Nós, guitarristas, somos preconceituosos com a nova música e outras coisas. Vamos rever isso

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# ago/11 · Editado por: felipelfln


Bom... (mas um tópico meu começando com bom...) O título ja diz tudo. Vejo guitarristas novos, velhos, de todos os tipos com um preconceito gigante com a música nova.
Mas boa parte dos guitarristas, inclusive eu, que escrevi isso analizando meu comportamento guitarristica de um tempo atrás infelizmente nos acostumamos a analizar a música meio roboticamente, observando varias vezes só o aspecto guitarristico.
E cadê o quesito bom de ouvir? O Feeling que a música passa?
Ta aí o problema. Se a música não começar com um riff de guitarra ela ja não é boa, se a guitarra não tiver ali marcando tudo sempre a música não é boa. Se não tiver um solo então... É um lixo. Mas não é assim.

Num tópico sobre o The Edge, guitarrista do U2, tinha uma discussão sobre ele dizer que não gosta de fazer solos. Vários dizendo ''HÉREGE!!! VAI QUEIMAR NOS MÁRMORES DO INFERNO!!!'', mas ninguém lembrou da frase que ele disse e eu NUNCA VOU ESQUECER, nem cansar de repetir. Ele disse tipo ''Eu sou apenas mais um elemento da música, nada alem disso. Tenho só que cumprir meu papel.''
É como na bandeira do Brasil, ta escrito Ordem e Progresso. Temos que entender essa frase. Diz algo como: Tudo em ordem, cada um faz o seu dever e aí teremos o progresso. É o lema do positivismo (eu acho).

Aí, com a morte da Amy Winehouse eu voltei a escutar ela. Varios guitarristas nem conhecem o trabalho dela, mas a música dela, pra mim, resume o que o The Edge disse. La, mesmo tendo um foco na voz dela, cada um faz o seu papel. E tudo está em harmonia, é legal de ouvir e tal... E se vc for ver, não é tão simples, tem acordes complicados, um monte de coisas.
O RHCP confirma mais ainda a frase do Edge

Mas, indo agora ao foco, que é o pop. Muitos guitarristas nem tem interesse em escutar tudo que seja de depois dos anos 90. Porque a música mudou, o foco mudou, cada vez menos se importando com solos, que é o que os guitarristas tanto gostam e explorando outros horizontes, a eletronica...



Essa música eu acho super legal, tem um solinho de guitarra la...

Tem o Incubus



Foo Fighters



Fora vários daquelas outras músicas de pessoas como a Lady Gaga, Black Eyed Peas e outros onde é quase tudo eletronico que vc só ve que é mais quando passa elas pra guitarra.
Fiz isso com aquela música do Black Eyed Peas - Don't Stop The Party



Fica legal, tentem fazer...

E vários outros novos, como a Kate Perry, Bruno Mars e outros são tão complexos quanto qualquer música do AC/DC, que na verdade são bastante simples. Ou pelo menos parecem bastante simples.

Tem a Adele



Essa da Adele é bem legal tbm.

Mais legal ainda, só que agora com Riffs e Solos (eeee, finalmente. hehhe) tem o que chamaram da ''A Nova Safra do Blues'' em um tópico.

John Mayer - Vultures



Essa é bem legal, uma das minhas músicas preferidas. Assim como Quase todas do John Mayer Trio.

Tem o Bonamassa, que toca um blues mais normal, sem puxar muito pro pop.

Tem o Jonny Lang



Esse é bom tambem, não são muitos que conhecem. Ele faz desde um blues mais como o Bonamassa até uns mais pop.

Esquecemos tambem, boa parte do que vem daqui do brasil msm. a MPB principalmente, tem bastante coisa legal. Procurem la no iutubi ou assistam na TV msm - Gremio Recreativo da MTV e Na Brasa da MTV. No Na Brasa o China (apresentador) vai mostrando uns caras novos do brasil.

Tenho certeza de que pouca gente desse fórum de guitarra não ouve MPB. Por que? Por causa da maldita analize apenas guitarristica que eu citei no começo do tópico. Tem bastante coisa legal do Gilberto Gil, esses caras conhecidos e antigos, até os mais novos, Maria Gadú, Vanessa da Mata. Nenhum desses tem solos, riffs e essas coisas, mas aguitarra sempre ta la. E é bom ampliar os horizontes. Tem muita ideias legais que da pra pegar desses estilos, dos estilos do nordeste tipo baião.

Bom, vou parar por aqui, senão fico até amanhã postando músicas novas e legais...

Não me levem a mal. Não to generalizando. Tá, talvez um pouco... Mas não quis dizer que TODOS os guitarristas são assim, mas boa parte é.

Postem mais músicas novas, deconhecidas, brasileiras e tudo que puderem pra que nós ampliemos (ta certo isso? Ampliemos...) nossos horizontes e deixemos de ser preconceituosos ou ignorantes (no sentido de não conhecer, de novo, não me levem a mal...) em relação a esse tão vasto universo que é a música.


POR FAVOR VEJAM OS VÍDEOS QUE EU POSTEI.

guizimm
Veterano
# ago/11 · Editado por: guizimm
· votar


eu n tenho preconceito nenhum,eu soh n gosto desse som fabricado da musica pop

edit. first

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


so vc que tem preconceito... ate pq black label society eh uma banda nova..

avenged sevenfold

e por ai vai se for ficar citando tudo

GuiMolusco
Veterano
# ago/11 · Editado por: GuiMolusco
· votar


os pops d hj td be, são interessantes (alguns, logico)
agr eu ja naum consigo ouvir musica eletronica, d maneira alguma. ainda mais se presto atenção na letra

Ticoulat
Veterano
# ago/11
· votar


Black Label Society eh de 1998

GuiMolusco
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

existe tbm a questão tbm, d q riffs d guitarra, solos, são ligados diretamente ao rock
portanto imagino q a boa parte dos guitarristas gostam d rock, e num estão afim d ficar ouvindo pop

GuiMolusco
Veterano
# ago/11
· votar


Ticoulat

mas ainda estão com tda a força, estão em turne e pa
pra mim ainda é uma banda nova

Stalingrado
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
Eu não sou assim. Ouço música de todo jeito. Se me agradar, independente de ser pop lixo, música fabricada ou qualquer rótulo desse tipo, ótimo, vou ouvir quando eu quiser, o gosto é meu mesmo!

Escuto Coldplay, Muse, Radiohead, Porcupine Tree, Zeca Pagodinho, Zeca Baleiro, Zé Ramalho, Angra, Slipknot, Lenine, entre muitas outras coisas... Acho que essa variação só tem a me acrescentar.

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


Ticoulat


12 anos a banda eh consideravelmente nova

Avenged sevenfold e de 99 e muitos consideram nova

pq o BLS n eh novo entao ?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Pelo menos os que frequentam o fórum de guitarra, isso é verdade:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/258281/

Não necessariamente com a nova música, mas preconceituosos com outro fator.

El_DoradoUK
Veterano
# ago/11
· votar


Parem pra ouvir o solo na música: California King Bed - Rihanna.
Eu o fiz quando estava no intervalo da escola e uma menina ouvia a música, eu estava prestando atenção, quando entrou eu fiquei com a maior cara de "WTF?"
Tocar qualquer estilo exige do musico, uns menos e outros mais. Vi um video na TV da banda do irmão da Sandy, os caras com guitarra e violino fazendo uma pegada mais eletrônica, que nem o Linkin Park que tem um DJ, achei bem criativo.
São coisas cotidianas que mudam seus conceitos. E essa frase que eu nunca vou esquecer: "Você diz que aquele cara é lixo, não presta e é um otário, mas diferente de você, ele ta ganhando dinheiro com a música dele. E outra, você fala mal do cara, você ta perdendo a oportunidade de um dia por acaso, tocar com eles.

torresmo vermelho
Veterano
# ago/11
· votar


Bom cara, mas o que vc postou aí, na sua maioria não possui essa qualidade. Muito pop fabricado como foi dito. O problema do brasileiro é procurar primeiro a música lá fora e depois conhecer aqui, é sonhar viajar pra NYC e depois ir pra Fortaleza... Mas é aquele negócio, eles tem o poder econômico, é a música dos filmes, séries, mtv, etc...

Eu demorei bom tempo, mas a riqueza musical que a gente tem por aqui, desde antes até agora é difícil encontrar paralelo em algum lugar, e vamos bem além da Bossa e do Samba, que por si só são riquíssimos. Ninguém tem que gostar de MPB, Choro ou Baião, mas para quem é músico principalmente, ganha muito se conhecer pelo menos. Até porque, todos os elementos nacionais se fundem a elementos internacionais, como é a característica da nossa música, tem espaço pro blues e jazz americanos, o rock e heavy metal britânicos, e temos mais coisa nova saindo por aí...

Agora quanto ao preconceito com o novo isso depende de com quem vc conversar, tem quem é assim mesmo, cabeça fechada para o que surge de novo e o bom é só a década de setenta e tal. Mas criticar muita coisa de plástico que sai por aí não quer dizer que seja preconceito. Ainda mais quando vc conhece tanta coisa boa que está engavetada na memória popular e é bem mais interessante que o que muito jovem idolatra hoje.

Tem muita coisa que pega o queijo, muda de lado e fala que inovou. Mas coisas boas novas sempre aparecem, na década de 90 tivemos o retorno das bandas de garagem coom uma roupagem bacana, tivemos o grunge, tivemos aquele movimento progressivo na escandinávia, tivemos bandas inovadoras no metal q ganharam relevância nos anos 2000 como Pain Of Salvation e Opeth, ou seja, coisas novas boas estão sempre por aí, mas nem sempre é o que está em evidência nas rádios (jabá) e televisão, como Coldplay, Amy Winehouse...

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


Todo preconceito com a música é ignorância.

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


El_DoradoUK

Parem pra ouvir o solo na música: California King Bed - Rihanna.

Nuno Bettencourt facts. Ter um guitar hero tocando na sua banda tem lá suas vantagens, hehehe

vitor_antunes
Veterano
# ago/11
· votar


Mas, indo agora ao foco, que é o pop. Muitos guitarristas nem tem interesse em escutar tudo que seja de depois dos anos 90. Porque a música mudou, o foco mudou, cada vez menos se importando com solos
isso é verdade, hj não se toca mais solos a tecnica ja deixa de ser importante, mas isso não é de hoje o nirvana ja era assim, eu sempre tive a mente aberta pra musica eu gosto do nirvana, mas o kurt mesmo disse q não é o tipo de banda q faz solos fritados, isso mudou por completa a musica, agora poucos guitarristas(do mainstream) se importam com solos, e fritação q nem o van halen fazia...

eu realmente não curto essas musicas, q usam pouco a guitarra, dificilmente eu gosto elas, mas eu ouço e escuto antes de julgar, mas tem musica nova q eu gosto, eu gosto de foo fighters.

pegue as guitarras de hj e compara comas de antigamente, e essa onda de novos guitarristas começou com o nirvana, não estou dizendo q é ruim, simplesmente: diferente

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


Eu gosto de Pop, curto Michael Jackson, Madonna e até alguma coisa mais recente. Porém não é o tipo de música que eu goste de comprar Cd's e ficar tocando, Pois convenhamos, salvo raras exceções, há uma grande falta de técnica e originalidade do Pop, ainda mais com as batidas eletrônicas desses pseudo músicos embrenhando-se cada vez mais na música global.

Outro dia estava Ouvindo Laddy Gagga, pq não gosto de discutir qualquer assunto sem conhecê-lo previamente. E querem saber? O som dela é bom, afinado e criativo. Longe de ser algo genial para fazer o sucesso que faz, mas não me agride como um Funk Carioca por exemplo.

Meu único preconceito é com o tal "Funk Carioca", Pelo simples motivo disso ser uma baixaria gravada. Na minha opinião o nível de intelecto de uma pessoa deve ser realmente muito baixo para chamar aquilo de música.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


Todo preconceito com a música é ignorância.
Paul.Gilbert
Lady Gaga tem umas músicas realmente muito massa! Sério.

Meu único preconceito é com o tal "Funk Carioca", Pelo simples motivo disso ser uma baixaria gravada. Na minha opinião o nível de intelecto de uma pessoa deve ser realmente muito baixo para chamar aquilo de música.
Ouça um pouco de Mc Catra!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


guizimm

eu n tenho preconceito nenhum,eu soh n gosto desse som fabricado da musica pop

Só não generalize. Nem todo pop é fabricado.

Vingança Troll

Ah, cara. Acho que vc entendeu o que eu quis dizer. Não vou ficar te explicando.

GuiMolusco

Isso depende. Tinha um CDzinho do Sirena em casa. Só musica eletronica bem legal. Só tem que separar a eletronica que faz sucesso da que não faz. E a que não faz é muito boa. Ouve a rádios de eletrônica do iTunes. Sobre o que vc falou dos riffs estarem ligados ao rock. Tem essa coisa de guitarrista só ouvir rock e guitar jazz. Quero dizer, boa parte.

Stalingrado

Sim, sem problema. Por isso eu disse no fim do tópico
Não me levem a mal. Não to generalizando. Tá, talvez um pouco... Mas não quis dizer que TODOS os guitarristas são assim, mas boa parte é.

Die Kunst der Fuge

Legal esse tópico.

torresmo vermelho

Sim, concordo com o que vc disse.

vitor_antunes

É.

Gente, tem o fator tbm da falta de conhecimento. Tem gente que quando ouve música nova ve logo na cabeça RESTART e Justin Bieber. Lembrem-se que não é só isso.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Mas nós, guitarristas, infelizmente nos acostumamos a analizar a música meio roboticamente, observando quase sempre só o aspecto guitarristico.

Eu tb toco guitarra e sinceramente não acho q me incluo nisso aí.... observo a música toda, desde a gravação até a masterização

O RHCP confirma mais ainda a frase do Edge

Aí eu concordo, RHCP é a prova viva que num precisa ser fritador e tocar um trilhão de notas por compasso passando por 5 campos harmônicos pra conseguir ser foda! red hot é foda com o simples!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert

Verdade. Funk não é musica, é um monte de put*ria que um moleque escreveu num papel na aula de portugues que ele não tava prestando atenção e gravou com um outro fazendo dinguindim no fundo... Mas eu mesmo ouço funk as vezes. Pra rir, tipo, é muito ridículo... Ouve la: Agora Me Chama De Palhacinho. DE VEZ EM QUANDO tem uns mais elaborados, mas, como em varios estilos, a pior parte é a que faz mais sucesso.

Lembrem tbm que o ROCK de 80 ja foi chamado de pop... O Guns n Roses, Bon Jovi, era como o pop que alguns tanto criticam hoje...

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo

É, sim.... Lembra, não to generalizando... Não me leve a mal.
E realmente RHCP é muito bom.

Alguem sabe me dizer se o Frusciante saiu do Red Hot? Ou ele ta fazendo tipo paralelo com a carreira solo e RHCP?

salton
Veterano
# ago/11
· votar


Tópico bem interessante, embora tenha afirmações um tanto contundentes... dizer que 99% do fórum de guitarra não ouve MPB é meio que menosprezar a riqueza cultural e o conhecimento musical dos nossos caros colegas hehehe... lembrando que a música brasileira produz sons de todos os estilos e sempre esteve em sintonia com o que acontece lá fora, se é 'mainstream' ou não aí são outros 500...

Eu acho também que 'preconceito' é uma palavra que está na moda, e acho que o guitarrista que carrega este tipo de preconceito necessita de amadurecimento urgente... Não adianta tentar desvalorizar estilos que fazem sucesso, são bem produzidos e usam a guitarra de maneira inteligente, sem exageros. O instrumento, seja ele, guitarra, baixo, marimba, glockenspiel, flugel, está a serviço da música, e não o contrário...

Aí vai um hardão da Vanusa pra vocês hehehe...



Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Lembrem tbm que o ROCK de 80 ja foi chamado de pop... O Guns n Roses, Bon Jovi

'it's my life, it's now or never....I ain't gonna live forever' = isso é mto pop até hj!! kkk

torresmo vermelho
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert

Paul Gilbert me lembra Hard Rock farofa, me lembra década de 80, me lembra letras fracas e sem criatividade, melosas e claro, muita coisa sobre baixaria e sexualidade, no caso do Mr Big nem tanto, já que eles chegaram meio tarde para a festa.

Eu entendo o preconceito com o funk carioca, mas é estranho que as pessoas critiquem o funk por coisas contidas nas próprias músicas que escutam.

Pode-se criticar o funk carioca pela baixa qualidade técnica, falta de qualidade e complexidade em harmonia e melodia, ritmo repetitivo, etc... mas é aquela coisa, é uma manifestação cultural de periferia a priori, claro que explorada comercialmente depois e quando convém, mas normalmente é feita por pessoas sem acesso a chamada "boa música", então é 'pobre' musicalmente, assim como seria o Punk, outra manifestação semelhante.

Jg Destroyer
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo
Essa música do Bon Jovi é do álbum Crush, do ano 2000....

Andras
Veterano
# ago/11
· votar


Não consigo deixar de ter preconceito contra bandas, que se dizem, de rock e que não tem um riff em 100 músicas. Veja bem, me refiro a riffs, não falo nem em riffs descentes.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

ouvi dizer que o frusciante ia sair, não sei q q ta rolando pq não acompanho mto o red hot moderno..... oq eu mais ouço deles é o cd q tem a música aeroplane (das antigas) , californication e o que tem zephyr song, by the way etc.... esses 3 albums são mto bons

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Jg Destroyer

Sim, e é mto pop até hj.. sempre foi

torresmo vermelho
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Ele já saiu tem dois anos. O Red hot já finalizou a gravação do novo álbum com o novo guitarrista até...

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


torresmo vermelho

quem é o novo do red hot?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nós, guitarristas, somos preconceituosos com a nova música e outras coisas. Vamos rever isso