【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# abr/19
· votar

JJJ

O nato é uma madeira que me passou a impressão realmente que puxa aos graves. Menos que o cedro rosa na minha opinião, e menos que o mogno mesmo.

Porem isso foram nas guitarras que eu tive. São tantas variaveis que nao da pra dizer se a questão era mesmo a madeira.
Mas posso dizer que é uma madeira pesada, isso era.

JJJ
Veterano
# abr/19
· votar

Buja

Pesada acho que é mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar

Kanon
Várias delas. Já fiz muitos trabalhos com essas guitarras e o peso delas varia muito. Um amigo que tocou comigo teve uma bem leve e já trabalhei com várias pesadas...
JJJ
Exato...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar

Kanon
Várias delas. Já fiz muitos trabalhos com essas guitarras e o peso delas varia muito. Um amigo que tocou comigo teve uma bem leve e já trabalhei com várias pesadas...
JJJ
Exato...
Abçs

Kanon
Membro
# abr/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola
perfeito meu amigo, o jeito é esperar e ver como será!

SnapPicking
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: SnapPicking
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Beleza?

Assisti um vídeo de luthieria esses tempos onde o rapaz dizia que um luthier de outro país, fez uma experiência para comprovar qual guitarra tinha mais sustain, as de braço colado ou parafusado.

Já pegou dizer que guitarras de braço colado possuem mais sustain, porém, no estudo/experiência, o luthier constatou que na realidade as guitarras de braço parafusado possuem mais sustain.

Pela sua experiência, isso procede? uma guitarra de braço parafusado tem mesmo mais sustain?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar

SnapPicking
A forma de construção em sí é secundária.
A qualidade do sistema inteiro é que é mais importante.
Abç

Beiço de Javali
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: Beiço de Javali
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma dúvida.

Eu troquei as tarraxas de uma guitarra minha mas elas não couberam nas buchas originais e as buchas que vieram eram grandes demais para os buracos na guittara.

Então eu aumentei os buracos e coloquei as buchas novas, mas foram bem apertadas.

Não usei uma marreta. Coloquei um parafuso na bucha, alinhei a bucha no buraco (só entrava muito pouco) e no outro lado coloquei um pedaço de madeira com uma rosca. Daí, a medida que eu apertava o parafuso a bucha ia entrando.

Mas como disse, foi apertado, se eu tentar tirar elas eu nao consigo (deveria ter aumentado os buracos um pouquinho mais).

Tudo correu bem, a guitarra ficou perfeita, nunca tocou tão bem, mas eu fiquei com isso na cabeça das buchas apertadas demais.

A dúvida é, isso pode causar uma rachadura no headstock da guitarra com o tempo por conta da expansão/contração da madeira ou com a tensão das cordas? Eu sei que pode acontecer durante a instalação, mas não sei se acontece depois.

Eu não pretendo tirar as buchas ou trocar as tarraxas novamente, se trocar, seriam por outras iguais se essas quebrarem um dia.

A guitarra é uma mim strato dos anos 90, foi minha primeira guitarra, comigo desde 2004, daí fico com paranóia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Beiço de Javali
A dúvida é, isso pode causar uma rachadura no headstock da guitarra com o tempo por conta da expansão/contração
Pode, mas não é comum ocorrer (em baixos é um pouco mais comum...).
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/19 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar

Mauricio Luiz Bertola tudo bom?

ficaria grato se me desses uma opinião sobre isso aqui:

me mudei recentemente, como estou estudando muito pra uma prova deixei duas guitarras e um violão nos cases mais ou menos um mês encostados em uma parede (uma les paul gibson no hardcase da marca, uma epiphone e um violão cada um em um soft bag)

hoje percebi que por alguma razão se criou um mofo encima de tudo, a escala da minha epiphone les paul ta com mofo nela e o violão eu nem tive coragem de abrir ainda...
.
na gibson o mofo não entrou na parte de dentro do case. acho que por ser hard case e ter silica dentro.

o problema mesmo é a escala da epiphone (de madeira escura) que esta toda coberta por mofo.

o que eu passo que não danifique a madeira da escala e ao mesmo tempo mate o fungo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/19
· votar

rhoadsvsvai
Em 1º lugar retire as cordas limpe com uma esponjde louça, a parte verde, com um pouco de Veja. Deixe secar e passe óleo de peroba.
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado! esse veja seria qual tipo, sabão desinfetante?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/19
· votar

rhoadsvsvai
Veja Multi-uso cara. É um produto de limpeza mui comum.
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado!

Kanon
Membro
# mai/19
· votar

Mauricio Luiz Bertola

boa tarde amigo, quais capacitores e resistores devo usar para fazer treble bleed para volumes de singles e humbuckers?

Quanto aos capacitores para os tones, quais tipos devo usar para captadores singles e humbuckers?

Procurei e só achei capacitores para tones com voltagens mais altas, eles podem ser usados mesmo assim?

abraço meu caro, desde já muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/19
· votar

Kanon
Capts Hb's raramente usam "treble bleeders", mas muita gente usa os mesmos valores que para os singles
https://www.google.com/search?q=treble+bleed+for+Humbuckers&rlz=1C1CHW L_pt-BRBR846BR846&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=uC5SJSxk4-QkiM%253A%25 2CGSOC4NOIYEEpCM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kSlrCNR1TOcFTFH5wNUdGXMVNtfAw&sa =X&ved=2ahUKEwjU4Yizj4jiAhWwLLkGHY5uBjQQ9QEwAXoECAgQBg#imgrc=SvAB_pX8a Ba35M:&vet=1

Já os capacitores de tone, usa-se geralmente 47nF para singles e 22nF para Hb's. O ideal é usar a voltagem mais baixa possivel.
Abç

9volts
Membro Novato
# mai/19
· votar

Mestres, vocês acham que a combinação de um corpo em louro canela com tampo em freijó fica com boa sonoridade para uma strato HSS?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/19
· votar

9volts
Sim.
Abç

alefeafram
Membro Novato
# mai/19
· votar

Boa noite, eu levei minha guita no luthier e ela voltou com a Sí e principalmente a Mizinha meio duras. Elas estão mais duras do que as mais grossas. O que pode ser?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/19
· votar

alefeafram
Boa noite, eu levei minha guita no luthier e ela voltou com a Sí e principalmente a Mizinha meio duras. Elas estão mais duras do que as mais grossas. O que pode ser?
Não sei...
Para saber teria que examinar instrumento.
Retorne a seu luthier e explique à ele a situação...
Abç

yagobraga
Membro Novato
# jun/19 · Editado por: yagobraga
· votar

Fala galera, um bom dia!
Então to pra fazer um upgrade na minha Sx Sst 62, andei pesquisando bastante e achei uma ponte que aparentemente se adequa nas medidas dela que é uma ponte SUNG -IL.

A medidas das cordas eu sei que dá certinho (54 mm), mas o meu medo é a furação não bater ter um problema futuramente por ter que fechar os furos e fazê-las novamente, acho deveras arriscado, alguém por acaso já chegou a ver ou utilizar essa ponte?

Link: http://www.luthieriabrasil.com.br/pontes-e-tarraxas/pontes-para-guitar ra/stratocaster/ponte-dourada-vintage-estilo-stratocaster-para-guitarr a-bloco-40mm-sung-il-bs085

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar

yagobraga
Essa Sung-Il não é muito melhor que a ponte original dela não...
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# jun/19
· votar

Quero comprar um Boss Katana Air, para estudar. Ele possui um transmissor Wirelles. Algumas guitarras com captadores ativos não funcionam neste transmissor. Possuo uma guitarra com um set EMG-SA. No primeiro link, segue uma página de suporte da boss falando logo no início qual captador ativo o transmissor suporta

https://www.boss.info/us/support/by_product/katana-air/support_documen ts/e3a588ca-6b64-4b5c-a0e3-16564624580a/

O link abaixo é o manual do EMG-SA. Na página 3 é especificado as conexões do jack.
https://www.emgpickups.com/media/productfile/S/S/SSS_0230-0155B.pdf

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar

Gabriel Santos Lacan
Não sei qual é a sua pergunta (Você apenas fez afirmações).
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# jun/19
· votar

Gostaria de saber se o jack do meu EMG é compatível com o transmissor da boss

acabaramosnicks
Membro Novato
# jun/19 · Editado por: acabaramosnicks
· votar

Segundo os links enviados, é pra funcionar normalmente, porém, há a possibilidade de a pessoa que fez a parte elétrica da guitarra ter feito invertido. Cara, nos próprios links que vc enviou tem a solução para o problema, se houver problema. Fora isso, a única coisa que muda é a posição do gnd com o bat.Gnd, se não funcionar, é só mudar esses. Qualquer um munido de um ferro de solda faz isso.

yagobraga
Membro Novato
# jun/19 · Editado por: yagobraga
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Medi a distancia aqui das cordas com um paquímetro, tem aproximadamente 52.5mm, a ponte que melhor se adequa é a fender bigblock utilizada nas fenders méxico, e dps com um bloco manara pra melhorar o sustein...

No caso das pontes pra Sx Sst, é somente essa a solução que encontrei até o momento.

Daí to pensando se troco somente os carrinhos por fender e coloco o bloco ou se compro essa ponte aqui de vez:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1155886808-ponte-fender-strato -big-block-completa-mola-parafusos-alavan-_JM?matt_tool=39232263&matt_ word&gclid=Cj0KCQjwrdjnBRDXARIsAEcE5YnjzLTR7arR_6Ur-IMEpos5a9A-ZMCX8ZM 4HunMXK62PUEl9z-hI1AaAsq1EALw_wcB&quantity=1

Meu receio é saber se essa ponte possui ou não boa procedência...
Saberia indicar algum lugar em que eu possa procurar uma ponte importada dessas que seja autêntica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar

Gabriel Santos Lacan
Não me parece ser. Proceda como o acabaramosnicks falou. É só uma questão de ligação.
yagobraga
Cara, no meu entender vc devería trocar apenas os carrinhos e o bloco (e usar 5 molas). Nada mais.
Abçs

Otaniel
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
Otaniel
Veterano
# jun/19
· votar

Não consigo apagar o post, postei no tópico errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji