【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# abr/19
· votar


no vendedor ai do ML tem esses capacitores a óleo que você mencionou - mas basicamente, se ficar fazendo as contas de pecinhas soltas ai no ML me parece que o preço fica o mesmo.
Agora se um pot de 250/500k não tem muito diferença de marca, fico um pouco mais feliz.
se for 'orange drop', acho que fica mais em conta
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771697116-original-capacitor-o range-drop-047uf-400v-guitarra-strato-_JM?quantity=1

to com vontade de montar algo assim numa telecaster (pra ficar como as Squier Vintage Modified Deluxe:
https://docs.google.com/gview?embedded=true&url=https%3A%2F%2Fwww.seym ourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2F2H_3G_2V_2TppSPL.pd f

LeandroP
Moderador
# abr/19
· votar


T-Rodman
se for 'orange drop', acho que fica mais em conta

Fica o mesmo preço :/

wendellinhares.gtr
Membro Novato
# abr/19
· votar


Boa tarde amigos!

É o seguinte: estou comprando uma floyd gotoh para uma Ibanez RG 570 que eu tenho. Ocorre que a minha ibanez tem um nut de 43mm, enquanto essa gotoh que tem disponível na minha cidade só tem um nut de 41mm.

Colocando esse nut menor, a guitarra fica funcional? Esteticamente, ficaria muito discrepante os 1mm menor de cada lado? No que se refere a pegada, também mudaria muito?

Grato desde já!

wendellinhares.gtr
Membro Novato
# abr/19
· votar


Boa tarde amigos!

É o seguinte: estou comprando uma floyd gotoh para uma Ibanez RG 570 que eu tenho. Ocorre que a minha ibanez tem um nut de 43mm, enquanto essa gotoh que tem disponível na minha cidade só tem um nut de 41mm.

Colocando esse nut menor, a guitarra fica funcional? Esteticamente, ficaria muito discrepante os 1mm menor de cada lado? No que se refere a pegada, também mudaria muito?

Grato desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


wendellinhares.gtr
Que funciona, funciona...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


wendellinhares.gtr
Que funciona, funciona...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


post duplo

Kanon
Membro
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola preciso de sua ajuda amigo!

Tenho uma shelter que estou utilizando como projeto para ups, comprei uma ponte Wilkinson de 6 furos, com medida de 57mm do ultimo furo para o primeiro, acontece que minha shelter tem 52.5mm nessa mesma posição, a unica coisa que bate são os 2 furos do meio, vou ter que refazer os furos, pra poder usar a Wilkinson... tem algum gabarito em pdf ou as medidas exatas pra eu usar, pode me ajudar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


Kanon
Isso não existe.
É aí que entra a experiência de um luthier habilitado.
Esses furos terão que ser tapados com uma madeira firme e depois refurados. Não espere, após esse procedimento a mesma resistência estrutural nessa parte do corpo.
Abç

Kanon
Membro
# abr/19
· votar


Caríssimo amigo, Mauricio Luiz Bertola

Muito Obrigado por responder, e sim, estou ciente de que a resistência nessa parte do corpo diminuirá.

Mas, como posso fazer a furação corretamente centralizada?

Ressalto que na minha cidade não tem luthier e eu sou de uma família de marceneiros, então tenho alguma experiencia com o maquinário.

o que eu precisava era conseguir furar precisamente.

Coloquei a ponte mais larga nos buracos existentes no corpo do instrumento, e percebi que os 2 furos centrais batem, na ponte e no corpo!

Pergunto a vc professor, posso tapar os 4 furos que sobram (2 esquerda e 2 direita) e re-furar tendo como referencia os 2 furos do meio (com parafusos) como referência?

Outra questão:As cordas Mí (1ª e 6º) não ficarão "escapando" do braço? tendo em vista os milímetros a mais da ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


Kanon
Mas, como posso fazer a furação corretamente centralizada?
Furadeira de bancada...
Outra questão:As cordas Mí (1ª e 6º) não ficarão "escapando" do braço? tendo em vista os milímetros a mais da ponte?
Você tem que centralizar com linhas.
Mas o fato doa furos de fixação da ponte serem maiores, não significa que a distancia entre as cordas o seja.
Abç

mpais2
Membro Novato
# abr/19
· votar


Fala Mauricio Luiz Bertola, tudo bem?
Estou construindo uma tele e me deparei com uma situação um dia desses. Recentemente uma amiga minha construiu uma guita em freijó (com pintura sólida) e depois de alguns meses aparecerem alguns furinhos. Pois bem, foi constatado que esses furos foram feitos por cupim. Sinceramente nunca vi isso antes. O que aconteceu é que o cupim já estava na madeira antes do trabalho e após a pintura ele se sentiu "sufocado" e saiu. Por fim ela decidiu refazer o corpo pra não ter erro.
Primeiro, vc já viu isso? Como resolveu?
Segundo, vc acha que passando veneno pra cupim - daqueles que se aplica com pincel da marca JIMO - vai prejudicar a madeira? Como estou fazendo corpo em duas peças isso impactaria na colagem? Óbvio que teria que dar uma lixada antes pra aplicar a cola.
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


mpais2
Desculpe mas isso me parece coisa de amador...
Construir um corpo de guitarra sem verificar se há infestação de cupins no mesmo!
Bem. Basta usar o Jimo Cupim injetando-o na madeira e tapando depois os furos com massa.
Se vc tem peças de madeira à serem coladas, em 1º lugar verifique se há infestação. Em 2º lugar aplique VÁRIAS demãos de seladora após a colagem e a usinagem, lixando depois das aplicações. Cupim nenhum entra em madeira devidamente selada e que não fica estática (como uma guitarra).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


mpais2
Desculpe mas isso me parece coisa de amador...
Construir um corpo de guitarra sem verificar se há infestação de cupins no mesmo!
Bem. Basta usar o Jimo Cupim injetando-o na madeira e tapando depois os furos com massa.
Se vc tem peças de madeira à serem coladas, em 1º lugar verifique se há infestação. Em 2º lugar aplique VÁRIAS demãos de seladora após a colagem e a usinagem, lixando depois das aplicações. Cupim nenhum entra em madeira devidamente selada e que não fica estática (como uma guitarra).
Abç

mpais2
Membro Novato
# abr/19
· votar


Desculpe mas isso me parece coisa de amador...
Mauricio Luiz Bertola
Sem problemas, não precisa se desculpar.
Eu achei estranho mesmo pq nunca vi ou soube de algo parecido, mas faz parte.
Valeu pelas dicas.
Forte abç.

Jovem Aprendiz
Membro Novato
# abr/19
· votar


Opa amigos, boa noite
Gostaria de saber qual a opinião de vocês a respeito da ponte Lo-Trs II da Ibanez, eu sei que a qualidade dela não é das melhores, mas caso eu utilize a floyd mais apenas como trêmolo, ela aguenta o tranco? Estou afim de comprar uma jem 555 coreana e tenho um pé atras quanto essa ponte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


Jovem Aprendiz
Sim, aguenta.
Abç

GUITARK2
Veterano
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ai tudo bem....já usou o 3M auto brilho para limpar e dar brilhos em guitarras? o que você acha do produto? Pode ser usado em qualquer guitarra com verniz? Produto: https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/todos-os-produtos-3m-do-br asil/~/Auto-Brilho-3M-Linha-Gold/?N=5002385+3293159485&rt=rud

Desde já muito obrigado.

Nicklodeon
Membro Novato
# abr/19
· votar


Bom dia, pesquisei no fórum e não achei um tópico que pudesse tirar minha dúvida. Coloquei cordas na guitarra recentemente e estourou 3 cordas quando eu estava afinando, eu sei que tem algo errado proque quando eu estava afinando a corda si, ela estourou quando ainda estava na nota Sol quando eu estava afinando. As cordas estão muito apertadas, mal da pra tocar que dó muito o dedo, muito menos fazer bend, mas se eu não aperto ela não chega na afinação. Um amigo meu falou que pode ser problema de regulagem, queria saber quanto custa mais ou menos pra resolver esse tipo de problema. -> Eu não estou apertando de mais as cordas a toa <- só estou apertando o necessário pra chegar na afinação. Bom fim de semana a todos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


GUITARK2
Nunca usei.
Nicklodeon
Você levou sua guitarra ao comprá-la a um bom luthier?
Instrumento desregulado apresenta esse tipo de problema.
Se houver defeito de fabricação (erros no trastejamento, no posicionamento da ponte), que pode também ocasionar isso; um luthier profissional identifica esses (e outros) problemas.
Abçs

Fugitivo
Veterano
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Apareceu uma oportunidade de comprar umas cordas de guitarra nos EUA, então gostaria de saber se existe algum prazo para manter elas guardadas sem pegar ferrugem.

Vou coloca-las dentro de um armário que não tem umidade nem luz. Estou querendo fazer um pequeno estoque. Por quanto tempo poderia guardá-las?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


Fugitivo
É bem difícil responder à isso pois depende da data de fabricação das cordas.
Abç

Fugitivo
Veterano
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Supondo que elas foram fabricadas em 2019. Quanto tempo podem ser guardadas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Fugitivo
De 6, 12 meses, talvez um pouco mais...
Abç

Fugitivo
Veterano
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado.

Kanon
Membro
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
consegui arrumar a strato, ficou animal, agora me apareceu a oportunidade de pegar uma Condor clp 1, vc saberia me dizer o peso dessa guitarra em kg?

Tendo em vista que a madeira do corpo e braço é nato.

Outra questão essa madeira, nato... É boa se compara ao mogno?

Kanon
Membro
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Peguei a Condor Clp e ela veio com alguns upgrades e brindes olha só:
Brindes:
Afinador
case
Correia Fender

Upgrades:
Tradicional HB hot
custom alnico hb

Tudo isso, incluindo a guitarra, por 800 reais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/19
· votar


Kanon
Nato é uma madeira "tonal" como outra qualquer...
Fizeste excelente compra!
Abç

Kanon
Membro
# abr/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado por responder caro amigo, vc já chegou a ver (pegar) uma clp dessas? sabe quantos quilos ela pesa aproximadamente? procurei essa informação e não achei...

é importante pra mim pois tenho problemas de coluna kkkk

eu tinha uma vintage V100 era bem pesada por isso a vendi

JJJ
Veterano
# abr/19 · Editado por: JJJ
· votar


Kanon
Mauricio Luiz Bertola

O Nato (conhecido como "mogno oriental") não é mogno, de fato, embora seja realmente muito usado na confecção de instrumentos.

Tem uma página bem interessante, sobre madeiras que são vistas genericamente como mogno, mas não são (botanicamente falando):

http://gaskellguitars.com/what-is-mahogany-part-3/

O mogno genuíno seria, segundo a página, apenas o do gênero botânico "Swietenia". A página afirma ainda que NENHUMA guitarra de linha* seria feita de Mogno genuíno, hoje.

* existem algumas "custom shop" que podem ser

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji