【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jun/19
· votar


Otaniel

Não consigo apagar o post, postei no tópico errado.

Melhor parar com o flood!

GSRocha
Membro Novato
# jun/19
· votar


Boa tarde, queria saber se vale apena e quanto custaria no luthier investir numa Ibanez GSA 60 para colocar micro afinação e deixa na configuração HSH ao invez de HSS ou compensa mais compra uma de 2500 já com essas configurações?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


GSRocha
Não vale à pena.
Pontes com microafinação com trava confiáveis, são caras, e não vale à pena comprar baratas.
Ademais, a instalação de um "top-lock" no braço é tarefa que só um luthier profissional pode fazer.
Abç

dudurlzz
Veterano
# jun/19 · Editado por: dudurlzz
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, meu baixo é um CLB24a e geralmente troco de bateria entre 6 a 8 meses, mas ultimamente a bateria não ta dando nem para 10 dias, qual pode ser o problema?

Quando comprei ele em 2011 ele veio com esse problema, tive que mandar para a garantia e eles resolveram o problema, o baixo funcionou normalmente até esses dias.. Abraço!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


dudurlzz
Verifique a ligação do "jack" de saída, depois o circuito, para ver se não há maus-contatos ou oxidação das trilhas.
Abç

HortaRates
Membro
# jun/19
· votar


Fala Bertola, beleza?
Vou adquirir um baixo bx-12 usado esta semana. Na última vez que fui pegar um instrumento usado, tive um problema sério com o braço: o tensor estava irremediavelmente emperrado. Eu consegui desfazer o negócio, mas quase saí no prejuízo. Pra não passar por isso de novo, queria testar o tensor do baixo no ato da compra, só pra verificar se não está emperrado. Você sabe qual é o número da chave allen?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


HortaRates
Não sei... Leve um jôgo de chaves, desses que se compra por R$3 no camelô...
Abç

Jazzmestre
Membro Novato
# jun/19
· votar


Hey Bertola, tudo tranquilo?
Adquiri uma Tagima TW61, estou amando a guitarra, mas ela desafina rápido caso use a alavanca.
Eu to pensando em comprar um nut TUSQ e levar no luthier pra tanto pra regulagem geral/checar trastes quanto trocar pelo nut de graphite. Ah, e botar cordas 0.10, essas devem ser 0.7 hahaha
Algo mais que ajudaria? Primeira guitarra com tremolo, é divertido mas estou meio perdido haha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


JazzmestreCara, troque o bloco da ponte por um de alta massa e coloque 5 molas de qualidade. Troque a pestana por uma graphtech e use abaixa cordas com roletes. Colocar as cordas corretamente e fazer os procedimentos de estabilização da afinação é o mais importante.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


duplo

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/19
· votar


oi bertola, poderia me dar mais uma opinião?

na sua opinião vale a pena substituir uma floyd original (sem ser da alemã) fr 2000, por uma gotoh ou seria trocar 6 por meia duzia?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


rhoadsvsvai
6 por 1/2 dúzia...

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado!

vitorrock
Veterano
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa Tarde Bertola!
Há um tempo eu tinha problemas com a Floyd Rose da minha Kramer (sem back box) porém que já foram resolvidos quando levei ela ao Luthier.

Assim ele regulou a posição dela, bloqueou ela com um bloco de madeira para que apenas pudesse alavancar para baixo com divebomb e ganhei bastante sustain e estabilidade de afinação.

Porém tenho notado um problema: Por ele ter bloqueado a ponte, ela tem se mostrado mais dura para fazer divebombs e vibratos com ela são difíceis de executar. Eu não sei muito sobre tremolos, pois sempre tive uma Strato barata e nunca usei muito o tremolo dela, pois desafinava toda a guitarra e também era bem duro de se usar. Porém já vi na internet pessoas usando ponte tremolo de Strato com muita facilidade para fazer vibratos e divebombs, onde a alavancada parece muito mais mole e precisa, bem como também já toquei em outras guitarras com Floyd Rose que tem uma alavancada bem mais leve e mole que a minha. Será que essa rigidez da ponte é resultado de ter bloqueado a ponte? Ou será que os responsáveis são as 3 molas, ou as cordas 0.10?

Muito obrigado pela atenção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


vitorrock
Teste a colocação de molas de menor tensão e cordas 0.9.
Mas a diferença não será muito ampla não.
Abç

claudio.oc
Veterano
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Prezado Bertola,
Tenho uma strato com um set texmex (singles)instalado e estou querendo instalar na ponte um mini humbucker Malagoli Little 55. Tenho um kit emerson com pots de 500k. Seria interessente instalar este kit nesta configuração HSS ? Ficaria muito agudo? desde já obrigado pela atenção.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


claudio.oc
Não há necessidade de fazê-lo.
Abç

vitorrock
Veterano
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta! Vejo muitas pessoas falando que o mais adequado para guitarra com Floyd Rose seria usar cordas 0.9 principalmente por causa de uma tensão menor, e que 0.10 força a ponte e não seria o ideal. Isso procede? No meu caso a minha já veio de fábrica com 0.10, me adaptei à essa tensão e tenho visto que tem sido benéfico tanto em termos de timbre como pra melhorar um pouco a pegada com a guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


vitorrock
0.10 força a ponte e não seria o ideal. Isso procede?
Não. É questão de regulagem e costume.
Abç

claudio.oc
Veterano
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado. abraço.

rcbarcel
Membro Novato
# jul/19
· votar


Bom dia a todos!

Mauricio Luiz Bertola

As madeiras utilizadas nos violões vazados(tipo Silent Yamaha) influenciam tanto na sonoridade como nas guitarras?

Estou perguntando porque tenho um braço de um violão nylon giannini que estragou o tampo e pensei em construir um vazado. E tenho um bloco de cedrinho, que sei que não é bom pra guitarra, jogado aqui. Será que fica muito ruim fazer o violão com ele?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


rcbarcel
Será que fica muito ruim fazer o violão com ele?
Não...
Abç

rcbarcel
Membro Novato
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu! Obrigado!

Beiço de Javali
Membro Novato
# ago/19
· votar


Olá pessoal,

Tava dando uma limpada e trocando o escudo da minha Telecaster (comprei 3 meses atrás) e me deparo com uma rachadura na parte entre o captador e o braço. Pensei que era na pintura mas não, parece que é na madeira mesmo. Tirei o braço e não tem rachadura no outro lado (ainda).

Alguma ideia do que causa isso? Nunca tinha notado, só agora, e nunca vi uma rachadura nessa área aí. A rachadura é muito fina, mas depois que tirei o braço, ela pareceu mais fechadinha, pode ser só impressão.

É uma Squier Classic Vibe, corpo em Pinho.

https://ibb.co/fdtjRWp
https://ibb.co/M5MVrGx
https://ibb.co/TPQPM1h

T-Rodman
Veterano
# ago/19
· votar


também já tive uma telecaster com uma rachadura nessa parte. Na época desativei o corpo e a parte lascada foi pro lixo, mas quem pegou o corpo e braço remontou a guitarra, deu uma pintada nela e continua utilizando a mesma, rs.
Parece que não é incomum essa rachadura nessa squier. aparentemente é um local que não prejudica a guitarra.
Mas se tá na garantia, eu acionaria.

amplexos

t.

Beiço de Javali
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: Beiço de Javali
· votar


T-Rodman

Tirei outra foto e parece que ali é o único ponto de contato do braço naquela parte, deve ser isso.

Não tem garantia, mas não estou preocupado também, só curioso do que poderia causar isso.

Comprei ela baratinha, 100 dólares (moro fora) numa loja de usados. É uma 2015 mas tava quase zerada, ainda tinha os adesivos e o plástico cobrindo o escudo. Quase pq uma lasca da pintura soltou perto do jack, e o jack em si tava frouxo. Acho que deram uma queda nela ou bateram em algo, nunca tocaram e resolveram vender.

Tinha saído atrás de uma tele usada baratinha, se não achasse, iria comprar uma bullet nova, mas dei sorte, gosto muito dela. Troquei o jack por um swiftcraft/electrosocket e coloquei um escudo tortoiseshell.

https://ibb.co/Fm7z7RX
https://ibb.co/T10C7gD

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/19
· votar


Beiço de Javali
Esse tipo de rachadura é bem comum.
Não ocasiona nada, e, mesmo se quebrar e a parte sair, pode ser recolada. Essa parte da trócula aí não é componente crítico.
Abç

Beiço de Javali
Membro Novato
# ago/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela informação!

Fugitivo
Veterano
# ago/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Me tira uma dúvida, esse simulador de baixo não poderia danificar o amp/falante de guitarra? Já que não seria recomendado ligar um baixo em amplificador de guitarra.



Edson_Silva_01
Membro Novato
# ago/19
· votar


Pessoal, usar 3 pots CTS 250K A (Log) + Orange Drop .47, captadores Fender 57 / 62, fica equilibrado?

Guitarra S SST 57 2014 (zero, sem uso). corpo Alder chinês.vou manter o escudo e a chave seletora.

Eu tenho vários potenciômetros guardados porém os de 250K B (Linear) não são CTS, são IKN (China).
Eu tenho vários capacitores guardados Orange Drop .47, .22, se bobear tem até de óleo.

Eu não toco NADA. Meu filho de 13 anos começou a tocar violão. vou dar a Guitarra de presente. Eu me sinto confortável para trabalhar com a parte elétrica pois trabalhei como técnico nos anos 80 e sou engenheiro (só me formei, eu trabalho com software). Eu comprei os pots, captadores e tarraxas para upgrade em US, paguei muito barato. Certamente depois da reforma na elétrica vou levar o instrumento para um Luthier regular. valeu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji