Fender AM Std Strato (captores de fábrica)

Autor Mensagem
Ant--
Veterano
# dez/11
· votar


Bigtransa
Isso já é um grande absurdo, aliás é bem difícil encontrar um profissional que nunca tenha tocado com uma...

Concordo. Aliás, esta estória toda está me lembrando o caso da raposa: "as uvas estão verdes" :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Bem... Minhas impressões sobre o tem:
Durante minha atuação como luthier eu trabalhei com várias Fenders Stratocasters e Telecasters Am Std.
É um instrumento profissional? Sim, sem dúvidas. Outrossim, tenho percebido uma certa queda de qualidade nessa linha específica nos últimos anos, inclusive regulei uma que era francamente ruim...
Seus captadores são de qualidade? Sim, são. São os melhores fabricados pela marca? Não. São "top de linha"? Não.
Afirmar que essa guitarra não é profissional é bastante temerário, além de ser algo secundário.
Abçs

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Outrossim, tenho percebido uma certa queda de qualidade nessa linha específica nos últimos anos, inclusive regulei uma que era francamente ruim...

Chefia, da pra descrever onde a Fender esta economizando, resultando nessa queda de qualidade que vc identificou?! Falando da Std Am.

Abço!! o/

Curly
Veterano
# dez/11
· votar


É cada uma que a gente tem que ler... É a guitarra mais utilizada pelos guitarristas profissionais de todo o mundo, tão boa que chega a prejudicar a venda dos modelos mais caros da fender, já que é se tornou um padrão mundial de excelência. Enfim, é boa em qualquer lugar, menos aqui no cifra club... pff...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


ogner
É difícil dizer...
Eu acho que o problema maior não é específico da Fender, mas de todas as fábricas de guitarra "de massa".
O aumento da produção e do consumo à nível global esgotou as reservas de madeiras de qualidade, resultando na construção de corpos e braços oriundos de árvores de pouco crescimento (o que exige maior nº de emendas), o que incide diretamente na qualidade das peças usinadas. Outra questão é a própria ampliação da produção em sí, que resulta numa diminuição geral da qualidade. Mercadológicamente falando, a Fender Co. manteve a qualidade apenas dos modelos mais caros e "Custom Shop", tendendo a "rebaixar" os de maior apelo mercadológico ou criar linhas baratas para suprir o mercado.
Isso é facilmente verificável: No geral, a qualidade das peças usinadas e da manufatura das Fenders dos anos 60 e 70 é, no geral, superior às de hoje. Naquela época a produção era bem menor, as matérias-primas superiores (embora os métodos de fabricação não fossem).
No mais, creio que essa discussão é secundária num contêxto geral.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tem tantas Fenders e Gibsons falsas por aí que é bem capaz dos guitarristas amadores estejam tendo contato com essas "marcas".

F*****

Ainda bem que a polícia tá dando uma dura.

Drinho
Veterano
# dez/11
· votar


Am std são ou eram ótimas guitarras...

mas eu andei tocando em umas ai que vou te contar... berimbais com timbre pra dentro... não dava 200 conto nelas!

mas os tex mex que vem nelas tem um som mto legal... nelas dão o "som fender" caracteristico e cobiçado por muita a gente... embora na minha opinião não prestem pra tocar um rock n roll mais violento pq soam muito bonitinhos...

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# dez/11
· votar


Ant--

Não creio que você esteja comparando instrumentos produzidos em escalas e condições diferentes com uma distância de tempo de 40 anos apenas pelo fato de compartilharem um nome.

Curly
Veterano
# dez/11
· votar


ia até postar algo mas depois de ler tanta m&¨¨$# deixa pra lá...

MauricioBahia
Moderador
# dez/11
· votar


Drinho: Am std são ou eram ótimas guitarras...

mas eu andei tocando em umas ai que vou te contar... berimbais com timbre pra dentro... não dava 200 conto nelas!


Isso é sério?

Fisherman
Veterano
# dez/11
· votar


ia até postar algo mas depois de ler tanta m&¨¨$# deixa pra lá...
2

Will Bejar
Veterano
# dez/11
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

renatocaster
Moderador
# dez/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Depois de ler tanta bobagem sobre as Am. Standard eu nem sei dizer mais qual guitarra que presta pro povo desse forum! Ainda bem que eu já tinha guitarra quando comecei a frequentar aqui!

E pra quem tem Gibson LP de "Standard pra baixo" cuidado hein, tem uma galera aqui que tá descendo o malho nessas tbm!

É uma inversão de valores do cacete nesse forum, vou te contar. Nego metendo o malho na Am. Standard e pagando pau pro cara que gastou quase 1000 reais pra customizar uma SX!

Ant--
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola, vc chegou a regular uma dessas novas (acho que de 2008 para cá)? Pelo que sei fizeram vários upgrades no intuito de melhorar o que vinha caindo de qualidade.
Não acredito que Fender (ou Gibson) iria(m) pecar em seus mais tradicionais modelos por muito tempo. São os carros-chefe, que puxam as vendas de todas as outras e mostram o que realmente esperar da marca.

Paul Gilmour Petrucci
Não creio que você esteja comparando instrumentos produzidos em escalas e condições diferentes com uma distância de tempo de 40 anos apenas pelo fato de compartilharem um nome.

Cara, conforme citei acima, estou comparando sim e acredito que as empresas não deixariam seus instrumentos-referência caírem de qualidade ao ponto de afundar a marca. E se quer falar de 40 anos para cá ou para lá, leia um pouco sobre a história da Fender e saberá como a coisa subiu, desceu e depois voltou a subir graças a um ex-funcionário apaixonado. Portanto podemos afirmar que podem existir instrumentos mais antigos piores do que outros mais modernos, dependendo em que época ele navegou nas linhas de produção.
Mas, resumindo, se estamos falando de uma Fender American Standard, não vamos pegar como exemplo uma época ruim ou alguma série que deu merda certo? Vamos pegar A FENDER AMERICAN STANDARD... esta mesmo que vc diz ser direcionada apenas a músicos amadores. Francamente...

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


Apesar da indignação do pessoal daqui (e de umas bobagens que desanimaram uns colegas), acho que tem uma baita confusão aqui
.
O que é "bom" e o que é "ruim" depende muito do referencial. É óbvio que atualmente os modelos chamados "standard", seja Gibson ou Fender, não deixam de ser modelos "de entrada" ou quase, dos mais básicos, seja da Fender USA ou da Gibson. E é óbvio que por ser um dos modelos mais baratos e básicos dessas fábricas, a excelência e o capricho é deixado para modelos superiores e mais caros. As fábricas tem a intenção explícita de fazer modelos piores e mais baratos até modelos melhores e mais caros, não pretendem fazer algo pior pelo dobro do preço. Vejam, isso tudo com o que falei acima, o melhor e pior é bem relativo. E ninguém aqui está falando que os "Standard" são ruins, longe disso.

Isso é tão relativo que o próprio Bertola falou da qualidade das Fender da década de 60 e 70. Curioso de 65 a 85 foi a fase da Fender-CBS, notadamente uma fase ruim e de piora da qualidade da Fender, assim como mais ou menos dessa época (um pouco depois) se fala das "ruins" Gibson-Norlin. De fato nessa época os colecionadores e "experts" não valorizam os instrumentos e consideram inferiores de fato.

Infelizmente tenho notado uma queda de qualidade, tanto nas Fender quanto nas Gibson nos últimos 3 ou 4 anos. Vi muita coisa errada nos instrumentos, inclusive em algumas Custom Shop. Talvez seja fruto da globalização e massificação da produção, não sei. Além de que atualmente estão acabando as madeiras...

Outra questão, geralmente atualmente tenho visto que os guitarristas mais famosos, quando tocam instrumentos novos, sempre tem sido custom shop, foi a época que usavam standard's, a não ser que usem as vintage. Vide, por exemplo, as guitarras do Clapton, são masterbuild.

jucasambora
Veterano
# dez/11
· votar


Pow, Dark4, acho q vc já obteve sua resposta... pega essa guitarra e seja feliz kra!

Paul Gilmour Petrucci
Putz! "Não é algo pra profissionais"... "Linha de entrada"... "Músico amador é diferente de iniciante"... qta coisa pra justificar a "besteira" que falou..
Reconhece kra, é melhor, aproveita o FCC pra aprender brother, não fica tentando "dar a volta por cima", tá aí um monte de informação pra vc kra...

Marcelo Bico
Veterano
# dez/11
· votar


Paul Gilmour Petrucci
Não vejo problema em comparar guitarras feitas há 40 anos. Toda essa comparação começou com a sua afirmativa de que as Am Std não serviriam para profissionais, mas em nenhum momento você especificou os anos de fabricação das guitarras que você diz serem inferiores.

E mesmo se o tivesse feito, a minha opinião continuaria a mesma. É uma guitarra excelente. Como já foi dito aí em cima mais de uma vez, há uma lista extensa de profissionais que já usaram a std...
.

Led Zé
Veterano
# dez/11
· votar


renatocaster
E pra quem tem Gibson LP de "Standard pra baixo" cuidado hein, tem uma galera aqui que tá descendo o malho nessas tbm!

É uma inversão de valores do cacete nesse forum, vou te contar. Nego metendo o malho na Am. Standard e pagando pau pro cara que gastou quase 1000 reais pra customizar uma SX!

Falou tudo , Renatão...

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Penso dessa forma tb. Mas aproveitando que vc esta com a mão na massa diretamente pensei que talvez tivesse notado alguma dessas diferenças mais agudas mesmo, constatando que o hardware (metal) realmente não é mais o mesmo, ou qualidade dos trastes tb tenhas decaido e etc. Pontuando mesmo as diferenças.

No mais, creio que essa discussão é secundária num contêxto geral.
Sim, sim. Só queria me aproveitar dos seus conhecimentos.

Abço

JJJ
Veterano
# dez/11
· votar


A considerar alguns comentários aqui sobre a MIA Std, a MIM Std seria então comparável a uma... "tonante finder"?

Fala sério...

alecrunch
Veterano
# dez/11 · Editado por: alecrunch
· votar


Tenho uma Strato Am Std 2008 (trouxe dos EUA) e uma Tele MIM 2010 (aqui da Theodoro). Braços em marple.
As duas são ótimas e parecidas, mas a Am Std tem o braço envernizado. A captação delas é boa também. O captador do braço da Strato tem aquele timbre clássico e o da ponte é bastante estridente. Defasando os timbres são bons também. Os captadores da tele são muito bons e desafando o timbre único da Tele aparece explícito. Testei as Am Std, as MIM e as Highway one.
Achei ruins mesmo as Highway one, mais para Squiers do que para as Fenders mesmo, e bem inferiores às MIM, portanto não recomendo.
Falando sério, um músico escolhe seu equipamento de acordo com seus objetivos. às vezes menos é mais: menos efeitos, menos tralha no caminho do seu som podem aguçar a sua musicalidade. True bypass,..., Tex Mex,..., mods, .... Tudo isso é muito menos importante que a sua pegada e seu talento. Uma Fender Am Std pode ser excelente pra vc tocar no seu quarto ou para milhares de pessoas.
Vai tranquilo!

Edit: ah, a melhor guitarra que eu já toquei foi uma Fender Jeff Beck Signature.
Se puder testar, ...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Ant--
A alguns meses atrás eu regulei uma Fender Am Std côr cinza metálica ("pewter"), que era muito ruim... Cheguei mesmo a pedir para ver a nota fiscal de compra da guitarra (o dono a havia comprado em N York).
A guitarra tinha um timbre farquíssimo, "fino". Comparei-a mesmo com uma Bertola's Strat (de cedro e tampo de imbúia com capts Sound?Malagoli AlNiCo 50) que construí, e o som era bem mais "encorpado".
MMI
Isso é tão relativo que o próprio Bertola falou da qualidade das Fender da década de 60 e 70. Curioso de 65 a 85 foi a fase da Fender-CBS, notadamente uma fase ruim e de piora da qualidade da Fender,
Cara, isso é muito discutível mesmo.
Eu só tive em mãos uma guitarra Fender "pré-CBS" em toda a minha carreira de luthier, e foi na oficina de outro luthier. Achei muito boa, mas já peguei várias "pós CBS", que eram melhores que essa em timbre. Um amigo meu mesmo tem uma 78 que é um sonho de guitarra, muito superior a qualquer Fender pós 1980.
Abç

Buddy_guitar
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quando comprei minha american standard em 2009 pude constatar o que vc falou. Fui em quase todas as lojas de Curitiba e toquei várias Fender am std. Reparei que existem diferenças entre uma guitarra e outra, mesmo sendo da mesma marca e modelo.

alecrunch
A maioria das pessoas nao curtem as higway one, mas eu sou uma exceção. Tenho uma am std, mas sou fissurado pelas highway. Acho aquele som cru delas muito legal, bem diferente do timbre mais polido das standard.

Quando aos captadores, acho ruins. Da Fender curto só os Texas Special...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Buddy_guitar
Reparei que existem diferenças entre uma guitarra e outra, mesmo sendo da mesma marca e modelo.
Cara, isso é normal. Seria estranho se não houvesse; afinal, estamos falando de um "sistema" no qual entram variantes como material biológico (madeira) em sua confecção.
O que é estranho mesmo é a queda percentual da qualidade dos lotes. Se antes, de 10 havia uma ruim, agora, de 10, 3 são ruins...
Abç

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


renatocaster: É uma inversão de valores do cacete nesse forum

É pq estamos falando de um cacete de valores! hehe

Abs

assacinodeemos
Veterano
# dez/11
· votar


Comparei-a mesmo com uma Bertola's Strat (de cedro e tampo de imbúia com capts Sound?Malagoli AlNiCo 50) que construí, e o som era bem mais "encorpado".
Mas as madeiras são bem diferentes ou não ?
Em minha opinião Strato de alder é muito diferente de strato em cedro....

Concordo que algumas fenderS AM std estão com um som meio magro,mas essas são pouquissimas.

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


assacinodeemos
Mas as madeiras são bem diferentes ou não ?
São, claro.
Abç

Leomju
Veterano
# dez/11
· votar


PESSOAL
Este tópico estava com 30 posts e havia "estacionado"... ae entrei no tópico Oficial de Perguntas... e pedi ao Bertola que desse uma olhada no debate aqui a respeito das Fender e deixasse um post pra galera...
E só agora depois que vi o resultado vou dar minha contribuição sem dar opinião...

Vou somente enumerar o que a maioria falou, ou seja, o que a opinião de consenso da grande maioria aqui:
1. Cada instrumento é individual em sua qualidade, ou seja, de uma mesma marca e modelo, podem haver divergências de qualidade consideráveis, isso devido a madeira, hardware, ano de fabricação, etc...
2. As Fender American Standard, evidentemente não é desenvolvida, nem nunca foi, para o mercado amador... são instrumentos de qualidade comprovada que até são sonho de uma grande maioria de guitarristas ao redor do mundo... (considerando-se que antes dela, vem as Special, as Tradicional e as Highway, todas americanas e mais baratas)...
3. As Fender American standard tem captadores de qualidade, assim como madeiras e demais componentes, justificando-se por isso, via de regra virem acompanhadas de case...
4. as Fender American Standard, não são as guitarras mais tops da Fender, sendo que após elas, temos outras superiores, como as American deluxe, as Signature e as Custom Shop...
5. As Fender American Standard, como tudo na vida podem ser qualificadas de acordo com o padrão de quem compara... logo o guitarrista de possui quatro Custom Shop da Fender e instrumentos acima de U$ 4000.000, podem até afirmar que elas não possuem tanta qualidade!

Pessoal, isso acima não expressam minha opinião, é um resumo do debate que a galera comentou...

Valeu, espero ter ajudado!

Drive30
Veterano
# dez/11
· votar


eu devo ser muito sortudo, pois todas as fender am std que toquei eram ótimas...

renatocaster
Moderador
# dez/11
· votar


MauricioBahia

É pq estamos falando de um cacete de valores! hehe

É! Hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender AM Std Strato (captores de fábrica)