Luthieria como Hobby

    Autor Mensagem
    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07


    Quem ae meche com luthieria mas sem ser profissionalmente? Estou pensando em entrar nessa.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem da Ciência
    Estou começando a trabalhar com isso...
    Mas ainda sou bem amador.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface


    Uhum, eu ainda preciso conseguir algumas ferramentas...

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem da Ciência
    Esse é o grande problema no Brasil. Escassez de ferramentas para o ramo.
    Tem q importar, e sai caro.
    Ou então improvisar, no melhro "jeitinho brasileiro".
    O Seiji é mestre nisso! haueuaheuhaeaha
    A gente troca altas idéias.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface

    Pode crer. Muita coisa não se acha aqui, então tem que ficar importando... 100 e tantos dólares um kit de lixas para fazer nut. Vê se pode. hahahaha
    Sem contar que aqui a variedade de hardware e madeiras é muito pequena. Lá fora existem lojas especializadas em madeira pra instrumento. Foda.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem da Ciência
    Em hardware eu concordo. Mas em madeiras não velho!
    O Brasil é rico em madeiras. E mesmo as q não tem aí, vc encontra equivalente fácil, fácil. Dá até inveja! hehehehe
    Vc não precisa comprar especificamente madeira pra instrumento. Mogno é mogno e pronto! hehehehe
    Ela só precisa ter um corte legal e estar devidamente seca.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface

    Nesse lado das madeiras você está certo... Tem muita coisa pra ser usada e pesquisada...
    Bom, mas para quem está iniciando é mais fácil pegar as pranchas prontas. :D

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem da Ciência
    Até mesmo pela falta de equipamentos pra modelar né?! hehehehehe
    Aí é só nos EUA mesmo. O Warmoth já ende a madeira em praticamente qualquer shape q vc quiser.
    Aqui eu só acho Strato ou Tele...

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pode crer.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Homem da Ciência
    · votar


    Soulface

    Tú é do Japão né? Aí usam quais madeiras, nativas?

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem da Ciência
    A grande maioria é importada. Mas aqui as taxas de importação não são absurdas como no Brasil.
    As madeiras masi utilizadas são as tradicionais alder, ash, maple, mogno de Honduras, rosewood indiano, etc...
    Não são caras, se acha relativamente fácil.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alguém mais????

    Raven_Heart
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu curto uma luthieria "leve"...lixar, pintar, fazer pequenos reparos, regular...mas o negócio aqui é por tentativa e erro mesmo, não sei de nada, nem tenho muitas ferramentas...mas quase sempre consigo o que quero, mesmo depois de uns erros ae dou uma improvisada as vezes...no fim dá certo.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Raven_Heart

    uhum... Eu estou com os restos do que um dia foi um baixo aqui, pretendo dá uma boa reforma no bicho.

    Homem da Ciência
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Alguém aí tem usado Marupá para confeccionar corpos?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    ====================
    renovando o tópico 2008
    ====================

    olá caros amigos profisisonais e amantes da luthieria.
    queria saber de voces o seguinte: é viavel ter uma oficina de luthieria não profissional?

    o que seria o mínimo que teria que ter?
    até onde eu sei, é essencial ter:
    -furadeira
    -fresa
    -serra tico-tico
    -limas, grosa, serrinha
    -ferramentas mais gerais - chaves de fenda, alicate, etc.

    eu comecei a estudar e praticar o assunto, e gosto muito. mas por enquanto usei de uma marcenaria emprestada.
    tenho vontade de montar uma oficina pra mim um dia, pra construir e reformar instrumentos para mim e para conhecidos, nada profissional...
    inclusive serviria a outros propositos, como construção e reforma de moveis, etc.

    será que é viagem isso?

    thigsm
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    kiki
    Claro que não cara vai fundo!

    ae se eu precisar regular e tal se faz na camaradagem né hehe

    Pretendo estudar luthieria ainda =)

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    thiago motta
    ae se eu precisar regular e tal se faz na camaradagem né hehe
    olha, se eu tiver com uma oficina razoavel e sabendo regular, eu ate faria umas regulagens na camaradagem. ate por que voce ia ser cobaia!
    huahauhaa

    diego gr
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: diego gr
    · votar


    eu pretendo no futuro construir uma strato bem mal e porcamente (gauchez-portugues: sem muita pretensão), usando qualquer madeira barata mas que renda um som razoável, depois se ela ficar boa eu dô pros meus dois irmão mais novo ir treinando, mas vão ter que dividir, sou preguiçoso e só vou construir uma!!
    huahueaheuhwauehauwheuawheuaw
    depois dessa vou começar minha réplica da PGM301 (sonhar faz bem XD)
    ah e tenho altos planos pro futuro: como futuro engenheiro eletricista, é questão de honra construir meu próprio valvulado, mas vai ser foda ter que escolher entre cópia de laney, mesa, soldano, acho que vou de laney mesmo, se eu achar os circuitos na net!!

    diego gr
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    kiki
    essas ferramentas de repente tu pode comprar bem abaixo do preço no senai mais próximo, eu cursei senai de mecânica industrial (torno, fresa, retífica) por dois anos e já vi coisas como paquímetros e serras sendo vendidas pra serem substituídas

    punkrocker_77
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Soulface

    cara eu faço uns trampos aqui mais bem amadores, so nas minhas guitas e de baixos e guitas de amigos. mais eu tenho algumas duvidas. eu tenho de fazer um nut pra uma guita minha, como se faz isso? quais ferramentes sao necessarias? e pra alinhar os trates como é feito e o que necessito? por hora sao essas, sera que tu ou alguem mais pode me ajudar?
    abraço.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    diego gr
    legal, valeu a dica!

    punkrocker_77
    tente perguntar isso no topico do seiji e do bertola.

    punkrocker_77
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    kiki

    quase nao entro mais na net, por causa do trampo entao nao poderia acompanhar o topico, e toda vez que posto la nao consigo ler as respostas rsrs. mais valeu.

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    diego gr

    cara, acho que uma PGM (é aquela com ponte fixa nao?) seria até mais facil do que uma Strato, pois esta possui mais curvas além do rebaixo na linha da costela, só dificulta a questão do braço esses wizards sao mais finos, logo teria que usar uma madeira mais densa..

    pior eu que to afim de construir uma JS que é toda cheia de curvas
    (só me falta espaço senao ja tinha começado =S)

    valeu!

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    punkrocker_77

    cara nao sou luthier, mas dou umas brincadas as vezes hehehe

    o nut se vc ja tiver a materia prima (o osso no caso, algumas lojas de instrumentos vendem o "blank") voce apenas precisa de uma serra e uma lima, a serra seria para o espaçamento das cordas graves e as agudas voce pode usar uma corda de guitar mesmo! eu fiz assim pelo menos heheheh.

    não tem bem uma formula é mais "no olho" mesmo, fazendo com calma e paciencia tudo funciona hehehhe..

    Daniel_MV
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Isso aí é uma parada que além do cara gostar e ter equipamento pra isso, tem que ter o dom da coisa, senão corre o risco de aleijar e aposentar o instrumento.

    Valente_V
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cara alguem sabe se precisa tocar guitarra bem, pra começar a mexer com Luthieria??

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Bom dia!!!

    Valente_V
    Na minha opinião, não necessariamente.
    É claro que vc precisa estar familiarizado com o tipo de instrumento que vc irá mexer, mas acho que paciência, esmero e um bom ouvido são mais importantes.
    Valeu!!!

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    nossa, tópico de quando eu era apenas um jovem usuário do fcc.

    Valente_V
    apoio a opiniao do penta: não precisa ser um grande guitarrista/baixista.
    mas tem que saber um mínimo, saber tocar mais ou menos bem.
    mas precisa mais é ter paciencia e gostar de trabalhos manuais.

    Valente_V
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Penta_Blues
    kiki
    vlw galera!
    mas o meu maior dilema e conseguir aprender luthieria, eu sou facinado com isso, tanto na parte de marcenaria como na de eletrica (tenho noções das duas que foram pasadas por algumas ferias com meu avô, que e eletricista e marceneiro) mas eu realmente não sei como faço para achar um lugar onde ensinem luthieria, alguem tem alguma dica do que eu possa fazer?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthieria como Hobby