【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
victorleon
Veterano
# 17/fev/21 14:02 · Editado por: victorleon
· votar

Salve galera, bom dia/tarde/noite. Se puderem ajudar um iniciante, ficaria agradecido

Tenho uma Shelter Nashville que comprei faz mais de 10 anos. Eu era criança ainda, toquei por mais ou menos 1 ano e meio e parei. Nunca vendi a guita pq sabia que iria voltar um dia, então ela ficou esses 10 anos parada no case. Eventualmente eu tirava ela para limpar e tals, mas de resto, ficou parada lá.

Estou finalmente voltando a tocar e levei ela num luthier. Além do básico (afinação de oitavas, limpeza geral, troca de cordas etc.) o luthier também disse que é necessário trocar os trastes. Estes são bem mais caros que o resto da manutenção (500 reais + 200 do nut + 250 da mão de obra), e com tudo, o orçamento saiu 1200 reais.

Está difícil achar dessa guitarra nova hoje em dia, mas uma equivalente, como a Strinberg LPS-230, sai por mais ou menos esse preço, 0km, até um pouquinho menos do que isso.

Meu diagnóstico é que não vale a pena então. Concordam? O preço é esse mesmo ou consigo fazer por menos em outros luthiers bons?

Sabendo que os trastes estão um pouco saltados, vcs acham que eu consigo continuar treinando de boa por mais uns 6 meses? Estava pensando em fazer a manutenção básica, sem a troca dos trastes, e continuar com ela por mais alguns meses, e nesse tempo juntar uma grana para então comprar uma guitarra superior.

O que vcs fariam?

Obrigado, abraços

ThiRPG
Membro Novato
# 17/fev/21 16:08
· votar

victorleon

Eu sei que o tópico é voltado ao Bertola e Seiji, mas 500 reais pelos trastes? 200 reais um nut? Eu entendi direito?

É de ouro que ele vai colocar?

victorleon
Veterano
# 17/fev/21 19:11
· votar

ThiRPG

Então, esse é um dos motivos que vim perguntar, achei caro mas não tenho noção dos preços. Segundo ele os trastes são dunlop e o nut é de osso, confeccionado por ele mesmo.

Inclusive ele falou algo que eu não entendi direito, sobre ter que comprar 3 "unidades" de trastes (não foi esse o termo que ele usou, mas não lembro) pois 2 "iria ficar faltando traste" mas 3 iria sobrar.

ThiRPG
Membro Novato
# 17/fev/21 20:16
· votar

victorleon

Bom, o Bertola pode te dizer com mais propriedade. Mas eu comprei trastes Dunlop não tem nem dois meses, pra restaurar um violão e paguei menos de R$200,00.

O nut eu comprei pronto de osso por R$25,00. Tudo bem que ele vai confeccionar, mas mesmo assim... Com menos de R$$100,00 você compra um nut Graphtech. Nem um nut original Fender custa R$200,00...

Mais estranho ainda é o cara nem te oferecer a retífica dos trastes como opção... Posso estar falando merda, mas pra mim ele viu que você não entende e tá querendo te sangrar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 17/fev/21 21:52
· votar

ThiRPG
victorleon
Eu não comento preços de outros profissionais.
Seria anti-ético de minha parte.
Abçs

Perdo
Veterano
# 17/fev/21 22:07
· votar

Se não tiver valor sentimental, com 1200 reais melhor comprar outra guitarra

brunoeZ
Membro Novato
# 18/fev/21 10:43
· votar

victorleon

Trastes é algo que eu não confiaria a qualquer luthier, faça uma pesquisa antes.

Se for pra gastar 1200 reais, é melhor comprar uma usada em bom estado logo, uma epiphone lp100 koreana por exemplo

dicq
Membro Novato
# 18/fev/21 11:16
· votar

Pessoal, me ajudem, estou com chiado quando toco as cordas livres. O som sai proximo do headstock . É uma vintage modelo summer of love. Ja apertei parafusos das tarrachas, ja troquei cordas. Fiz um video com o som
https://youtu.be/6DMf905jMKo
Se alguem ja teve isso, como resolveu?
Embora tal som nao saia no amplificador, esse barulho não é para ter.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 18/fev/21 11:21
· votar

dicq
Se alguem ja teve isso, como resolveu?
Problemas na confecção dos sulcos na pestana ou trastejamento...
Se não sai no amplificador esqueça.
Mas, se vc "encana" com isso, leve a seu luthier.
Abç

dicq
Membro Novato
# 18/fev/21 16:08
· votar

Obrigado Bertola! Pode ser que o sulco da pestana esteja mais largo que a corda e ela fica vibrando lá?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 18/fev/21 21:40
· votar

dicq
Pode ser que o sulco da pestana esteja mais largo que a corda e ela fica vibrando lá?
Sim. A causa mais provável...
Abç

Perdo
Veterano
# 23/fev/21 17:56
· votar

Mandei a guitarra para regulagem e está captando mto barulho (por exemplo das mãos enconstando nas cordas). Será que pode ser que o captador está mto próximo das cordas? abaixar ele resolve? O resto está tudo OK... são captadores malagolis novos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 23/fev/21 18:25
· votar

Perdo
Experimente baixá-los.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji