【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Ningen
Veterano
# nov/20 · Editado por: Ningen
· votar


Perdo

Você precisa de um 5 way super swich..

Esquema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/20
· votar


Ningen
E nem sempre se pode obter qualquer ligação que seja com essa chave aí...
Abç

Ningen
Veterano
# nov/20 · Editado por: Ningen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como assim? Não entendi

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/20
· votar


Ningen
Algumas ligações não são possíveis com ela.
Para ter certas ligações você teria que ter não apenas chaves "liga-desliga" para cada captador, como também para cada bobina (em caso de Hb), e de mudança de fase - ou seja: 3 chaves de tipo "on-off", e DPDT (2), para cada bobina de captação...
Perecebeu?
Quem mais próximo chegou disso é a guitarra do Brian May... e repare que ela não usa tal chave...
Abç

Ningen
Veterano
# nov/20 · Editado por: Ningen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hummmm saquei. Faz todo o sentido.

Até funcionaria para o exemplo que ele deu, mas perderia a versatilidade no caso de modificações futuras.

E ainda mais por ele ter dado só um "exemplo"... Não parece uma boa mesmo.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/20
· votar


Ningen
Esse negócio de guitarra cheia de coisa é contraproducente na minha opinião. Tirando aplicações em estúdio, "ao vivo" o cabra vai tocar ou "pilotar" chavinhas?
Abç

Ningen
Veterano
# nov/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hahaha verdade! Malcolm Young, RIP, concordaria.

Perdo
Veterano
# nov/20
· votar


Vcs acham melhor colocar uma chave de 3 posições e push pull mesmo?

Essa ligação numa chave de 5 posições comum não é possível né?

AmonSakurasou
Membro Novato
# nov/20
· votar


Exemplo:
1- Humbucker ponte
2- Humbucker ponte splitado
3- Ponte + Braço
4- Braço splitado
5- Humbucker braco


Vcs acham melhor colocar uma chave de 3 posições e push pull mesmo?

De acordo com o q vc quer alí no exemplo, uma chave de 3 posições e um push pull já garante tudo.

Perdo
Veterano
# dez/20
· votar


Fala pessoal. Sobre escudo de strato, é complicado um luthier fazer a furação para um escudo novo? sai caro? ou é melhor fazer um escudo personalizado (achei caro aqui em BH... 200 reais).

Outro detalhe: Qual a diferença prática entre escudo 1 camada e 3 camadas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


Perdo
Sobre escudo de strato, é complicado um luthier fazer a furação para um escudo novo?
Como assim?
Explique melhor.
Qual a diferença prática entre escudo 1 camada e 3 camadas?
Nenhuma.
Abç

Perdo
Veterano
# dez/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tipo, se eu comprar um escudo para o luthier adaptar na guitarra, é um procedimento caro ou que "avacalha" o instrumento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


Perdo
Tipo, se eu comprar um escudo para o luthier adaptar na guitarra, é um procedimento caro ou que "avacalha" o instrumento?
Escudos em guitarras que já possuem escudo (se vc quer trocá-lo) é um procedimento comum.
Se a guitarra NÃO possui escudo e você quer colocar um, também não tem problema, mas aí teria que ser algo sob encomenda.
Abç

ejames
Membro Novato
# dez/20
· votar


Perdo
Outro detalhe: Qual a diferença prática entre escudo 1 camada e 3 camadas?

Os escudos de três camadas (3 ply) foram inventados pois antigamente os escudos de uma camada só tinham tendência a empenar e rachar. Mas isso era devido ao material usado na época, atualmente isso não acontece mais. A única diferença é estética mesmo.

Mendrot98
Membro Novato
# dez/20
· votar


Boa tarde, meu amigo foi no mundo da elétrica e resolveu refazer o circuito de uma Tagima Telecaster. Todas as peças foram compradas novas idênticas as que estavam no circuito original (pots, chave seletora e resistor) e o circuito foi montado como estava, porém ao encostar em qualquer parte metálica (ponte, captadores, cordas) a guitarra emite um ruído muito alto tipo como "HUMMM". A princípio pensamos que poderia ser aterramento, mas o circuito original não tinha aquele aterramento em baixo da ponte, tentamos fazê-lo mas o ruído continuou. Se tocar a guitarra com palheta e sem encostar em qualquer parte metálica (corda solta), o som sai normal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


Mendrot98
O problema é aterramento. Todas as partes tem que estar aterradas.
Refaça.
Abç

Mendrot98
Membro Novato
# dez/20 · Editado por: Mendrot98
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde, desconfiávamos que seria isso mesmo, porém o estranho é que todas as ligações foram feitas fielmente ao circuito original, inclusive o aterramento que é ligado ao jack. Tentamos até aterrar embaixo da ponte, ligação que no circuito original não tinha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


Mendrot98
Tem algum problema aí... Verifique a possibilidade de solda fria...
Tem que aterrar tudo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Bom dia meus caros!
Hoje fui surpreendido por uma mensagem de um ex-aluno meu, que é guitarrista, acerca de uma "desafio" do JJJ Jojo Jack no you2b.
Ví o vídeo e achei a referência à minha pessoa muito simpática, e pelo qual agradeço imensamente.
Dito isso - e diretamente para o JJJ, eu não sei se vou participar...
O fato é que não tenho como fazer e postar um vídeo - as únicas câmaras de que disponho são as do meu computador (e que fica fixa nele), já bem antiga e que uso para gravar "lives" para canais de História e/ou para meus alunos e orientandos, e a do meu celular, que é um velho Sansung A5...
Também não tenho canal de you2b, e nunca julguei necessário possuir um, até porque minha profissão original é a de Professor; e, embora eu esteja à décadas nesse negócio de luthiería, e tenha estudado e praticado para tal desde à muito tempo, sempre julguei conveniente manter essa "parte de mim" um tanto secundária, a não ser neste fórum e em outros do qual participo ativamente, para não misturar as coisas (se é que vocês me entendem...); deixo tais coisas para as pessoas que efetivamente vivem apenas de luthiería - o que é algo apenas parcial para mim. Não vivo e sustento minha família apenas com a luthiería, outras pessoas sim, e além do respeito que tenho por esses profissionais, procuro não "invadir-lhes" o espaço (princípios ético e morais meus).
Ademais, eu não gosto de me expor no you2b à não ser para questões estritamente profissionais e acadêmicas (e mesmo assim quando me convidam). Ultimamente tenho percebido que aquele meio é um tanto "tóxico" (IMHO) - embora esse não seja de modo algum o caso...
Sei que o "desfio" partiu do Alexandre César, ótimo luthier aqui do RJ, e que o JJJ participou, e que tem espírito didático e colaborativo, o que muito me agrada, pois não creio em "competição" ipse litteris.
No mais, novamente agradeço ao JJJ Jojo Jack a menção à meu nome, destacando que, sinto-me honrado com a mesma, embora a considere um tanto exagerada. Quem deve receber as honrarias são meus mestres.
Grande abraço à todos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=mTllsT1PX6w&ab_channel=JojoJack

JJJ
Veterano
# dez/20 · Editado por: JJJ
· votar


Grande Bertola! Que mané "um tanto exagerada" o quê?!? Tu é O CARA!!!

Agora, sério... Eu imaginei que fosse complicado pra você, de boa. Mas se mudar de ideia, fique à vontade. Quanto ao "ambiente um tanto tóxico"... de fato, se a gente não tomar muito cuidado, com a quantidade enorme de imbecis e haters que tem por aí, a coisa vai pro brejo com facilidade. Felizmente, nesse meio "luthierístico", isso é bem menos evidente do que em outros segmentos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


JJJ
Obrigado por sua gentileza...
Gostaria de ter esse papo pessoalmente, com um cervejinha gelada ou um bom café.
Grande Abraço!

JJJ
Veterano
# dez/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Agora é impossível... mas quem sabe um dia! Abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


JJJ
Sim... Mas vamos conseguir.
Se você quiser, mande MP com seu contato pessoal.
Um exemplo do tipo de trabalho que faço:
https://www.youtube.com/watch?v=0c53VVRVsd4&t=9s&ab_channel=Institutod eEstudossobreoRiodeJaneiro

JJJ
Veterano
# dez/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não estou conseguindo usar os recados. Mas, qualquer coisa... jjj ponto fcc arromba no g mail!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


JJJ
Ok.
Abç

Andrey_Guitar44
Membro Novato
# dez/20
· votar


Quero comprar uma Jackson Dinky Js32 Dka Orange. Porém odeio aquela cor, e gostaria de uma indicação de quem possa pintar a guitarra de preto, em São Paulo capital. Agradeço antecipadamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


Andrey_Guitar44
Qualquer bom pintor automotivo profissional e com os equipamentos adequados faz isso.
Leve a seu luthier para desmontar e depois montar e regular seu instrumento.
Abç

Perdo
Veterano
# dez/20
· votar


Bom dia pessoal. Gostaria de saber se é possível em uma guitarra HH deixar apenas 1 knob de tone push pull e utilizá-lo para defasar ambos os captadores. Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/21
· votar


Perdo
Geralmente não...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji