【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
airguitar
Veterano
# jul/11
· votar

fconde77

No Rio, é pelo bairro do Méier e proximidades. Mas se valer muito a pena, pode ser centro da cidade ou copacabana e proximidades.

Em niterói, no centro.
Em maricá, qualquer lugar, maricá é um ovo mesmo UHAUHUA

Opa, se o Bertola é perto da Rodoviária é uma boa.. já mandei msg pra ele, to esperando resposta.

Bino_cn
Veterano
# jul/11
· votar

amigo é só as oitavas? n tenho luthier na cidade nem nos proximos 200 klometros ueuhUHE,,, peguei video no youtube e regulei as oitavas da minha, e nem foi dificil =]

não querendo desfazer o trabalho de nenhum luthier
afinal eu mesmo estou a procura de um para regular minha guitarra :S

airguitar
Veterano
# jul/11
· votar

As oitavas e o braço .. rs

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar

Quanto custa +- pra dar uma geral na guitarra?
Tipo abrir, regular braço, oitavas, ponte...

Henrique_Monteiro
Veterano
# jul/11 · Editado por: Henrique_Monteiro
· votar

Bertola
Esse aí é de 16 ohms
isso significa que perderá uns 50% da potência, correto?

E esse aqui, conheçe? Tá dizendo que é da linha musical...

http://www.extra.com.br/Eletronicos/SomAutomotivo/Altofalantes/Alto-fa lante-Arlen-AR12-WX-Linha-Music-Power-Woofer-12-169395.html

Abs,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

ehfika
Cara, essa pergunta JAMAIS será respondida aqui.
Comentar preços de serviços de profissionais é atitude anti-ética e constitui uma espécie de propaganda, o que é proibido pelas regras do fórum. Assim, se vc quer saber preços de serviços de luthiería, entre em contato DIRETO com os profissionais de sua cidade ou região.
Henrique_Monteiro
Sim.
Vc tem que ligar uma caixa com a impedância recomendada pelo fabricante. Impedância maior ocasiona perda de potência, menor, o am p queima.
Esse alto-falante é automotivo; não serve para instrumentos musicais.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

danielfz
Não existe isso de madeira "inferior" à outra...
Abç

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola
Ah sim, desculpa :s
É que tenho medo de nego meter a mão, tem muita gente honesta, mas tbm tem gente que faz, vcs sabem né.

brucas
Veterano
# jul/11
· votar

Eu tenho uma Yngwie Malmsteen Signature, só que ela tem um problema, o ganho dela tá muito fraco, e a saída dela tá muito baixa, e em alguns casos, quando aumenta/diminui o volume, faz um forte chiado. O que é? O que fazer?

Obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

brucas
Se for uma dos modelos antigos, a baixa saída é normal, pois o sueco não usa capts de alta saída.
Esse chiado é característico de pot sujo ou desgastado. Limpe-o com spray "Limpa-contatos" (à venda em lojas de eletrônica). Se o problema persistir, há que se trocar o potenciômetro.
Abç

danielfz
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola... Na sua grade experiência ao longo dos anos, existe alguma combinação de madeiras (corpo / braço) da guitarra que privilegie uma boa projeção de harmônicos, que seja bem evidente??

magimbu
Veterano
# jul/11
· votar

intão galera sou meu ruin na grana e queria compra uma guitarra daquelas barata tipo 260 por ai ai eu queria saber ce nela da pra fazer um sonzinho legal tipow tocar um re hot linkinpark greenday e se eu poço usar qualquer pedal e qualquer amplificadores

kyo_ryo
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tenho uma les paul antiga encostada aqui e pensei em um uso para ela. Tive a idéia de a transformar em uma 7 cordas. Minha dúvida é se eu conseguirei fazer isso sem trocar o braço. Pelo que vi ao tirar a tinta, o corpo parece ser de uma peça só de cedro.

A largura do nut é 45mm, apesar de meio fino para uma 7 cordas já vi algumas de produção com essa espessura, como a ESP NT-7 por exemplo. As tune-o-matics que eu vi para 7 cordas tem a distância de 52,5mm (10,5mm de espaçamento entre cada corda). Essa diferença é muito grande? O ângulo das cordas ficaria estranho, ou mesmo ficariam para fora do braço?

danielfz
Veterano
# jul/11
· votar

kyo_ryo
Onde você encontra as especificações de espessura do Braço das ESP!??
Não acho esta informação no site!!

kyo_ryo
Veterano
# jul/11
· votar

danielfz
Na verdade no site eu consegui a espessura do nut apenas. Infelizmente não achei informações tão completas como no site da Ibanez.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

danielfz
Não. A madeira (ou sua combinação), "produz" a "assinatura tonal" do instrumento, nada mais. Harmônicos são produto de técnica.
kyo_ryo
Tive a idéia de a transformar em uma 7 cordas. Minha dúvida é se eu conseguirei fazer isso sem trocar o braço
Não dá.
Abçs

Shinigami_
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola

Pretendo comprar uma Ibanez RGA42, uma guitarra ativa com controle de equalização porém sem tone. Gostaria de saber se há como instalar tone, se não estraga a pintura, e se é um serviço muito caro. Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Shinigami_
Não. Instrumentos com captação ativa geralmente não podem ser alterados.
Abç

strinbergshredder
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola
td bom???
ontem fui colocar cordas novas na minha guitarra, elixir, e logo depois de colocar a G, quando fui afinar ela arrebentou.
pode isso ser algum problema na tarraxa, já que a corda, pelo menos visivelmente, estava perfeita??
ou eu que posso ter feito M ??

Shinigami_
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola

Poderia me dar mais detalhes do porquê não poder se instalar tone em captação ativa? e se não há alguma solução.

Bino_cn
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola

Poderia me dar mais detalhes do porquê não poder se instalar tone em captação ativa? e se não há alguma solução.

desculpa n sou o Bertola ... mas ..... captação ativa é uma captação pré definida e por isso não pode ser alterado seu tom

Vou fazer caixas novas para a banda, a principio estamos precizando só de caixa para vos, temos um amp d 280w rms, e em apresentações e ensaios usamos os respectivos cubos para guitarra e baixo, o que você me sugere para uma caixa que de um bom destaque na voz utilizando esta potência do modulo?

antes usávamos 2 caixas cada uma com 1x10, 1 corneta e 1 twiter, mas éra alugado ... estou querendo ir para o paraguaí comprar os falantes, e eu mesmo montar a caixa com a ajuda de um amigo com experiência.
a litragem da caixa importa neste caso? qual alto falante aconselha e quais drives?

Mto obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

strinbergshredder
Ou há alguma rebarba de metal em algum ponto, ou vc colocou a corda erradamente.
Shinigami_
Não há solução.
captação ativa é uma captação pré definida e por isso não pode ser alterado seu tom(na verdade o circuito todo).
Bino_cn
Cara, não há tanta necessidade de cálculos muito precisos se as caixas forem para voz. Recomendo os fralantes e drivers da Selenium ou da Eros.
Abçs

Nilo Dantas
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola, minha Les Paul Vintage V100 está apitando (como em microfonia) quando na posição 1 da chave, o que poderia ser?

slow134
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola, não sei se vc pode me responder pois é sobre o meu violao, é que já coloquei rastilho e pestana de osso, porem o som nas 3 ultimas cordas (E, A, D), estão com um som "abafado" apartir da 12° +/-, o violão está regulado, ja conferi tudo, já não sei o q pode ser,
vc tem idéia do q pode ser?
Mto Obrigado.

brucas
Veterano
# jul/11
· votar

Bertola, a minha guitarra é do modelo mais novo. Pode ser vista nesse link: http://www.fender.com/features/yngwie/english/img/signature1.jpg

Essa guitarra tem a saída baixa? Caso não, como devo proceder.

Obrigado desde já.

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar

O pessoal pergunta de guitarra, então vou postar aqui tbm o review da washburn x-14.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Nilo Dantas
Aterramento.
Agora, vc não está exagerando na distorção não?
slow134
Quase certamente o seu luthier terá que fazer um "rebatimento" de trastes.
brucas
Leve a seu luthier para que ele examine a parte elétrica.
Abçs

GRRS
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola...

Recentemente instalei capts "stacks" na minha guitarra e os problemas com hum e o desempenho nas distorções melhorou bastante...

só que de vez em quando começam a aparecer umas chiadeiras do caramba, msm com a guitarra limpa ligada direto no amp por um cabo de qualidade.

O chiado melhora quando encosto nos parafusos do escudo e some completamente quando fecho o volume ou o Tone da guitarra

Você tem alguma ideia de onde vem e como se resolve esse problema?

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

GRRS
Cara, foi feito um aterramento correto em sua guitarra?
Abç

daniel_frs
Veterano
# jul/11
· votar

oi bertola tudo bem?uma das minhas guitarras e uma shelter nashville eu queria saber como se tira aquele cover do captador ( aquele prata) sem danificar a guitarra e queria saber tbm como se troca o nut de plastico por um de osso?vlww

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji