【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
andredraw
Veterano
# jan/19
· votar


Bom dia, Bertola. Pode me tirar umas dúvidas, por favor?

Quero levar minha guitarra pra um Luthier bloquear a ponte FR pra mim.

1) As travinhas que apertam as cordas no headstock continuarão sendo usadas ou posso aposentar aquilo? Os parafusos estão ruins e eu passo muita raiva com eles.

2) O bloqueio trava a ponte em ambos os sentidos? Ou ela continuará indo pra frente?

Mto obrigado

Abcs

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


1 - Convém trocar esse nut com trava. Elas continuam sendo usadas habitualmente, pois ainda se afina na ponte e não nas tarraxas. Nada impede de passar a afinar pelas tarraxas, mas aí convém já a troca do instrumento ao meu ver.

2 - É negociável.

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


harlero rock

Um braço não torce assim. Tem cara de ser um trastes desnivelados.
A solução depende do problema, se for mesmo a escala/braço, remove-se os trastes e plaina a escala. Se for trastes, talvez o rebatimento e nivelamento resolverá.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


andredraw
O bloquei da ponte não elimina a função de microafinação.
Depende de como seu luthier vai fazer o travamento conforme seu pedido.
Abç

andredraw
Veterano
# jan/19
· votar


Ismah
Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Eu não fui muito claro, a ponte FR é dessas baratas de uma condor antiga, então eu queria bloqueá-la totalmente, nos dois sentidos. Bom saber que é possível. Muito Obrigado.

andredraw
Veterano
# jan/19 · Editado por: andredraw
· votar


Se puderem me auxiliar mais uma vez, por favor.

Estou usando essa condor para aprender a mexer com a parte elétrica. Estou querendo trocar o jack, pots e vou trocar um dos captadores.

Ela é HSH, mas vou tirar o single do meio, deixar só os dois humbuckers (vou colocar um cap novo na ponte e manter o velho no braço), seguindo o esquema a seguir.

Link do esquema

QUESTÃO : Eu só consegui uma chave de cinco posições, por isso escolhi esse esquema. Mas diferentemente do captador da ponte, o do braço não tem 4 fios, tem apenas dois e a malha. Eu não me importo em deixá-lo sem o slipt, então eu posso continuar com esse esquema acima? O que eu preciso mudar?

Fotos do captador do braço
FOTO 1
FOTO 2

Não sei se a informação a seguir é relevante, mas o captador da ponte antigo era igual, também tinha apenas dois fios. Na ligação original, tinha um push pull pra splitar o cap da ponte, o fio branco estava soldado na posição 1 da chave, o vermelho na 6 e a malha estava aterrada

Muito obrigado.

harlero rock
Membro Novato
# jan/19
· votar


Ismah
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


andredraw
Pode.
Apenas ligue o da ponte com um "jumper".
Abç

andredraw
Veterano
# jan/19 · Editado por: andredraw
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Meu conhecimento é limitado. Como faço o jumper?

Obs: O jumper não seria no capt do braço? Ele que é o meu problema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


andredraw
Ligue o borne (da chave) + do capt da ponte ao outro borne intermediário (no esquema aí é onde se liga os fios vermelho e branco) Assim, as dias "última" posições ligarão apenas o capt da ponte.
Abç

Ismah
Veterano
# jan/19 · Editado por: Ismah
· votar


Apenas ligue o da ponte com um "jumper".

Ou pode deixar como uma opção de kill switich...

andredraw
Veterano
# jan/19 · Editado por: andredraw
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ligue o borne (da chave) + do capt da ponte ao outro borne intermediário


Eu numerei os bornes pra facilitar meu entendimento.
FIGURA

Eu preciso fazer um jumper pra ligar as posições 1-4-8?

andredraw
Veterano
# jan/19
· votar


Ismah
Pra fazer isso é só ignorar o fio cold do captador do braço na ligação? Deixar ele solto, ao invés de soldá-lo na posição 8?

GUITARK2
Veterano
# jan/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ai tudo bem...o que acha da Squier deluxe hot rails ? Desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


andredraw
Vc vai ligar um fio entre os bornes 2 e 8.
GUITARK2
Uma guitarra legal...
Abçs

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


Ou se não fizer, tem a opção de um kill switch na posição do captador da ponte.

GUITARK2
Veterano
# jan/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
colocar um hot rails seymour duncan na ponte no lugar do duncan designed vai fazer muita diferença?você acha uma guitarra bem construida e bem acabada?quais os pontos positivos e negativos dela?se não for pedir muito rsrsrss...desde já muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


GUITARK2
Cara, esse SD é melhor que o que vem nela.
As Squiers são boas cara...
Abç

andredraw
Veterano
# jan/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ismah

Muito obrigado!

Otto Mann
Veterano
# jan/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, Bertola.

Você conhece as washburns Mg90?

Apareceu uma oportunidade de pegar uma, mas não sei se vale tudo o que estão pedindo.
Segue link de instrumento semelhante:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1124801929-wasburn-mg90-custom -shop-music-maker-fender-charvel-zaganin-_JM

Desde já, muito obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


Otto Mann
Essa guitarra é boa sim, mas por esse preço!!! Não...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


Otto Mann
Essa guitarra é boa sim, mas por esse preço!!! Não...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/19
· votar


Estou criando uns pedais e decidi fazer o wooden enclosure (caixas de madeira). Qual seria um bom acabamento para eles, considerando o custo-benefício e que são poucos, então não quero comprar muito material de acabamento?

Duas observações:
• madeira não limita o tamanho às caixas que acho;
• mexer com madeira é terapia para mim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


João Pedro Strabelli
Você pode usar compensado, madeira (pinho) ou MDF (que é mais pesado). Mas a base do pedal TEM que ser de metal.
Lixe bem as peças, aplique seladora à pincel (4 demãos seguidas de lixagem) e depois verniz spray.
Abç

GUITARK2
Veterano
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala ai tudo bem....o que acha da Fender southern cross que vem com squier escrito ano 93...ela é melhor que a que vem escrito southern cross? as medidas de corpo e braço batem de verdade com algum modelo da fender?desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


GUITARK2
Cara, cuidado com essas guitarras. A maior parte delas que vendem por aí são falsificações...
Eu não gastaria meu dinheiro com elas...
Abç

GUITARK2
Veterano
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
como saber se é original? mas se for original o que acha dela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


GUITARK2
Tem que ser examinada por um luthier.
Existem guitarras melhores por preços mais baixos no mercado.
Abç

pequenogafanhoto
Veterano
# fev/19
· votar


É possível consertar escala torta? Fica bom?
Encontrei um baixo usado com som incrível, mas a escala dele tem um "arco" nas casas mais altas que faz elas trastejar muito, na corda sol as notas nem geram som.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


GUITARK2
https://minhaguitarradecedro.blogspot.com/2016/10/guitarra-fender-sout hern-cross-1994.html
http://brazilianguitars.blogspot.com/2010/01/fender-southern-cross-par te-1.html
http://guitarrasdeumstrateiro.blogspot.com/2015/07/fender-stratocaster -southern-cross-pode.html

Nesse último texto há referência à minhas afirmações acima. O número de baixos então, foi bem menor (menos de 150 construídos), e quase todos existentes à venda hoje são falsificações.
Se a guitarraque vc pretende comprar foi de uma pessoa amiga e que pode provar procedência, ok (atente para o preço!). Se não, evite.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji