Sobre usar 2 guitarras em um show

Autor Mensagem
joaormrt
Veterano
# mai/11


Seguinte....vou começar a usar 2 guitarras por show agora...uma LP e uma strato....porém fiquei na dúvida sobre ficar trocando de guitarras, principalmente em relação ao amp....devo sempre desligar o amp, trocar o cabo, e ligar denovo? Ficar ligando e desligando pode causar algum dano? Ou somente troco o cabo...

Alguém que usa 2 guitarras em shows me diga como faz por favor, abraço.

Maximun-EGS 216
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mai/11

pra que isso??

Faça sucesso, depois pense nesta besteira ¬¬'
Arrume outro guitarrista!

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


Maximun-EGS 216
que?
tu não entendeu a pergunta eu acho cara...


Eu tenho banda, com 2 guitarristas, eu sou um deles, e tem um outro que faz a base.

Como o repertório é variado, e eu tenho 2 guitarras, quero usar as duas, a Les Paul para as músicas mais pesadas, e a strato para as mais blues.

A minha pergunta é sobre LITERALMENTE a função de trocar as guitarras entre as músicas, se devo sempre desligar o amp para trocar o cabo, e depois ligá-lo novamente.


Faça sucesso, depois pense nesta besteira ¬¬'

que q isso tem a ver cara?
te mata, na boa.

Jg Destroyer
Veterano
# mai/11 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


joaormrt
A/B box é a sua solução hehe!

Você vai ligar as guitarras nesse pedal, e a saída dele você liga no primeiro pedal de seus efeitos (ou direto no amp, caso não use pedal).

Então é só pisar para alternar entre uma ou outra guitarra.

Acha fácil na internet, inclusive handmades. É um pedal barato e de construção relativamente fácil.

Abraço!

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt

Tem a opção de usar cabos com interrupção de sinal ou a opção que me parece mais "pro": Um A/B box.

As duas guitarra estão plugadas, no A/B tu escolhe qual sinal vai para o amp.

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


Jg Destroyer

Postamos juntos, hehehe!!

LeandroP
Moderador
# mai/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Maximun-EGS 216

Limite-se a responder a pergunta do tópico.

Tem outras denúncias de outros tópicos contra você.

Não se deprecie tanto.

joaormrt

É o que o Jg Destroyer e o De Ros disseram: Um A/B box.

É muito barato e é um pedal que não tem muito segredo.

Os cabos com interruptor de sinal também funciona, mas são frágeis e caros, e dependem de muito cuidado pra guardar/transportar.

sobrevivente
Veterano
# mai/11
· votar


Conforme já postaram, A/B box é a solução. Uso para alternar entre uma guitarra e outra. Tenho um da Black Snake e é show de bola, e baratinho. =]

Maximun-EGS 216
Veterano
# mai/11
· votar


Faça sucesso, depois pense nesta besteira ¬¬'
que q isso tem a ver cara?
te mata, na boa.



Realmente eu nao tinah entendido, e ia postar concertando e dando dicas, mais neste caso, mudei de ideia :)

Boggione
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mai/11

Acho melhor fechar este topico antes que o Minimun-EGS 216 desvirtui outro topico.

Valeu

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


Jg Destroyer
De Ros
LeandroP
sobrevivente
Muito obrigado pessoal!
+1 pra todos!

Maximun-EGS 216
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
Jg Destroyer
De Ros
LeandroP
sobrevivente
Muito obrigado pessoal!
+1 pra todos!




Isso é votar "sistematicamente"...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt: devo sempre desligar o amp, trocar o cabo, e ligar denovo? Ficar ligando e desligando pode causar algum dano? Ou somente troco o cabo...

Eu costumo colocar o meu em standby, troco o cabo e volto a ligá-lo. O problema é que nem todo amplificador tem esta chave standby.

Outra idéia é zerar o pot de volume das guitarras. Quando você for trocar de guitarra, zere o volume da guitarra em uso, tire o cabo e coloque o cabo na outra guitarra (que deverá estar com o volume zerado). Isto envolve um pouco de costume de deixar a guitarra reserva sempre com o volume zerado.

A idéia do AB Box é a mais fácil, porém você vai gastar um pouquinho mais com o pedal em si (uns R$80 de algum handmaker) e com cabos extras.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Maximun-EGS 216
Isso é votar "sistematicamente"...

Sem desvirtuar os tópicos alheios. Se quer dicuitir as regras do forum, entre em contato na central de ajuda.

Peço que não leve este assunto adiante, sobretudo neste tópico, se quiser continuar postando normalmente.

Não tenho nada de pessoal contra você, mas as suas atitudes hoje estão muito irritantes (vide a quantidade de denúncias contra você). Se você ainda está postando é por causa da boa vontade dos moderadores. Colabore com esta boa vontade ;)

Hansen
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt

A/B Box, certeza.

Ou faça um. Certa vez eu fiz um a/b box bem simples, mas bem soldado e não houve nenhuma perda de sinal nem ruídos.

Se quiser aventura, faça um :-P

Maximun-EGS 216
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP
Ok,desculpe.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


erico.ascencao
Outra idéia é zerar o pot de volume das guitarras.

Mas isso não evita o "ploc", que é prejudicial aos falantes (e assusta os ouvintes também hehauhe).

Dani_Metal_
Veterano
# mai/11
· votar


nao, use sempre as duas, mais evite ficar trocando, tipo, toca as musicas q precisa d uma primeiro dps vc troca e n precisa deligar o amplificador, soh c quando vc tirar o cabo fizer mto barulho, dai vc desliga c nao nem desligue, e nao causa dano nao, fica sussa, abraç

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11 · Editado por: Marcelo Bico
· votar


joaormrt
Cara, eu costumo fazer isso e exatamente com os dois modelos que você tem. Na verdade, dá até prá levar o show com uma só, mas podendo ter as duas, é conforto extra. Ainda mais se arrebentar corda.

Eu abaixo o volume nos pots das guitarras prá fazer a troca. Atenção: se você for usar apenas um cabo prás duas guitarras, e este cabo obviamente estando fixo no amp, se liga na extremidade do cabo que vai ser plugado nas guitarras. Pois o jack da Strato é para o plug reto, e o da LP para plug em "L".

edit: mas antes de trocar, e depois de zerar no pot da guitarra, eu zero o volume do amp. Foda é voltar com ele pro lugar certinho.

Chad Stroke
Veterano
# mai/11
· votar


Lendo o tópico me pintou uma dúvida:

Preciso desligar o amp para tirar o cabo?

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
Cara, eu costumo cortar o som no pedal de volume da pedaleira, aí troco de guitar e pronto, só dar volume de novo.

Se seu amp tiver um botão Standby pode ser uma outra opção, além das que já te indicaram.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


Chad Stroke
Se não tiver como cortar o volume é bom, porque evita aquela estalada no amp, isso pode danificar os falantes.

Maximun-EGS 216
pra que isso??

Faça sucesso, depois pense nesta besteira ¬¬'
Arrume outro guitarrista!


Não sei se você falou só pra trollar, mas isso não é besteira, é responsabilidade.

Qualquer um que se preste a tocar com banda, na minha opinião, é obrigado a andar com duas guitarras, pelo menos.
Imprevistos acontecem, por exemplo, cordas estouram e não importa se é da Rouxinol ou a Elixir, já aconteceu de estourar corda minha no meio do show (mais de uma vez).
Já cansei de emprestar minha Sx pra "Zé ruela" que só anda com uma guitarra.

joaormrt
Veterano
# mai/11 · Editado por: joaormrt
· votar


Maximun-EGS 216
Mas tu é chato hein??? Pelo amor dos meus filhinhos...

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


Marcosrcf
Marcelo Bico
Ta, entendi, eu tenho o costume de zerar o pot de volume, mas isso não evita o PLOC, ou evita? Pq quando se tem o cabo ligado no amp, e nao está ligado na guitarra, até botar o dedo na ponta do cabo já dá barulho.

Não sei se me fiz entender, mas pelo q eu li, o negócio é comrpar um pedal desses (q eu nao tenho dinheiro no momento) ou então desligar o amplificador a cada troca.

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


Maximun-EGS 216


Isso é votar "sistematicamente"...


Isso não é votar sistematicamente.
Tô positivando todos que estão me ajudando, e negativando quem está atrapalhando (no caso, tu mesmo).

Se é proibido positivar quem faz posts construtivos e que ajudam, acho q serei suspenso.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
Cortar só na guitarra não adianta, porque o cabo continua socando sinal no amp, aí qlq batidinha vira "ploc".

Você pode desplugar o cabo que tá no input do amp, já vi muita gente fazendo isso (não sei se é 100% correto, eu nunca fiz).

AMP > PEDAIS/PEDALEIRA > GUITAR

___ ^
Desliga aqui

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
Se zerar na guita, zerar o amp e depois desplugar, não faz PLOC. Esse é o modo mais seguro, se não tiver o A/B.

Mas avisa aí pro pessoal da sua banda que você tá trocando de guitarra, pois os fdp da minha banda já começaram música durante a troca de equipamento !

Spect
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt

Outra opção, mais barata e já citada é comprar um cabo que tenha algum botão de cortar o sinal, como o Circuit Breaker da Planet Waves. É só apertar o botãozinho, desplugar, plugar na outra guitarra e apertar ele novamente.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt: Ta, entendi, eu tenho o costume de zerar o pot de volume, mas isso não evita o PLOC, ou evita? Pq quando se tem o cabo ligado no amp, e nao está ligado na guitarra, até botar o dedo na ponta do cabo já dá barulho.

Dá um "ploquinho", mas dá. Fazia este lance também com o pedal de volume da pedaleira e eu acho que funciona melhor.

No seu caso, acho que o melhor mesmo é desligar o amplificador ou zerar o volume dele. Provavelmente a guitarra reserva estará no fundo do palco, então você aproveita que vai para aquele lugar e já desliga o ampli ou reduz o volume. Agora, se for palco pequeno, aí nem tem este problema, já está tudo perto mesmo!!

fabioche
Veterano
# mai/11
· votar


aprendi mais uma hj: ia sugerir o stand by, mas o A/B Box é uma idéia ótima! Tb tenho pretensão de usar 2 guitarras p tocar, e esse A/B Box parece ser a solução.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre usar 2 guitarras em um show