【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
GUITARK2
Veterano
# abr/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
quero a ligação para o som ficar mais forte (em série).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/20
· votar


GUITARK2
Cara, a uns 20 anos que não "topo" com um captador dessa marca...
Não me lembro mais qual o esquema de leigação e nem o tenho aqui nos meus arquivos...
O que vc pode fazer é ligar os dois fios + e o que sobrar ao terra (malha). Vá experimentando com um multímetro.
Desculpe não poder ajudar.
Abç

GUITARK2
Veterano
# abr/20 · Editado por: GUITARK2
· votar


duplo

GUITARK2
Veterano
# abr/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz cara só de responder...os fios dele estão muito curtos...que tipo de fio uso para emendar? não estou com o captador aqui agora...mas acho que os fios são ; verde,amarelo,preto,vermelho e a malha.

GUITARK2
Veterano
# abr/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Oi...conferi lá os fios são; preto,branco,vermelho,azul...medi eles com o multímetro e esta marcando 10,20 estou achando bem baixo ...já inverti os fios e continua a mesma coisa...como sei se uma bobina esta queimada sem ligar o captador? tem como?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/20
· votar


GUITARK2
10.20K não é baixo...
Emende com fios de mesma bitola, ou um pouquinho maior.
Abç

Joca25
Membro Novato
# mai/20
· votar


Galera boa noite!

Ceis tao baum?

Estou querendo comprar um guitarra, não to com muita grana, cerca de 1000-1500.

Estava com a ideia de comprar um guitarra e depois trocar os caps, tarrachas, ponte etc.

Não sei se este é o tópico mais adequado pra perguntar esse tipo de coisa, se não for, me perdoem!

fico no aguardo.

obrigado
Estava pensando na lps230 da Stringberg.

A minha intenção é comprar uma guitarra agora e personalizar depois com mais grana.

Wamaral68
Membro Novato
# mai/20
· votar


Como faço ligacoes elétricas,chave seletora com 3 posições,2 captadores,reformando

Wamaral68
Membro Novato
# mai/20
· votar


https://photos.app.goo.gl/Ly3dd6Ttjcda58Hu9

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/20
· votar


Joca25
Opções é que não faltam.
Compre uma usada em bom estado e consulte seu luthier para os "up-grades" adequados.
Wamaral68
Não entendi a foto. Você vai usar essa chave?
Abçs

Denis_Kelly
Membro Novato
# mai/20
· votar


Boa noite amigos, estou com um amplificador Fender Champion 40 , porém o potenciômetro de efeito (4 que mudam entre si conforme vai girando em sentido horário ) está com muito mal contato,a dúvida é esse potenciômetro é especial e específico ou é comum igual aos outros (volume e tone?)desde já agradeço a atenção de todos vocês

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/20
· votar


Denis_Kelly
´Só verificando pelo esquema ou levando à um técnico.
Abç

Jazzmestre
Membro Novato
# mai/20
· votar


Bom dia!
Estou querendo melhorar a afinação da minha Tagima tw 61, estou aprendendo a usar mais a alavanca.
Não pretendo dar uma de Satriani, ta mais pra Plini, usando de leve.
Ja trabalhou com essa guitarra? Sabe quais tarraxas com trava caberiam? Ou se não existir, talvez eu va de Fender...

Alguma outra sugestão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/20
· votar


Jazzmestre
Sim, já trabalhei com várias - boa guitarra pelo que se paga por ela.
Em 1º lugar coloque as cordas nas tarraxas de forma correta, sem sobra alguma e sem "embôlos" de corda nos eixos das tarraxas (com, no máximo 3 ou 4 voltas).
Em 2º lugar, após afinar e colocar as cordas faça o procedimento de estabilização da afinação - puxe as cordas com certa veemência e reafine - Repita esse procedimento 4 ou 5 vezes para cada corda.
Em 3º lugar, mantenhas os parafusos de fixação da tarraxas apertados.
Em 4º lugar, troque a pestana por uma de osso ou por uma Graphtech, e lubrifique os sulcos com grafite em pó.
Em 5º lugar, troque os "abaixa-cordas" por modelos com roletes.
Em 6º lugar troque a base da ponte por uma de metal nobre (aço ou latão), e use 5 molas de qualidade comprovada.
Abç

sOK
Membro Novato
# mai/20
· votar


Olá. Se eu tiver madeira de MOGNO aq, quanto ficaria pra um Luthier fazer a moldura de uma les paul?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/20
· votar


sOK
moldura de uma les paul
O que significa isso?
Nunca ouví esse termo. Especifique por favor.
Abç

Horyon
Veterano
# mai/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, já trabalhei com várias - boa guitarra pelo que se paga por ela.
Em 1º lugar coloque as cordas nas tarraxas de forma correta, sem sobra alguma e sem "embôlos" de corda nos eixos das tarraxas (com, no máximo 3 ou 4 voltas).
Em 2º lugar, após afinar e colocar as cordas faça o procedimento de estabilização da afinação - puxe as cordas com certa veemência e reafine - Repita esse procedimento 4 ou 5 vezes para cada corda.
Em 3º lugar, mantenhas os parafusos de fixação da tarraxas apertados.
Em 4º lugar, troque a pestana por uma de osso ou por uma Graphtech, e lubrifique os sulcos com grafite em pó.
Em 5º lugar, troque os "abaixa-cordas" por modelos com roletes.
Em 6º lugar troque a base da ponte por uma de metal nobre (aço ou latão), e use 5 molas de qualidade comprovada.


Merecia um quadro essa orientação e exposição num mural em destaque, parabéns mestre Bertola, espero que saibamos dar valor a pessoas como ti.

Fisherman
Veterano
# mai/20
· votar


Acho que o cara quer saber quanto custa para moldar a madeira em formato de um corpo de LesPaul.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


Minha guitarra número dois é uma strato memphis. Quando preciso de timbre de singles, ela é a escolhida.

Pois bem, peguei ela de um amigo por duzentos mangos. Comparado com outras guitarras que se pega nesse preço hoje em dia tá bom. Desmontei todinha, limpei, lubrifiquei, botei um mini hb na ponte. A afinação segura mesmo com alavancada e o timbre (num bom ser) é bacana.

O problema é que as três cordas mais agudas, quado faço bend pra cima perto da região das casas 7 até a 10, pegam nos trastes da frente e perde o som.

Pensei em eu mesmo ir limpando os trastes com cuidado. Como ela é a número dois, não tenho pressa. Não acho que compense mandar pra um Luthier pra mexer nesse braço, e também não sei se compensa trocar o braco por um novo.

E aí? Estou errado e na verdade vira trocar o braco? Mandar pra um profissional mexer nesse? Compra outra guita? Meto o loco e passo a lima?

HortaRates
Membro
# mai/20
· votar


acabaramosnicks
Cara, esse problema aí tem cara de que um simples nivelamento de traste resolve. É um procedimento simples pra um Luthier experiente, pra fazer sozinho é meio chato porque precisa de algumas ferramentas.
Mas no geral o procedimento consiste em retirar todas as cordas, o braço do instrumento (se possível), deixar o braço completamente reto e depois usar uma lixa com que seja compatível com o raio da escala pra deixar todos os trastes na mesma altura.
Não sei quanto um Luthier cobra por isso mas eu acho que vale a pena, mesmo braços novos podem vir com trastes desnivelados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/20
· votar


Fisherman
Bem... ele terá que perguntar à quem se dispuser a fazer isso...
Pois, posso fazer "de graça" lá na madeireira do "Seu" Paulinho em Nova Friburgo (onde compro madeiras), que é meu camarada, ou posso fazer isso com um luthier que vai me cobrar R$ 200 ou até R$ 500.
Ou seja: A pergunta não tem uma resposta...
acabaramosnicks
Cara, isso aí é resolvido com um procedimento: Nivelamento de trastes. Coisa que exige experiência e ferramentas certas.
Eventualmente basta um "rebatimento", procedimento que PARECE simples, mas não é - e que poucos luthier fazem...
Respondida a sua pergunta?
Abçs

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


Bertola, obrigado pela atenção.
Respondido parcialmente. Entendi que por não ter a competência, fazendo o procedimento por conta é provável que eu falhe. Mas então, sabendo que a guitarra é de entrada, uma memphis... Na sua opinião, vale a pena mandar nivelar? Vale mais a pena trocar o braco? Trocar os trastes deste braço? Ou nesta guitarra não vale a pena mexer?

Entendo que, por não ter o instrumento perto é impossível ter uma conclusão precisa, mas gostaria de saber sua opinião (ou dica) nesta situação.

Agradeço novamente.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


Horta, obrigado pela resposta.

Vc saberia me indicar um Luthier capacitado na região de Jundiaí? A cidade fica entre Campinas (ao sul) e a grande SP (ao norte de SP. Na pior das hipóteses eu poderia cogitar levar pra esses lugares.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/20
· votar


acabaramosnicks
Cara, esse procedimento é simples. Não custa caro.
Não conheço luthier em Jundiaí.
Abç

entamoeba
Membro Novato
# jun/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo certo?

Veja se você pode me dar uma luz!

Quero restaurar uma Washburn Lyon que tenho há 25 anos, mas não sei que fim levou as tarraxas. A ideia é fazer só uma guitarra para brincar, sem gastar muito, então estava pensando em colocar tarraxas baratas, que não desafinassem muito fácil.

Tem alguma coisa no mercado, na faixa de 100 reais? Vi umas da Tagima no Mercado Livre, mas não sei se prestam.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1332265523-tarraxas-p-guitarra -tagima-blindada-6-em-linha-r-cromada-_JM?quantity=1#position=12&type= item&tracking_id=d3c02507-5f31-494f-88d6-afa2269a0982

Abraço!

MarcoGraciolli
Membro Novato
# jun/20
· votar


Boa tarde pessoal!

Estou para enviar minha SG da SX para alguns upgrades, principalmente nos trastes que já estão começando a dar sinais de que estão muito gastos.

Pensando nisso, estou a procura de novos trastes, porém, estou em duvida de qual modelo comprar, poderiam indicar alguns tamanhos que seriam meio que os padrões utilizados em SG Gibson?

E outra duvida seria referente à chave seletora, vale a pena investir em uma dessas blindadas ou não faz diferença?

Agradeço desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/20
· votar


entamoeba
Cara, Washburns Lyons tem duas linhas; a inicial, cujo corpo era confeccionado em "soft maple" e a mais comum, confeccionada em compensado.
As tarraxas eram desse tipo aqui (e ruinzinhas):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1501578276-tarraxa-guitarra-na cional-giannini-golden-set-6-_JM#position=11&type=item&tracking_id=8b6 aaaee-ec70-4b90-9c44-a39fba8c2107
Elas tem haste fina, por conseguinte essas que vc colocou aí, para poderem ser usadas, você terá que alargar os furos na "mão". Cuidado! Faça isso com uma furadeira de bancada.

MarcoGraciolli
Compre trastes Dunlop 6150.
A chave está com defeito? Se não estiver não há porque trocar.
Abçs

Ningen
Veterano
# jun/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como é seu conhecimento com relação à pandeiros? Rsrsrs. Tem alguma recomendação de pandeiro de couro na faixa dos 100~150 mangos? Tocar samba, primariamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/20
· votar


Ningen
Cara, não conheço nada sobre isso...
Kkkkkkk
Abç

Ningen
Veterano
# jun/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Kkkkkk valeu kkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji