【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/20
· votar


jardelcneves
Não há nada de errado em sua guitarra.
A colocação do tampo está boa e atendeu aos ditames da própria madeira.
Ademais, madeira é material orgânico, e não programa de computador, não há regularidade absoluta na Natureza.
Abç

Bagarete
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Bagarete
· votar


Bom dia, primeiramente gostaria de agradecer á boa vontade de toda a equipe do cifras em promover o conhecimento em música.
Estou com uma oportunidade de comprar uma Gibson SGJ usada, em ótimo estado por 4200. Gostaria de saber se existe alguma SG tão boa quanto ou melhor pelo mesmo valore.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/20
· votar


Bagarete
Eu pegaria essa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1377658047-gibson-sg-cherry-us a-gsj-usa-com-case-_JM#position=4&type=item&tracking_id=3bf830d8-7e44- 4e43-bf4e-3bfb60a4853c
Ou essa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1370715403-gibson-sg-special-2 008-_JM?searchVariation=47177137322&quantity=1&variation=47177137322#s earchVariation=47177137322&position=5&type=item&tracking_id=b9a7cee4-b 95b-4dca-bac9-fd53d4316b50
Ou essa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1289102663-gibson-sg-c-p90-zer ada-apenas-venda-_JM#position=13&type=item&tracking_id=b9a7cee4-b95b-4 dca-bac9-fd53d4316b50
Ou essa:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1400956620-gibson-sg-faded-_JM ?searchVariation=48822909650&quantity=1&variation=48822909650#searchVa riation=48822909650&position=25&type=item&tracking_id=b9a7cee4-b95b-4d ca-bac9-fd53d4316b50

NFA_METAL
Veterano
# jan/20
· votar


Alguma boa luthieria em BH?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/20
· votar


NFA_METAL
Use a busca:
https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/97562/

Pé de chinelo
Veterano
# fev/20
· votar


Alguém sabe a tensão (ou calibre) padrão das cordas que vem de fábrica no Takamine GC 1 CE TP-4T ?

https://www.playtech.com.br/violao-classico-takamine-gc-1-ce-tp-4t

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Pé de chinelo
Difícil dizer.
Só a fábrica pode declarar isso.
Abç

Gabriel MM
Membro Novato
# fev/20
· votar


Olá

Tenho uma guitarra les paul da marca vintage, é a vintage paradise. hoje tocando vi que ao pressionar o headstock da guitarra( para dar tipo aquele efeito que o slash faz, foi o melhor exemplo que consegui associar...), o braço se curva um pouco de modo que os trastes pegam nas cordas e o som abafa por esse motivo. É normal? É como se o braço estivesse mole
Tenho essa guitarra desde 2013.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Gabriel MM
Essa guitarra foi levada, assim que comprada, a um bom luthier?
Isso não é anormal, mas pode ser que o tensor esteja desregulado.
Abç

Gabriel MM
Membro Novato
# fev/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Negativo. Apenas enviei a guitarra em 2016 a um bom luthier, mas desde lá já troquei a tensão das cordas para 0.9 e 0.10 diversas vezes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Gabriel MM
A cada troca de tensão o ideal é a re-regulagem do instrumento.
Quanto à "forçar" o braço para "frente" ou para "trás"... Não é algo proibitivo, mas não é boa política também...
Abç

Denis_Kelly
Membro Novato
# fev/20
· votar


Estou com uma strato e consegui um captador hot rails da seymour duncan, porém o luthier perto da minha casa me cobrou $120 ,achei caro ,ele falou que dá muito trabalho a troca ,que nesse caso ele teria que retirar as cordas,o braço e o escudo ,pra depois poder trocar, decidi por eu mesmo trocar, tem algum estanho específico (marca,tipo ou modelo) pra esse tipo de solda,ou quarquer um de uso em eletrônica encontrados em lojas desse segmento.
Desde já agradeço a compreensão e uma boa semana a todos.

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


Denis_Kelly

Qualquer estanho. Contudo, algumas marcas são melhores que a outra. Nas lojas do segmento, o vendedor pode lhe indicar uma boa marca.

Realmente é um pouco trabalhoso fazer a substituição de um captador nas guitarras strato. Em alguns casos precisa desaparafusar o braço pra retirar o escudo. Não acho que ele cobrou caro pelo serviço. Dependendo da guitarra, do captador, é muita responsabilidade. Talvez ele lhe cobrasse o mesmo valor pra substituir os 3 pickups.

Um dica: espere o ferro de solda aquecer completamente, assim você consegue soldar mais rapidamente, sem danificar os componentes por super aquecimento.

Denis_Kelly
Membro Novato
# fev/20
· votar


Valeu Leandro_P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Denis_Kelly
Não tem nada de caro aí...

Denis_Kelly
Membro Novato
# fev/20
· votar


Não tem nada de caro aí...

Me expressei mal,mas para mim no momento fica ruim,agora em janeiro foi IPVA,escola de filho, eu entendo que o luthier está trabalhando e merece seu salário como todo trabalhador é digno do seu salário, mas na ocasião ele só monta e entrega ,perguntei se ele dava uma regulada básica,e para dar uma regulada básica ficaria em mais $180,ficando total $300 ,eu achei pesado no momento , pra trocar e me devolver zuado achei melhor eu mesmo trocar e mais pra frente pago a ele só a regulagem, se tivesse nas "vacas gordas' pagaria.
Entendo que cada um tem seu preço.

Z1mmermann
Membro Novato
# fev/20
· votar


Saudações!

Epiphone Flying V Korina parada há alguns anos em bag. Verifiquei que as ferragens externas douradas (exceto as tarrachas) perderam o brilho e estão com uma camada rugosa estranha (imagino que com um bombril deva sair mas não quero arriscar em estragar de vez). Pensei em realizar a troca destas peças metálicas, mas os parafusos para remoção do escudo apresentam corrosão e estão espanados por consequência.

Infelizmente moro no interior e não há profissionais na região que possam resolver ou me orientar. Infelizmente não toco mais e tenho intenção de vendê-la. Gostaria de saber se é mais jogo tentar realizar os reparos na mesma para posterior venda... ou mandar um descontão e tentar vender para que o comprador faça a restauração?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Z1mmermann
Gostaria de saber se é mais jogo tentar realizar os reparos na mesma para posterior venda... ou mandar um descontão e tentar vender para que o comprador faça a restauração?
Não há nada que se possa fazer em relação à perda de brilho e coloração de ferragens douradas exceto mandar dourar numa galvanoplastia - o que sai muito caro. Limpe-as com pasta de polimento de pintura automotiva de baixa abrasividade depois de passar bombril com WD-40 de leve.
Quanto aos parafusos, troque-os todos. Se não conseguires retirá-los dada a corrosão, terás que usar uma técnica no qual usa-se uma furadeira para escarear a cabeça do mesmo - isso pode danificar o escudo se feito de forma errada e descuidada.
Abç

mateus54321
Membro Novato
# mar/20
· votar


Bertola, Estava pensando em trocar a ponte de uma Les Paul mais barata que tenho aqui e que porém tem uma construção muito boa.

Estou usando pra medir as dimensões um metro desses comuns, que possuem uma fita metálica enrolada dentro.

Achei algumas pontes no ML que batem na maioria das medidas, porém sempre tem alguma que não fica exata.

No caso da ponte Gotoh abaixo,o cordal da minha tem menos que os 102mm, porém todas as outras distâncias batem. e a espessura da ponte não tem 14mm, mas 12mm.

Tentei ver as da Epiphone tambpem, mas não achei as medidas do cordal na internet, mas acontece o mesmo problema da Gotoh na ponte.

Sabe dizer se é necessário trocar o cordal também? Se existe alguma medida que eu possa ignorar e se conhece alguma marca que tenha o cordal menor? Não lembro de cabeça agora, mas o da minha guitarra tinha 98 ou 99mm.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1097212614-kit-ponte-les-paul- gotoh-tune-o-matic-stop-bar-gold-_JM?quantity=1#position=19&type=item& tracking_id=73b792c8-ec85-4d51-9bf0-6febd9a366ea

jnninho1
Membro Novato
# mar/20
· votar


pessoal, tenho uma guitarra Vintage AFD Paradise Les Paul, sempre usei cordas 011, to pensando em diminuir pra 010, é aconselhável levar num luthier pra mexer nela pra essa mudança de tensão nas cordas? ou é pouca coisa e posso trocar numa boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


jnninho1
Tem que re regular.
mateus54321
Não vejo necessidade da troca do cordal.
Abçs

dudurlzz
Veterano
# mar/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual sua opinião acerca do Tagima TJB5?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


dudurlzz
Essa nova linha da Tagima é bem interessante.
Já trabalhei com o de 4 cordas (TW66), e a relação custo-benefício é muito boa.
Esse de 5 eu ainda não trabalhei, mas, se seguir a linha de qualidade dos outros, pode comprar que é boa.
Abç

Horyon
Veterano
# mar/20 · Editado por: Horyon
· votar


Salve Bertola, bom dia!!

Tenho um violão rozini RX210.AT.F.LP.

Pesquisei no site do fabricante (link acima) e não diz qual material do rastilho e nut.

Mandei e-mail há um tempo considerável e não me retornaram.

Consegue dizer pelo aspecto qual é o material?

NUT 1

NUT 2

Rastilho 1

Rastilho 2

Desde já, agradeço!

Abraço.

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/20
· votar


Salve Bertola!

É possível improvisar alguma coisa ou a régua dentada é a melhor ferramenta pra medir se a escala está reta antes de fazer o nivelamento dos trastes?

Para fazer o nivelamento dos trastes qual a sequencia de lixas que devem ser usadas? Exemplo: Começar com 800 e depois 1200. Vou usar uma régua de pedreiro de alumínio com lixas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


Horyon
As fotos são inconclusivas.
Eu chutaria plástico...
Ceifador_Sinistro
1ª Pergunta: Você sabe fazer esse procedimento? Estudou-o?
Em 2º lugar, qualquer peça de metal rígido e reto serve.
Em 3º lugar não se começa com lixa, mas com pedra de amolar...
Cuidado...
Abçs

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
1 Estudei o assunto mas princialmente encontrei alguns vídeos em inglês muito completos o que me deu mais segurança
2 Achei que ser reto não bastava pois os trastes desalinhados poderiam dar uma falsa impressão de retidão
3 Poxa eu vi até videos da Stewmac usando lixas com as réguas de pedreiro StewMan

Pretendo deixar o braço reto, medir de 3 em 3 os trastes usando um "fret rocker" improvisado, marcar com canetinha de cores diferentes as partes altas e baixas, lixar algumas vezes pra ver onde a tinta esta saindo e ir controlando com calma e sem muitia pressão ao lixar. Difícil mesmo parece ser arredondar os trastes com a lima triangular.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


Ceifador_Sinistro
Difícil mesmo parece ser arredondar os trastes com a lima triangular.
Para isso vc precisa de uma ferramenta específica:
https://www.ebay.com/itm/Guitar-Fret-Crowning-Luthier-File-Leveling-Gr inding-Tool-Kits-Guitar-Repair-Tool/283743072428?hash=item421067b0ac:g :2q0AAOSwyVdeDupQ
https://www.ebay.com/itm/300-Grit-Guitar-and-Bass-Offset-Dual-Width-Di amond-Crowning-Fret-File-Tool/193332016598?hash=item2d037c75d6:g:r9sAA OSwpb1d-71-

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


Ceifador_Sinistro
Achei que ser reto não bastava pois os trastes desalinhados poderiam dar uma falsa impressão de retidão
Desalinhamento vertical é facilmente detectável com uma régua de aço ( e pode ser resolvido com rebatimento de trastes - técnica que exige experiência). Horizontal é muito mais difícil e pouco se poderá fazer.
Cara, use uma pedra de amolar. Mais barato e mais fácil de usar. Simples assim.
Depois faça o polimento com as lixas e bombril. Essa galera da Stweart McDonalds fazem vídeos para vendera as ferramentas deles que são caras pra caramba e são boladas à partir de coisas simples já existentes...
Abç

GUITARK2
Veterano
# abr/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Oi tudo bem....peguei uma guitarra que veio com um captador spanich trash na ponte mas o som esta muito fraco...pode me dizer qual é o esquema de ligação deste captador da spanich? Desde já muito obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji