Vale a pena memorizar licks e frases prontas? por Mateus Starling

Autor Mensagem
mateusstarling
Veterano
# abr/12 · Editado por: mateusstarling


Ola amigos do cifra, mais uma reflexão.
Espero que curtam.

Aos 14 anos de idade me matriculei numa academia de musculação. Eu era muito magro e queria dar um upgrade na minha carcaça de frango. Fiz a tradicional avaliação, mediram o tamanho do meu braço, tórax, perna e etc. O resultado era de que eu precisava ganhar massa muscular e levantar bastante peso para alcançar o objetivo.

Levei a sério a rotina da academia, mas o tempo se passava e eu continuava o mais franguinho do recinto. Olhava para o lado e via uns caras gigantes e então descobri que muitos desses gigantões assim o eram porque faziam uso de esteroides anabolizantes.

O esteroide da um resultado rápido, ganho de massa muscular em pouco tempo, mas em longo prazo devasta a saúde e cria dependência, pois quem interrompe o uso do mesmo perde a qualidade muscular que adquiriu.

Quando começamos a tocar existe um caminho mais rápido para solar que é o de memorizar licks e frases prontas e construir solos como uma colcha de retalhos, emendando frases prontas.

O pessoal aqui do Rio de Janeiro até brinca a respeito de um músico que lançou um livro de frases que o próprio usa e então o pessoal, que já estudou o livro, fica na plateia falando no ouvido do outro: “Olha lá, frase 15, agora frase 26, emendou na frase 7”.

Não me entenda mal, existe sentido em se aprender frases de outros músicos e de até criar suas próprias frases, mas o propósito nesse conceito de estudo não é o de criar um atalho ou de um musico marombado, mas sim de entender e assimilar o conceito por trás das frases, entender como um músico encara determinada progressão, como ele desenvolve os motivos e as ideias ao longo da harmonia ou como ele ignora a harmonia em prol de uma ideia, enfim a idéia é: “Vamos tentar entender como o mestre pensa”.

Muitas pessoas memorizam um solo de determinado musico e o executam perfeitamente, sem na verdade entender a relação daquele solo com a estrutura da musica, forma, harmonia e melodia.

Vamos entender o processo e não memorizar a formula final. Não é assim que um bom professor de matemática ou física nos ensina? Quando entendemos, por exemplo, a construção dos campos harmônicos, mesmo que tenhamos esquecido os graus nós podemos parar e por alguns segundos montar em nossas cabeças o campo harmônico baseado apenas na escala ao invés de memorizar todos os campos harmônicos de todas as escalas sem o mínimo propósito de aplica-los. A mesma coisa acontece com os modos, muitas pessoas vem os modos como escala tal começando de tal nota, mas na prática não conseguem ouvir a nota que caracteriza o modo.

O que as pessoas precisam entender quando começam a estudar improvisação é que “improvisação é improvisar mesmo” como diz Hermeto Pascoal. Enfim, você não estuda o que você vai tocar, mas você estuda para estar preparado para o que estará te esperando.

Em tempos onde se copiam monografias da internet também é possível impressionar com um solo estilo “copy and paste”, postar o vídeo no youtube e receber muitos tapinhas nas costas. Tenho certeza que isso é suficiente para muitas pessoas, mas se não é para você continuemos.

A tecnologia acabou criando um tipo de “solador marombado” não podemos chamar esse cara de improvisador porque na verdade ele não aprendeu a improvisar, pois quem aprende a improvisar esta apto a se deparar com o inesperado, com o novo, com o momento que surge e logo passa.

O que é mais interessante? Ter 18 anos de idade, um corpo bonito bombado e chegar as 40 anos todo arrebentado ou aos 18 anos ainda estar construindo o seu corpo para que quando você tenha os seus 40 anos você, além de um belo corpo, esteja também esbanjando saúde?

Portanto, se você realmente deseja aprender a arte de improvisar e de acompanhar um improvisador você precisa estudar os conceitos e as ferramentas, precisa ouvir o estilo porque grande parte desse processo também é referência. Precisa estudar e ter a humildade da espera, pois grandes resultados vem com o tempo. Muitas pessoas passam a vida toda estudando de forma escrava no estilo “copy and paste” e um dia então decidem voltar a estudar de maneira produtiva quando na verdade poderiam ter feito isso desde o principio. Nunca é tarde para abrir mão de hábitos ruins.

Boa reflexão e bons estudos. Deus te abençoe.

Mateus Starling

Ivandrock
Veterano
# abr/12
· votar


mateusstarling
muito bom cara, eu tbm adotei essa filosofia a algum tempo, é realmtente o correto. parabéns e boa sorte no sucesso.

triumphilespaul
Veterano
# abr/12
· votar


Opa acabei de ler aqui, valeu Mateus essa dica é valiosa! É sempre bom fugir das manias e tentar entender a origem das coisas, hehe. Abraço

carnisa1
Veterano
# abr/12
· votar


não acho legal copiar 100% os licks de um só guitarrista, mas sim, juntar todos aqueles que te influenciam e montar o teu estilo, juntando cada elemento de cada um e tentar criar os seus licks.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


mateusstarling
discussão interessante!

guizimm
Veterano
# abr/12 · Editado por: guizimm
· votar


boa reflexão
o que eu faço é pegar licks, dissecar nota por nota pra entendê-lo, aí eu enmendo em outras coisas

edit. ja viu a critica na guitar player?

DioDisciple
Veterano
# abr/12
· votar


Cara, os textos do mateusstarling são sempre excelentes! Leitura obrigatória pra qualquer guitarrista

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


mateusstarling

Este é um assunto muito interessante.
Eu não gosto de aprender licks, procuro saber a escala, intervalos, tríade. tétrade ou seja lá o que for e dentro disso desenvolver o meu solo. Acredito que as influências irão sair naturalmente, afinal vc irá tocar e construir as frases baseado no que vc escuta e curte.

Victor Campana
Veterano
# abr/12
· votar


Eu faço isso pego licks de minha pricipais inflencia ( Steve ray vaughan , Steve mourse , joe bonamassa , e outros) ai junto tudo fica show... Viram licks versateis desde blues e country até um rock in roll.

chiock
Veterano
# abr/12
· votar


Pra mim improvisar é que nem falar uma nova língua, pois se você começar a cantar uma música e não sabe o significado, porém sabe falar direitinho, essa música pode ta te mandando tu se ferrar e você ta se achando porque ta cantando ela perfeitamente. Do mesmo jeito a improvisação, se você começar a tocar um monte de notas aleatórias, que viu escrito na internet, você pode estar fazendo uma grande merd@, mas você vai continuar se achando.
Flw.

chiock
Veterano
# abr/12
· votar


Pra mim improvisar é que nem falar uma nova língua, pois se você começar a cantar uma música e não sabe o significado, porém sabe falar direitinho, essa música pode ta te mandando tu se ferrar e você ta se achando porque ta cantando ela perfeitamente. Do mesmo jeito a improvisação, se você começar a tocar um monte de notas aleatórias, que viu escrito na internet, você pode estar fazendo uma grande merd@, mas você vai continuar se achando.
Flw.

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


mateusstarling

Em tempos onde se copiam monografias da internet também é possível impressionar com um solo estilo “copy and paste”, postar o vídeo no youtube e receber muitos tapinhas nas costas. Tenho certeza que isso é suficiente para muitas pessoas

Essa frase foi derradeira. Denota muito bem a realidade guitarrística atual.

Parabéns pelo texto, cara!

mateusstarling
Veterano
# abr/12
· votar


Galera, agradeço o comentario de todos.
Não escrevo aqui como o dono da razão, é apenas o meu ponto de vista, respeito os demais.
A questão de pegar um link de um cara aqui e outro acolá continua sendo uma colcha de retalho porém com retalhos diferentes.
Improvisar é como conversar, quem são as personalidades que se destacam em seus discursos? São aqueles que copiam os clichês ou são aqueles que são capazes de pegar a plateia e interagir com a mesma? Se ja temos um discusso pronto não vamos interagir com o publico, acho que essa é a grande falha do copiador de licks.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Concordo com o texto do Mateus. Se tem uma coisa que eu nunca fiz, até mesmo porque nunca vi utilidade, foi decorar licks. Uma vez vi o Olmir Stocker (Alemão), numa entrevista dizendo, que ele não decora licks, e que o importante era entender o caminho harmônico. Já vi cara que se dedica a tirar solos e músicas dos outros caras, e o faz até com certa competência, mas que na prática, não entende como eles são feitos, não entende a teoria por trás daquilo. O meu único contato com frases de outros músicos ultimamente, é quando eu tiro um trecho, de algum improviso, normalmente de instrumento de sopro , para analisar como o cara trabalhou em cima da harmonia, mas depois não toco mais esse solo. No meu ponto de vista, vale muito mais a pena, aproveitar o tempo de estudo, para buscar entender como as coisas são feitas, e não apenas repetir o que os outros já fizeram.

Rabbit
Veterano
# abr/12 · Editado por: Rabbit
· votar


mateusstarling

Não concordo muito não. Acho que esse sua aproximação a essa matéria é legal no papel mas não na prática. Acho que no seu artigo ficou faltando você definir a qual tipo de músico você esta se referindo. Principalmente quando você usa o termo "improvisação".

Você deixou a entender que o que você aconselha é que cada um crie seu próprio idioma, seu próprio jogo de palavras. Isso pode soar bacana na teoria, mas na prática, no final todo mundo vai estar falando seu próprio idioma e ninguém ira se entender.

Eu não vejo problema em copiar licks. Usando sua analogia da conversação, eu diria que não importa se você está usando as mesmas frases que já foram ditas por outras pessoas, o que importa é o contexto que você as diz. A depender do contexto você pode transformar uma frase que já foi dita várias vezes e torná-la sua própria frase sem ao menos mudar uma palavra.

Um exemplo disso é o "I have a dream" do Martin Luther King. Quantas vezes essa frase já não tinha sido usada antes? Mas no contexto apropriado o MLK fez a frase se tornar dele.

No final eu respeito sua opnião, e acho que um balanço entre os dois lados pode ser atingido.

Um abraço!

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms
No meu ponto de vista, vale muito mais a pena, aproveitar o tempo de estudo, para buscar entender como as coisas são feitas, e não apenas repetir o que os outros já fizer

Eu concordo com vc, mas ai também depende de onde o cara quer chegar com a música, ou seja, para quem quer realmente entender, aprender e saber o que está fazendo o melhor caminho é estudar muito, porém esse caminho é mais longo e difícil, se a intenção do cara é pegar o instrumento e se divertir, reproduzindo as notas que os ídolos dele fazem, então a melhor opção é decorar mesmo.
Tudo depende do objetivo da parada...

Marcelo Bico
Veterano
# abr/12 · Editado por: Marcelo Bico
· votar


mateusstarling
Cara, eu considero que tenho uma "biblioteca" na cabeça, onde armazeno as frases e licks. Quando quero dizer alguma coisa, vou lá na "biblioteca" e reviro o estoque. Me ajuda a criar frases e também "copio e colo".

Mas copio os licks numa boa, sem ficar com vergonha. Tem um monte de músico que usa esse expediente profissionalmente, não vejo mal algum.

Edit: mas o seu texto tá muito bom, véio.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


mas ai também depende de onde o cara quer chegar com a música, ou seja, para quem quer realmente entender, aprender e saber o que está fazendo o melhor caminho é estudar muito, porém esse caminho é mais longo e difícil, se a intenção do cara é pegar o instrumento e se divertir, reproduzindo as notas que os ídolos dele fazem, então a melhor opção é decorar mesmo.
Tudo depende do objetivo da parada...


Com certeza, tem muita cara que toca só por diversão, e nesse caso nem tem porque o cara se colocar numa rotina diária de estudos, mas me referi, a quem tem pretensões profissionais.

mateusstarling
Veterano
# abr/12
· votar


Galera, mais uma vez eu estou dizendo aqui que respeito as opniões.
MAs vamos la, a progressão da musica agora é:
!C7M Eb7M ! Gb7M A7M ! B7M D7M ! F7M Ab7M !
Cada compasso acima tem 2 acordes.
E agora como fica os licks para improvisar sobre essa progressão?
Como ficam os licks quando o ambiente ritimico e harmonico nao estão dentro daquilo que praticamos?

Rabbit
Veterano
# abr/12
· votar


mateusstarling
MAs vamos la, a progressão da musica agora é:
!C7M Eb7M ! Gb7M A7M ! B7M D7M ! F7M Ab7M !
Como ficam os licks quando o ambiente ritimico e harmonico nao estão dentro daquilo que praticamos?


Não ficam. Por que têm que ficar?

Isso está parecendo mais um problema matemático do que uma música em si. Quantos músicos na vida vão se deparar com uma progressão dessa? E mesmo que eles se deparem, por que eles precisam saber o que fazer numa situação dessa?

É como eu falei, você não deixou claro a que tipo de músico você está se referindo. Se você está se referindo àquele músico que está pronto pra qualquer situação, pau pra toda obra, eu concordo com sua colocação. Mas existem outros tipos de músicos, outros tipos de improvisadores. E infelizmente no seu artigo você colocou todo mundo no mesmo saco. Especialmente quando você usou a analogia dos "tomadores de bomba", Quem usa licks existentes não significa que está procurando um jeito fácil de tocar. Nessa parte acho que você foi muito infeliz.

Achei que o artigo serviu mais pra dar alfinetada do que pra informar. O pecado foi não informar a quem você está se referindo: A músicos de contrato, onde hoje ele é pago pra tocar uma hora de reggae e amanhã duas horas de jazz.

No fundo no fundo eu entendi o propósito do artigo, e sei que em algum lugar escondido está a parte onde você diz - "Não fiquem descansados em apenas decorar licks, estude-os e entenda-os." E com certeza acho imensamente válido. Mas no final, música não é matemática. Na música o que importa é o resultado final, os meios não importam. Música tem público, matemática não. Não existe a minha matemática ou a sua matemática, mas existe a minha música e a sua música.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Isso está parecendo mais um problema matemático do que uma música em si.


Só por curiosidade, o que você escuta?

Quantos músicos na vida vão se deparar com uma progressão dessa?

Creio que a maioria que se dedique a estudar música, pelo resto da vida, vai acabar se deparando com progressões muito mais complexas do que esta, pois a música é algo progressivo, e sendo assim, a harmonia não poderia ser diferente.

E mesmo que eles se deparem, por que eles precisam saber o que fazer numa situação dessa?

Ninguém é obrigado a saber o que fazer, mas é bom ter em mente, que um músico que se adapta com mais facilidade ao "inesperado", além de provavelmente ser um músico melhor, terá melhores oportunidades em sua carreira.

Na música o que importa é o resultado final, os meios não importam

Os meios podem não importar para o ouvinte, mas para o músico, são os meios que vão coordenar o resultado final, ou seja, importam sim.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


Acho q houve um certo equívoco por parte de alguns com relação ao texto redigido pelo Mateus: acho q alguns n entenderam q o q ele está tentando colocar é q ao aprender licks devamos n simplesmente reproduzí-los, mas entender de onde eles vêm, como foram criados, pq foram aplicados nakele contexto, para que quando formos aplicá-los tenhamos consciência do q estamos fazendo, e n simplesmente repetirmos algo como se fôssemos meros papagaios, alguns conceitos precisam ser revistos em se tratando de como enxergamos a guitarra e a música, q é o principal foco por aki(pelo menos eu acho), mesmo q por hobby e diversão para alguns, abraços.

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


mateusstarling
Muito bom texto, novamente né!

Bom... acho que fui agraciado... porque nunca gostei de ensaiar licks, e quando ensaio, sempre pensei em realmente destrinchar o bichinho pra entender a composição do artista...

Starling... muito bem apropriado seu texto! Realmente tem gente que ensaia usando os licks como muletas!

Um abraço a parabéns por essa contribuição!

mateusstarling
Veterano
# abr/12
· votar


Rabbit Meu texto foi claramente voltado para aqueles que tem interesse em improvisar, alias, eu sempre escrevo sobre esses aspectos aqui e a maioria das pessoas que comentam os meus posts sabem disso. Eu escrevo para pessoas que querem evoluir musicalmente principalmente no aspecto da improvisação, por isso que eu insisto que improvisar esta bem distante do memorizar licks.

Essa progressão que eu escrevi na verdade é bem simples e não tem nada matematico se vc tiver o minimo interesse em musica brasileira, jazz e fusion vai perceber que esse tipo de progressão é na verdade bem simples pois so possuem acordes da mesma qualidade.

Infelizmente sempre existiu esse dicurso de que aquilo que é harmonicamente complexo é matematico, mas a musica evoluiu e a pelo menos 2 seculos a musica erudita ja quebrou esse paradigma e que historicamente foi seguida pelo jazz nos anos 40, depois pela musica brasileira, depois pelo rock e hoje por todos os que se interessam. Não há problema algum na simplicidade harmonica, cada qual tem o seu papel.

Você disse e eu concordo:
Na música o que importa é o resultado final, os meios não importam.
E quando o resultado final for improvisar sobre uma progressão onde os seus licks não se encaixam?

Se você toca musica por hobby é claro que isso não tem a mínima importancia e eu volto a frisar, meus posts são sempre voltados para as pessoas que querem estudar música seriamente eu sou músico profissional e parte da minha vida é ensinar as pessoas a tocarem melhor. Existem dezenas de outros posts aqui no cifraclub voltado para pessoas que não tem a minima pretenção de improvisar de maneira profissional.

g.wilhelms Estou 100% de acordo com suas colocações.

brunoepronto Isso mesmo Bruno. Obrigado pelo seu esclarecimento.

Leomju Obrigado irmão. Como ja escreveram anteriormente, no começo do meu processo de aprendizado eu aprendi muitos licks mas com o tempo eles vão indo embora.

Shapu
Veterano
# abr/12
· votar


Concordo com as opiniões tanto as contra e a favor hehe.

Eu sou a favor de aprender licks para criar os seus proprios hehe, se é que entendem. Eu ja desenvolvi meus proprios licks, lógico baseado em algum, mais sempre tem algo so meu ali.

Claro uso alguns iguais, pra mim é inevitável isso. Mais não por ficar vendo licks, video aula de licks não. É que aproveito como pego muitos solos no ouvidão, sem perceber lá estou eu usando algum lick conhecido.

mateusstarling
Veterano
# abr/12
· votar


Galera, não tenho problema em discordarem de mim, então, espero que ninguem leve isso para o âmbito pessoal.

Danilo Aurelio
Veterano
# abr/12
· votar


É aquele tal negócio.... Vale a pena memorizar licks para depois fazer um "frankstein" musical colando uma atras da outra? É óbvio que não. Vale à pena aprender licks para aprender um estilo musical, para pode tocá-lo sem "sotaque", tornar essas idéias suas, transformá-las e daí usá-las durante o improviso? Acredito que sim....
Dica pra estudar os licks: Aprenda o lick no tom original, cantando os graus da escala. Depois toque o lick em todos os tons e todas as regiões possíveis da guitarra (sempre cantando!!!). O lick vai "entrar" em você e virá na sua cabeça enquanto estiver improvisando mesmo se você pensar "vou tocar aquele lick aqui".

Otaniel
Veterano
# abr/12
· votar


vale-a-pena-memorizar-lic ks-e-frases-prontas
legal artigo .... eu curto esse negocio de estudar frase, gosto disso ... na hora do improviso essas frases vão saindo naturalmente....

Não somente a "frase" em si, mas a desenvoltura técnica, feling, etc... pois, com toda certeza, os solos saem com mais perfeição quando o guitarrista tem costume de treinar.

mateusstarling
Veterano
# abr/12
· votar


"Não me entenda mal, existe sentido em se aprender frases de outros músicos e de até criar suas próprias frases, mas o propósito nesse conceito de estudo não é o de criar um atalho ou de um musico marombado, mas sim de entender e assimilar o conceito por trás das frases, entender como um músico encara determinada progressão, como ele desenvolve os motivos e as ideias ao longo da harmonia ou como ele ignora a harmonia em prol de uma ideia, enfim a idéia é: “Vamos tentar entender como o mestre pensa”.

Muitas pessoas memorizam um solo de determinado musico e o executam perfeitamente, sem na verdade entender a relação daquele solo com a estrutura da musica, forma, harmonia e melodia.

Vamos entender o processo e não memorizar a formula final."

StratFrusciante
Veterano
# abr/12
· votar


mateusstarling

Mto bom o texto , vlw pela contribuição , to ouvindo aki Brazilian Funk ! Demais !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena memorizar licks e frases prontas? por Mateus Starling