Musica como profissão!Como se manter financeramente sendo um guitarrista profissional

Autor Mensagem
zaratrusta
Veterano
# jan/10


galera desde de muleque eu sempre sonhei em ter a musica como profissão.mas tbem sempre tive medo de nao ser bem sussedido.
Então eu pergunto:Como entrar nesse mercado e como se manter nele?

darrel
Veterano
# jan/10
· votar


zaratrusta


Como tudo na vida, nada é facil e cai do céu!!!!
Tem q correr atras negão!!!!

Mas falando sobre esse assunto, kra, ser um musico famoso, n é facil, trocara familia pela banda, n é pra qualquer um!!!
Aqui no Brasil kra, são poucos os q conseguem sucesso!!!!
Os q conseguem, ou deram sorte, ou estão muito tempo na estrada, ou tem "as costas quente"!!!!
Por exemplo, meu professor leciona a mais de vinte anos, mas somente nos ultimos anos, ele conseguiu ser endorse de marcas grandes como tagima, fuhrman e maverick!!!!
A grande realidade hj é a seguinte:

'' VC TOCA LEGAL, MEUS PARABENZ, MAS O OUTRO KRA ALI, TOCA IGUAL (OU MELHOR)"

Resumindo, as empresas hj em dia, n querem saber de quem toca bem ou coisa e tal, o kra tem q ser professor, tem q ter alunos, pq dai, o teu aluno novato vai xegar pra vc e perguntar:
Querido professor, qual a melhor guitarra pra mim?!
e é claro q vc sendo patrocinado por tal marca, vc vai dizer o nome da tal marca!!!!

Claro q o kra tocar bem ajuda, mas n é tudo!!!!
Em nenhum momento disse q vc toca mau, até pq nunca vi vc tocando, blz?!

mas essa é a realidade hj aqui no Brasil!!!!
Espero ter ajudado um pouco!!!
flw

marcioguita
Veterano
# jan/10
· votar


Difícil....

zaratrusta
Veterano
# jan/10
· votar


pra falar a verdade eu nao me vejo como um astro da musica !eu estave pensando em lecionar e futuramente abrir um escola de musica.mas acho que ate isso e dificil aqui nesse "maravilhoso pais".

darrel
Veterano
# jan/10
· votar


zaratrusta

Meu amigo, qual a sua idade?!
Uma coisa é certa kra, vc tem um longo caminho pela frente, começe a dar aula pra os seus amigos ou outras pessoas (caso vc n de aula ainda), pois lecionar, n é pra qualquer um kra, é dificil, é uma coisa gratificante, mas as vezes se torna estressante.
Exemplo:

"O aluno tem uma aula por semana, nas sextas, ele sai da aula com o material pra estudar, mas ele soh pega na guitarra na proxima aula!!!!"

isso deixa o kra puto dos cornos as vezes!!!!
flw

zaratrusta
Veterano
# jan/10
· votar


cara eu toco desde de 9 anos de idade ou seja ha 11 anos q eu toco e ja ensinei muita gente conseguir desenvolver um metodo que acho que é bem legal.
mas eu acho dificil e muito e a divulgação tipo pow tem um cara ali que ensina legal e toca muito essas coisa saca?!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/10
· votar


Dah uma sacada nesse topic meu, entre no link q eu postei ou vai direto no link q o erico.ascencao postou. Tem uma entrevista boa do E. Ardanuy sobre como viver como guitarrista. Como eh antiga, soh acho q poderia citar o youtube como provahvel divulga;ao gratuita hj em dia, que jah fez a carreira de uns aeh sair do quarto.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/221289/

Copos De Agua
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, você anunciou a morte de Deus, a filosofia do übermensch e do eterno retorno, isso tudo já devia ganhar sua vida em livros pro resto da sua vida hehehehe

Alan_Domingues
Veterano
# jan/10
· votar


Olá amigo,

Não tem mistério. Tudo é contato. Não basta ter um diploma de faculdade gringa ser o "fodão" se você for chato e não ter contato. Nem aulas vai conseguir direito. Já toquei, ganhei grana tocando, hoje vi que não iria me satisfazer financeiramente no futuro. Gosto de planejar as coisas e não viver no "agora" como muitos.

A dica e tocar com várias pessoas, fazer vários shows, ser bem eclético. Assim você é chamado para uma gig ou outra, e quando se tocar já está em uma boa banda e recebendo quase que 1 tabela.

Abraços.

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


E outra coisa: Ser bem sucedido como músico é uma coisa. Fazer sucesso é outra. Bem diferentes os dois casos...

Sioux
Veterano
# jan/10
· votar


marcas grandes como tagima, fuhrman e maverick

O.o

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


hehehehe...pensei a mesma coisa...

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


zaratrusta
O mundo da música oferece várias oportunidades, dentre elas:
- Rock Star (0,0000000000000000001% de chances)
- músico de estúdio
- professor
- produtor musical
- sideman (músico de banda de artistas famosos)

Muita gente que vive de música acumula mais de uma destas funções.

Dica: entre nos sites de bandas como Armagedon, Rockover, Almanak, Mustang 68, Rock Boxx, etc. Todas estas são bandas que tocam covers de Rock n' Roll em geral na noite de São Paulo. São bandas formadas por músicos experientes. Nos respectivos sites há seções que contam a trajetória destes úsicos, o que pode ajudá-lo a saber como é o trampo de quem vive de música.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Alan_Domingues
Eu ia adicionar isso ao meu post, mas n achei maneira melhor de explicar q a sua. O cara tem q chegar e ser profissa tb, n rola atraso, fazer cagada porre e se queimar querendo exigir coisas c a galera. Eu conheco um muhsico que eh um dos mais fodas q eu jah vi, soh q eh extremamente arrogante, quer comandar todas as bandas q entra e esculhambar a galera. Tenta impor respeito com o seu talento, mas quem aguenta eheheheh. Resultado eh q ele tah nessa vida ha mais de 20 anos, e ateh hj eh fodido de grana, e queimado com quase todos os muhsicos q converso.

PS? Estou com um teclado fodido, perdoem a parte de acentuacao.

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


Rei Arthur Pendragon
Resultado eh q ele tah nessa vida ha mais de 20 anos, e ateh hj eh fodido de grana, e queimado com quase todos os muhsicos q converso.
Nossa...e eu que pensei que já tinha visto de tudo!! rs

Alan_Domingues
Veterano
# jan/10
· votar


Rei Arthur Pendragon
Will Bejar

Pois é. E é muito comum de ver isto.

Antes de mais nada, é ser o mais humilde possível, o seu sucesso vem com o tempo e reconhecimento. Sei que é difícil. Eu optei largar o "profissional 24 horas" e hoje faço meu som sem aquela pretensão de antes (dinheiro). Estou hoje me sentindo muito melhor. Vi caras com quase 50 anos na M... e outros torcendo para serem chamados para um show para ganhar 100 merréis. Analisei e vi que não quero isto para mim. Como não tinha mais muitos contatos mesmo prefiro investir na vida profissional dentro de um escritório e a noite continuo fazendo o que gosto que é música. Se der deu se não der eu estou satisfeito. Assim como no esporte você tem que ralar muito e não é igual vocês ouvem de nego beber fumar e etc... Muito pelo contrário ! É como um bom profissional de empresa o músico bem de vida !

sfigueras
Veterano
# jan/10
· votar


Olá,

Bem pessoal, eu acho meio difícil isso de viver de música. Conheço um guitarrista beeem famoso, inclusive tem uma coluna no cifraclub e conversando com ele o mesmo me revelou: tira R$2000.00 por mês, em mês bom.

Não é um salário ruim se pensando em Brasil, mas é um péssimo salário se você pensa em futuro, em ter uma família e filhos por ex, e todas essas coisas.

Eu sou desenvolvedor Java, e dá pra dizer que nesse ramo esse salário é coisa de quem está há 1 ano no mercado, ao menos aqui em Brasília. É um salário baixo pra área.

Músico da orquestra aqui que se formou, demorou 4/5 anos na faculdade, morreu de estudar, treinar, etc, experiência de 20 anos, o cara ganha 5.000 por mês. É pouco? É, pro trabalho que teve!

Eu anseio virar guitarrista apenas por achar música a única coisa humana que presta, rsrsrsrs.

Eu respeito muito quem quer e consegue viver de música, é um caminho muito árduo. Coisa que eu, infelizmente não tenho coragem de seguir e nem pretensão. Por isso fico aqui nos computadores.

[]'s!

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


zaratrusta

Como falaram vá dar aulas, ser sideman, musico de estúdio e afins.

Um dos segredos é estar disposto a tocar tudo, eu lembro duma entrevista do Faiska de uns 13 anos atrás, na época que ele tocava com Chitãozinho e Xororó, em que perguntavam pra ele se ele se incomodava com os antigos fãs dele dizendo que ele tava traindo a musica de qualidade por dinheiro, e ele falou que feio é não pagar as contas e a escola das crianças no fim do mês.

A maioria dos musicos que conheço bem de vida e que não são ou professores universitários ou de bandas famosas, tem muitos trabalhos como sidemans e musicos de estúdio em bandas que a maioria aqui diz que preferiria morrer do que sequer ouvir.

Agora minha dica, é estudar pra chegar a ser professor universitário, um professor de universidade com Doutorado não ganha mal, e geralmente tem tempo livre o suficiente pra dar aulas particulares, gravar, e afins. Conheço alguns que tiram fácil 12mil por mês desse jeito.

Metahler
Veterano
# jan/10
· votar


cara, aqui na minha cidade tem uma banda que fez um contrato co um bar, a cortesia é de 5 reais, eles tocam toda sexta, toda sexta tem +ou- 200 pessoas la, e são em 4 pessoas, essa é a banda de rock mais bem paga daqui, e eles sofrem demais, começa 11 horas e termina 3 horas, tem uns 3 intervalinhos de meia hora, imagina o repertorio dos caras, no minimo 100 musicas.
logico que tambem eles pegam as mulherada né, um dos melhores beneficios, alem da bebida e o rango gratis

KAEL METAL
Veterano
# jan/10 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Entre essas e outras vou me mudar para a Alemanha em breve.


Tudo é difícil assim como tudo é fácil, depende de cada um e das oportunidades que aparecem ou que se criam, além de contatos.

Porém, no Brasil, pra se viver fazendo música decente é muito mais duro que na Europa por exemplo, aqui o que faz sucesso é o que conhecemos nas rádios e tvs e mesmo assim por pouco tempo, claro na europa tem seus momentos de "baixa" na qualidade musical mas não tão presente como por aqui. Tem alguns casos de "artistas que fazem músicas boas" que tem sucesso, mas como já disseram, muitos contatos, etc e mesmo assim depende da aceitação do público em maioria, mas como já conhecemos os gostos do povão, gravadora só vai querer algo do gênero, a não ser que você vá para o lado "artista independente" e banca tudo no começo.

Sabendo fazer o que se propõe a fazer, ter dedicação, oportunidades criadas ou não, ter contatos e ser "gente boa", não tem erro, consegue, mas o "sucesso", não digo apenas fama e dinheiro, depende muito do local onde irá desenvolver sua atividade.

A questão é o que cada um entende por "sucesso" e o quer dele!

Pra alguns sucesso é ter fama, capa da Caras, Rock Brigade, etc, ser milionário, fazer shows pra 300.000 pessoas e pra alguns é fazer bem feito o que se propõe a fazer, viver bem disso (sem necessariamente ser milionário) com dignidade, fazer shows (não pra 300.000 pessoas mas se for ótimo hehehehehe), apresentações em gerais, satisfação pessoal, e não trair seus princípios assim como tem alguns com outros significados para o sucesso.

Uma coisa é certa, a partir do momento que você se destaca, oportunidade irão chover mas nem todas são boas, mas não faz mal a ninguém visitar a capa de uma boa revista hehehehehehe



Abraços

Javé
Veterano
# jan/10
· votar


Na minha opinião é primeira coisa escolher o que vc vai fazer , como o amigo disse ser
- Rock Star
- músico de estúdio
- professor
- produtor musical
- sideman (músico de banda de artistas famosos)

e se dedicar somente a isso sem pensar em dinheiro no inicio , e se vc for bom realmente um dia o dinehiro virá junto com a fama

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


Rei Arthur Pendragon
Eu conheco um muhsico que eh um dos mais fodas q eu jah vi, soh q eh extremamente arrogante, quer comandar todas as bandas q entra e esculhambar a galera. Tenta impor respeito com o seu talento, mas quem aguenta eheheheh. Resultado eh q ele tah nessa vida ha mais de 20 anos, e ateh hj eh fodido de grana, e queimado com quase todos os muhsicos q converso.

E quem não conhece gente assim? Tem muita gente nomeio que acha que caga cheiroso!

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


KAEL METAL

Rapaz, isso é ilusão, uma vez eu tava vendo uma entrevista com o Nuno Mindelis, que é um cara respeitadissimo fora doi Brail (inclusive já ganhou premio de melhor guitarrista de blues da guitar player americana), e ele falava justamente sobre isso.

Que enquanto no Brasil os espaços para musica de qualidade são poucos e isso gera uma concorrência, mas em geral é bem amistosa, pois há uma certa proteção a quem faz musica de qualidade.

Já lá fora, o problema é que tem muito espaço pra musica, mas a concorrência é muito mais acirrada, e o espaço é pra quem dá dinheiro, é como ele diz, se você não é um Buddy Guy, vc vai concorrer com todo mundo, até com iniciante, porque salvos os as casas de show maiores e mais elitizadas, os donos dos espaços tão interessados é no business. Agora é como ele diz, tu bota uma musica e sai na rádio lá, 2 dias depois o mundo inteiro te conhece.

KAEL METAL
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

Valeu pelas dicas, mas no meu caso é mais específico, rock, mais específico metal.

Claro, lá também tem todas essas histórias, mas as condições de vivência (e não sobrevivência) são outras, não é um paraíso, mas, em estrutura, consciência coletiva e cultura, é outra coisa. Trabalho duro, dedicação, vontade, perseverança, mesmo lá ainda são palavras essênciais mas como eu disse, as condições gerais são melhores, não perfeitas mas melhores

Abraços

KAEL METAL
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

Agora é como ele diz, tu bota uma musica e sai na rádio lá, 2 dias depois o mundo inteiro te conhece.

É mais ou menos por aí mesmo, mas tem também outras formas de divulgação hehehehehehe

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


KAEL METAL

Rapaz, tem um amigo meu, o Josué, ele toca na Soturnus Skull Crusher aqui no Brasil, ele trabalha como musico convidado do Ballet de Amsterdã, e faz uns 3 anos que ele tenta vender o show da banda dele pra lá e não rola pq a parada é concorrida pra burro e olha que ele tem os contatos e tudo. Mas quando fecha é coisa de poucos shows aí não paga nem a ida pra lá.

Portanto eu ainda acho que é ilusão achar que vai chegar lá e encontrar o paraiso metaleiro... heheheheh

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


zaratrusta
Musica como profissão!Como se manter financeramente sendo um guitarrista profissional

Leve o trabalho a sério, tenha um bom relacionamento profissional e não 'viaje na maionese', achando que vai mudar o mundo. Você não tem que querer ser melhor do que ninguém, apenas seja bom e competente no que faz.

Alias, isso serve pra qualquer profissão.

Abraços.

KAEL METAL
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

Portanto eu ainda acho que é ilusão achar que vai chegar lá e encontrar o paraiso metaleiro... heheheheh

Eu sei que é difícil, mas os que conseguiram, conseguiram por quê? Porque tentaram e foram a luta. Mesmo lá não sendo o paraíso metaleiro, ainda sim é muito melhor do que aqui!

Filosofando hehehehehe

"O agora pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos
Transformar os sonhos em realidade é um caminho onde muitos se perdem, pois os sonhos frequentemente estão no futuro.
Transformar a realidade em um sonho é um caminho mais garantido, pois os sonhos estão no agora e não em um longínquo futuro"

Só consegue quem tenta e não desiste, e sabe o que faz!

Abraços

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


zaratrusta
cara eu acompanhei a ascensão musical de um tio meu que é bateirista . dessa historia toda eu posso tirar uma conclusão, É MUITO DIFÍCIL.
ela te proporciona desafios como tocar de graça em pequenos shows para conseguir divulgação, dormir em vans, deixar de se vestir bem para comprar instrumento, abandonar a familia, abandonar os estudos, emfim amigo...
eu tambem estou nessa corrida e te dou uma dica: veja se é isso msm qu e vc quer e confie no seu taco.
abraço

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


a.y.o
Vai bem por aeh como vc falou. Esses sacrifícios tb existem em outras carreiras qd vc ainda está estudando e n tem uma boa condição. Meu pai era bem pobre, e pra poder comprar livros e estudar ele construiu um quarto na casa dele com as próprias mãos, onde dava aulas particulares enquanto a galera dele tava no cinema. Qd se formou em engenharia, as coisas mudaram e hj ele ocupa um cargo de comando e tem a grana bacana dele, bem estável.

A diferença na música é q o retorno é muito irregular, apesar de poder vir assim q vc aprende a tocar um mínimo, já podendo tocar na night. N há um plano de carreira regularizado ou + ou - garantido por instituições, então é guerra mesmo, a vida inteira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica como profissão!Como se manter financeramente sendo um guitarrista profissional