【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
GUITARK2
Veterano
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

peguei a guitarra...original perfeita...igual a do Celso blues boy:

https://www.youtube.com/watch?v=0jpfItBWUk0

desmontei ela toda...corpo em uma peça ...o cara modificou e colocou outro escudo com humbuckers...ai cortou ela por dentro...mas tudo bem...já blindei ela e amanha vou montar do meu jeito...parece nova a guitarra de tão bem conservada...pesquisei muito e realmente é um instrumento de qualidade...valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


GUITARK2
Que bom!
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


pequenogafanhoto
Sim. Leve a seu luthier.
Abç

GUITARK2
Veterano
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala ai tudo bem....montei a guitarra...fiz a ligação 1 hot rails 1 vol e só....só que o volume não esta funcionando tanto aberto quanto fechado o captador esta funcionando...ainda não coloquei as cordas...tinha pensado em fazer a ligação até mesmo sem o volume...bem direta....se eu deixar ela assim seria como se estivesse passando direto?ou vai dar algum problema se eu montar ela assim? desculpa a pergunta longa e desde já muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


GUITARK2
Ligação direta não é bom, no meu entender, pois o "pot" age como filtro de "corta altas" (sem ele o som fica excessivamente agudo e estridente).
Troque o potenciômetro e verifique se fizeste a ligação correta.
Abç

GUITARK2
Veterano
# fev/19
· votar


a ligação esta correta...o potenciometro era novo....só se veio com problema...tem algum teste?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


GUITARK2
Tem...
Procure um texto chamado "mulímetro para guitarristas"
Abç

GUITARK2
Veterano
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok valeu.

Otto Mann
Veterano
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, Bertola.

Por gentileza, qual a sua opinião sobre as Tagimas stratocaster mais antigas, como esssa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1045791216-guitarra-strato-tag ima-antiga-anos-90-_JM

Desde já, muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Otto Mann
Já trabalhei com várias dessas guitarras.
São guitarras legais e consistentes, creio que as 1ªs guitarras nacionais de produção massiva que tinha consistência e regularidade de controle de qualidade (obviamente para os padrões brasileiros...).
O corpo é confeccionado em marupá e o braço em pau-marfim. Os capts originais não eram bons (mas não eram sofríveis...) fabricados pela WSC (coreana). O braço é grosso, com pegada clássica, embora de radiano mais plano que as Fenders dos anos 50 à 80.
Boa guitarra para "up grades".
Abç

Otto Mann
Veterano
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Acho que vou pegar uma dessa justamente pra ir modificando aos poucos.

Abraço

artiecouto
Veterano
# fev/19
· votar


Boa noite, Bertola... É o seguinte. Tenho uma strato aqui com tarraxas e ponte gotoh, acabei de botar cordas ernie ball nela. Guitarra boa... A questão é que eu afino as guitarras pela tensão da alavancada, pra conseguir alavancar e ela voltar afinada. O problema é quando eu dou um bend na corda sol, ela simplesmente só afina de novo se eu der uma alavancada, o que é impraticável no meio de alguns solos. Vc sabe de alguma regulagem que eu possa mexer pra tentar resolver isso? Levar no luthier tá fora de cogitação por enquanto ($$). O chato é que isso não tava rolando com o outro jogo de cordas igual da ernie ball, fui trocar e começou a rolar essa desafinação que me irrita profundamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


artiecouto
Passe grafite em pó nos sulcos da pestana e vaselina sólida nos "abaixa-cordas". Faça alavancadas antes de tocar e reafine. Use 5 molas novas e de qualidade na base da ponte.
Abç

Combustao
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: Combustao
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Seizi Telecaster com dois humbuckers (Malagoli Custom 84 e Custom 59) e chave seletora de 3 posições. Gostaria de ter a opção de defasar os captadores, para ter mais possibilidades sonoras, dessa forma levei ao Luthier de minha cidade e perguntei se seria possível realizar a instalação de uma chave seletora de 5 posições (no lugar da chave de 3 posições), onde as posições 2 e 4 seriam os spits, uma para splitar o braço e outra para splitar os dois captadores juntos. As posições 1, 3 e 5 seriam para os humbuckers. Ele informou que seria possível, mesmo nunca tendo feito.

A ligação foi realizada utilizando o diagrama abaixo, mas com ele as posições 2, 3 e 4 ficaram com o mesmo som (braço splitado).
https://d2emr0qhzqfj88.cloudfront.net/s3fs-public/diagrams/RG520-DiM.p df

Também testamos a ligação abaixo, mas nessa outra opção o problema foi que a posição 4 (ponte em paralelo) ficou sem som (mudo).
https://d2emr0qhzqfj88.cloudfront.net/s3fs-public/diagrams/rg320mod1.p df

O que pode estar acontecendo? Você sugere algum diagrama?

Eu estou optando pela chave 5 posições pois acho de mais fácil utilização quando comparada com push-pull.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Combustao
Use esse:
https://www.seymourduncan.com/wiring-diagrams?meta_params=guitar-optio ns,2-pickups,neck-h,bridge-h,1-volume,1-tone,5-way-blade

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Combustao
Use esse:
https://www.seymourduncan.com/wiring-diagrams?meta_params=guitar-optio ns,2-pickups,neck-h,bridge-h,1-volume,1-tone,5-way-blade

Combustao
Membro Novato
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza, vou testar e te informo. Obrigado pelo retorno.

Combustao
Membro Novato
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ainda não testei essa ligação que você me passou, mas pelo que vi no diagrama as posições darão o seguinte resultado:

Posição 1: Humbucker Ponte
Posição 2: Humbucker Ponte + Humbucker Braço
Posição 3: Humbucker Braço
Posição 4: Single Ponte + Humbucker Braço
Posição 5: Single Ponte + Single Braço

É isso? Achei confuso o resultado da posição 4.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Combustao
Sim.
Abç

Hittman123
Membro Novato
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Blz? Vc sabe se a Tagima P-200 é boa (Construção, captadores, etc)? achei uma usada por 450. Vlw

Samucamp
Veterano
# fev/19 · Editado por: Samucamp
· votar



Posição 1: Humbucker Ponte
Posição 2: Humbucker Ponte + Humbucker Braço
Posição 3: Humbucker Braço
Posição 4: Single Ponte + Humbucker Braço
Posição 5: Single Ponte + Single Braço

Se voce quer mais possibilidades para splitar os captadores, pode usar um super switch
https://www.aliexpress.com/item/1-Piece-GuitarFamily-Oak-Grigsby-4-Pol e-Double-Wafer-5-Way-Super-Switch-For-Electric-Guitar/32878886123.html ?spm=2114.search0104.3.16.47976a48t0GYBt&ws_ab_test=searchweb0_0,searc hweb201602_4_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_3 21_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536_10902,searchweb20 1603_6,ppcSwitch_0&algo_expid=1be80407-3bf4-4378-b683-828561489488-2&a lgo_pvid=1be80407-3bf4-4378-b683-828561489488.
Eu uso na minha estato HH e fica assim:
1 Humb ponte
2 single ponte
3 Hum ponte + humb braço
4 single braço
5 Humb braço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Samucamp
O problema dessa chave é ser cara e difícil de achar... Mas que é interessante, é.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Hittman123
Nunca trabalhei com esse instrumento. Não posso opinar.
Abç

Hittman123
Membro Novato
# fev/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw

Combustao
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: Combustao
· votar


Samucamp
Obrigado pela dica, mas a configuração que eu queria era:

Posição 1: Humbucker Ponte
Posição 2: Single Ponte + Single Braço
Posição 3: Humbucker Ponte + Humbucker Braço
Posição 4: Single Braço
Posição 5: Humbucker Braço

E ela só é possível (até onde pesquisei) com a chave 5 posições da Ibanez (SC/2502W). Porém não consegui encontrar essa chave. Então, como não encontrei a chave da Ibanez, achei melhor utilizar a chave tradicional (mais barata) e ficar sem a posição single do braço. Vou pegar a guitarra amanhã no Luthier, depois de testar vou informar o que achei.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Combustao
O problema dessa chave é ser cara e difícil de achar...

Combustao
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: Combustao
· votar


Mauricio Luiz Bertola e Samucamp
Peguei hoje a guitarra, o diagrama enviado pelo Bertola apresentou a seguinte configuração:
Posição 1: Humbucker Ponte
Posição 2: Humbucker Ponte + Humbucker Braço
Posição 3: Humbucker Braço
Posição 4: Single Ponte + Single Braço
Posição 5: Single Ponte

Então pedi para o Luthier inverter a posição dos fios pretos (ponte com braço) e inverter a posição dos fios vermelho+branco (ponte com braço), com isso a configuração ficou a seguinte:
Posição 1: Humbucker Braço
Posição 2: Humbucker Ponte + Humbucker Braço
Posição 3: Humbucker Ponte
Posição 4: Single Ponte + Single Braço
Posição 5: Single Braço

Ou seja, no final das contas consegui a configuração que eu gostaria utilizando a chave de 5 posições convencional. Infelizmente as posições não ficaram tão intuitivas, mas com tempo eu vou me habituando. O importante é que conseguiu o resultado esperado.

Observação: O padrão de cores do diagrama mostrado é diferente do padrão dos meus captadores. A Malagoli usa o mesmo padrão da DiMarzio que é diferente da Seymour Duncan, segue abaixo padrão de algumas marcas:
https://guitarelectronics.com/guitar-wiring-resources/humbucker-wire-c olor-codes/

Obrigado pelo apoio!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


Combustao
Ficou legal...
Abç

LeandroP
Moderador
# fev/19
· votar


Caro Mauricio Luiz Bertola,

Não sei se você se recorda que eu comentei sobre um problema no braço da minha guitarra Tagima Strato T-635.

O filete de madeira na parte traseira do braço, que tampa o canal aonde fica alojado o tensor, foi mal colado e estava sobressaindo um pouco. Eu lixei e acabei retirando todo o verniz do braço (que escureceu um pouco com o tempo, conforme previsto por você, mas não ficou ruim, até gostei mais).

Ocorre que agora ele está solto, bem no meio do braço. Eu posso sentir ele um pouco frouxo conforme pressiono com o polegar.

O problema é que ele está solto somente neste ponto central do braço, permanecendo colado nas extremidades. Eu não consigo colar sem ter que retirar toda esta tampa de madeira.

Alguma dica pra eu retirar este filete sem danificar? Eu não tenho ferramentas específicas, mas poderia fazer uma em casa mesmo. Imagino algo como uma lâmina de barbear ou estilete, mas posso estar muito equivocado, pois nunca fiz ou vi fazerem este procedimento.

Abraço!

LeandroP
Moderador
# fev/19
· votar


Imagem do Braço [vista traseira]

(imagem em tamanho grande, que distorce o layout da página).

Não sei se a imagem ajudaria em alguma coisa, porque não está realmente visível. Mas eu percebo quando toco e pressiono o polegar. Ele faz um ploc e me deixou preocupado (a guitarra permanece afinada). Este ploc só acontece na região da 5a, 6a e 7a casa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji