【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Edson_Silva_01
Membro Novato
# out/19
· votar


Alargar os furos do escudo

Vou utilizar potenciômetros cujo eixo possui medidas em polegadas, o escudo tem furos em milímetros. A diferença é
Pequena. Qual a melhor forma para alargar os furos ? Uma Lima redonda ? Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


Edson_Silva_01
Pode ser lima...
Eu uso minha Dremel.
Abç

Edson_Silva_01
Membro Novato
# out/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola Muito obrigado viu! eu tenho uma Dremel mas não havia pensado nesta possibilidade.

Eu sou grato pelas suas dicas. Em breve eu devo ir até Niterói, então vou propor pagar o suco e/ou cerveja. Uma boa semana!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


Edson_Silva_01
Valeu cara!
Abç

MarcoGraciolli
Membro Novato
# out/19
· votar


Boa tarde!
Bertola, estou com uma Sx Sg std, tenho ela a uns 8 anos, já fiz alguns upgrades, captador malagoli, parte elétrica e tarraxas gotoh, nut.

E essa semana me deparei na Internet com essas tagima Jet blues e Jet rocker, fiquei interessado pelo modelo, mas como não consigo testar aqui na minha cidade, gostaria de saber se a a minha sx fica muito atrás da tagima em questão de qualidade de construção e peças..

Agradeço desde já! Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


MarcoGraciolli
Mantenha sua boa SX.
Essas Tagimas não são superiores à ela de modo significativo.
Abç

MarcoGraciolli
Membro Novato
# out/19
· votar


Muito obrigado pela dica! Acho que vou aguardar com ela até que possa dar um salto significativo, por ex uma Gibson.

Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


MarcoGraciolli
Cara... Bem regulada, com peças legais... E principalmente de um amp bom.
Não precisa de Gibson não...
Concentre-se em tocar, compor, ensaiar e etc...
Agora, se vc é guitarrista de uma banda, é OBRIGAÇÃO ter mais de um instrumento, e por vários motivos...
Abç

VoodooSoup
Veterano
# out/19
· votar


Bertola,

Após alguns serviços não muito bem "sucedidos" em minha Music Maker LPS (modelo les paul), resolvi refazer a parte elétrica da guitarra. Após algumas pesquisas, me deparei com esses kits "pre wired":

1: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787021777-kit-eletrica-les-pau l-circuito-gibson-completo-fio-blindado-_JM
2: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1137211318-kit-eletrica-les-pa ul-completo-com-chave-e-2-push-pulls-cts-_JM
3: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1247993491-kit-eletrica-les-pa ul-estilo-50s-com-2-push-pull-cts-_JM
4: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1135637669-kit-eletrica-circui to-50s-les-paul-gibson-com-chave-switchcraft-capacitor-a-oleo-pio-russ o-prata-k40y-630v-_JM

Minhas dúvidas são:
1. Vale a pena comprar esses kits (qualidade dos componentes)?
2. Quais seriam as principais diferenças entre esses kits, em termos de sonoridade e dinâmica?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


VoodooSoup
1) Não.
2) Pouquíssima, se é que há...
Abç

barataguitar
Membro
# out/19
· votar


Bertola

Sobre as Squier Standard sei que as melhores são de 2010 pra frente, mas e a Squier Standard 20th anniversary já teve alguma dessa em mãos? sabe se são boas?

araujosampn
Membro Novato
# out/19
· votar


Quanto vocês acham justo ou já viram um luthier cobrar pra deixar o instrumento fretless?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


barataguitar
São boas guitarras sim.
araujosampn
Não se comentam preços aqui.
É anti-ético.
Faça você mesmo sua pesquisa consultando os luthiers de sua cidade.
Abçs

henriquefranca
Membro
# out/19 · Editado por: henriquefranca
· votar


Oi Bertola, tudo bom?

Então, eu tenho uma guitarra desde 2011, feita por um Luthier local, porém, na hora que ele construiu eu pedi para ele não colocar nenhum nome no braço, deixar tudo escuro. O cara foi lá e escreveu o NOME dele , ocupando um puta espaço, prejudicando a estética da guitarra, relevei na hora, acontece, fazer o quê né, se tivesse sido pelo menos as iniciais ia achar até bacana, mas enfim.

Sempre levei meu instrumentos pra ele cuidar e tal, mas a qualidade dele tem caído muito ainda mais que agora uns caras famosos tão frequentando lá, parece que não faz mais com cuidado e da última vez que eu fui lá acabei reclamando do serviço feito no meu violão e ele me destratou, xingou e tudo. Agora, eu adoro a minha guitarra, que ele fez, mas não quero de forma alguma fazer propaganda pra esse cara e queria tapar o nome dele de alguma forma e que fosse bem discreto. Vocês tem alguma dica? O headstock é preto com escritos prateados como a foto, nem coloquei o nome dele completo.

Qual a melhor solução? Uma fita isolante? Tinta? Qual? Raspar?

foto
[img]https://i.ibb.co/P19WCbf/IMG-20191020-210555.jpg[/img]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


henriquefranca
Esse caso é complicado, pois, por motivos éticos eu não comento criticamente trabalhos de outros luthiers.
Coloque um adesivo aí...
Abç

henriquefranca
Membro
# out/19
· votar


Bertola

Fico com medo de apenas um adesivo ficar muito tosco, tem algum específico? Na base de cola ou diferente? Ou tem algum processo possível que eu possa fazer com outro Luthier?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


henriquefranca
Teria que lixar tudo e refazer o acabamento, que nesse caso aí vai ser complicado e custar caro...
Abç

pequenogafanhoto
Veterano
# out/19 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


Captador de guitarra em violão.
Como instalar? Tem quem diz que parafusar no tampo pode trincar etc, outros dizem que se colar um suporte de madeira no fundo do violão acaba descolando com o peso do captador e a vibração das cordas.
A pergunta é sobre violão mas a luthieria não parece ser muito forte no fórum de violão, já desculpo se não for adequado postar isso aqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


pequenogafanhoto
Captador de guitarra em violão.
Que violão?
Tem que ser de aço.
Você pode comprar um desses:
https://www.ebay.com/itm/Magnetic-acoustic-pickup-for-guitar-Black-A6S 3/183833080765?epid=893680363&hash=item2acd4e33bd:g:AkwAAOSwazpc8woQ
Abç

pequenogafanhoto
Veterano
# out/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É um Strinberg JS02 C.
Esse do ebay é de parafusar no tampo, certo? Não tem risco de trincar a madeira ou algo do tipo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


pequenogafanhoto
Tem um "clamp" embaixo.
Se for com parafuso mesmo o serviço TEM QUE ser feito por um luthier.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


pequenogafanhoto
Tem um tipo da Seymour Duncan que é de encaixe:
https://www.ebay.com/itm/1pc-Rosewood-Guitare-Pick-up-pour-Acoustic-Fo lk-Guitar-Accessoires-Pieces/253758773392?hash=item3b15339890:g:ht0AAO Sw7IpbTfc9

https://www.ebay.com/itm/Premium-Soundhole-Pickup-Folk-Guitar-Replacem ent-Parts-AGX-208/223683088815?hash=item34148d11af:g:oxoAAOSwnzpdjcl2

evertonsoaresPL
Membro Novato
# out/19
· votar


Boa noite senhores. Tenho uma dúvida quanto à múltiplos pedaços de madeira no corpo da Les Paul. Gostaria de saber se um corpo formado por 3 peças tem a mesma qualidade e soará da mesma forma que um corpo de peça única. Se as 3 peças forem de árvores diferentes, isto influenciará negativamente no som do instrumento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


evertonsoaresPL
Não.
Abç

Donnergott
Membro Novato
# out/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, sou novato no FCC mas acompanho o forum há anos. Me obriguei a postar para agradecer a tua permanente disponibilidade para ajudar a todos e a tua sempre franca objetividade. Parabéns!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


Donnergott
Obrigado!
Abç

Jovem Aprendiz
Membro Novato
# out/19
· votar


Boa noite amigos, possuo uma ESP LTD MH 250, com ponte flutuante, e gostaria de saber se é possível troca-la por uma tremolo simples, estilo strato, se o serviço compensa ou seria melhor adquirir outra guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


Jovem Aprendiz
Não compensa. Compre uma outra guitarra.
Abç

Ceifador_Sinistro
Veterano
# nov/19
· votar


Salve Mestre Bertola!

Gostaria de saber quais pedais tentam imitar a saturação/distorção de power de amps valvulados. A minha suspeita é de que sejam os tube screamers da vida mas deve ter alguns pedais de outras famílias como fuzz e distorções.

Quero usar um amp valvulado com baixa potência, cerca de 1w ou 2w, e explorar a tonalidade nos volumes altos para não precisar de um pedal simulando esse efeito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/19
· votar


Ceifador_Sinistro
Overdrives e tube screamers (que são a mesma coisa...).
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji