【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

OsmarRubens
Sua guitarra precisa de um "rebatimento" de trastes. Leve a um luthier para fazê-lo.
Abç

Henry Tas
Veterano
# out/11 · Editado por: Henry Tas
· votar

O que o friso em rosewood no meio do braço de maple muda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Henry Tas
Nada.
Abç

Henry Tas
Veterano
# out/11
· votar

Então não tem utilidade nenhuma? É por 'estética', para ter algo diferente?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Henry Tas
Não cara. o que eu disse é que não muda em termos timbrísticos. Aquilo ali chama-se "skunk stripe", e é uma forma de construção de braço, nada mais.
Abç

OsmarRubens
Veterano
# out/11
· votar

Bertola,

E o que seria esse rebatimento ?? Dá pra eu mesmo fazer (grana curta para levar no luthier) ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

OsmarRubens
Dá pra eu mesmo fazer
Não.
Abç

Bluezêra
Veterano
# out/11
· votar

Show...valeu pela resposta cara,,,
http://www.playtech.com.br/ch/prod/16219/guitarra-shelter-lp-nashville -300---sunburst.aspx
Essa shelter é superior a washburn que eu tinha citado?

Bluezêra
Veterano
# out/11
· votar

e essa eu vi e é mais barata.....nao sei se é uma guita decentezinha pra começar...
http://br.yamaha.com/pt/products/musical-instruments/guitars-basses/el -guitars/pacifica/pacifica012/?mode=model
Tu acha que vai me dar problema se eu compra-la?
Isso na questao de material, ruido etc...

pacificguitar
Veterano
# out/11
· votar

- Resumindo Maurício, uma Telecaster(Roberto Cavalheiro) com corpo em cedro rosa e braço em marfim e escala em ébano, com coil split, JB na ponte e SH2 no pescoço, hardware e parte elétrica de primeira fica TOP(ESTRUTURALMENTE, pois timbre é mão) na sua opinião?

-pacificguitar
Cara, esse conceito de "guitarra top" não existe. Vai ficar uma boa guitarra, que na realidade só se realiza com um bom amp e um bom guitarrista......

Mas é exatamente isso que disse. Por isso eu perguntei ESTRUTURALMENTE. Mas entendi já. Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Bluezêra
Todas essas são guitarras legais cara...
pacificguitar
Sim.
Abçs

pacificguitar
Veterano
# out/11 · Editado por: pacificguitar
· votar

Maurício, gostaria de te agradecer pela presteza com que responde várias perguntas a ti destinadas para ajudar quem sabe menos sobre luthieria, madeiras e afins. É uma atitude que merece louvor. Obrigado em nome de todos que já usufruiram de suas respostas e das de Fabio Seiji. Depois que a guita ficar pronta farei um review simples para retribuir as coisas que aprendi no fcc. Pelo menos é uma maneira de mostrar uma guita diferenciada, com ébano na escala e tals.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

pacificguitar
Não precisa agradecer cara; gosto de compartilhar meus pequenos conhecimentos com as pessoas, pois eu não tive isso quando tinha a sua idade...
Abçs

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# out/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não sei se tu tem bastante conhecimento da Tagima do Juninho Afram, a JA-1 JA-2 e a Special. Pois bem, eu tava negociando uma JA-2 e andei pesquisando e vi que as JA1 e 2 SEMPRE tem o Braço inteiro Escalopado e as Special não. Porém essa que eu tava negociando não tem Escalope, porém, não é a Special, pois esta tem um S gigante no Headstock, e que comentei não tem. Isso é meio estranho né? Melhor deixar de lado e esperar um pouco mais por outras propostas né? Obrigado, Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Bruno_Rock and Roll
Cara, pode ser uma série específica... Difícil dizer...
Abç

ChordPlayer
Veterano
# out/11
· votar

Amigos, boa noite!
Tenho uma guitarra condor que comprei a mais de 2 anos acho mas pouco usei ela, ela está novinha, nunca troquei as cordas pq ela viveu na capa, acho que se foi retirada umas 20 vezes foi muito, e pela aparencia as cordas ainda estão quase novas. Agora quando a retirei, fui tentar tocar, quando fui fazer um bend nas casas iniciais, as cordas estão saindo e se movimentando na pestana, exemplo, levanto a primeira corda ai ela sai arrastando as outras acima e ficam todas defeituosas no braço do violão!! teria como eu ajeitar em casa? tipo afundando o buraco das cordas na pestana com uma faca ou coisa assim?

P.S.: Moro em Maceió - AL, um lugar meio fraco pra essas coisas de luthier, por isso gostaria de evitar ao máximo ter de levar a um pois prevejo que se encontrar algum confiável, irá cobrar o preço de ser um dos poucos, hehe.

Agradeço desde já!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

ChordPlayer
As cordas precisam ser trocadas.
A pestana verificada e readequada.
Toda a guitarra tem que ser regulada, incluindo ajuste de tensor, ajuste de entonação, ação e verificação dos trastes.
Tem que levar a um luthier, não adianta....
Abç

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar

aew bertola tudo bem?
gostaria q vc me guiasse nesse caminho da guitarra
tenho minha guitarra fender stratocaster (amo muito ela) e quando olho ela da ponte até o headstock percebo o empeno nela e a altura da corda do topo do traste a corda e de 4mm Oo
gostaria de regular o tensor eu mesmo,tenho um pouco de experiencia pois a guitarra ibanez do meu amigo regulei o tensor em um tutorial em um site mas a strato é diferente,gostaria que vc me auxilia-se a reverter essa situaçao e tirar esse pequeno empeno!
obs:o empeno é para baixo (cordas altas)

obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

RennanGuitar
Apenas aperteo tensor 1/4 de volta (se bem entendi o que está se passando...).
Abç

guizimm
Veterano
# out/11 · Editado por: guizimm
· votar

duas perguntas

tem como arruma braço empenado q n tem tensor?(de um violão de corda de naylon no caso)

pra muda a altura dos captadores eh soh gira os parafusos q tem do lado?(a minha guita eh uma Ibanez as73,com os caps cobertos,cópia das ES da gibson)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

guizimm
tem como arruma braço empenado q n tem tensor
Tem, mas geralmente não vale à pena...
pra muda a altura dos captadores eh soh gira os parafusos q tem do lado
Sim.
Abç

Bluezêra
Veterano
# out/11
· votar

Bertolla meu velho.....
To olhando a serie GIO da ibanez...como a grx40 e grx20..
Enfim...realment nessas guitarras estou pagando so a marca ou tu acha que é uma boa aquisição?
Tem as seizi tbm que nao conheço....
Valeeeeeeu cara!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/11
· votar

E ae Bertola, minha dúvida é em relação a madeira de Angico

Eu tenho aqui em casa um pedaço bom de angico, a madeira é linda, não é porosa e é brilhante, muito densa, só o corpo bruto de uma strato de 45mm pesa aproximadamente 4,4 kgs, mas o maior detalhe dela é que esta seca a pelo menos a uns 40 anos, não sei ao certo a idade mas acho que pode ser até mais de 50 ou 60 anos..

Já cortei o primeiro pedaço do angico e estou fazendo um corpo sólido de stratocaster.

essas são as fotos do corpo em angico

Foto do corpo strato em angico

Fotos do corpo strato de angico

Queria saber se alguem já fez corpo sólido de angico? porque até hj só vi ser usado em violões e escalas....

O cara da serralheira que aplainou o angico disse que pelo que ele conhece de madeiras a mais de 50 anos, ele acha que uma guitarra de angico teria o som mais limpo que uma de mógno, mas ele não é um cara especialiasta em instrumentos muisicais, mas tem um ótimo conhecimento de madeiras..

Não sou um purista do som classico de uma strato, não me importo se for uma strato com som diferente do alder ou ash, e nem me importo com o peso final tb, a minha intenção é essa!

Quero a opnião de voces.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Bluezêra
Essa série não é boa...
Já respondi no seu tópico.
Essa madeira, dada suas características de fibras não é adequada para corpos, ademais é por demais pesada. Teóricamente (levando em consideração as mesmas características), o som seria agudo demais e sem sustentação...
Abçs

Bluezêra
Veterano
# out/11
· votar

Entre essas guitas qual tu recomenda cara?
Desculpa a encheção de saco mas é que to bem perdidao...vou começar na guita agora e tal...
Ibanez gio grx40
http://www.milsons.com.br/guitarraibanezverdeclaro,product,GRX40%20PB, 167.aspx
Eagle RMS
http://www.milsons.com.br/guitarraeaglestratovermelhosparkle,product,S TS001%20MRS,167.aspx
Yamaha pacifica 012
http://www.milsons.com.br/guitarrayamahapacifica012preta,product,PACIF 012%20BL,167.aspx
Fender squier bullet
http://www.milsons.com.br/guitarrafendersquierbulletsunburst,product,0 310001%20532,167.aspx
Art
http://www.milsons.com.br/guitarraartaxl005bkpretaunica,product,AXL005 %20BK,167.aspx
Ibanez GRX20
http://www.milsons.com.br/guitarraibanezgrx20jewelblue,product,GRX20%2 0JB,167.aspx

Desculpa a extensao do topico mas realmente preciso de ajuda cara...
Gracias!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Bluezêra
Dessas aí eu iría na Yamaha Pacifica...
Abç

Bluezêra
Veterano
# out/11
· votar

Isso pelas outras serem mto podres ou pela yamaha ser razoavelmente boa? hahaha
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Bluezêra
Por ser a Yamaha a melhor das que vc citou...
Abç

Veterano
# out/11
· votar

ok obrigado pela resposta, eu tenho aqui um cedro bem avermelhado parece bom, mas ele é de 40mm de espessura..

posso usar ele ou a espessura mínima seria uns 45mm, se 40mm for pouco poderia usar os 5mm que faltam desse angico??

Na parte de cima até pra ter um visual mais bonito pois vou usar só verniz..

Essa junção seria apenas com cola ou teria que parafusala?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Cara, esqueça esse angico, jogue fora....
Use Marupá, Mogno, Imbúia ou Tauarí para esse tampo...
O tampo é colado...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji