【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# set/19
· votar


Fugitivo
Obrigado.
Já conheço e acompanho.
Abç


Excelente!

Loborrachero
Membro Novato
# set/19
· votar


Olá, pessoal. Tenho aqui uma Memphis MLP-100. Gosto dela, mas desafina com facilidade. Quero comprar tarraxas novas para resolver o problema. Qual comprar? Alguma sugestão?

Obrigado

Edson_Silva_01
Membro Novato
# set/19
· votar


Baixo Giannini Jet Sound B47

Termino ou deixo para objeto de decoração,

Eu ganhei, saiu sem custo, eu lixei o corpo de Mogno, passei seladora, True Oil, ficou lindo (Cedro Rosa). Também restaurei o Braço.

Eu tenho tarrachas, ponte, captadores PB (tudo novo, sem uso).
Estou na dúvida se termino o baixo . O Escudo não é padrão PB, ou eu invisto um tempo significativo para fazer um escudo ou gasto um dindin com um Luthier.

apesar de ser bonito (corpo Mogno, braço pau marfim), eu cheguei num ponto próximo a desistir. porque o risco de nao ficar bom existe . Aquele tensor invertido, o corpo pesadissimo, sei não... algum comentário?

jvmiranda
Membro Novato
# set/19
· votar


Bom dia,

Tenho uma les paul da memphis, de 2008 modelo ainda do braço colado..
estou para refazer a elétrica dela, comprei todos os componetes e pedi a um amigo que faz eng. elétrica soldar tudo, porém olhando ela por dentro eu nao encontro um fio terra. Será q vc poderia me ajudar? onde faço o aterramento neste caso? e olhando para o jack dela chega apenas 1 fio, onde eram pra ser 2 certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


Loborrachero
Antes de comprar tarraxas novas, responda-me algumas coisas:
1) A guitarra foi regulada por um luthier habilitado ao ser comprada?
2) As cordas são colocadas corretamente nas tarraxas (sim, existe um jeito certo!)?
3) As tarraxas estão com suas porcas e parafusos devidamente apertadas?
4) Os sulcos da pestana estão lubrificados com grafite em pó?
5) Ao colocar as cordas e afinar, estão sendo feitos os procedimentos de estabilização da afinação?
Antes de gastar dinheiro à toa, veja se tudo isso está sendo feito.
Edson_Silva_01
Instrumento de péssima qualidade de uma época decadente da fábrica paulista...
O pior é ver gente no ML cobrando preços ridiculamente absurdos por esses péssimos instrumentos!
Investir grana nesse (sic!) instrumento é perda de tempo...
jvmiranda
O aterramento é feito à partir da cavidade do cordal ou da "tune-o-matic"
https://www.google.com/search?q=Les+Paul+wiring+diagram&rlz=1C1CHWL_pt -BRBR846BR846&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=CEy6PwRC4ZNWoM%253A%252CXt ayoqChdHg5rM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kRrY0TSh1PbtilQNFLH18pps2UNmw&sa=X&v ed=2ahUKEwjzzdS1lLfkAhXrHLkGHfHyDU8Q9QEwAXoECAYQBg#imgrc=S49FXXCom07kN M:&vet=1
Abçs

jvmiranda
Membro Novato
# set/19
· votar


Pelo q vi minha guita não tem a furação pra levar o fio do aterramento até a ponte tune o matic. Como seria feito então nesse caso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


jvmiranda
Pelo q vi minha guita não tem a furação pra levar o fio do aterramento até a ponte tune o matic. Como seria feito então nesse caso?
Em casa será complicado se você não tem a broca certa e a experiência necessária, posto que é preciso cuidado e "expertise" para não danificar o corpo.
Abç

jvmiranda
Membro Novato
# set/19
· votar


Então não tem outro jeito sem ter a furação até a ponte? Quer dizer entao q minha guitarra não está aterrada?? E pior que ela nem tem ruído

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


jvmiranda
Ou não tem mesmo ou você não a identificou.
Agora, uma guitarra sem aterramento não ter ruído... É difícil...
Abç

Loborrachero
Membro Novato
# set/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola, obrigado pela resposta
A guitarra foi regulada por um luthier habilitado, sim. Quanto à colocação das cordas, acho que está certo (não tem folga na parte enrolada nas tarraxas e nem volume excedente de cordas ali, mas confesso que, se tem mais que isso pra fazer, eu não sei). Também dou aquela exigida nas recém-colocadas (com os famosos puxões para acomodá-las) e afinando várias vezes (de novo, se tem mais, sequer desconfio).
As porcas e parafusos estão firmes.
Agora, se os sulcos da pestana estão lubrificados com grafite em pó eu não faço a menor ideia. Tem como saber ou devo encaminhar para o luthier para fazer essa lubrificação?

Obrigado novamente e um abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


Loborrachero
Agora, se os sulcos da pestana estão lubrificados com grafite em pó eu não faço a menor ideia. Tem como saber ou devo encaminhar para o luthier para fazer essa lubrificação?
Isso é vc que faz em casa.
Abç

Loborrachero
Membro Novato
# set/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou providenciar então, obrigado

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


Olá, alguém sabe qual a espessura padrão das cordas do Takamine Gn15Ce? Comprei um recentemente e quero trocar sem ter que levar num luthier pra regular tudo agora.

Modelo: GN15CE
Tampo: Spruce (Laminado)
Fundo: Mahogany
Laterais: Mahogany
Braço: Mahogany
Escala: Rosewood
Largura do Nut: 1.6875" (42.8 mm)
Binding: Preto
Tarraxas: Cromadas
Marcação: Pontos Perolados
Eletrônica: Preamp Takamine TP-4T com afinador embutido
Acabamento: Fosco
Cor: Natural Fosco (NS)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


Pé de chinelo
Geralmente vem com 0.10
Abç

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado

andredraw
Veterano
# set/19
· votar


Boa noite, Bertola.

Tenho aqui minha sx sst62 e as tarraxas estão me deixando na mão. O luthier que faz as regulagens pra mim tinha me aconselhado a trocá-las há um tempo.

Você poderia me indicar ou ajudar a escolher um jogo de tarraxas que tenha um custo benefício condizente com essa guitarra?

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


andredraw
Compre essas:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1054928659-wilkinson-vintage-c hrome-tuners-_JM#position=10&type=item&tracking_id=d05abef3-77ed-4baf- 85a9-a95b50ee1653
Abç

Ceifador_Sinistro
Veterano
# set/19 · Editado por: Ceifador_Sinistro
· votar


Salve mestres!

Onde posso comprar um nut de osso para minha strato Memphis by Tagima?

Nas lojas aqui de Curitiba não achei então imagino que tenha que comprar pela internet. Se tiver outra sugestão de material pro nut fora o plástico padrão que vem nela agradeço.

Edson_Silva_01
Membro Novato
# set/19
· votar


Acabei de conferir no Mercado Livre.Tem loja em Curitiba ofertando nut de osso. Atualmente existe nut de latão, de grafite, etc.
Osso é muito tradicional
Latão é para toda a vida mas se não limpar e lubrificar pode oxidar e prejudicar as cordas
Aço inox é caro...

Na internet tem muita informação (e mentira...)

Plástico quebra , resseca . Atualmente tem uns de "osso sintético" , na verdade uma resina, fácil de trabalhar.

Eu sou "econômico" -

Se o seu nut está bom, mantenha até que ele apresente problema
Quando o nut estiver ruim leve num Luthier de confiança . Trocar Nut implica em ajustar vá altura das cordas. Além de precisar de ferramentas (limas) não é simples. Eu fiz num baixo e foi demorado, eu tive que fazer duas vezes, estraguei material. E no final NÃO ficou bom.
Eu não sou Luthier. Sou curioso. Pode haver outros pontos de vista com maior experiência.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


Ceifador_Sinistro
Compre pelo ML...
Aqui no RJ muitas vezes compro em lojas tradicionais de instrumentos peças de osso em bruto (geralmente vendidas como pestana para violão) e as "usino".
É um processo chato e demorado, e requer experiência (felizmente tenho uns 30 anos de estudo e prática em luthiería...).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


Ceifador_Sinistro
Compre pelo ML...
Aqui no RJ muitas vezes compro em lojas tradicionais de instrumentos peças de osso em bruto (geralmente vendidas como pestana para violão) e as "usino".
É um processo chato e demorado, e requer experiência (felizmente tenho uns 30 anos de estudo e prática em luthiería...).
Abç

Ceifador_Sinistro
Veterano
# set/19
· votar


Vlw mestre, vou ver esse nut

Aproveitando a deixa, quais tarraxas vc recomenda pra essa minha Strato Memphis by Tagima com um preço baixo pra manter o custo benefício?

Eu segui as dicas que vc deu pro membro Loborrachero logo acima e após abusar um pouco dos bends as cordas já dão uma desafinada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


Ceifador_Sinistro
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1263110206-tarraxa-p-guitarra- strato-tmh-807cr-tagima-jogo-c-6-_JM?quantity=1#position=4&type=item&t racking_id=b3fe2f9e-b8a2-458b-8fc6-b8dcbb1f9bba

MarcosVini2004
Membro Novato
# set/19
· votar


Olá amigo eu estava vendo em um anuncio do olx uma guitarra feita por um luthier famoso aqui de joão pessoa, por 1500 reais o vendedor diminuiu bastante o preço porque precisa vender logo já que ele está apertado, segue as especificações:

*Tarraxas Planet Waves com trava PWAT-331l;
*Trastes Jumbo;
*Ponte tremolo Gotoh Vg300 cromada A7;
*Molas gotoh;
*Captadores Epiphone com mini switches (opção de split individual para humbucker ou single)
*Toda em Mogno, braço inteiriço;
*Potenciometros novos, elétrica nova, revisada.

T-Rodman
Veterano
# set/19
· votar


Vai lá e toca.
Pelos sapeca tá bom o preço.
O que fecha negócio é se você gostar de tocar nela.
Não adianta a guitarra ter essas specs e ser um machado desregulado que não ressoa bem aos seus ouvidos, não reverbera legal no seu corpo, não te faz nenhum mojo.... Rs
Boa sorte

Amplexos
T.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


MarcosVini2004
Existem "N" guitarras com as mesmas especificações...
Como o T-Rodman falou... Só você pode avaliar.
Abç

evertonsoaresPL
Membro Novato
# set/19
· votar


Bom dia Bertola. Vou perguntar pra ti pois foi o único que citou algo sobre a Legend.

Conhece esse modelo Les Paul https://ibb.co/Hzg5d5c ?

Saberia me dar informações sobre as madeiras e a contrução dela, se vale à pena investir em ferragens e captadores nela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/19
· votar


evertonsoaresPL
Essas guitarra tinham boa construção, ao nível das Epiphones (a fábrica era a mesma).
Essa guitarra já foi mexida como se pode constatar facilmente, além de estar com vários problemas de conservação.
Se compensa investir nela? Depende do preço de compra e do gasto subsequente.
Abç

evertonsoaresPL
Membro Novato
# set/19
· votar


Acho que então não valeria a pena trocar pela minha Cort, que está bem conservada

Obrigado pela resposta.

pequenogafanhoto
Veterano
# set/19 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


Tarraxas/ponte headless, onde comprar?

https://prnt.sc/pc72b4

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji