JCM 800 real VS JCM 800 guitar rig (mp3 comparação)

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL
Entendi... Cara, mas vc ouvindo o JCM pessoalmente e comparando com o que vc ouve do GR, o que vc acha...? Em relação à qualidade (não à praticidade).
É porque a gente ouve a gravação, que nunca é 100% fiel... Mas vc que ouve, o que pensa sobre os 2 ?

Considerando o JCM nota 10, que nota vc daria ao GR?

Lembro do meu Pegasus (JCM800 + Plexi), e achava o som dele bem esfarelado, sem muita definição. E nem de longe soava parecido com o que eu ouvia nos CDs e DVDs de bandas que usavam o JCM.
Mas uma vez eu fiz uma gravaçãozinha com um Zoom H1, e quando joguei pro computador soou bem mais parecido com os tais CDs e DVDs... Mas isso pra mim é enganação, eu quero o amp soando agradável cara-a-cara.

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL

Realmente, e ao vivo o JCM é um puta tapa na orelha né cara, vc usa 4 x 12?
Esses falantes batendo devem ser um tesão...XD


Del-Rei

Então cara, eu entendi o que vc quis dizer mas não podemos comparar o som ao vivo com o som do CD, pois no CD ele já foi tratado e muito.

Depois de gravado com uma equalizada e duplicada de track fica tudo mais encorpado.

Um timbre que eu piro ao vivo é o do Richard Kruspe do Rammstein, eu acho ele o melhor timbre high gain que eu já ouvi.

Del-Rei
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf
Então cara, eu entendi o que vc quis dizer mas não podemos comparar o som ao vivo com o som do CD, pois no CD ele já foi tratado e muito.

Pois é... Hehehehe. O problema é que eu só percebi isso quando comecei a entrar na era dos amps sérios, hehe.

Sobre Rammstein, eu curto muito! Vc já foi a algum show dos caras?

Um aceno de longe!!!

jigo__
Veterano
# jan/12
· votar


da pra perceber a diferença do amp pro GR, não q um seja melhor ou pior, é o lance do amp ter coisas a mais q o GR, simples assim!!!

um lance q eu curto nos digitais é q é sempre mais facil solar com eles do q com o amp, no amp valvulado vc tem q sentar a mão senão realmente não fica legal...


abçs

clebergf
Veterano
# jan/12 · Editado por: clebergf
· votar


Del-Rei

XD...acontece, mas por mais que o timbre nos CDs sejam bons eu não troco por uma caixa estourando o seu tímpano ao vivo... :)


Cara eu fui no show deles em 2010 aqui em Sampa e foi animal, ver fogos e fogo dentro de uma casa fechada foi foda demais...os caras mandam bem demais ao vivo, o apelo áudio-visual deles é fantástico...



jigo__
um lance q eu curto nos digitais é q é sempre mais facil solar com eles do q com o amp, no amp valvulado vc tem q sentar a mão senão realmente não fica legal...

Só que ao mesmo tempo vc acaba perdendo a dinâmica, pois sentando a mão ou palhetando de boa o digital responde praticamente igual....

jigo__
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf
to ligado, mas pra solar é mais "facil" do q nos meus valvulados, é aquela questão de um jeito ou de outro eu enxo a mão (direita) q num tem erro!!!! kkkkkkkk


abçs

joao b.
Veterano
# jan/12
· votar


Marcando pra estudar depois!

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei
Entendi... Cara, mas vc ouvindo o JCM pessoalmente e comparando com o que vc ouve do GR, o que vc acha...? Em relação à qualidade (não à praticidade).É porque a gente ouve a gravação, que nunca é 100% fiel... Mas vc que ouve, o que pensa sobre os 2 ?Considerando o JCM nota 10, que nota vc daria ao GR?

Cara é muito dificil dar nota desse jeito que voce ta pedindo por que pra mim eu uso os dois de maneiras muito diferentes e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens mesmo em relação ao timbre.

Tipo na minha opiniao o JCM real ao vivo tem um puta som porrada voce sente o ar se movendo, mas pra ele poder timbrar legal mesmo, precisa aumentar o master volume, só que aí o volume fica extremamente alto, na verdade qualquer coisa que passe do volume 1 nele já é alto. Agora voce imagina que essa gravaçao que eu fiz o master tava no 7, com o pre no 8 e ainda boost. O negocio tava insano de alto. Sinceramente, ninguem consegue ouvir direito tocando num quartinho pequeno na frente de um amp nesse volume por que machuca o ouvido, é tanto barulho e a guitarra apita insanamente de microfonia. Entao precisa de um espaço grande pra poder tocar, ou isolar o amp como eu fiz. Eu deixei tudo la dentro do quarto e só sai com a minha guitarra e a ponta do cabo do sm-57 (cabos passando por baixo da porta), aí liguei o mic na fast track e fiquei tocando com fone de ouvido e grando no notebook, sí ficou beeeeeeeem legal! Parecia que tava usando algum VST. Mas mesmo assim da pra perceber a agressividade do som e da pra ver que ele nao tem uma equalizacao muito tratada

Já o guitar rig simula tudo isso que eu fiz acima só que ainda com som bonitinho e tratado, mas nao sei, ele soa muito pronto demais, nao tem aquela agressividade aquele som cru. É tipo igual comparar uma banda de baile de casamento com uma banda de garagem.

Mas mesmo assim tem coisas que me desagradam no som do jcm real, os solos ficam mais estridentes, com um ataque muito agudo, mas sei la, talvez seja caracteristicas dos falantes ou a posiçao do mic, vai saber, mas o legal é isso, no real voce tem mil possibilidades, no guitar rig é tudo pronto, artificial. Ja nas bases eu acho que o real da um pau no guitar rig, muito mais punch e agressividade

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei

Voce vendeu teu pegasus? Nao curtiu mesmo o timbre? Porra que merda cara. E o Vox curtiu?

Del-Rei
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL
É, valvulado realmente é complicado. Ainda mais que tu pegou um equipo violento... E são 4x12", né?
Mas beleza, valeu pelas respostas. Queria só saber o que vc acha mesmo.

Cara, o Pegasus eu até curti, mas não era exatamente o que eu queria. O drive dele era muito esfarelado, sem muita definição, sabe? No estúdio onde estou gravando um CD tem um JCM800 combo, de 50W todo original, e o som dele é ABSURDO de foda. Eu curto demais o drive desse amp, e nem precisa ser a saturação toda do Power... A do Pré já é excelente.
Aí, depois que toquei nesse JCM repensei sobre o Pegasus. Acabei vendendo.

Atualmente uso o AC15 mesmo. E me satisfaz, cara. Ele tem um clean lindo e crunch respeitável... Não gosto muito do drive dele, mas de qualquer forma, nem uso.. Fica muito alto. O que eu curto fazer é deixar o amp com um crunch leve, que dá pra conseguir um clean controlando a dinâmica... E o drive, uso do Barber Half-Gainer, que gosto bastante... Estou curtindo muito essa combinação. Mas o foda, é que mesmo o drive vindo do pedal, eu curto MESMO quando o som está alto, que fica bem orgânico, cheio e com graves excelentes.
E estou testando um pedal que comprei novo, o Famulus, da Red Witch... Muito bacana!

Ah, estou pra comprar um par de captadores novos.. Mas ainda não decidi...
:D

Um aceno de longe!!!

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei

Esse combo jcm é o de dois canais ou seria o modelo combo do 2204 mesmo que é o de 1 canal só.
Se for o modelo de 1 canal só entao provavelmente tem o mesmo timbre do meu 2204, que eu curto bastante, agora estranho é o teu pegasus nao ter o timbre parecido com o do JCM original....será que o Pedrone nao fez um bom trabalho no seu? Mas se o combo que voce toca for o de 2 canais, aí é um amp completamente diferente do 2204 e o Pegasus tb nao teria nada a ver com ele

Del-Rei
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL
Cara, não sei exatamente qual o modelo desse combo, mas é 1 canal só.
Inclusive semana passada estava conversando com o dono do amp sobre comprar um desses (usado, no ML), e ele me disse pra fugir dos que têm 2 canais. Segundo ele, o drive é diferente.

Quanto ao trabalho do Pedrone, não sei cara. Não entendo nada de eletrônica, nem teria como avaliar. Mas o que pode ser também, é que o falante que eu comprei foi o Vintage 30... Bem agudo. E o do JCM800 Combo era um outro Celestion, que não lembro o modelo.

O que me deixa com o pé atrás em relação a esse JCM combo é que não tem clean, só mesmo diminuindo o knob... E não tem loop.
Mas o drive é sensacional.

Um aceno de longe!!!

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei

Interessante o a informação sobre o de um canal de ter um drive diferente e ser melhor...
Eu acho que não vale a pena ampli de um canal só sem loop...a não ser que o cara não use nenhum efeito só o reverb do ampli e já era...

Eu ainda não tenho um valvulado, só penso em pegar um daqui um bom tempo se eu sentir necessidade para tocar em algum lugar, mas tenho um puta tesão no JCM800 e no Dual Rectifier...sonho é montar um estúdio com esses dois......XD

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei
Cara, não sei exatamente qual o modelo desse combo, mas é 1 canal só.Inclusive semana passada estava conversando com o dono do amp sobre comprar um desses (usado, no ML), e ele me disse pra fugir dos que têm 2 canais. Segundo ele, o drive é diferente.
Quanto ao trabalho do Pedrone, não sei cara. Não entendo nada de eletrônica, nem teria como avaliar. Mas o que pode ser também, é que o falante que eu comprei foi o Vintage 30... Bem agudo. E o do JCM800 Combo era um outro Celestion, que não lembro o modelo.O que me deixa com o pé atrás em relação a esse JCM combo é que não tem clean, só mesmo diminuindo o knob... E não tem loop. Mas o drive é sensacional.Um aceno de longe!!!

E ae Bixo.

Bom se o amp que voce tocou é o de 1 canal, entao ele é o 4104 (2 falantes)ou o 4010 (1 falante), esses amps são exatamente o mesmo circuito que a versão head 2204 ( 50 watts) só que versão combo. Os falantes que vem no combo (se for realmente original) são os g12t-75, que é o que vem na caixa 1960B da Marshall (que eu uso). Resumindo o timbre desse combo aí deve ser identico ao timbre que eu tiro aqui em casa. E o teu pegasus deveria ter o mesmo timbre que o combo tb, ja que o Pedrone clona o circuito do 2204 pra fazer o Pegasus, agora uma coisa que eu nao sei se pode ter mudado o timbre do teu pegasus, foi que voce pediu ele com 30 watts, aí eu nao sei que alteraçoes ele fez pra ficar com 30 watts e nao 50.

Saca só isso aqui

http://i287.photobucket.com/albums/ll121/LedOwl/JCM800Table-1.png

Del-Rei
Veterano
# jan/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


clebergf
Cara, eu nunca comprovei, quem me falou foi o cara do estúdio... E creio que ele não mentiria... Hehehe. Estou buscando um desse pra mim, hehe.

PEMAMETAL
Saca só isso aqui
http://i287.photobucket.com/albums/ll121/LedOwl/JCM800Table-1.png


cara, isso é fantástico!! Então o do estúdio que eu gravo é o 4010. Vou dar uma buscada!!!!
Será que alterar a potência poderia alterar o timbre...? Isso foi uma das coisas que eu ENCHI o saco do Pedrone, caso alterasse, eu não iria querer. Ele me garantiu que não haveria problemas, mas de qualquer forma, achei que não soou igual ao 4010 (1x12"). Enfim, já relaxei quanto a isso.

Ultimamente tenho olhado alguns modelos no e-Bay e ML: JCM2000 DSL 401 e esse JCM800 Combo de 50W e 1 canal (que agora descobri que é o 4010, hehe).
Vou ficar de olho...
Obrigado, cara!!!

Um aceno de longe!!!

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL

Porra muito bom esse esquema dos amplis...
Grava mais uns sons ae...XD

Del-Rei

E como q vc irá usar os efeitos?
Ou vc não costuma usar?
Pergunto por curiosiadade msm para aprender/conhecer...

Del-Rei
Veterano
# jan/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


clebergf
Cara, tanto os efeitos quanto o clean do JCM são coisas que deixam a desejar.

Mas de qq forma, acho que configurando diretinho, dá pra jogar um delay no input mesmo. Como não uso nada muito exagerado, acho que passa. Complicaria se fosse pra tocar U2, que é recheado em delay.

Quanto ao clean, na verdade uso bem pouco na minha banda, e acho um desperdício porque meu amp tem um clean lindo demais. Quando eu uso clean, é com o drive ativado, mas eu controlo o volume no knob... Então nessa parte não faria tanta difrerença pra mim. Só fico com pena de desperdiçar o clean do Vox, hehe

Um aceno de longe!!!

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei
cara, isso é fantástico!! Então o do estúdio que eu gravo é o 4010. Vou dar uma buscada!!!!Será que alterar a potência poderia alterar o timbre...? Isso foi uma das coisas que eu ENCHI o saco do Pedrone, caso alterasse, eu não iria querer. Ele me garantiu que não haveria problemas, mas de qualquer forma, achei que não soou igual ao 4010 (1x12"). Enfim, já relaxei quanto a isso.Ultimamente tenho olhado alguns modelos no e-Bay e ML: JCM2000 DSL 401 e esse JCM800 Combo de 50W e 1 canal (que agora descobri que é o 4010, hehe).

É cara, pra ter menos potencia, alguma coisa de diferente tem, só nao tenho conhecimento de eletronica para dizer sei se alteraria o timbre. Por que voce nao procura um 2204? Seria mais facil com ralaçao a frete pra mandar pro Brasil, voce ainda tam suas caixas com os v30? Faria um par perfeito

Realmente a lenda diz aque os JCM de 1 canal tem timbre melhor que os de 2 canais, mas tem caras que tiram timbres fantasticos do jcm 800 de 2 canais, o Tom Morelo é um, ele usa o 2205. O foda é que o unico modelo que a Marshall fabrica hoje (reissue) é o 2203,!!! E pra quem gosta, ele tem loop, ao contrario do original dos anos 80 ( o meu nao tem). Todos os outros modelos que voce ve vendendo por aí inclusive combos são da decada de 80



clebergf

Tava brincando hoje e gravei um som do BLS, o solo ficou mal executado e eu sai fora do tempo algumas vezes, mas ja tava tarde, nao dava tempo de gravar mais takes, deixei assim mesmo.

http://www.4shared.com/mp3/ROZp4N7T/BLS_-_Funeral_Bell_2.html

A bt usada foi essa aqui.

http://www.guitarbackingtrack.com/play/black_label_society/funeral_bel l.htm

igor.schecter
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL
Sim eu vi num video antigo que você postou. Muito linda.

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL

Mandou muito bem cara.
Os harmônicos ficaram bacanas a execução não tem o que falar, afinal vc estava tocando sem a intenção de ser algo para postar e mesmo assim foi mto bem executado.

A bt ficou bem baixa, gravou como?
Vc estava ouvindo bem a bt?


Del-Rei

Sempre li isso a respeito do JCM, sobre o Clean dele dever um pouco.
Já o do Vox é lindo mesmo.

Pq vc não compra um pedal de distorção que emula um JCM e taca no Vox?

Silas Hammett
Veterano
# jan/12
· votar


Realmente o JCM Real tem um som mais espalhado,mais vivo,mas fiquei impressionado com oque o GUitar Rig pode dar levando em conta que si acha o programa de graça na net o cara nao vai gastar quase nada pra ter uma sonzera dessa. Vc usou alguma placa de som externa??
Ficou pensando como seria levar um notebook pro estudio e ensaiar com uma banda usando o guitar rig heheheehheh.

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf
A bt ficou bem baixa, gravou como?
Vc estava ouvindo bem a bt?


É ficou baixa mesmo, eu queria dar destaque à guitarra, mas aumentei tanto que não deupra ouvir o resto, na hora de gravar eu acho que tava ouvindo, mas pelo jeito não, já que eu perdi o tempo no final da musica.

Eu gravei isolando o amp dentro do quarto, sai com a guitarra e o cabo do mic pra fora (passando debaixo da porta), liguei o mic na fast track, joguei a bt no reaper. Aí ouvi a bt e a guitarra que eu tocava pelo fone de ouvido que tava na ligado na fast track também, mais pra frente acho que vou fazer um video tocando essa musica, curto ela pra caralho.

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL

Interessante velho.
Mesmo com o fone vc escuta o som do Ampli?
Porra velho, o foda desse ampli é ouvir a porrada dele na orelha...não fica um pouco "broxante" escutando pelo fone?

Faz um vídeo msm..esse som é foda!!!

Del-Rei
Veterano
# jan/12
· votar


PEMAMETAL
Cara, tu sabe o porquê da Marshall ter descontinuado os modelos clássicos de JCM800? O 2203 é impraticável.. 100W.

Quanto ao 2204 até seria interessante, mas atualmente estou fugindo de cabeçotes. E também não tenho mais as caixas do V30. Seria uma despesa a mais. De qualquer forma, se eu não encontrar nenhum combo, tá blz... hehe.

Por acaso vc conhece o JCM2000 DSL 401? Li umas coisas interessantes dele, mas nunca testei nem conheço ninguém que tenha.


clebergf
Pq vc não compra um pedal de distorção que emula um JCM e taca no Vox?

Pois é.. Atualmente estou satisfeito com meus pedais (Famulus da Red Whitch e o Half-Gainer, da Barber). Pra usar pedais, fico com os meus, até porque pedais não vão dar o mesmo som de amps, né! =/

Um aceno de longe!!!

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


Del-Rei
Cara, tu sabe o porquê da Marshall ter descontinuado os modelos clássicos de JCM800? O 2203 é impraticável.. 100W.

Quanto ao 2204 até seria interessante, mas atualmente estou fugindo de cabeçotes. E também não tenho mais as caixas do V30. Seria uma despesa a mais. De qualquer forma, se eu não encontrar nenhum combo, tá blz... hehe.

Por acaso vc conhece o JCM2000 DSL 401? Li umas coisas interessantes dele, mas nunca testei nem conheço ninguém que tenha.


Na verdade todos os modelos de JCM 800 foram descontinuados dando lugar ao JCM 900. Mas a partir de 2000 e pouco voltaram a fabricar o 2203 soh que como Reissue (2203x) tudo que voce ver 2203x eh versao reissue, que eh igual aos JCM 800 do inicio da decada de 80 (vertical inputs e 6 caps daqueles azuis grandes) e com loop, soh os reissue tem loop.

Eu ja toquei uma vez no DSL 401, mas faz tanto tempo que eu nem lembro do som dele, na epoca que eu testei eu nunca tinha tocado num amp all tube, me me lembro de ter gostado do som, mas achei que faltava distorcao (na epoca era soh o que me interessa, muuuuito ganho), tem o tls 601 e 602 tb, mas um cara que tinha um desses me falou que nao gostou do timbre, disse que nao parecia som de valvulado
Dessa serie dos JCM 2000 eu ja ouvi falar muito bem do DSL 50, mas esse tb 'e cabecote. Cara pra mim cabecote eh mais pratico que combo, pois onde eu ensaio com a banda tem uma 4 x 12, entao eu levo soh o cabecote, meus 4 pedais e a guita

PEMAMETAL
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf
Interessante velho.
Mesmo com o fone vc escuta o som do Ampli?
Porra velho, o foda desse ampli é ouvir a porrada dele na orelha...não fica um pouco "broxante" escutando pelo fone?

Faz um vídeo msm..esse som é foda!!!


Eu escuto o som do amp, mas muuuuito abafado, pois eu fiquei do lado de fora do quarto do amp, melhor com o fone, Sim eh legal ouvir a porrada na orelha, mas com o master no 6, machuca o ouvido, eu teria que ter uma sala bem grande para ficar mais confortavel, ou tocar com o master no 1 ou 2, a'i fica melhor, mas mesmo assim tem que tomar cuidado com a microfonia.E tem outro problema, eu to com medo de ficar surdo, fiz audiometria pela empresa outro dia e minha audi'cao nos agudos e graves esta no limite do normal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a JCM 800 real VS JCM 800 guitar rig (mp3 comparação)