Dicas e BTs para Estudo de Modos Gregos

Autor Mensagem
esdras_63
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back
Muito legal esse tópico em... Estou marcando para estudar depois...

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano
sua pergunta nao e idiota!
pra ficar facil entender:
sim...e a mesma nota..mas note q no lidio a quarta e aumentada pq nao existe uma quarta justa...no locrio existe uma quarta justa mas nai existe uma quinta justa, entao a nota q ta no meio da quarta e quinta sera a quinta diminuta!
No lidio ja tem uma quinta justa, entao foi a quarta q aumentou!

Penta_Blues
Moderador
# mai/12
· votar


Boa tarde!!!

ALF is back
música em C, por exemplo, pode ter a melodia (ou o solo, improviso, etc...) em C jônio, D dório, E frígio, F lídio, G mixo, A eólio ou B lócrio, que tudo isso vai soar da mesma forma e q essas nomenclaturas é tudo frescura.
Pois nao é nao!

Só esta parte já vale um tópico separado para que a mesmo seja discutida sem que desvirtue este aqui...rs
Muito bom mesmo!

Valeu!!!

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

Beleza cara, olha a tabela que o Ir0N_M4N postou, perfeita para imprimir e ter sempre a mão... :D

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Penta_Blues
kkkk
esse e o erro mais comum de quem tem o primeiro contato com os modos! Tipo: "ow cara me passa uma escala pentatonica ai...qualquer uma das 5...aeee vlw! Agora me passa um modo grego...qualquer um!"
kkkk
eh outro enfoque!

Ir0N_M4N
Veterano
# mai/12
· votar


clebergf
Fico feliz em poder ajudar :D

Outra vez parabéns pelo tópico, hahaha, ainda não deu tempo de usar as BTs :/
Mas assim q der vamos ver o q q sai.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/12
· votar


Cara... Eu "toco" guitarra há uns 5 anos e quase nunca saía da pentatônica, ou penta blues.

E nunca tinha entendido os modos gregos, ou pelo menos parado pra pensar nessa definição de diferentes intervalos em relação à tônica, mesmo as notas da escala sendo as mesmas. Isso deve dar diferentes sonoridades né? Eu não comecei a estudar mas pensei nisso quando tava fazendo uns improvisos aqui no violão ao som de um DVD aqui. A sonoridade mudava (pelo menos aos meus ouvidos) de acordo com o acorde em questão, mesmo as notas sendo as mesmas...

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
exatamente...esse é o motivo dos modos gregos se chamarem "modos gregos" e nao "escalas gregas"
são modos/ formas/ maneiras diferentes de extrair uma melodia da harmonia, mesmo usando as mesmas notas, mas em ordens e entonações diferentes...acho q vc ainda esta na fase de descobrir a magica dos modos, sugiro q brinque na BT I antes e dps passem pra II!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/12 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


ALF is back

Eu baixei a I, vou dar uma olhada nela com mais calma.

Deixa só eu ver se eu entendi uma coisa. No DVD tinha uma base lenta que era Am7 e D7. Ae eu fazia umas notas, acho que imaginando a escala de G.

Sendo assim, eu teria no Am7 um dórico?
E no D7, um mixolídio?

Ou eu entendi errado?


EDIT: O lídio da BT tem um som fantástico! É lindo mesmo. Vai ver é por causa disso que eu faço improvisações razoavelmente bonitas quando rola uma base de só dois acordes, tipo domingo na igreja, a base ficou em C9 e F9, aí eu apliquei essa parada aí sem saber...

kkkkkk

Foi o modo que mais gostei. Brigadão, cara. Vc contribui para abrir minha mente de guitarrista.

ALF is back
Veterano
# mai/12 · Editado por: ALF is back
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
isso ai cara entendeu certo...isso seria o "feijao cm arroz"...o mais simples obvio facil e seguro a fazer! mas vc pode testar muita outras coisas! por enquanto, faça o simples mesmo...seu raciocínio esta certo!

edit: pode crer vei! no F9 quanto o tom é C o lídio cai lindamente...esse modo "foi feito" pro 4º grau do campo harmonico mesmo!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

Você tinha que ter visto a minha cara quando tava no Em7 da BT que entrou pro F7M... Eu pensei: caramba, que é isso? Como eu nunca tinha percebido essa coisa antes.

Isso me fez lembrar de hoje tocando junto com o DVD. Uma das músicas tinha as seguintes notas: A7M, G#m7, F#m7 e B4/7(9). Aplicando a escala maior de E na música toda, ficou com uma sonoridade muito bonita mesmo, principalmente no A7M (aqui acho que seria o lídio, certo?).

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mai/12
· votar


ALF is back
Bem legal, depois vou dar uma olhada com mais calma, mas desde já parabéns pelo trampo, abraço.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mai/12
· votar


Pra reforçar o tópico:





ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
sim! seria o campo de E e A é o quarto grau!
vc ja pegou o esquema! agora é quebrar a cabeça! rs

brunoepronto
mto bom velho! vo da uma olhada com calma dps! vlw!

Leomju
Veterano
# mai/12
· votar


GALERA....
Que felicidade... um tópico de estudos cheio de posts... hahaha

Dica pro pessoal: Quanto for estudar um assunto de guitarra, se aprofunde... sobre os modos gregos, tenho mais de cinquenta páginas impressas, um livro e mais de trinta e cinco páginas salvas no meu HD!

Quer dizer, material tenho, se não aprender é porque não quero mesmo!

Este tópico deveria se tornar obrigatório pra quem quer usar as sonoridades dos modos!

Valeu!

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Leomju
trinta e cinco páginas salvas no meu HD

Desculpa a pergunta meio indiscreta, mas esse material pode ser compartilhado!? Se não, aonde você comprou? Pois eu estou tentando ver se "desvendo" os mistérios dos modos gregos!

abraços

Leomju
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano
Vou fazer um apanhado... na verdade, são páginas da net, que fui pescando dos sites!
Te mando uma MP ou posto tudo, é que to com pouco tempo pra upar!

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Leomju
Quando tiver tempo, e puder, me passa o material para o email onajart@hotmail.com, que eu upo!

Também vou editar esse material aqui do tópico, e criar uma mini-apostila, e esse material seu pode ajudar a enriquecer o assunto.

abs

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Opa legal hein! Esse assunto e infinito! Jamais vai sobrar informaçoes sobre os modos! Foquei o topico bem pra pratica mesmo, pra galera q ja manja a teoria (mtas vezes inaplicada)
podemos enriquecer a teoria dos modos nesse topico ao ponto de quem nunca ouviu falar deles estudar e sair tocando!

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12 · Editado por: Thyago_Trajano
· votar


parei hoje para dar uma estuda nisso, e também para editar o material, e estou confuso quanto a um detalhe!

olhando a tabela que o Ir0N_M4N postou aqui, encontrei ou um erro, ou então não estou entendendo...

Até havia falado aqui anteriormente...

Thyago_Trajano
Digamos, um C mixolidio seria:
C, D, E, F, G, A, Bb?


e o LeandroP até confirmou...
Não seria... É!...

mas percebam, que se eu seguir a tabela que Ir0N_M4N postou, ficaria:
C, D, D#, F, G, A, B

alguém poderia me ajudar!?

um grande abraço

Ir0N_M4N
Veterano
# mai/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Ouch! Tá errada mesmo, huahuahuhaha ...
Mixolidio é T - T - ST - T - T - ST - T
Ixi, desculpa ai pra quem imprimiu, hahaha, vou consertar!
Já posto ela de novo, 10min

Ir0N_M4N
Veterano
# mai/12
· votar


TABELA ARRUMADA
Tabela v1.1 Hahaha.
Fixes:
- Dórico mudou para Dório;
- Intervalo do Modo Mixolídio consertado;

Haha Tá aí.

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Ir0N_M4N
hahaha...beleza brother! Já estava encucado aqui...

abraço

Ir0N_M4N
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano
Hehehe, bom q tu falou pq eu não tinha visto, e já tava confundindo o pessoal aí xD
Abraço.

dr.rd
Veterano
# mai/12
· votar


Dùvida

No video, o cara fez a base em relação ao campo harmonico, ou seja, quando tava em C ele tocava escala de C jonio,
em Dm ele tocava escala de D Dorio e etc.

Se quando estiver tocando o acorde de C, eu posso tocar a escala de C dorico, C Frigio, C Lidio etc..? Ou só funciona por exemplo tocar o C lidio quando o grau 4 do campo harmonico do Jonio respectivo ao C lidio tiver soando?

Outra duvida eh se quando passar para Dm, ao invez de usar D dorico, eu posso aplicar a escala do Dm? Ai se puder, o campo harmonico deixou de ser de C, foi para D Eolio? Isso sairia do Tom da musica?

Espero que tenha sido claro.
Obrigado forte abraço a todos.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano
Ir0N_M4N
boas obs! dps q o Thyago falou q eu percebi tbm!


dr.rd
vc misturou um pouco as coisas...olha só...um exemplo chucro: se a musica for um acorde de C o tempo todo, vc pode tocar qualquer modo MAIOR....ou seja, Jonio, Lídio e Mixo! isso pq com um acorde só nao da pra definir qual o tom da musica, embora tenda a ser o proprio acorde, no caso C jonio
mas se aparecer um outro acorde além do C, terá indícios mais evidentes do tom e, se tiverem 3 acordes, ai ja da pra saber o tom exato...
enfim, o C jonio é um tom...o C Dorio é outro tom! C dório = Cm = II grau do campo harmonico de Bb
e por ai vai...o C jonio nada tem a ver com o C dorio ou qualquer outro modo

dr.rd
Veterano
# mai/12 · Editado por: dr.rd
· votar


ALF is back, muito obrigado acho que entendi.
Entao da mesma forma se eu tocar um Cm o tempo inteiro, só poderei tocar no éolio, lorico, dórico e frigio ? Nesse exemplo da base ser em Dm ele fez a escala em D dorico, mais ele poderia ter feito em E frigio, ou em A eolico ou em B frigio entao?

E quando a musica sai da escala da tonica que gerou o campo harmonico? (pq no exemplo do video ele percorre por todos do campo harmonico da tonica global da musica)
Por exemplo, a musica está em Lamenor. Se eu sair de La menor e For para Sol#, essa nota nao estaria na escala de Lamenor, logo nao estaria no campo harmonico do msmo. Entao ja estaria em outro tom.
Bom, ai eu como fui para Sol# , quando a base tiver rolando nesse tom eu tomo o sol# como jonio e posso aplicar dentro da escala de sol# os modos de jonio(sol#) , Lidio (C#) e mixo(D#)??

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


dr.rd
carai quanta pegunta! to meio chapado cara ta foda pensa kopSSAUAS
mais tipo...isso ai se pego o esquema...só q tem um detalhe ali...de vc pega uma base q só fica em Cm...pode usar apenas os modos menores mas cuidado com o locrio!
o Cm tem tonica, terça menor e quinta justa...o lócrio tem tonica, terça menor e quianta dimuinta!
vai rola umas dissonancias...se vc souber trabalhar com as dissonancias, pode até arrumar um jeito de enfiar esse efeito no seu solo...mas no começo evite isso!

dr.rd
Veterano
# mai/12 · Editado por: dr.rd
· votar


Valeuuu meu irmao, muito obrigado pela ajuda.
Essa minha segunda pergunta que fiquei na dúvida, em relação a mudança de Lámenor para sol#. Se souber,
Forte abraço

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back
parabens pelo topico, unica coisa q eu gostaria de acrescentar e pra vc corrigir as enarmonias dos diagramas de escalas pq isso da uma confusao danada na cabeça de quem ta começando a entender modos, e principalmente pq no começo e importante o aluno aprender o ciclo de quartas e de quintas e do jeito q fico escrito no diagrama o aluno iniciante em modos vai ficar muito perdido

ex no do mixolidio a escala ta escrita como do re mi fa sol la la# (tem mais escalas com esse erro no sei diagrama)

a escala fica teoricamente sem o setimo grau , o aluno q vai assimilar esse do mixolido como quinto grau do campo harmonico de fa maior ja vai se bater pq se acabou de estudar ciclo de quartas nao vai achar o si bemol na escala( parece besteira mas esses detalhes fazerm muita diferença pra quem esta aprendendo)
no mais so dar um up e os parabens pelo topico,abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas e BTs para Estudo de Modos Gregos