JCM 800 real VS JCM 800 guitar rig (mp3 comparação)

Autor Mensagem
PEMAMETAL
Veterano
# nov/11


Fala moçada,

Eu nunca tinha mexido com vsts, sempre fui um cara mais ligado nas coisas analógicas.
Ha alguns dias eu resolvi testar o guitar rig 5. Montei exatamente o meu set no guitar rig, com as mesmas equalizações do real e fiz uma gravação comparando os dois.
O amp real foi gravado com um sm-57 (ja adianto que nao tenho experiencia alguma com gravação, fiz o melhor que pude mas ainda ta meio precaria a situação)

Real
Guitarra: Gibson Les Paul Custom c/ EMG set
Amp: jcm 800 2203 valvulas 6550, caixa 1960B com falantes g12t-75
boss sd-1

Guitar Rig
GUitarra: mesma
Amp: JUMP
boost: SKREAMER

Digam ae o que acham. depois vou dar a minha opinião

http://www.4shared.com/audio/PPbq_QzH/JCM_800_VS_GUITAR_RIG.html

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


o primeiro é o ral e o segundo é o guitar rig

PEMAMETAL
Veterano
# nov/11 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


guizimm

Sim, hahaha o primeiro é o real e o segundo é o guitar rig, mas a minha intenção não era fazer advinhação, não é para descobrir qual é o real e qual é o guitar rig,

É pra dizer o que acham da comparação, qual acham melhor, se acham muito diferente, ou muito igual etc..

Ja que eu equalizei tudo igualzinho

Arimoxinga
Veterano
# nov/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


PEMAMETAL

cara não percebi diferenças brutais não, para mim foi bem sutil, acho que o primeiro é o Real o seguinte e o Guitar rig.

PS: o primeiro está mais aberto o segundo está com perda nos agudos o que pode ser tbm a placa de som capando sinal de entrada da guitarra.

Peace!!

slash_web
Veterano
# nov/11
· votar


acho que foi mais questão de gravação... o marshall real tá mais ''estourado'' mais gain e presence, enquanto o outro ta mais ''fraquinho'' e opaco.

abraço

danilomagacho
Veterano
# nov/11 · Editado por: danilomagacho
· votar


Existe uma clara diferença na "equalização" geral, fora isto nada digno de nota. Apenas escutando sua gravação eu sinceramente não consigo saber qual é Amp. e qual é VST.

clebergf
Veterano
# nov/11 · Editado por: clebergf
· votar


PEMAMETAL

Nos solos percebo pouca diferença, mas na base o JCM é muito mais cheio, me agrada muito mais o som dele, que pode ser diferença de equalização e não tecnologia...

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


jcm 800 2203

Parabéns pelo amplificador. Um clássico da Marshall Amplification.

léo belintani
Veterano
# nov/11
· votar


PEMAMETAL

To baixando pra ouvir agora, cara to indo pros EUA, e to querendo trazer um Head da marshall, um JCM800, ele aguente tocar metal? ele é muuito pesado? se puder responder agradeço!
Abraços e ja comento seu video

léo belintani
Veterano
# nov/11
· votar


*Pesado em questão de peso ta hahaha de kilos

PEMAMETAL
Veterano
# nov/11
· votar


léo belintani

Cara, ele aguenta tocar metal sim, mas precisa de um boost pra dar mais sustain. O meu head deve pesar quase uns 30 kg, é pesado pra caralho! Amplificador valvulado é pesado mesmo cara, os trafos sao gigantes.

Marverick
Veterano
# nov/11
· votar


Preferi a segunda...

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


PEMAMETAL

GR5 tá sinistro... Só digo isso! :)

O primeiro take tá com o som mais aberto, menos comprimido. Isso me agradou mais que outro. Talvez regulando, ambos possam soar mais parecidos.

Abs

léo belintani
Veterano
# nov/11
· votar


PEMAMETAL

Putz esquece trazer dos Eua então, eu tenho um bugera V22 valvulado e uma PODhd300, tenho mt versatilidade, desde metal ate clean, precisava disto no marshall, to em duvida entre MArshall JVM401h e o JCM800

Paulo Heineken
Veterano
# nov/11
· votar


cara, sinceramente, preferi muito mais o segundo, que pelo que tu falou é do guitar rig.

LipeGuitarrero
Veterano
# nov/11
· votar


Prefiro o segundo, ta mais fechado, com um peso a mais, do jeito que eu gosto.

Sinceramente acho essas comparações um tanto "imprecisas", já que não é todo mundo que tem "as manhas" de microfonar um amp corretamente.

Normalmente o GR te da um som mais na cara, isso não sei explicar o porque, ja que não sou nenhum expert nesse mundo do gravações, mas sempre percebo isso nessas comparações.

Posso não ser um expert na arte de gravação, mas os ouvidos nunca mentem.

Acabei de ver um vídeo do Gustavo Guerra comparando o GR5 com um Mesa Boogie, também preferi o GR5.

Tem outro ponto muito importante: Um som sozinho é uma coisa, como ela vai soar com uma banda, são outros quinhentos.

Numa gravação você consegui maravilhas, agora no ao vivo, duvido que GR5 bata um Mesa Boogie 4x12 la na sua frente.

Tem "poréns e poréns" que devem ser avaliados né.

Nessa gravação em especial, preferi o GR5

PEMAMETAL
Veterano
# nov/11
· votar


Marverick
MauricioBahia
Paulo Heineken
LipeGuitarrero

Vou dar minha opinião aqui.
Bom eu acho o seguinte, comparando as duas gravações eu percebi que com o JCM 800 real na gravação apesar de estar mais porrada e com mais punch nas bases, o som é muito descontrolado, sujo e poluído. Nas palhetadas rápidas durante o solo , fica evidente que o grave embola um pouco e existe uma certa sujeira por trás do som, já o guitar rig simula muito bem o timbre do JCM 800 real e parece que a gravação fica melhor equalizada, o som fica mais comportado, limpo e nitido. Na real parece que eu toco melhor na gravação com o guitar rig do que na com o jcm 800 real, só que na verdade eu toquei igual.

Amp valvulado é muito alto, o som fica descontrolado, em qualquer momento ali se eu parasse de tocar voces iriam ouvir uma tremenda microfonia, ja o guitar rig é tudo silencioso.

Eu sei que eu não tenho experiencia em gravações, talvez por isso o som do amp real tenha ficado um pouco a desejar, não sei se testando varias outras posições e distancias do sm-57 eu conseguiria um resultado melhor, acontece que eu não tenho muito tempo pra ficar achando a posição ideal, testei umas 2 ou 3 posições e gravei o take com a que achei melhor. Já o guitar rig., a facilidade é imensa, nao tem trabalho nenhum, é ligar tocar e gravar.

Minha conclusão é que para gravações o guitar rig tem qualidade de timbre excelente e facilidade fantástica. Para se conseguir um timbre melhor que o do guitar rig com o equipamento real, é necessario gastar muito mais dinheiro, da muito mais trabalho tentando ajustar equalizações e posição de microfone e o resultado pode ser que não seja tão superior assim, tanto é que muitos aqui preferiram o guitar rig.

Bom é isso aí, eu to surpreendido com o resultado, nunca imaginei que iria dizer um negocio desses pois sempre fui a favor de equipamento analógico, mas a tecnologia ta aí, os amps valvulados e equipamentos analógicos que se segurem!

DogMan
Veterano
# nov/11
· votar


Imagino que logo surgirão amps com guitar rig embutido, uma espécie de mix entre guitar rig, pedaleira e amp ss. Parece-me que a linha Mustang da Fender e alguns outros da Line 6 estão indo nesta direção, inclusive o review da Guitar Player sobre os Mustangs foi positivo.

rafael_cpu
Veterano
# nov/11
· votar


PEMAMETAL

Legal o tópico, cara. E mais legal ainda sua postura sincera.
Muitos donos deste seu set diriam que é inigualável, imbatível, e que nunca um equipamento digital chegaria perto etc. Parabéns!

Eu nunca utilizei GR ou coisa que o valha. E fico sempre surpreendido com o som do pessoal que utiliza estes recursos.
Meu lance é ampli + latinhas, mas reconheço a qualidade e evolução destes equipamentos.

No take em questão, preferi o real (o 1º). Mas tenho certeza que com um tempinho a mais em cima da equalização é possível melhorar muito. O mesmo para o JCM, em relação à posição do microfone e outros detalhes.

Abraço.
T+

Paulo Heineken
Veterano
# nov/11
· votar


Eu sei que eu não tenho experiencia em gravações, talvez por isso o som do amp real tenha ficado um pouco a desejar, não sei se testando varias outras posições e distancias do sm-57 eu conseguiria um resultado melhor, acontece que eu não tenho muito tempo pra ficar achando a posição ideal, testei umas 2 ou 3 posições e gravei o take com a que achei melhor. Já o guitar rig., a facilidade é imensa, nao tem trabalho nenhum, é ligar tocar e gravar.


Você Matou a charada..
sinceramente, eu detestei o primeiro take na questão de timbre..espero que não me leve a mal.
mas isso é algo bem particular..detesto qualquer coisa aguda ao extremo.

O mic bom vc já tem, sugiro que continue treinando a microfonar o seu amp que certeza que ele irá superar o som do guitar rig. o posicionamento dele na sala influi muito tb.

Uma boa dica, se me permite, é usar um delay para timbrar. Vc deixa ele com uma repetição só no feedback e uns 2 segundos no time..toca algum acorde e espera sair no monitor..vá fazendo isso até o timbre do monitor se aproximar do timbre real na sala com o minimo possivel de sobras.
qual posicionamento vc usou para microfonar?

grande abraço..e puta equipo hein?

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


PEMAMETAL
Cara vc chegou a conclusão sabida a tempos, que ja debatemos demais por aqui.

Pra nós, hobbistas, gravar com simuladores é Um milhão de vezes mas fácil e comodo, e bem mais tranquilo conseguir bons timbres. Minha luta pra microfonar meus amps valvulados e conseguir passar o timbre "ao vivo" é eterna, e principalmente por nao ter mics, e pres bons!!

E não só hobbistas, muitos estúdios profissionais( dependendo do estilo da musica/guitarra a ser gravada) estão usando simuladores hoje, muitos mesmo!!!

Paulo Heineken
Veterano
# nov/11
· votar


outro lance que tu poderia começar a testar é um condenser pra captar a ambiência..eu que sou leigo no assunto, acho difícil captar uma boa ambiência, porem o resultado compensa muito!

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


PEMAMETAL

E sim, sua gravação com o 57 tem muito a ser melhorada ainda. Acertar a posição do 57, arrumar um condenser pra usar junto, descolar um boa placa de som, ajustar volumes de entrada na placa ( pres embutidos), saber usar o DAW. Isso é o minimo, básico mesmo. Mas mesmo assim a facilidade dos Simuladores é bem grande.

Led Zé
Veterano
# nov/11
· votar


Essa do delay é boa hein?!

Jim Marshall
Veterano
# nov/11
· votar


Paulo Heineken

Essa do delay é boa hein?! (2)

Led Zé
Veterano
# nov/11
· votar


ogner
Você acha que um gravador hd tipo o Zoom Q3 dá mais qualidade/fidelidade de som que um amp com microfonação meia boca?

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


Led Zé

Não sei velho!! hehehehe! É uma boa duvida!! Esse gravadores digitais são bem bons!! São mais para ambiente né!! Mas assim:

Um mic dinamico meia boca, clone do 57 uma placa legal e mais essa gravador da zoom ja faz um estrago. Coloca o 57 no falante e a zoom pra ambiência. Grava usando os 2, cada um numa track e mixa legal, talvez duplicar uma track, dar uma mexida pra aproximar mais do som original, deve ficar legal sim!

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


PEMAMETAL: Já o guitar rig., a facilidade é imensa, nao tem trabalho nenhum, é ligar tocar e gravar.

Por isso que eu até comprei uma capa pro meu Blues Junior... hehe

Abs

tomcykman
Veterano
# nov/11
· votar


PEMAMETAL

só digo uma coisa... preferi o VST. acabou a era dos equipamentos caros, apenas pra tocar ao vivo, ai sim nada substitui um valvulado, mas pra gravar...

alecrunch
Veterano
# nov/11
· votar


PEMAMETAL

Parabéns pelo tópico e a maneira direta de comparação!
O som natural é mais sujo, descoltrolado e tem nuances que o som digital controla.
É fantástico poder ter um som quase similar a um ícone dos amplificadores no seu fone de ouvido.
Torna democrática essa experiência para a maioria absoluta de Hobbistas, como sabiamente citou nosso colega, que não tem tempo ou dinheiro para se dedicar à busca do timbre para tal assunto.
Toco num amp valvulado e quando ligo minha POD fico apavorado com a qualidade que a experiência digital nos proporciona hoje.
Há uma diferença importante, para quem não toca com som tão distorcido, que é a dinâmica. A palhetada e a pegada tem um valor menor no som digital , talvez por uma compressão maior.
Mas certamente a qualidade para gravação com um set digital é excepcional.
Se vc ouvir as master tracks de guitarras gravadas pelos nossos heróis, será possível ouvir claramente todas as imperfeições do som amplificado e microfonado, o que não compromete, no contexto da mixagem com os outros instrumentos, a qualidade final.

Parabéns!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a JCM 800 real VS JCM 800 guitar rig (mp3 comparação)