【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
GUITARK2
Veterano
# 03/fev/19 19:19
· votar

Mauricio Luiz Bertola

peguei a guitarra...original perfeita...igual a do Celso blues boy:

https://www.youtube.com/watch?v=0jpfItBWUk0

desmontei ela toda...corpo em uma peça ...o cara modificou e colocou outro escudo com humbuckers...ai cortou ela por dentro...mas tudo bem...já blindei ela e amanha vou montar do meu jeito...parece nova a guitarra de tão bem conservada...pesquisei muito e realmente é um instrumento de qualidade...valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 03/fev/19 20:33
· votar

GUITARK2
Que bom!
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 03/fev/19 20:34
· votar

pequenogafanhoto
Sim. Leve a seu luthier.
Abç

GUITARK2
Veterano
# 04/fev/19 21:31
· votar

Mauricio Luiz Bertola
fala ai tudo bem....montei a guitarra...fiz a ligação 1 hot rails 1 vol e só....só que o volume não esta funcionando tanto aberto quanto fechado o captador esta funcionando...ainda não coloquei as cordas...tinha pensado em fazer a ligação até mesmo sem o volume...bem direta....se eu deixar ela assim seria como se estivesse passando direto?ou vai dar algum problema se eu montar ela assim? desculpa a pergunta longa e desde já muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 04/fev/19 21:51
· votar

GUITARK2
Ligação direta não é bom, no meu entender, pois o "pot" age como filtro de "corta altas" (sem ele o som fica excessivamente agudo e estridente).
Troque o potenciômetro e verifique se fizeste a ligação correta.
Abç

GUITARK2
Veterano
# 04/fev/19 21:53
· votar

a ligação esta correta...o potenciometro era novo....só se veio com problema...tem algum teste?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 04/fev/19 22:47
· votar

GUITARK2
Tem...
Procure um texto chamado "mulímetro para guitarristas"
Abç

GUITARK2
Veterano
# 04/fev/19 23:06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ok valeu.

Otto Mann
Veterano
# 09/fev/19 08:55
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, Bertola.

Por gentileza, qual a sua opinião sobre as Tagimas stratocaster mais antigas, como esssa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1045791216-guitarra-strato-tag ima-antiga-anos-90-_JM

Desde já, muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 09/fev/19 12:08
· votar

Otto Mann
Já trabalhei com várias dessas guitarras.
São guitarras legais e consistentes, creio que as 1ªs guitarras nacionais de produção massiva que tinha consistência e regularidade de controle de qualidade (obviamente para os padrões brasileiros...).
O corpo é confeccionado em marupá e o braço em pau-marfim. Os capts originais não eram bons (mas não eram sofríveis...) fabricados pela WSC (coreana). O braço é grosso, com pegada clássica, embora de radiano mais plano que as Fenders dos anos 50 à 80.
Boa guitarra para "up grades".
Abç

Otto Mann
Veterano
# 09/fev/19 17:17
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Acho que vou pegar uma dessa justamente pra ir modificando aos poucos.

Abraço

artiecouto
Veterano
# 11/fev/19 19:20
· votar

Boa noite, Bertola... É o seguinte. Tenho uma strato aqui com tarraxas e ponte gotoh, acabei de botar cordas ernie ball nela. Guitarra boa... A questão é que eu afino as guitarras pela tensão da alavancada, pra conseguir alavancar e ela voltar afinada. O problema é quando eu dou um bend na corda sol, ela simplesmente só afina de novo se eu der uma alavancada, o que é impraticável no meio de alguns solos. Vc sabe de alguma regulagem que eu possa mexer pra tentar resolver isso? Levar no luthier tá fora de cogitação por enquanto ($$). O chato é que isso não tava rolando com o outro jogo de cordas igual da ernie ball, fui trocar e começou a rolar essa desafinação que me irrita profundamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 11/fev/19 19:45
· votar

artiecouto
Passe grafite em pó nos sulcos da pestana e vaselina sólida nos "abaixa-cordas". Faça alavancadas antes de tocar e reafine. Use 5 molas novas e de qualidade na base da ponte.
Abç

Combustao
Membro Novato
# 12/fev/19 10:41 · Editado por: Combustao
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Seizi Telecaster com dois humbuckers (Malagoli Custom 84 e Custom 59) e chave seletora de 3 posições. Gostaria de ter a opção de defasar os captadores, para ter mais possibilidades sonoras, dessa forma levei ao Luthier de minha cidade e perguntei se seria possível realizar a instalação de uma chave seletora de 5 posições (no lugar da chave de 3 posições), onde as posições 2 e 4 seriam os spits, uma para splitar o braço e outra para splitar os dois captadores juntos. As posições 1, 3 e 5 seriam para os humbuckers. Ele informou que seria possível, mesmo nunca tendo feito.

A ligação foi realizada utilizando o diagrama abaixo, mas com ele as posições 2, 3 e 4 ficaram com o mesmo som (braço splitado).
https://d2emr0qhzqfj88.cloudfront.net/s3fs-public/diagrams/RG520-DiM.p df

Também testamos a ligação abaixo, mas nessa outra opção o problema foi que a posição 4 (ponte em paralelo) ficou sem som (mudo).
https://d2emr0qhzqfj88.cloudfront.net/s3fs-public/diagrams/rg320mod1.p df

O que pode estar acontecendo? Você sugere algum diagrama?

Eu estou optando pela chave 5 posições pois acho de mais fácil utilização quando comparada com push-pull.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 12/fev/19 10:47
· votar

Combustao
Use esse:
https://www.seymourduncan.com/wiring-diagrams?meta_params=guitar-optio ns,2-pickups,neck-h,bridge-h,1-volume,1-tone,5-way-blade

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 12/fev/19 10:47
· votar

Combustao
Use esse:
https://www.seymourduncan.com/wiring-diagrams?meta_params=guitar-optio ns,2-pickups,neck-h,bridge-h,1-volume,1-tone,5-way-blade

Combustao
Membro Novato
# 12/fev/19 11:33
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Beleza, vou testar e te informo. Obrigado pelo retorno.

Combustao
Membro Novato
# 12/fev/19 16:36
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ainda não testei essa ligação que você me passou, mas pelo que vi no diagrama as posições darão o seguinte resultado:

Posição 1: Humbucker Ponte
Posição 2: Humbucker Ponte + Humbucker Braço
Posição 3: Humbucker Braço
Posição 4: Single Ponte + Humbucker Braço
Posição 5: Single Ponte + Single Braço

É isso? Achei confuso o resultado da posição 4.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 12/fev/19 16:53
· votar

Combustao
Sim.
Abç

Hittman123
Membro Novato
# 14/fev/19 01:42
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Blz? Vc sabe se a Tagima P-200 é boa (Construção, captadores, etc)? achei uma usada por 450. Vlw

Samucamp
Veterano
# 14/fev/19 11:43 · Editado por: Samucamp
· votar

Posição 4: Single Ponte + Humbucker Braço
Posição 5: Single Ponte + Single Braço

Se voce quer mais possibilidades para splitar os captadores, pode usar um super switch
https://www.aliexpress.com/item/1-Piece-GuitarFamily-Oak-Grigsby-4-Pol e-Double-Wafer-5-Way-Super-Switch-For-Electric-Guitar/32878886123.html ?spm=2114.search0104.3.16.47976a48t0GYBt&ws_ab_test=searchweb0_0,searc hweb201602_4_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_3 21_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536_10902,searchweb20 1603_6,ppcSwitch_0&algo_expid=1be80407-3bf4-4378-b683-828561489488-2&a lgo_pvid=1be80407-3bf4-4378-b683-828561489488.
Eu uso na minha estato HH e fica assim:
1 Humb ponte
2 single ponte
3 Hum ponte + humb braço
4 single braço
5 Humb braço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 14/fev/19 17:47
· votar

Samucamp
O problema dessa chave é ser cara e difícil de achar... Mas que é interessante, é.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 14/fev/19 17:48
· votar

Hittman123
Nunca trabalhei com esse instrumento. Não posso opinar.
Abç

Hittman123
Membro Novato
# 14/fev/19 22:06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vlw

Combustao
Membro Novato
# 15/fev/19 22:48 · Editado por: Combustao
· votar

Samucamp
Obrigado pela dica, mas a configuração que eu queria era:

Posição 2: Single Ponte + Single Braço
Posição 3: Humbucker Ponte + Humbucker Braço
Posição 4: Single Braço
Posição 5: Humbucker Braço

E ela só é possível (até onde pesquisei) com a chave 5 posições da Ibanez (SC/2502W). Porém não consegui encontrar essa chave. Então, como não encontrei a chave da Ibanez, achei melhor utilizar a chave tradicional (mais barata) e ficar sem a posição single do braço. Vou pegar a guitarra amanhã no Luthier, depois de testar vou informar o que achei.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 16/fev/19 00:57
· votar

Combustao
O problema dessa chave é ser cara e difícil de achar...

Combustao
Membro Novato
# sábado às 14:48 · Editado por: Combustao
· votar

Mauricio Luiz Bertola e Samucamp
Peguei hoje a guitarra, o diagrama enviado pelo Bertola apresentou a seguinte configuração:
Posição 4: Single Ponte + Single Braço
Posição 5: Single Ponte

Então pedi para o Luthier inverter a posição dos fios pretos (ponte com braço) e inverter a posição dos fios vermelho+branco (ponte com braço), com isso a configuração ficou a seguinte:
Posição 1: Humbucker Braço
Posição 3: Humbucker Ponte
Posição 4: Single Ponte + Single Braço
Posição 5: Single Braço

Ou seja, no final das contas consegui a configuração que eu gostaria utilizando a chave de 5 posições convencional. Infelizmente as posições não ficaram tão intuitivas, mas com tempo eu vou me habituando. O importante é que conseguiu o resultado esperado.

Observação: O padrão de cores do diagrama mostrado é diferente do padrão dos meus captadores. A Malagoli usa o mesmo padrão da DiMarzio que é diferente da Seymour Duncan, segue abaixo padrão de algumas marcas:
https://guitarelectronics.com/guitar-wiring-resources/humbucker-wire-c olor-codes/

Obrigado pelo apoio!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# sábado às 17:56
· votar

Combustao
Ficou legal...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji