Sobre usar 2 guitarras em um show

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# mai/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


A/B box? Só se for true bypass :P

Desculpe, não resisti...

Fora isso você pode:
- Colocar o amp em espera / "stand by" (valvulados geralmente tem essa opção).

- Simplesmente desligar o amp, trocar a guita, e ligar novamente. Melhor do que zerar o volume pois no calor da batalha você pode não prestar atenção onde exatamente estava o volume e lá se vai a sua regulagem...

Acabei de me dar conta que não acrescentei nada de muito novo ao tópico...mas enfim, fica como reforço do que já foi dito!

fabioche
Veterano
# mai/11
· votar


putz, tem essa história de true by pass no A/B Box tb né...
acho q no meu caso, ficarei mesmo no stand by do ampli mesmo...rs

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


Pepe Le P
Não tem problema ficar ligando e desligando o amp?
No meu caso, é um frontman 212r

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
Eu tenho um De Luxe 112 e só desligo ou ligo com o volume zerado, pois ele faz ruído - baixo, mas faz.

Em compensação, tenho também um Laney TFX2 que eu ligo e desligo sem mexer no volume. Vai entender...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt: No meu caso, é um frontman 212r

Você usa os dois canais do ampli? Se o amplificador tiver controles de volume independentes para cada canal, você pode zerar o volume do canal que não está usando. Na hora de trocar de guitarra, você aperta o botãozinho do painel para colocar no canal que está mudo, troca a guitarra depois volta para o canal normal.

Luciano SJ
Veterano
# mai/11
· votar


Sejmos práticos:

use uma A/B box, simples assim.

Eu uso duas guitas e é perfeito, super profissional, sem drama.

boa sorte.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


Luciano SJ
Ele não tá querendo gastar.

joaormrt
Como tá todo mundo falando de A/B Box, dá uma olhada aqui, parece ser bem fácil de fazer.

http://www.tonepad.com/project.asp?id=56

http://handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7 2:aby-box&catid=13:pedais&Itemid=44

clebergf
Veterano
# mai/11
· votar


Você tem pedal de volume?
Se tiver é só zerar o volume nele.

Pepe Le P
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
Se você não fica trocando muito de guitarra durante o show não vejo problemas. vai lá, desliga o amp, pluga a outra guita nele, e liga denovo (eu geralmente ligo com o volume da guita zerado).

Combine com o seu vocalista dele bater um papo com a platéia enquanto você troca de guitarra.

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


Não tem problema ficar ligando e desligando o amp?


Não.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Eu já fui ver uma banda argentina cover do Pink Floyd no HSBC Brasil em que o guitarrista trocava de guitarra neste esquema de desliga ampli e troca de guitarra.

marcosshrp
Veterano
# mai/11
· votar


vc usa pedais ou pedaleira?!

Se for pedaleira coloca ela em mute
e se for pedais vc desliga pelo afinador.

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Se não está querendo gastar, é muito simples resolver.

Vá até o ampli, observe aonde está marcado o "volume master" e zere ele. Troque de guitarra e volte a posição que estava. Dependendo das guitarras envolvidas pode ser que exista alguma diferença de volume entre elas. Marque esta diferença antes de tocar, na passagem de som. Isso pode ser necessário mesmo usando um A/B Box.

lugaque
Veterano
# mai/11 · Editado por: lugaque
· votar


Cara, se você tiver um pedal afinador com a Função "mute", quando pisar no pedal ele vai interromper o som, aí você aproveita e repassa a afinação da guitarra que vai utilizar. Uso bastante esse mecanismo, embora um pouco caro (planet waves, Korg pitchblack, Boss TU-2, etc.), eles são extremamente úteis no palco por sua fácil visualização e a opção "mute".

Obs: o A/B box é um ótimo sistema, mas se você ainda não tiver um pedal afinador pega algum desses que citei (ou outro com a função "mute") que você "matará dois coelhos com uma cajadada só" ( afinação e silêncio na hora de trocar de guitarra). Abraço.

Overdriver
Veterano
# mai/11
· votar


Quando toco em shows mais importantes, onde os detalhes fazem a diferença eu costumo levar duas ou três guitarras. Mas acho que ficar trocando muito é complicado se vc não tiver um roadie só pra isso. Aconselho vc casar as trocas com as músicas do repertório. Eu plugo um cabo em cada uma, aí só desplugo do MasterSwitch da minha pedaleira, pego a outra guitarra e a plugo, assim não causa ruído nenhum, tudo no maior silêncio e rapidez.

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


Overdriver
Nossa, falando sério, não acredito que não pensei nisso....
agora que fui me dar por conta que minha guitarra vai plugada no pedal e não no amplificador.....

Então se eu desligar o pedal, tirar o cabo, botar o cabo da outra guitarra, não vai fazer mal?

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
É até bom você usar 2 guitarras quando vai fazer shows, vai que uma quebra ou de algum outro problema.

Acho que desligar o amp e plugar outra guitarra é o de menos. Vê aí os pedais e acessórios que a galera falou.

Mas sempe tenha uma guitarra reserva nos seus shows.

Rafa-Ban
Veterano
# mai/11
· votar


esse tópico veio bem a calhar eu tenho uma dúvida a acrescentar,no meu caso eu estou pensando em usar 3 guitarras em apresentações,por questões de afinação e sonoridade,nessa caso exite um a/b box que permite usar 3 instrumentos(no caso um a/b/c box?)

Overdriver
Veterano
# mai/11
· votar


Então se eu desligar o pedal, tirar o cabo, botar o cabo da outra guitarra, não vai fazer mal?
Mal nenhum, pode fazer tranquilo.

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


Se estiver tocando num valvulado, basta o Stand By ali que é o maior quebra galhos. Senão, A/B box.


Já que vai usar duas, recomendo ai pra você deixar a Stratocaster afinada em meio tom abaixo. Não sei se é 'pinóia' minha, mas aquele Ré sustenido que aparece ali na 6ª corda é impagável tocado no captador do braço de uma Strato e usado com moderação na parte harmônica principalmente hehe. Eita sonzinho lindo.

Minha strato está sempre afinada meio tom abaixo.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Rafa-Ban: nessa caso exite um a/b box que permite usar 3 instrumentos(no caso um a/b/c box?)

Lembro que tem um mini-mixer da Black Snake que faz mais ou menos esta função e ainda tem controles de volume independentes para cada "canal".

Das Pedras
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt

Cara, se vc usar pedaleira ou pedal de afinação, tire o volume dele antes claro, bota na afinação que vai cortar o som no ampl dai vc troca as guitarras!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre usar 2 guitarras em um show