【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 22/fev/19 00:48
· votar


LeandroP
Talvez de jeito de você aplicar a cola com uma seringa...
Fora isso... Difícil...
Abç

LeandroP
Moderador
# 22/fev/19 00:56
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Esta cola pode ser cola branca pra madeira mesmo?

Vou tentar isso como última alternativa.

Caso não dê certo isso, na pior das hipóteses, daria mesmo assim pra retirar o filete e sacrificando somente o este filete, substituindo por outra peça?

Grato!

LeandroP
Moderador
# 22/fev/19 00:57
· votar


Fui positivar a sua resposta e a página me advertiu dizendo que eu não posso positivar eu mesmo. Eu sou você, manolo rs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 22/fev/19 13:09
· votar


LeandroP
Esta cola pode ser cola branca pra madeira mesmo?
Pode
daria mesmo assim pra retirar o filete e sacrificando somente o este filete, substituindo por outra peça?
Sim, é o que deverá ser feito. Mas esse é um procedimento que deve ser feito por luthier habilitado...
Abç

LordLucas39
Membro Novato
# 26/fev/19 21:12
· votar


Boa noite, vi um anuncio de uma guitarra modelo Les Paul da Del Vecchio, alguem tem informações sobre ela? Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 27/fev/19 00:30
· votar


LordLucas39
Coloque o link do anúncio por favor.
Abç

LordLucas39
Membro Novato
# 02/mar/19 18:55
· votar


https://www.facebook.com/marketplace/item/333630083941066/

jardelcneves
Membro Novato
# 04/mar/19 22:03 · Editado por: jardelcneves
· votar


Boa noite

Fiz uma guita em luthier, botei uma ponte gotoh nela, porém quando dou uma alavancada a ponte não volta para o lugar correto. Por exemplo se alavanco para baixo ela muda o tom de todas as cordas, preciso dar uma boa puxada para cima dai volta ao normal.

Diz o luthier que a ponte por ser nova demora para se estabilizar, ela esta regulada certinha, tive pressa para pegar ela a ponte foi colocada numa quarta e sexta eu já estava com ela.

Oque pode estar acontecendo? É normal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 05/mar/19 18:45
· votar


LordLucas39
Essa guitarra não tem qualidade para se cobrar esse preço nela.
Com esse valor vc compra uma Condor CLP2 usada, 10 vezes melhor que essa aí.
Não caia no conto do "vintage nacional". Isso não existe. Trata-se apenas de uma guitarra velha (e de qualidade duvidosa).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 05/mar/19 18:47
· votar


jardelcneves
O que pode estar acontecendo? É normal?
Não. Ou há um problema ou erro de instalação.
Existem também procedimentos que devem ser feitos em qualquer guitarra com esse tipo de ponte para a estabilização da afinação. Bem como colocar 5 molas nela (que é o ideal).
Leve a outro luthier.
Abç

andredraw
Veterano
# 07/mar/19 13:22 · Editado por: andredraw
· votar


Bertola, boa tarde.

Tenho aqui uma Vintage V-100 e quero coloar um nut graphtech. Encontrei dois possíveis.

Para epiphone:
Comprimento 43,99 mm; largura: 6,14 mm; altura: 9,19 mm; distância de Mi a Mi: 34,7 mm

Para gibson les paul:
Comprimento 43,63 mm; largura: 4,77 mm; altura: 9,3 mm; distância de Mi a Mi: 35,79 mm


Medindo minha guitarra, encontrei aproximadamente essas medidas:
Comprimento 44 mm; largura: 6 mm; altura: 9,2 mm; distância de Mi a Mi: 35,5 mm

Aparentemente, minha guitarra se aproxima das medidas regulares da epiphone, exceto na distância de E a E, que tá mais próxima da gibson.

Algum dos dois é adequado? Ou é melhor comprar aqueles nuts blanks para o luthier esculpir?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 07/mar/19 16:26
· votar


andredraw
O da Epiphone é o adequado.
Abç

Roy.Mustang
Veterano
# 17/mar/19 02:54
· votar


Boa noite, Bertola.
Estou querendo melhorar minha squier (primeira guitarra) comprando uns novos captadores e tarraxas. Sugere alguma marca e modelo para cada item?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 17/mar/19 12:01
· votar


Roy.Mustang
Esse para a ponte:
https://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1636-quarter_tone_str ato_c_tap_2_timbres_diferentes
Esses para meio e braço:
https://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1545-custom_54
Tarraxas:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1152298673-tarraxas-tarrachas- wilkinson-wjn-05-cromadas-6-linha-destro-_JM
Abç

TucaMayer
Membro Novato
# 22/mar/19 19:45
· votar


undefined

TuquinhaG
Membro Novato
# 22/mar/19 19:56
· votar


Bertola, boa noite! Comprei um wah wah da VOX. Quando fui ligar, troquei os cabos de posição. Tipo, coloquei o cabo da guitarra pra a saída do pedal, e o cabo do amplificador na entrada onde deveria ser o da guitarra, de modo que a ligação ficou:

Guitarra na saída do pedal, onde tem escrito "AMPLIFIER"
Amp na entrada do pedal, onde tem escrito "INSTRUMENT".

Quando liguei, ficou um chiado agudo, tipo um grito "iiiiiiiiiii", aí percebi que tava errado.

Quando corrigi, o pedal voltou ao normal. Tem algum perigo de ter dado algum problema nele?

Abcs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 22/mar/19 20:34
· votar


TuquinhaG
Não... Tem perigo é para a entrada do seu amp...
Não faça isso de novo...
Abç

lukas_alvs
Veterano
# 31/mar/19 11:53
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, Bertola!

Atualmente tenho um Strato na configuração SSS. Estou pretendendo comprar um Humbucker para a ponte, alterando a configuração para HSS.

Os meus caps do meio e do braço são de ganho moderado, com imã de Alnico V, resistência de 6,5K e saída de 150mv. (Alnico Custom Blues)

Para a ponte gostaria de usar um Humbucker de Alto ganho - HH777 ou Custom 84 - que possuem mais que o dobro de resistência e saída dos Custom Blues do meio e braço. Isso seria um problema?

Existe alguma relação ideal de resistência e saída entre os captadores da ponte e braço?

O meu receio é que haja algum desequilíbrio no Set devido a essa disparidade de resistência e saída.

Obrigado!

andredraw
Veterano
# 31/mar/19 21:07
· votar


TuquinhaG
Certamente é arriscado fazer, mas eu acho que foi com essa sua ligação aí, invertendo os cabos no wah, que o David Gilmour criou o som de gaivota ele Echoes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 31/mar/19 21:16
· votar


lukas_alvs
Isso seria um problema?
Não.
O meu receio é que haja algum desequilíbrio no Set devido a essa disparidade de resistência e saída.
Apenas regule a altura dos capts em relação às cordas.
Abç

LeandroP
Moderador
# 01/abr/19 21:00
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que você acha desses kits?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1062836486-circuito-stratocast er-kit-eletrica-capacitor-a-oleo-strato-_JM?quantity=1

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 02/abr/19 08:43
· votar


LeandroP
Caros...
Abç

Idi
Membro Novato
# 02/abr/19 09:46
· votar


Pessoal, não sei se esse é o local correto para perguntar isso, mas pesquisei bastante no fórum e não encontrei resposta para minha dúvida (que acredito ser bastante modesta e fácil de responder):

Estou atrás de uma Guitarra Shelter SX GG1 (STD ou Custom, tanto faz).
Encontrei um cara vendendo na OLX, mas ele não especifica se é GG1 (apesar de parecer bastante e vir na case que costuma vir gg1). Ele anuncia ela como "Shelter SX Custom". A minha pergunta é.. toda Shelter SX Custom é por consequência GG1? Ou existe alguma outra Shelter SX Custom que não seja gg1?

obs.: se for o local errado para fazer essa pergunta, me desculpem.. e por favor me indiquem o local correto.
Obrigado!

LeandroP
Moderador
# 02/abr/19 14:08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Realmente é um valor bem salgado se considerarmos as peças avulsas.

O meu problema é ter tempo pra procurar nas lojas certas, e ainda não encontrar.

Em relação à montagem, ao esquema, as peças, você saberia me dizer algo a respeito? Tô quase comprando um kit, levando em conta a fiação limpa, fios revestido em tecido e o capacitor a óleo... Mosca branca este último.

Sem contar o tempo que vai me poupar de solda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 02/abr/19 20:10
· votar


LeandroP
Cara, se vc tem essa grana pra gastar, não tem tempo e não sabe o que fazer... Compre o kit... Simples assim.
Abç

inExperienced
Veterano
# 02/abr/19 20:55
· votar


Bertolla Já passou por suas mãos algum violão Yamaha CPX 700?
Estou no GAS de um violão e este está no meu orçamento.
Se conhece pode me dizer se ha algum contra nele?

Moro no interiorzão e por aqui não tem nem loja ; (

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 03/abr/19 09:17
· votar


inExperienced
Meu nome só tem um "L"...
Não conheço ESSE Yamaha... Já trabalhei com outros das séries CP's... São violões bons...
Abç

LeandroP
Moderador
# 03/abr/19 11:42
· votar


Beleza, Mauricio Luiz Bertola!
Sua opinião tem peso e a levo em consideração.
Partirei pra algo mais em conta mesmo.
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 03/abr/19 14:58
· votar


LeandroP
Se vc tem a mínima noção de solda e de como ler um esquema, faz isso "com pé nas costas". Se tiver um amigo que saiba, peça à ele... Ou... Em último caso, peça à seu luthier....
No meu parco entendimento, tirando os pots CTS "No Load", a maioria dos potenciômetros do mercado são bem parecidos em qualidade, bem como os capacitores...
Hoje em dia compram-se componentes pelo correio com muita facilidade...
Abç

LeandroP
Moderador
# 04/abr/19 14:09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Isso mesmo!
Vi um outro kit pela metade do preço (ainda caro), porém, não montado.
Eu sempre faço as montagens da minha guitarra. Aliás, tô de saco cheio de fazer isso rs Mas, prefiro guardar essa diferença de 50% e gastar com cerveja depois de soldar essas paradinhas todas.
O que eu tenho imensa dificuldade de encontrar são os capacitores (a óleo, principalmente) e os fios revestidos em tecido. Mas, creio eu, que isso seja uma mera questão estética (com exceção do capacitor a óleo). Nunca usei este tipo de capacitor, e tenho curiosidade pra entender essa diferença.
Porém, como você disse, é bem caro. E eu posso fazer facilmente essa ligação.
Valeu, manolo! AbraX

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji