Música é Arte, Profissão, ou pode ser Ambos?

    Autor Mensagem
    romulo_ctba
    Veterano
    # dez/07


    Eu, como muitos outros aqui - creio eu - sonho em tirar meu sustento da música. Vcs acham que é possível ganhar grana tocando oque gosta? No meu caso, Rock n' Roll e suas evoluções, até os anos 90. Acredito que a maioria aqui goste de metal, ou músicas extremamente bem elaboradas; ou seja: também não está no mainstream

    Quem aí é guitarrista - ou músico, em geral -
    profissional, e realizou o sonho de viver disso, me tirem a curiosidade:

    Tem uma hora em que [i]a música deixa de ser uma paixão, arte, coração e sonho, e vira apenas trabalho?


    <b>E quem ainda está só no sonho de viver de música, acha que um dia vai 'perder a graça'?</b>


    A responsabilidade de tirar o sustento da música é grande, e o mercado difícil. O jeito menos arriscado de virar pró é tocando em banda de baile, ou como músico acompanhante de outros artistas. A parte de gravar, shows, e ter sempre que lançar algo novo, não torna-se massante um dia? </i>E, quem trabalha assim, <b>não queria tocar em banda própria</b>?</i>

    Eu, como muitos outros aqui - creio eu - sonho em tirar meu sustento da música. Vcs acham que é possível ganhar grana tocando oque gosta? No meu caso, Rock n' Roll e suas evoluções, até os anos 90 e poucos.

    Nos E.U.A sei que é mais fácil -_-

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    romulo_ctba
    Quem aí é guitarrista - ou músico, em geral -
    profissional, e realizou o sonho de viver disso

    Eu. Mas jamais foi um sonho. Sempre encarei como profissão e amo minha profissão. É diferente.

    Tem uma hora em que a música deixa de ser uma paixão, arte, coração e sonho, e vira apenas trabalho?
    Não. Mas se quiser se tornar profissional, ela jamais vai poder deixar de ser encarada como trabalho. É exatamente o contrario do que você está raciocinando.

    O jeito menos arriscado de virar pró é tocando em banda de baile, ou como músico acompanhante de outros artistas. A parte de gravar, shows, e ter sempre que lançar algo novo, não torna-se massante um dia?
    Sim, como qualquer trabalho. Principalmente por que na maioria dos casos o repertório não ajuda e é chato pra kct.

    Vcs acham que é possível ganhar grana tocando oque gosta? No meu caso, Rock n' Roll e suas evoluções, até os anos 90 e poucos.
    Acho que sim, mas tem 1.000.000 de fatores embutidos ai. Não se deve esquecer jamais que o mercado consome é o "diferente". Não adianta você tentar fazer a mesma linha das bandas que você gosta, pq é arriscado. E quando pensar em mercado, pense no idioma que vai compor e no estilo em que vai trabalhar. Em todos os casos, estudar muito e ser MUITO BOM no que se faz é fundamental para o sucesso, como em qqr profissão.

    Nos E.U.A sei que é mais fácil -_-
    Vai nessa...

    Abraços.

    romulo_ctba
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    é, por SÓ TRABALHO, falo de uma coisa chata e que nao da mais prazer fazer =P

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    romulo_ctba
    é, por SÓ TRABALHO, falo de uma coisa chata e que nao da mais prazer fazer =P
    Isso não é trabalho. É emprego. É algo provisório. Ninguém é Office Boy profissional ou Auxiliar de Escritório profissional. Profissional é Médico, Publicitário, Engenheiro, Arquiteto, etc, etc. E mesmo esses as vezes passam a vida apenas 'empregados', por que não escolheram direito suas profissões, só pensaram ou no dinheiro ou na fama, no caso do músico. Por isso que eu disse: Em primeiro lugar, precisa ser bom no que faz. Em segundo lugar, tem que amar a profissão e não amar a música apenas. São coisas totalmente distintas.

    Abraços.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Arte somente Ay de empalar quem qyerer ganhr dinheiro com mudica, pero suin perder la ternua jamar como dizia che guevara/

    daniel_guitar
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    romulo_ctba
    ambos, a partir do momento q o musico n considerar a musica como arte n vai ter mais motivo para continuar tocando soh o financeiro e logo logo vai acabar desistindo, a musica tem q ser encarada levada a serio como qualquer outra profissão e tb tem q ser apreciada, a partir do momento que o musico não se sente estimulado eh não apreciar mais a musica eh a hora de parar ou dah um tempo

    Kamus23
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Kamus23
    · votar


    Eu li o de voçês e eu vou falar o que eu acho, eu considero musica uma arte, mais como em toda arte tem seus apreciadores que pagam para ver essa arte. Agora o musico que só pensa em financeiro, em ganhar dinheiro vai virar um nx zero da vida um latino, porque vc vai ter que tocar o que o povão gosta de ouvir, não o que te agrada.
    Eu toco por hobby mais nem porisso não me esforço pra tocar bem, se um dia eu fosse convidado por algum musico daki da minha região pra tocar eu iria ate de graça, por que como diz o eterno Tim Maya "Não quero dinheiro eu só quero amar".

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Nos E.U.A sei que é mais fácil -_-

    Nem tanto, deve ter milhoes de caras se matando para ganhar uma grana. Mas que rola mais coisa, isso sim. Só não faça que nem o Tim Maia e não seja pego em um carro roubado com maconha. Deportação na hora =\ [hehehe]

    Paula Allen
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Hoje em dia crescer na música, fazendo música com qualidade é muito dificil, por isso admiro que faz faculdade e vive disso. Todo mundo me zoa porque gosto de Jazz, Fusion, Blues, Rock e Metal. Então se eu tentar viver de música tocando o que gosto vou passar fome.

    Zandor
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Musica é uma forma de arte, transformar isso em profissão é uma espécie de prostituição

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Zandor

    É sim, se o todo mundo sentar do lado do meu ampli toda vez que quiser me ouvir tocar blza...

    Tem um "custo de envio", como um show tem um custo de aplicação...

    Mas hoje vc pode disponibilizar via net de graça e talz...
    Fica a critério do músico.
    Pra mim música é tão pessoal que eu acredito que nunca vou confundir com uma outra profissão que eu pudesse aderir simplismente pelo lucro.

    A prova disso é que desde que eu comecei a tocar eu só gastei, não ganhei dinheiro nenhum hehehehe xD

    Em compensação vou desenvolvedo a cada dia algo que vale mais e que o dinheiro não compra,que é musicalidade/gosto por música.

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    E eu nem posso dizer que é uma profissão, pra mim não é uma profissão.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    Paula Allen
    Todo mundo me zoa porque gosto de Jazz, Fusion, Blues, Rock e Metal. Então se eu tentar viver de música tocando o que gosto vou passar fome.
    Conheço um Belga chamado Benoit que dá aulas no mesmo conservatório que eu. Ele só toca Jazz e o faz muito bem. o Tomati do Jô é fanzaço dele.

    Acredite, ele vive bem fazendo shows pequenos, workshops e dando aula. Não é uma vida de luxos, mas vive bem melhor que muito profissional de outras área.

    Zandor
    Musica é uma forma de arte, transformar isso em profissão é uma espécie de prostituição
    Essa afirmação é a mais clichê e a mais equivocada de todas.
    Você acha que todo músico tem que ter uma profissão paralela?
    Quer dizer, querer viver daquilo que se faz bem e normal estudou para fazer bem é prostituição? Esse pensamento é típico de quem acha que viver de música é ser famoso, por exemplo. QUALQUER músico erudito, por exemplo, toca peças das quais odeia, muitas vezes por mês. E fazem isso pq são remunerados para executar esse trabalho. Isso é se prostituir tb?

    Eu prefiro mil vezes ganhar a vida cantando pagode e vivendo da profissão que eu amo do que ser um infeliz atrás de uma mesa, obedecendo ordens de boca calada pra não ser demitido, muitas vezes de um imbecil que se sente superior só por ser chefe. Pense bem agora em quem se prostitui.

    Atomic
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Christhian

    Eu prefiro mil vezes ganhar a vida cantando pagode e vivendo da profissão que eu amo do que ser um infeliz atrás de uma mesa, obedecendo ordens de boca calada pra não ser demitido, muitas vezes de um imbecil que se sente superior só por ser chefe. Pense bem agora em quem se prostitui.

    nao vejo diferenca.. cantar pagode sem gostar tambem eh seguir ordem de boca calada

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Atomic
    Ordem de quem? Eu canto pq eu quero, quem me obriga?

    Midgard
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Nos E.U.A sei que é mais fácil -_-

    AUHAEUHAUEHUAEHUAEH
    ta brincando ne?

    Zandor
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Essa afirmação é a mais clichê e a mais equivocada de todas.
    Você acha que todo músico tem que ter uma profissão paralela?
    Quer dizer, querer viver daquilo que se faz bem e normal estudou para fazer bem é prostituição? Esse pensamento é típico de quem acha que viver de música é ser famoso, por exemplo. QUALQUER músico erudito, por exemplo, toca peças das quais odeia, muitas vezes por mês. E fazem isso pq são remunerados para executar esse trabalho. Isso é se prostituir tb?

    Eu prefiro mil vezes ganhar a vida cantando pagode e vivendo da profissão que eu amo do que ser um infeliz atrás de uma mesa, obedecendo ordens de boca calada pra não ser demitido, muitas vezes de um imbecil que se sente superior só por ser chefe. Pense bem agora em quem se prostitui.



    Eu sei mas o que eu quis dizer é que fazer as coisas obrigado, sem vontade só por causa do pagamento isso sim é uma forma de prostituição, na verdade eu acho que a maioria das profissões é assim

    Atomic
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Atomic
    · votar


    Christhian
    Ordem de quem? Eu canto pq eu quero, quem me obriga?

    do publico :(
    se voce nao tocar algo pop eles nao assistem

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    Atomic
    Público mandar?
    Cara, vc sobe no palco com a proposta que vc aceita fazer e ponto final. Ninguém te obriga a estar ali. É simples: Se eu resolver cantar pagode (como já cantei na banda de baile que trampava) eu farei aquilo por que quero. Se quero só cantar metal, faço isso e ponto! E o público que me ouve não me obriga a fazer nada, muito pelo contrário!!! Quando vc faz um trabalho minimamente decente (nem precisa ser espetacular), o reconhecimento é imediato.

    Mas eu entendo voces. Na cabeça de quem não trabalha com música, fica sempre aquele mito de que o cara deixou de cantar Rock (que amava) pra ficar milionário cantando sertanejo (que odiava) e tal. Isso não existe. O que existe é o profissional eclético, que gosta de várias coisas, inclusive de sertanejo e acaba vendo ali uma oportunidade de mercado. Ninguém faz o que ODEIA por dinheiro, isso é lenda. Músico gosta de ser músico, de platéia, de aplauso e de ter dignidade, receber pra fazer o que sabe e o que tem talento.

    Escolhas profissionais são pessoais. Citaram tb:
    Agora o musico que só pensa em financeiro, em ganhar dinheiro vai virar um nx zero

    Fala sério, vcs acham que essa mulecada montou a banda pensando em ganhar dinheiro? Ele AMAM o som que fazem (e pro estilo deles, eles fazem relativamente bem) e por mais que eu, você e o cara que escreveu isso ache uma porcaria, eles estão ganhando dinheiro, se divertindo e fazendo o que gostam! Gosto é totalmente subjetivo, se voce é metaleiro e não gosta de pagode, não significa que eu não possa gostar ou que todo metaleiro tem que odiar punk. Isso é mito, é bobagem da cabeça de quem nunca tentou levar a música como profissão de fato.

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Faça o que gosta e não trabalharás um dia sequer em sua vida. Ser músico atualmente é arte e profissão. Infelizmente a profissão é um tanto prostituída pela mídia, mas músico que é músico (seja por título, vocação ou teimosia) ainda valoriza a arte pela arte, mas convenhamos que algumas vezes isso não bota comida na mesa. A exemplo do que eu tenho por estudo principal em música: violão erudito, faço porque gosto bastante de música erudita e de violão, claro. Mas se eu for mandar um eruditão num barzinho da vida, poucos vão curtir.. eaiuehiueh

    Bog
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Christhian

    Heheh, eu sempre fico meio puto com as opiniões do pessoal que acha que "quem toca hardcore só faz para ganhar dinheiro" ou "quem toca sertanejo é só para ganhar dinheiro". Na cabeça dessa gente, não existe a possibilidade de um Chimbinha da vida adorar tocar Calypso, ele necessariamente faz aquilo porque quer ganhar dinheiro e se prostituir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música é Arte, Profissão, ou pode ser Ambos?