Nós, guitarristas, somos preconceituosos com a nova música e outras coisas. Vamos rever isso

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

Cara, vc ja sequer parou pra tentar entender a beleza da MPB? Não do Axé nem do sertanejo universitário, do Samba, da MPB. Faz isso. Vai tocar uma bossa nova e ver como é legal. E não mata nem cai a mão.

Gente, escutem essa música. São 5 tempos, não 4 ou 3.

Dave Brubeck - Take 5



E é enrolado de tocar isso na guitarra... Tem Tab. É bem legal. Mas é totalmente contrario ao novo. hehehe. Mas é outro estilo... Tentem aí. Tem tab no Ultimate-Guitar.

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


wooooow! 5 paginas em um dia! E no Sábado!

Jinkxs
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Como assim sonoridade moderna? O que é sonoridade moderna?

Sonoridade moderna, no meu caso, são os estilos como Techno, Trance, Hip Hop, Nu Metal, entre outros, que, ou são novos, ou são variações recentes de estilos anteriores, ou utilizam mais de tecnologia e/ou eletrônica (samplers, pickups, synths, etc....) do que instrumentos tradicionais (baixo, teclado, guitarra, bateria, sax, etc...).

Na verdade é difícil de classificar, pois quando rotulamos um estilo apenas estamos usando uma forma mais palatável de explicar as coisas, seja pros outros ou para nós mesmos. A música, na verdade está acima disso.

Anyway, lembro que, pra mim, tudo que foi lançado dos anos 90 pra cá é novo, e que não existe definição correta para "Sonoridade Moderna".... cada um tem a sua. A minha, tentei passar ai em cima, apesar de ser muito complicado pra traduzir em palavras, portanto, não leve a ferro e fogo.

Voce mencionou o Zappa. Pra mim um gênio. A maioria ou detesta ou não entende..... eu gosto de muita coisa dele, odeio outras. O cara tem uma das obras mais extensas que um músico já produziu. Atirou pra tudo quanto é lado.... tocou rock, punk, blues, jazz, fusion, erudito, etc... etc... foi um crítico mordaz da sociedade americana e do "American Way of Life". Além de tudo isso foi um grande compositor e exelente guitarrista. Tem muita coisa boa dele no y2b. Recomendo!!!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Jinkxs

É, Zappa era locão. Tem uma música dele do Hot Rats que não lembro dop nome agora... Era bem legal. Começava com um violino. Tem as mais lentas dele, tipo a Lucille e Outside now.
A Why Does It Hurt When I Pee é beem legal, mais rock. Pra quem não sabe, Steve Vai entrou na música msm começando a tocar com ele. Bem legal ver os Vídeos Steve Vai mais Zappa.

linhares80
Veterano
# ago/11
· votar


Isso aqui vai virar uma novela. -_-'

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


linhares80

Talvez...

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


felipelfln

Cara, vc ja sequer parou pra tentar entender a beleza da MPB? Não do Axé nem do sertanejo universitário, do Samba, da MPB. Faz isso. Vai tocar uma bossa nova e ver como é legal. E não mata nem cai a mão.

Sim já parei pra isso e não gostei! Beleza e legal são adjetivos que denotam particularidades, então o que é pra alguns, não o são para outros

Aliás, não me considero um músico Bom Brill, sigo apenas a minha personalidade. Conhecer e "tocar" vários estilos pode ser bom sim, mas não é regra, isso que muitos confundem hoje em dia, achar que pra ser bom músico tem que tocar de tudo, se o cara não quer ser "pau pra toda obra" não tem necessidade de tocar de tudo se não quiser.

Hendrix, como muitos outros considerados por muitos como semi deuses, não tocava Samba, MPB, Tango, Puá Puá, Calantolingo, Blues da rua cinco com a rua sete num bairro de New Orleans, etc

Jimi Paige não estudou Samba raiz no Souza Lima e foi e é o guitarrista que muitos de nós conhecemos por sua arte!

Abraços

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

Vc não seria incompleto. Nem tava tratando disso. To falando de ser legal de tocar msm. Fazer uma basezinha clean leve com um poquinho de reverb e um chorus, largar o dedo da palheta um pouco. É legal. Conhecer acordes além dos Power Chords e as funções dele. Isso eu realmente quero aprender. Acho que é Harmonia Funcional o nome. Bem interessante. É legal. Muda. Pega um CD do Tom Jobim e toca junto... Nem que seu estilo seja Pantera.

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar
Esses músicos que você citou são lembrados pelo que fizeram,e não pelo que sabiam ou eram.
Tem muito músico bom,de extrema qualidade,tocando em bandinhas com arranjos simples,melodias apelativas,e letras babantes,eles não tocam por que gostam,mais sim por que precisam e é o que da dinheiro.
Muita gente aqui crucifica o Chimbinha,mais quero ver terem metade do swing que ele tem,a munheca que ele tem,ai você vem e me fala que é um louco da guitarra,que não toca nada,mais vai fazer o que ele faz.Cada um na sua praia não?
Flw,fica com Deus!

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


Algo que não curto nem um pouco é power chord,não sinto que esses tipos de base exija algo de mim,escuto e gosto de tocar coisas como Leonardo Gonçalves,Hosanna Music,Paul jackson Jr.,entre vários outros estilos.
O que tem por ai é muita gente que nem sequer conhece(gosto é gosto isso varia muito)outros estilos além do que eles gostam.
Aqui em Pernambuco tem muita gente que toca em banda de axé,swingueira,brega, que so toca por profissao,por que precisam do dinheiro,e esses mesmos músicos são altamente qualificados pra tocar desde rock,até fusion,jazz facilmente(conheço no minimo umas 12 pessoas assim),a vida de músico não é facil,se quiser viver disso,vai muito além de tocar dentro do quarto semis e mais semis fusas.
Flw,fiquem com Deus!

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


felipelfln

basezinha clean leve com um poquinho de reverb e um chorus, largar o dedo da palheta um pouco. É legal. Conhecer acordes além dos Power Chords

Cara, só não posto aqui pra não ser copiado heheheheh, mas na música que estou fazendo tem tudo isso e mais coisas claro! A música terá em torno de 15 minutos é Power/Heavy Metal!

Não digo você, mas muitos também confundem isso: Base Clean, acordes "fora do power chords", dedilhar uma passagem e tal como algo exclusivo de tal gênero musical assim como Power Chord como exclusivo de outros gêneros.

Abraços


Dibilo

Concordo sim com o que você disse, tem muitos que tem criatividade e "poder musical" muito além do que mostram em seus trabalhos, e certamente a maioria é por questões financeiras, porém, penso o seguinte:

Não é o que sabemos que nos define e sim o que fazemos com o que sabemos!

Chimbinha pode ser muito bom e acho que é mesmo, acho que até melhor do que eu hehehe, seu "swing" pode ser perfeito mas pra mim não serve de nada, pois não é a minha praia, assim como minha pegada na guitarra não serve de nada pra ele. Apenas estilos diferentes e todos musicais (nesse caso hehehe)

Comparações?! Acho injusto, porque sempre em primeira mão está a questão do gosto!

Preconceito existe sim, se eu falar que tal cara não toca nada só porque não gosto é preconceito. Agora admitir que tal cara toca bem mas não gosto do estilo e por isso pra mim não tem importância nenhuma, não é preconceito, é opnião seguida de uma atitude e acima de tudo com respeito, pois cada um na sua praia não?!


Abraços

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Dibilo

Fora que ele deve ter mó medo da Joelma. Sério, eu tenho medo da Joelma...

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

Legal. Posta aí seu projeto. É que power chords não se ve tanto no clean, até porque não tem graça nenhuma. E um C7M ia soar estranho com uma dist from hell, ou nem teria o mesmo efeito...
Só não deixa sua música cansativa. Ouve 2112 e Hemipheres do Rush. As duas tem 20 min cada.

Dibilo

Meu professor diz isso, de ser versátil, de ter tudo a mão. Ele deve saber bem, vive de música. É guitarrista da Royal Flush ele...

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Não vamos nos esquecer que o objetivo principal da música, pelo menos o objetivo inicial de sua criação, é a arte, o som desejado e a apreciação do mesmo. Isso tudo independente da complexidade adornada ou até mesmo sua simplicidade!

Power Chord e Acordes "mais complexos": Nenhum é melhor do que o outro! São apenas ferramentas para se obter o som desejado e a apreciação depende do gosto "pessoal" de cada um!

Um acorde pode ser melhor do que o outro na concepção que o músico que ter em sua criação e não melhor como comparando a existência de um com o outro!

Abraços

GuiMolusco
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

sensato!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

Não é que existem acordes melhores, é que tem alguns que cumprem melhor uma função do que um Power Chord e vice-versa.

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


felipelfln

Eu usei tanto power Chords como acordes Maiores, menores, com sétima, e tambem diminuto, no formato clean. Dependendo da batida e da colocação do power chord no contexto "estético" ele pode soar muito bem na música, claro, levando em conta o gosto de cada um e a proposta musical que se quer passar

Por enquanto não vou postar não, assim que eu terminar vou registrar a música, já que estou fazendo ela de forma completa com todos os instrumentos, daí sim eu posto aqui, mas posto com a gravação da minha banda

Abraços

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

Sim. Mas OUVE Hemispheres e 2112. E The Trees.

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Não é que existem acordes melhores, é que tem alguns que cumprem melhor uma função do que um Power Chord e vice-versa.

Exatamente! É o que eu disse só que com menos palavras hehehe

Vou ouvir essas músicas sim. Valeu

Abraços

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


up

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Quer manter a média de 5 páginas por dia?!
hehehehehe

Abraços

JEFF_SAN
Veterano
# ago/11 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Que acham desse som?



felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

hehe. Por que não?

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
Realmente,cada um na sua praia,so tava falando mesmo por que tem gente que insiste em negar o talento dos outros.
Talento é talento independente de gosto,e acho que isso devia ser reconhecido :).
Flw, fica com Deus

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


upi

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nós, guitarristas, somos preconceituosos com a nova música e outras coisas. Vamos rever isso