos tops de profissão, hoje em dia tem médicos que não se dão bem...


Concordo com ambos.... mas uma hora a pessoa tem que arcar com seus compromissos. Tem aluguel, escola das crianças, prestação de carro, lazer, vestuário, despesas, etc... etc... e aí sua profissão tem que te remunerar a contento.

Nessa hora é que a música vai pro segundo plano. Pelo menos na maioria dos casos.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


clebergf Vc éum grande exemplo de hobby sério, em poucos meses evoluiu muito e acredito que em 2 anos nessa mesma pegada vc ja esteja com um nivel profissional.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Valeu.

O problema é que a maioria dos musicos so quer se preocupar com o instrumento e nào quer fazer nada alem de tocar mas não é por ai a realidade.
Seria legal a galera que quer viver como musicos estudar várias coisas, seria legal o brasil, o mundo, ter músicos bons e musicos cultos, porque tem muita gente que faz ruidos e acham que é musica, isso nem falo de estilo porque cada um tem um gosto e eu respeito, e sim de fazer "coisa que vende" ao inves de fazer "musica com que ele sente"... por causa da triste realidade que vivemos hoje, como os colegas tem falado ai.

clebergf
Veterano
# out/12 · Editado por: clebergf
· votar


Jinkxs
e aí sua profissão tem que te remunerar a contento.

Sim, mas esse é o problema...diversas profissões (profissionais) não o fazem...

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
Mas uma hora a pessoa tem que arcar com seus compromissos. Tem aluguel, escola das crianças, prestação de carro, lazer, vestuário, despesas, etc... etc... e aí sua profissão tem que te remunerar a contento.

Nessa hora é que a música vai pro segundo plano. Pelo menos na maioria dos casos.


Cara eu não acho uma vergonha e nem modo de dizer que desistiu do sonho de ser músico, ao ter uma familia e um bom emprego e dai começar a se jogar na musica, as coisas são dificil, o que nao pode fazer é deixar de tocar, e ir tocando até que a musica faça você largar seu emprego por falta de tempo, e não largar o emprego e sair tocando passando muitas vezes por uma vida ruim.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

Que legal amigo. Bacana mesmo.

O que eu escrevi até agora é direcionado a molecada que acha que porque toca bem guitarra vai ter sucesso na carreira de músico.

Por isso friso.... um bom músico, que queira ter uma carreira frutífera no ramo, DEVE ser muito mais do que apenas um bom guitarrista. Bons guitarristas existem aos milhares.

Jeff.gomes

Bem por aí mesmo.....

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Valeu!!!
Essa é a minha intenção, quero tocar a nível profissional e com sua ajuda espero conseguir isso. o/

Jinkxs
DEVE ser muito mais do que apenas um bom guitarrista

Com certeza!!!

Rednef2
Veterano
# out/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Musica é uma profissão dificil demais, assim como todas as outras áreas (advogado, rh, medico,etc) hoje em dia até arrumar emprego numa empresa é dificil, porque você aparece la com uma graduação e aparece mais umas 4 pessoas com pós,mestrado,doutorado...

Eu quero viver apenas de musica, mas farei isso só quando eu poder me sustentar com o dinheiro que receber disso.

Um guitarrista bem famoso uma vez disse que antes da fama ele era um "musico da classe trabalhadora", ou seja, ele tinha a carreira de musico mas também trabalhava em algo não-relacionado a musica, e só largou o outro emprego quando ele pôde se sustentar apenas com a musica. É esse o meu plano, serei um "musico da classe trabalhadora", se após um tempo eu perceber que posso me sustentar só com a musica, então seguirei apenas a carreira de musico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música como profissão, apenas hobby, hobby sério e hobby muito sério.