【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
anderson_gesteira
Membro Novato
# nov/21
· votar

Boa tarde. Estou com um captador mini humbucker que quero instalar no meu violão, mas tive problema relacionado com o volume, que ficou muito baixo (já que o circuito do violão foi feito para captação piezo elétrica). No caso dando uma pesquisada e observando pensei em soldar junto um resistor, que ai acredito que ficaria com a mesma corrente que o captador piezo. No caso tenho potenciômetro e faria um teste pra ver com qual valor de resistência conseguiria o volume que queria. Seria este mesmo o procedimento ou tem uma outra maneira para fazer isso? No caso quero usar o circuito original que se usa para captação piezo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/21
· votar

anderson_gesteira
Nunca fiz esse tipo de procedimento.
Sistemas de captação distintos tem "engenharias" distintas e, por conseguinte, não costumam ser compatíveis.
Abç

anderson_gesteira
Membro Novato
# nov/21 · Editado por: anderson_gesteira
· votar

Pensei na ideia por ver isso aqui que o violão mantém o pre amp mas tem um potenciômetro a mais, e imagino que seja pra colocar o volume no pré amp

https://www.harmoniamusical.com.br/violao-yamaha-bachata-apx-700ii.htm l

Beanlipe1
Membro Novato
# nov/21 · Editado por: Beanlipe1
· votar

Galera pergunta meio boba mas onde eu encontro uma ponte tipo Floyd Rose boa pra comprar? Pode ser online ou algum lugar se SP. Levei minha guita num luthier e ele ta me enrolando falando que está tentando encontrar faz 1 mes já e até agora ele só me ofereceu uma ponte prata sendo que preciso preta para manter a estetica original.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/21
· votar

anderson_gesteira
Deve ser é para REDUZIR a saída do capt magnético, que MUITO maior que a do Piezo... Ou ligá-lo à outro "jack" de saída.
Beanlipe1
Atualmente vai ser difícil. Procure em lojas especializadas, como a MUSICWARE (prepare o bolso). E compre apenas Gotoh ou Schaller.
Abçs

krixzy
Veterano
# nov/21
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio, quando a gente remove os knobs de tone da guitarra deixando só o de volume, o som da guitarra fica a mesma coisa de quando o tone está todo aberto?

O knob de volume muito próximo do cap da ponte me incomoda de mais, estou querendo colocar ele mais embaixo no lugar do tone e remover o tone que nunca uso mesmo, deixando só o volume e a chave pra troca de caps.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/21
· votar

krixzy
Mauricio, quando a gente remove os knobs de tone da guitarra deixando só o de volume, o som da guitarra fica a mesma coisa de quando o tone está todo aberto?
Sim.
O knob de volume muito próximo do cap da ponte me incomoda de mais, estou querendo colocar ele mais embaixo no lugar do tone e remover o tone que nunca uso mesmo, deixando só o volume e a chave pra troca de caps.
Isso não é um problema.
Abç

PatrickJD
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: PatrickJD
· votar

Olá, se puder me ajudar
https://forum.cifraclub.com.br/forum/4/340415/
O tensor do meu violão esta a uns 4 anos saindo pra fora (em direção a boca). Muito Obrigado.

Will Bejar
Veterano
# jan/22
· votar

krixzy
deixando só o volume e a chave pra troca de caps.
Minha guitarra é assim e tô feliz com ela. Se muda? Concordo com o Bertola: não.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/22
· votar

PatrickJD
Leve seu violão a um luthier.
Não há mais o que dizer.
Abç

krixzy
Veterano
# jan/22
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Will Bejar

Valeu pela ajuda! Aproveitando, eu vou precisar de fios novos pra deixar toda a parte elétrica nova, existe algum tipo de fio recomendado pra fazer a ligação do potenciômetro, chave, jack ou aterramento? Se puder recomendar algum site que tenha potenciômetros e outras peças agradeço muito também

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/22
· votar

krixzy
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1983403661-fio-kit-luthier-rep aro-eletrica-guitarra-e-baixo-6-mts-total-_JM#position=5&search_layout =grid&type=item&tracking_id=c4ae3789-136e-41ca-81b5-3f60f60ebe8a
Abç

krixzy
Veterano
# jan/22
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu!

Bruce___Wayne
Membro Novato
# jan/22 · Editado por: Bruce___Wayne
· votar

Boa Noite

Venho pedir ajuda com uma Jackson JDR 94 Concept. Ela está como veio de fábrica, sem nenhuma alteração.
Não sei se este é o tópico certo, mas gostaria de ajuda com 2 fios da parte elétrica que se soltaram, e não sei onde soldar cada um deles.

Fiz um desenho abaixo para tentar explicar melhor o problema. Os fios que pintei de vermelho e azul se soltaram dos pontos A e B, e gostaria de saber qual fio ligar em qual ponto.

https://imgur.com/MGT8gND

Luiz Almeida
Veterano
# jan/22
· votar

Bruce___Wayne

Gostaria de te ajudar, mas não conheço nada de eletrônica. Daqui a pouco "os caras" aparecem e te dão uma luz.

Ramsay
Veterano
# jan/22
· votar

Bruce___Wayne
O fio que sair do controle de volume vai no ponto B e consequentemente o outro fio irá no ponto A.

Bruce___Wayne
Membro Novato
# jan/22
· votar

Ramsay
Veterano # ontem às 18:34
citar · votar · denunciar

Bruce___Wayne
O fio que sair do controle de volume vai no ponto B e consequentemente o outro fio irá no ponto A.

Entendi. Muito obrigado pela ajuda, irei soldar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/22
· votar

Bruce___Wayne
Não estou conseguindo acessar o site em que vc hospedou a imagem...
Abç

Bruce___Wayne
Membro Novato
# jan/22 · Editado por: Bruce___Wayne
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, não sei porque não está conseguindo acessar o link, já que o amigo acima conseguiu. A imagem está hospedada no imgur.
Vou deixar aqui as opções de compartilhamento que o imgur oferece, talvez alguma funcione...

https://imgur.com/MGT8gND

[img]https://i.imgur.com/MGT8gND.png[/img]

[Imgur](https://imgur.com/MGT8gND)

Também pelo imageshack

https://imagizer.imageshack.com/img924/1016/JwH3rT.png

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/22
· votar

Bruce___Wayne
Agora ví.
Vermelho no A
Azul no B
Abç

Bruce___Wayne
Membro Novato
# jan/22
· votar

Agora ví.
Vermelho no A
Azul no B
Abç

Mauricio Luiz Bertola

Agradeço demais sua ajuda, estava angustiado.
Essa guitarra está parada há alguns anos, mas em bom estado e protegida.

Over-Drive
Veterano
# fev/22
· votar

Estou considerando encomendar uma espécie de “clone” da Fano PX6, modelo firebird non-reverse, de uma luthieria que trabalha com CNC, em São Paulo.
A fano é feita com corpo de Mogno, braço de maple e escala em rosewood.
No caso, eu estava pensando em usar cedro-rosa pro corpo, pau marfim pro braço e pau ferro pra escala.
Essas madeiras são apropriadas?

fconde77
Veterano
# fev/22
· votar

Essas madeiras são apropriadas?
Sim

DoisUm
Membro Novato
# fev/22
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá mestre!
Recentemente adquiri uma guitarra Epiphone Wildkat e tenho estranhado nela uma falta de agudos incomum até mesmo pra guitarras semi acusticas.

Pesquisando por aí encontrei varios relatos semelhantes sobre este modelo, parece ser um problema já conhecido. Neste artigo encontrei a causa, o uso de cabos de má qualidade e alta capacitância na eletrica desta Epiphone.
No mesmo artigo o autor indica refazer as ligações usando um tal RG179 PE coaxial shielded cable. Gostaria de saber se posso usar este cabo que encontrei no ML pra fazer o trabalho. Pretendo fazer isso em casa mesmo, e queria confirmar p/ não comprar material errado.
Obrigado!

Verdevoria
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Verdevoria
· votar

[deleted]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/22
· votar

DoisUm
Pode sim, embora eu prefira os cabos com revestimento de tecido.
Abç

debarba
Veterano
# mar/22
· votar

Boa tarde! Sou profissional de outra área, baixista de pop e rock por hobby. Toco também violão e percussão há um bom tempo. Estou montando um home studio para registrar minhas composições e ensaiar com a gurizada. Quero ter uma guitarra aqui para quando receber amigos, e também para estudar um pouco a mesma. No ano passado adquiri uma Tagima Memphis MG32 e troquei algumas ferragens que já não estavam legais, mas não gostava tanto dela. Nesse ano a troquei por uma Tagima 735 Special. Gosto muito do acabamento da mesma e da pegada no braço dela. Já vi tópicos, ainda antes, sobre a péssima qualidade do madeiramento, especialmente do corpo. Não tenho grande expectativa com a mesma, mas gostaria de deixá-la o melhor possível. Acredito que em relação à tarraxas, ponte, potenciômetros esteja tudo OK. Ainda não mandei para meu luthier regulá-la pois quero antes decidir se colocarei nela, por exemplo captadores "melhores".

As perguntas:
- Vale a pena trocar os single coils originais dela por um kit Wilkinson do aliexpress? Seriam os Wilkinson "superiores" em qualidade de construção?

- Não gostaria de investir em um trio de captadores nacionais, mas se por exemplo a dica fosse trocar apenas o cap da ponte por um mini humbucker malagoli, não seria um problema tal investimento. Seria uma melhora opção?

Há uma sugestão melhor? Devo desisitir de investir nesta guitarra e deixar para fazer isso com uma próxima?

Desde já agreço por todo o conhecimento obtido por meio dos mestres aqui no fórum.

Luiz Almeida
Veterano
# mar/22
· votar

debarba

Veja o vídeo desse link:

https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/340681/

- Vale a pena trocar os single coils originais dela por um kit Wilkinson do aliexpress? Seriam os Wilkinson "superiores" em qualidade de construção?
-Não! Como você escreveu na outra pergunta, existem os Malagoli que são melhores.

- Não gostaria de investir em um trio de captadores nacionais, mas se por exemplo a dica fosse trocar apenas o cap da ponte por um mini humbucker malagoli, não seria um problema tal investimento. Seria uma melhora opção?
Seria uma boa opção, se você souber o que quer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/22
· votar

debarba
Cara, Malagoli são captadores de muito bom nível, em alguns casos superiores aos Wilkinsons.
Quanto ao Mini-Hb na ponte, é uma boa opção, mas observe o nível de saída para que não seja muito mais alto que os capts do braço e meio.
Abç

debarba
Veterano
# mar/22
· votar

Luiz, vi esse vídeo ontem antes de chegar aqui "hehehe". To satisfeito com as ferragens dessa Tagima, assim como a pegada dela. Só não sou tão satisfeito com o timbre dela.

_____
Bertola, será que os Wilkinson em Alnico tendem a ser mais interessantes que os originais Tagima Special? Gostaria de ganho médio. Considero baixo nos originais.

_____
Muito obrigado a ambos pelas respostas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji